ISCET - Mestrado em Turismo e Desenvolvimento de Produtos Turísticos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISCET - Mestrado em Turismo e Desenvolvimento de Produtos Turísticos by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio /Hotel Maison Albar - Le Monumental PalacePublication . Braz de Almeida, Ana Sofia
- Escarpas do Tâmega como Produto TurísticoPublication . Vasconcelos, João; Aguiar, LídiaEste projeto final no âmbito do estágio realizado na Câmara Municipal de Mondim de Basto, para obtenção e conclusão do Mestrado em Turismo e Desenvolvimento de Produtos Turísticos, intitulado “Escarpas do Tâmega”, tem como principal objetivo a criação, de raiz, de um percurso pedestre na margem esquerda do rio Tâmega, lugar de enorme valor natural e paisagístico na região e concelho de Mondim de Basto. A escolha deste tema e ideia para a realização deste projeto final de Mestrado, muito tem a ver com um gosto e curiosidade pessoal. Tal conhecimento e interesse foi certamente fomentado com o muito tempo que deslumbrei estas paisagens, sem nunca antes esperar que algum dia viria a realizar um trabalho tão importante e focado no desenvolvimento de uma região privilegiada pelos seus recursos naturais únicos. Assim, pretendo desenvolver um produto turístico de natureza e aventura que abarque pontos de interesse, de elevado valor e diferenciados dos demais na região, numa simbiose entre a água, a terra e o ar, com o Monte de Nossa Senhora da Graça como pano de fundo, num dos pontos mais estratégicos deste concelho, como plano natural. Neste vínculo da natureza, é adaptado sob uma visão progressista, uma estrutura em passadiço a culminar um dos pontos mais prodigiosos e inacessíveis desta zona, escarpas rochosas com cerca de 100 metros, designado como o Geospot do Boqueiro. Alicerçado a esta cultura da natureza, esta rota visa proporcionar ao turista/visitante, uma experiência única, através não só de toda a beleza natural do concelho e limítrofes, bem como uma educação ambiental presente, devidamente pensada e estruturada face às condições apresentadas e possíveis de implementar.
- Fatores determinantes na escolha dos serviços termaisPublication . Pereira, Armanda; Dias de Carvalho, AdalbertoA presente dissertação aborda as estâncias termais de Portugal, baseando-se em passar um questionário por algumas delas. Pretende-se, deste modo, perceber quais os fatores determinantes na escolha dos serviços termais. A metodologia utilizada baseou-se na revisão de literatura e em seguida passar um questionário pelas seguintes estâncias termais, as Termas de São Pedro do Sul, as Termas das Caldas de Arêgos, as Termas de Chaves e as Termas de Amarante, conseguimos resposta de aquistas de outras termas através do questionário online partilhado pelas redes sociais. Os resultados indicam que a valorização deste tipo de estâncias termais é uma mais-valia na dinamização turística de territórios com menor procura turística, de menor densidade populacional, como é o caso de algumas termais que analisamos.
- Relatório de Estágio no HF Ipanema PortoPublication . Leitão, Lúcia; Aguiar, LídiaO presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Mestrado e Desenvolvimento de Produtos Turísticos. Como tal, foi realizado um estágio no Hotel HF Ipanema Porto, com o objetivo de demonstrar as aptidões adquiridas no decorrer do Mestrado, as quais tornaram possível a participação num estágio que envolveu alguns dos departamentos presentes neste empreendimento hoteleiro. Neste relatório de estágio abordam-se os conhecimentos obtidos durante o estágio, bem como a dinâmica de todos os departamentos que foram explorados. O objetivo deste relatório é explicar a realização deste estágio, a organização do Hotel, transmitir a aquisição de novos conhecimentos e desenvolvimento de competências durante o estágio, apresentando uma visão crítica de cada departamento frequentado. Este mesmo estágio, passou pelos departamentos de Front Office (receção), departamento de Food & Beverage (comidas e bebidas), departamento de Housekeeping, e ainda pela parte da coordenação do F&B e da direção.
