Browsing by Issue Date, starting with "2022-07-21"
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- Escarpas do Tâmega como Produto TurísticoPublication . Vasconcelos, João; Aguiar, LídiaEste projeto final no âmbito do estágio realizado na Câmara Municipal de Mondim de Basto, para obtenção e conclusão do Mestrado em Turismo e Desenvolvimento de Produtos Turísticos, intitulado “Escarpas do Tâmega”, tem como principal objetivo a criação, de raiz, de um percurso pedestre na margem esquerda do rio Tâmega, lugar de enorme valor natural e paisagístico na região e concelho de Mondim de Basto. A escolha deste tema e ideia para a realização deste projeto final de Mestrado, muito tem a ver com um gosto e curiosidade pessoal. Tal conhecimento e interesse foi certamente fomentado com o muito tempo que deslumbrei estas paisagens, sem nunca antes esperar que algum dia viria a realizar um trabalho tão importante e focado no desenvolvimento de uma região privilegiada pelos seus recursos naturais únicos. Assim, pretendo desenvolver um produto turístico de natureza e aventura que abarque pontos de interesse, de elevado valor e diferenciados dos demais na região, numa simbiose entre a água, a terra e o ar, com o Monte de Nossa Senhora da Graça como pano de fundo, num dos pontos mais estratégicos deste concelho, como plano natural. Neste vínculo da natureza, é adaptado sob uma visão progressista, uma estrutura em passadiço a culminar um dos pontos mais prodigiosos e inacessíveis desta zona, escarpas rochosas com cerca de 100 metros, designado como o Geospot do Boqueiro. Alicerçado a esta cultura da natureza, esta rota visa proporcionar ao turista/visitante, uma experiência única, através não só de toda a beleza natural do concelho e limítrofes, bem como uma educação ambiental presente, devidamente pensada e estruturada face às condições apresentadas e possíveis de implementar.
- Impacto da Covid-19 na saúde dos estudantes universitáriosPublication . Claro, Bernardo Filipe Emídio; Ribeiro, Carlos ZagaloIntrodução: O novo coronavírus, SARS-CoV-2, causou uma pandemia mundial e como resultado houve alterações na saúde em geral, sendo os estudantes universitários um dos grupos mais afetados. Objetivo: Avaliar o impacto da COVID-19 na saúde dos estudantes universitários. Descobrindo quais os sintomas mais prevalentes. Qual o impacto tido na sua saúde mental. Quais as mudanças nos seus estilos de vida. Verificar a existência de possíveis associações entre variáveis. Quais os seus comportamentos individuas (testagem e vacinação). Qual a sua confiança no trabalho desempenhado pelos profissionais de saúde. Metodologia: A recolha de dados realizou-se através da aplicação de um questionário, preenchido por alunos da Cooperativa de Ensino Superior Egas Moniz, utilizando a plataforma Google Forms. Constituído por questões onde os participantes apenas poderiam assinalar uma opção em cada pergunta, indo estas de encontro ao objetivo. O tratamento estatístico realizou-se através do programa informático IBM SPSS. Resultados: Entre os 221 alunos que fizeram parte deste estudo, 100 já teve COVID-19, sendo os sintomas mais frequentes tosse, fadiga, cefaleias, rinorreia e mialgias. A maior alteração tida na sua saúde mental foi o aumento da ansiedade (N=142) e no estilo de vida a prática de menos atividade física (N=127). Os resultados obtidos sugerem que há uma associação entre as seguintes variáveis: Sexo, Stress, Ansiedade, Tabaco, Alimentação menos Saudável com a variável COVID-19 e Stress e Ansiedade com a variável Sexo. Do total de alunos que participou neste estudo, 216 já realizou pelo menos um teste para deteção do vírus, 216 foram vacinados e 211 revelou ter confiança no trabalho realizado pelos profissionais de saúde. Conclusão: Esta pandemia causou um impacto profundo nos estudantes universitários, alterando o seu estado de saúde. Apoio psicológico e social deve ser fornecido pelas instituições de ensino superior promovendo uma saúde plena dos seus estudantes.
