Advisor(s)
Abstract(s)
A internacionalização é um desafio enorme, hoje em dia, para as PMEs no
contexto de crescente globalização. Este trabalho de projeto, nasce da vontade da
administração da empresa SISINT, Lda. avançar com um processo de
internacionalização para o mercado dos Emirados Árabes Unidos. A SISINT é uma
empresa de engenharia, assente na prestação de serviços. Num processo de
internacionalização como neste caso específico, requer-se uma audácia e assertividade
na forma como se pretende chegar ao cliente final. Como ponto de partida na pesquisa,
foi necessário consultar fontes secundárias sobre o mercado alvo, tais como, as
motivações e as barreiras associadas ao processo de internacionalização. Por outro
lado, foram ainda, aplicadas entrevistas semiestruturadas com o intuito de obter dados
primários que permitissem efetuar uma comparação com a informação obtida por via
das fontes secundárias, objetivando um planeamento mais preciso, para este processo.
Hoje em dia, as organizações vivem em constante evolução, sendo a gestão de projetos
a melhor forma para controlo e execução de serviços e tarefas. Nestes mercados
competitivos, gerir os processos é uma mais valia para que as empresas evoluam de
forma eficaz e sustentada, tendo um controlo sobre os orçamentos e tempos utilizados
pelas suas equipas. Uma das conclusões deste projeto permite afirmar que a
internacionalização é um caminho de diferenciação e aumento de competitividade,
nomeadamente, para as PMEs com perspetivas de crescimento. Concluiu-se, também,
que a SISINT, Lda. deveria apostar neste desafio da internacionalização potenciando
as suas capacidades de “Know-How”.
Description
Keywords
Audiovisuais Gestão de Projetos Internacionalização KNX/Domótica Marketing B2B Teorias de Internacionalização