- O turismo e a atividade cultural e promocional da Câmara Municipal de Santo TirsoPublication . Ferreira, Renata; Dias de Carvalho, AdalbertoNeste documento apresento a minha experiência profissional enquanto estagiária no Serviço de Turismo na Câmara Municipal de Santo Tirso. Este estágio decorreu entre os meses de Outubro de 2021 e Março de 2022. A realização deste trabalho académico, tem como principais objetivos a conclusão do meu Curso de Mestrado em Turismo e Desenvolvimento de Produtos Turísticos, assim como o meu desenvolvimento pessoal e profissional na área do Turismo. Para o desenvolvimento deste trabalho a bibliografia mais utilizada foram, o Plano Estratégico Municipal 2013-2021 do Concelho de Santo Tirso e o Plano Municipal da Cultura 2017-2021. Estes documentos permitiram o acesso a alguns dados estatísticos sobre os eventos locais e informação sobre o turismo na região. Por outro lado, os meios de comunicação local, nomeadamente a página website da Câmara Municipal, permitiram obter informação sobre a divulgação dos eventos e o concelho. Por fim, a página website da “Pordata”, permitiu recolher informação estatística no âmbito turístico no município. Os principais resultados obtidos foram as análises feitas ao setor turístico no concelho, a descrição do meu local de estágio e a descrição da região de Santo Tirso. A principal dificuldade sentida foi a adaptação constante ao dinamismo e à exigência que esta área exige a qualquer profissional que nela trabalhe. A área dos eventos exige uma constante adaptação pessoal e profissional às mais diversas circunstâncias no dia-a-dia. Este estágio contribuiu para tornar o meu percurso profissional mais enriquecedor.
- Sustentabilidade nos Postos de Informação Turística: O caso prático da Associação de Turismo do PortoPublication . Jesus Ferreira, Ana Rita; Ferreira Pinto, Jorge Ricardo; Bastos Durães Ferreira, Luis AugustoO presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular de Estágio do Mestrado em Turismo e Desenvolvimento de Produtos Turísticos do Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo. O estágio decorreu entre 17 de outubro de 2022 e 17 de janeiro de 2023, completando três meses na Associação de Turismo do Porto. O objetivo principal é, não só descrever a experiência passada no departamento do Acolhimento e Comercialização, mas também, estudar a sustentabilidade aplicada na empresa e os seus vários postos de informação turística. Pretende-se na primeira parte apresentar a entidade acolhedora, de forma a contextualizar todo o percurso do estágio, como também mostrar a sua importância para todo o destino Porto e Norte de Portugal. A segunda parte aborda todos os conceitos fundamentais, através da revisão da literatura, para fundamentar a base de estudo deste relatório. Na terceira parte do trabalho explora-se a sustentabilidade da Associação de Turismo do Porto, com base em várias análises de estudos qualitativos e quantitativos. Decidiu-se analisar este tema devido a não existirem, até ao momento, trabalhos aprofundados sobre esta problemática nos postos de informação turística oficiais. Para começar do zero, realizou-se um benchmarking a fim de perceber como estava a preocupação da sustentabilidade nos postos de turismo oficiais a nível nacional e internacional. Examinou-se posteriormente a satisfação da sustentabilidade sentida nos postos de turismo dos turistas/clientes e os próprios recursos humanos, com a finalidade de dar recomendações de como a Associação de Turismo do Porto se pode tornar ainda mais sustentável.
- O Papel do Museu no Desenvolvimento Rural: Museu da Pera Rocha no BombarralPublication . Mil-homens Tomaz, Carina Daniela; Ferreira Pinto, Jorge Ricardo; Bastos Durães Ferreira, Luis Augustomuseus gastronómicos são instituições culturais que têm como objetivo preservar, estudar e divulgar a história e a cultura relacionadas à culinária. Esses museus dedicam-se a explorar e expor a diversidade gastronómica de uma região ou de um país, bem como as tradições, técnicas e ingredientes envolvidos na produção e consumo de alimentos. Neste sentido, o seguinte trabalho investiga o papel do museu e da gastronomia no desenvolvimento rural e a forma como estes podem envolver a comunidade local e valorizar a identidade de um lugar. Dentro da museologia, inicialmente são abordados temas conceptuais que são importantes para definir a proposta do museu. Uma vez que a temática proposta para o museu relaciona-se com a gastronomia, desenvolvem-se alguns tópicos sobre esta. São realizadas também entrevistas a especialistas das áreas da museologia e gastronomia para complementar a revisão bibliográfica. De forma a aplicar as conclusões tiradas com esta investigação, é criada uma proposta de museu, no Bombarral, sobre um dos produtos chave da região: a Pera Rocha.