- Fatores preditivos de anemia na população acima de 50 anosPublication . Monteiro, Ana Lúcia Carradas; Ribeiro, Carlos ZagaloIntrodução: A anemia, considerada um problema de saúde global, tem algumas consequências adversas na saúde, como a redução da oxigenação dos tecidos, que podem levar a uma redução do desempenho físico e mental, bem como ter interferência na qualidade de vida. Objetivo: Esta investigação, teve como objetivo compreender quais são os fatores que podem mais frequentemente predispor um indivíduo para a presença de anemia a partir dos 50 anos, na população residente na Área Metropolitana de Lisboa. Metodologia: A recolha de dados realizou-se através de um questionário anónimo, preenchido por indivíduos com idade ≥50 anos, residentes na Área Metropolitana de Lisboa. A sua aplicação realizou-se através da plataforma Google Forms. As questões que integram o questionário estão relacionadas com características sociodemográficas, saúde e hábitos alimentares dos indivíduos. O tratamento estatístico foi feito através do programa informático SPSS. Resultados: A amostra incluiu 214 indivíduos, 124 mulheres e 90 homens com idades compreendidas entre os 50 e os 84 anos. Os inquiridos residiam sobretudo na Área Metropolitana de Lisboa Sul (78%). Na análise estatística realizada, obteve-se significância estatística nas associações entre sexo e anemia (p<0.001), bebidas alcoólicas e anemia (p≤0.05), doença da tiróide e anemia (p≤0.05), tipo de carne e anemia (p≤0.05), atum fresco e anemia (p≤0.05), grão-de-bico e anemia (p≤0.05) e lacticínios e anemia (p≤0.05). Conclusão: Os indivíduos que reportaram já alguma vez ter tido anemia eram sobretudo do sexo feminino. A proporção de indivíduos que reportaram já alguma vez ter tido anemia foi também significativamente mais elevada nos indivíduos que não consomem bebidas alcoólicas, nos que já alguma vez foram diagnosticados com doença da tiróide, nos que consomem com mais frequência carne vermelha, nos indivíduos que não costumam comer atum fresco, nos que costumam comer grão-de-bico e nos que comem lacticínios.
- Processo de Internacionalização da empresa Sisint, Lda para os Emirados Árabes UnidosPublication . Vasconcelos, Alda Cristina Nogueira da Costa e; Dias, Rui RosaA internacionalização é um desafio enorme, hoje em dia, para as PMEs no contexto de crescente globalização. Este trabalho de projeto, nasce da vontade da administração da empresa SISINT, Lda. avançar com um processo de internacionalização para o mercado dos Emirados Árabes Unidos. A SISINT é uma empresa de engenharia, assente na prestação de serviços. Num processo de internacionalização como neste caso específico, requer-se uma audácia e assertividade na forma como se pretende chegar ao cliente final. Como ponto de partida na pesquisa, foi necessário consultar fontes secundárias sobre o mercado alvo, tais como, as motivações e as barreiras associadas ao processo de internacionalização. Por outro lado, foram ainda, aplicadas entrevistas semiestruturadas com o intuito de obter dados primários que permitissem efetuar uma comparação com a informação obtida por via das fontes secundárias, objetivando um planeamento mais preciso, para este processo. Hoje em dia, as organizações vivem em constante evolução, sendo a gestão de projetos a melhor forma para controlo e execução de serviços e tarefas. Nestes mercados competitivos, gerir os processos é uma mais valia para que as empresas evoluam de forma eficaz e sustentada, tendo um controlo sobre os orçamentos e tempos utilizados pelas suas equipas. Uma das conclusões deste projeto permite afirmar que a internacionalização é um caminho de diferenciação e aumento de competitividade, nomeadamente, para as PMEs com perspetivas de crescimento. Concluiu-se, também, que a SISINT, Lda. deveria apostar neste desafio da internacionalização potenciando as suas capacidades de “Know-How”.
- Importância do marketing digital para a performance das PME: o caso do setor do calçado portuguêsPublication . Silva, Daniela Pires; Tavares, VictorO marketing digital e a sua importância para os negócios, é uma temática contemporânea muito debatida na literatura académica e profissional. A implementação de soluções digitais tem vindo a ser, cada vez mais, prosseguida pelas organizações. No entanto, quando se aborda o setor das PME, é notória uma certa contenção (com destaque para a área do marketing), devido às limitações e desafios inerente à sua estrutura e modelo de negócio. Sendo o setor do calçado português constituído em mais de 99% por PME, este cenário evidencia-se. A atitude de retardar a digitalização de processos e áreas de negócio pode levar as PME a perder competitividade, e ameaçar a sua sobrevivência no longo prazo. Dada a importância deste setor para a economia nacional, torna-se importante investigar esta problemática. Neste contexto, esta dissertação pretendeu entender o papel do marketing digital na performance das PME do referido setor. Procurou-se averiguar a forma e os motivos por detrás da utilização de tecnologias digitais aplicadas ao marketing, para a performance das empresas-alvo. Através de uma investigação essencialmente exploratória e descritiva, com recurso a uma metodologia qualitativa, foram estudados cinco casos, envolvendo a recolha de informação a partir de entrevistas semiestruturadas aos responsáveis de marketing. Concluiu-se que a adoção de práticas de marketing digital, nas PME do setor do calçado português, influencia a performance de uma forma positiva, devendo ser-lhe dada a devida importância. Os resultados obtidos poderão servir de base para investigações nas áreas do marketing digital e da performance do setor em questão.
- O contexto de estágio no âmbito da modalidade de futebol no Sport Grupo SacavenensePublication . Quinta Jacinto, Henrique; Santos, Fernando
- Pesquisa de agentes de transmissão vetorial em gatos con linfoma e tumores mamáriosPublication . Cerqueira, Joana da Costa; Vilhena, Hugo Corte-RealO cancro é uma das principais causas de morbilidade e mortalidade em animais de companhia. Em felinos domésticos, as neoplasias do sistema hematopoiético são as que apresentam uma maior expressão, e destas, o linfoma é o que possui um maior número de casos reportados. As neoplasias mamárias são consideradas como o terceiro tipo de tumores mais frequente em gatos. Vários estudos identificaram diferentes agentes infeciosos e parasitários como estando envolvidos na carcinogénese de diferentes tumores em oncologia humana e veterinária. No entanto, a informação relacionada com a função biológica dos agentes de transmissão vetorial na carcinogénese de tumores em felinos é escassa. Para além disso, a imunodepressão devida ao tumor e aos tratamentos oncológicos poderá permitir a multiplicação dos agentes infeciosos e originar a manifestação/agravamento de sinais clínicos associados a estes agentes, que poderão ser interpretados como sendo devidos aos tumores ou aos seus tratamentos. Neste estudo, pretendemos avaliar a prevalência de agentes de transmissão vetorial dos géneros Babesia, Hepatozoon, Ehrlichia/Anaplasma, Mycoplasma e Leishmania em felinos com linfomas e tumores mamários. No presente estudo foram analisados 61 felinos, dos quais 31 animais diagnosticados com linfoma através de citologia e/ou histopatologia, e 30 gatos com diagnóstico histopatológico de tumor mamário , provenientes da região centro de Portugal. A presença de ADN dos agentes de transmissão vetorial no sangue total destes animais foi analisada através de PCR convencional. Todos os felinos incluídos no estudo testaram negativo para os seis géneros testados. De acordo com os nossos resultados, a prevalência de agentes de transmissão vetorial na população de gatos com linfoma e tumores mamários estudada é baixa. Serão necessários outros estudos, com diferentes populações e com outros tumores, para confirmar os nossos resultados. No entanto, estes agentes deverão ser considerados em doentes oncológicos com sinais clínicos compatíveis com infeção por agentes de transmissão vetorial, principalmente considerando a imunodepressão associada à doença oncológica e aos seus tratamentos. Para além disso, os animais com doenças oncológicas e infetados por agentes de transmissão vetorial deverão ser estudados no sentido de avaliar a possível implicação destes agentes na carcinogénese de doenças oncológicas.