- A Influência da Arte Urbana no Turismo: No Quarteirão das ArtesPublication . Sobral Coelho, Bruna Filipea; Ferreira Pinto, Jorge Ricardo; Bastos Durães Ferreira, Luis AugustoO presente Projeto tem como objetivo principal perceber o papel da arte urbana no Quarteirão das Artes a partir de várias abordagens, nomeadamente na sua relação com o turismo. A arte urbana, representada principalmente pelo graffiti, tem-se tornado um elemento central nas paisagens urbanas em ambientes turísticos e culturais. O Quarteirão das Artes, um local onde a arte urbana é proeminente, serve como um estudo de caso para explorar como essa manifestação artística influência o turismo. A pesquisa aborda a relação simbiótica entre arte urbana e turismo, destacando como as criações artísticas nas ruas podem conceder identidade a uma área, atraindo visitantes interessados na cultura local. Também são feitas considerações a algumas preocupações como a necessidade de equilibrar a preservação da integridade artística e cultural da comunidade local e a gentrificação, que pode surgir quando o turismo se intensifica. Ao analisar a influência da arte urbana no turismo no Quarteirão das Artes, este estudo contribui para a compreensão do complexo entre cultura, turismo e identidade.
- Turismo do Sono e do Sossego: Estudo Exploratório nos Territórios de Baixa DensidadePublication . Alexandra, Valente; Lidia, AguiarA presente investigação dirige-se para a nova tendência do turismo do sono e do sossego nos territórios de baixa densidade. Os territórios de baixa densidade deparam-se com a necessidade de reestruturar as suas tradições socioeconómicas, aproveitando para criar novas estruturas para serem diferenciadas de outras regiões. A identidade destes territórios é o seu património, pela singularidade da paisagem, e pelas tradições e memórias. Verifica-se, por isso, uma competitividade privilegiada na criação de novas tendências e experiências turísticas, a esse nível. Este estudo pretende englobar os territórios do Vale de Côa, especialmente nos concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo e Pinhel. Desta forma, descrevem-se estes territórios como sendo uns dos mais ricos em património cultural e natural, associados às muitas fragilidades inerentes à baixa densidade. Estas questões devem ser seriamente equacionadas e, neste sentido, foi elaborado um estudo exploratório para analisar essas características turísticas dos dois concelhos. Também, entende-se a importância das possibilidades de acolhimento destas novas tendências do turismo. Para investigar esta temática, foi efetuada uma amostra, onde foi realizada uma entrevista a um empreendimento turístico de um dos concelhos. Esta entrevista teve como objetivo, analisar a viabilidade de implementação e a sua procura de alojamento para descanso. A investigação realizada tem como objetivo apresentar ideias sobre o turismo do sono e sossego nos territórios de baixa densidade. A presente dissertação poderá contribuir e despertar futuras investigações e estudos em várias regiões de Portugal.
- A Importância da Segurança na Aviação CivilPublication . SANTOS NOGUEIRA, HELENA ALEXANDRA; Vieira Dias de Carvalho, Adalberto ArturA segurança é, atualmente, a base da aviação, sendo necessária para estabelecer relações de confiança com os passageiros. Independentemente da motivação dos passageiros, a segurança é sempre uma prioridade. A importância da segurança na aviação surgiu, principalmente, depois dos ataques terroristas às Torres Gémeas, pois o transporte aéreo ficou vinculado a uma imagem de terrorismo e sem segurança. Estes ataques levaram à necessidade da criação de regras rígidas para assegurar que todos os passageiros possam voar em comprometer a sua segurança e a dos outros. Este trabalho tem como objetivo observar a importância da segurança na aviação civil para o Turismo. O estudo foca-se nos acontecimentos históricos que interferiram com a segurança na aviação e de que forma afetam a aviação e, consequentemente, o Turismo.