- Relatório de Estágio - Solução de BI Roaming Data Science (RoaDS) em ambiente VodafonePublication . Rodrigues, Ricardo; Vardasca, RicardoA telecom company (Vodafone), had the need to implement a Business Intelligence solution for Roaming data across a wide set of different data sources. Based on the data visualization of this solution, its key users with decision power, can make a business analysis and needs of infrastructure and software expansion. This document aims to expose the scientific papers produced with the various stages of production of the solution (state of the art, architecture design and implementation results), this Business Intelligence solution was designed and implemented with OLAP methodologies and technologies in a Data Warehouse composed of Data Marts arranged in constellation, the visualization layer was custom made in JavaScript (VueJS). As a base for the results a questionnaire was created to be filled in by the key users of the solution. Based on this questionnaire it was possible to ascertain that user acceptance was satisfactory. The proposed objectives for the implementation of the BI solution with all the requirements was achieved with the infrastructure itself created from scratch in Kubernetes. This BI platform can be expanded using column storage databases created specifically with OLAP workloads in mind, removing the need for an OLAP cube layer. Based on Machine Learning algorithms, the platform will be able to perform the predictions needed to make decisions about Vodafone's Roaming infrastructure.
- A Codeterminação na Corporate GovernancePublication . Bertoldi, Anna; Moreira de Carvalho, RuiEste estudo sobre “a codeterminação na corporate governance” na Europa fornece uma visão em que a codeterminação, i.e., a representação dos trabalhadores na direção e controlo da empresa é enquadrada em quatro dimensões: (i) caracteriza a sua autoridade, (ii) que se traduz em diferentes dimensões de poder, (iii) oferece voz formal a uma parte interessada e, (iv) permite uma melhor integração com outras instituições como a representação sindical, a negociação coletiva, os acionistas e o governo da organização. A diminuição global do número de empresas cotadas anuncia uma crise de confiança na qualidade de informação por parte do governo empresarial. Também a era digital levanta novas questões como os riscos ambientais, sociais e de governance (ESG) e de continuidade do negócio. A literatura aponta tendências para o reforço da codeterminação que se traduz na procura de soluções de governance que integrem todas as partes interessadas, nomeadamente a própria empresa. A empresa, como valor a preservar, é um sinal de novas políticas. Em 2020, a Comissão Europeia, a pedido da Confederação Europeia de Sindicatos, renovou esforços para assegurar um novo modelo de participação ao nível da administração através de legislação vinculativa da União Europeia. Também em Portugal, o Partido Socialista (que formou os dois últimos governos) apresentou a codeterminação no seu programa eleitoral de 2019 e de 2022. Observamos que Portugal estabelece na sua Constituição (art.º 54, nº 5 - Comissões de Trabalhadores) que “Constituem direitos das comissões de trabalhadores: f) Promover a eleição de representantes dos trabalhadores para os órgãos sociais de empresas pertencentes ao Estado ou a outras entidades públicas, nos termos da lei”. Mas, os raros exemplos desta determinação da Lei Suprema do País limitam-se a frágeis representações em órgãos sem efetiva capacidade de monitorizar o desenvolvimento da gestão. A codeterminação é um mecanismo distinto de envolvimento de todas as partes interessadas pelo que deve ser apresentado e debatido com base nos seus próprios méritos.
- Staffing ToolPublication . Matias, David; Bento, FernandoCada vez mais, em ambientes organizacionais, os sistemas de informação são os instrumentos mais importantes para a sua sobrevivência no mercado, tanto em termos de crescimento como de gestão interna, desde os seus clientes até aos seus próprios recursos humanos. Este documento baseia-se na gestão de recursos humanos do estado da arte, incluindo a disponibilidade destes recursos no cliente, de forma a gerir a alocação e disponibilidade de recursos humanos para integrar em projeto. Foi feito uma pesquisa a nível de estado da arte, onde são referenciados os problemas que existem na gestão de alocação de recursos humanos nas organizações e de que forma é que esses recursos poderiam ser utilizados e geridos. Com base neste estudo, foi projetado um artefacto que pode resolver este problema das organizações, utilizando ferramentas de engenharia de software para desenhar toda a estrutura da solução, utilizando metodologias ágeis para a organização da mesma. Para a sua implementação foi utilizada uma tecnologia de low-code para desenvolver a solução orientada para organizações de grande gestão de recursos humanos. Além do desenho e da correspondente implementação da solução, este documento apresenta também cenários de solução, ilustrando assim a sua utilização e situações reais de forma a poder aproximar a realidade à organização. Conclui-se que este estudo cria valor através da investigação realizada pelo estado da arte, dando uma vista ao leitor dos pontos essenciais para a produção desta solução apresentada neste documento.