ISVOUGA - Instituto Superior de Entre o Douro e Vouga
Permanent URI for this community
A Fundação Terras de Santa Maria da Feira, entidade titular do ISVOUGA – Instituto Superior de Entre o Douro e Vouga, constituída por escritura pública do 1.º Cartório Notarial de Santa Maria da Feira, outorgada a 29 de janeiro de 1990 e publicada no Diário da República – III Série, de 27 de maio de 1991, é uma instituição privada, sem fins lucrativos. Está, essencialmente, vocacionada para uma intervenção regional, no domínio socioeconómico. Para além de proporcionar a formação técnica superior que é necessária para o desenvolvimento económico e social do país, designadamente, da Região de Entre o Douro e Vouga, a Fundação Terras de Santa Maria da Feira através do ISVOUGA promove a formação de quadros médios/superiores capazes de proporcionar às empresas uma investigação de natureza aplicada, e o desenvolvimento experimental de soluções para resolver problemas concretos, através das suas licenciaturas nas áreas das Ciências Empresariais, Ciências da Comunicação, Ciências Jurídicas e Tecnologias, com uma duração de três anos e que passamos a elencar: Contabilidade; Gestão de Empresas; Marketing, Publicidade e Relações Públicas; Solicitadoria e Engenharia de Produção Industrial. O ISVOUGA disponibiliza ainda cursos de Mestrado, Pós-Graduação e Técnico Superior Profissional – CTESP.
www.isvouga.ptBrowse
Browsing ISVOUGA - Instituto Superior de Entre o Douro e Vouga by Title
Results Per Page
Sort Options
- Análise Económico-Financeira: O caso das empresas do setor do calçadoPublication . Dias, Mariana; Lima, Antonieta
- Blockchain o impacto nos negóciosPublication . Rui Manuel Valente Rodrigues Nunes; Ribeiro Lamas, Marco AurélioO Blockchain é uma das inovações tecnológicas mais notáveis do século XXI. A aplicação mais ilustre do blockchain está no desenvolvimento e operação de cripto moedas (por exemplo, bitcoin, ethereum, entre outros). Além do setor de serviços financeiros, o blockchain também é considerado noutros setores, como comércio internacional, finanças, gestão da cadeia de fornecimentos (valor), operações comerciais e governance. Organizações de qualquer tipo de indústria trocam informação e recursos entre elas, criando um fluxo que normalmente é apelidado de cadeia de logística. A direção deste fluxo vai do fornecedor até ao consumidor, com trocas e transformações complexas a acontecer desde a origem até à entrega final do produto. Assim, a gestão da cadeia de logística é essencial para coordenar esta cadeia. A cadeia de valor enfrenta muitas dificuldades: rastreabilidade de produtos, gestão de inventário, controlo de qualidade e de prazos são apenas algumas. Atrasos são comuns e podem afetar as finanças, crescimento e reputação de uma empresa. A adicionar a estas dificuldades, muitas vezes, a informação necessária a certos processos não está disponível ou não é exata devido, em parte, aos processos manuais usados para colocar dados nos sistemas, o que leva a erros e normalmente é lento. Isto poderá ser causado pela não existência de tecnologias de confiança que possam integrar toda a informação de forma segura e rápida. Este trabalho realiza um levantamento da literatura para entender as oportunidades e os problemas apresentados pelo blockchain em várias funções de negócios. Para validar o conhecimento da população, foi utilizada uma metodologia quantitativa com recurso a um inquérito, por questionário, com vista a validar a importância do tema e a possível aplicação à mesma. Foi concluído que, não obstante algum conhecimento dos indivíduos inquiridos perante o tema em estudo, o mesmo ainda está longe de ser uma tecnologia em largo uso. Denota-se a nível de investigação literária que, não só os governos, mas principalmente as empresas desempenham um forte papel na aderência da tecnologia, aproveitando o seu uso para os mais diversos campos.
- Blockchain: o impacto nos negóciosPublication . Nunes, Rui; Lamas, MarcoO Blockchain é uma das inovações tecnológicas mais notáveis do século XXI. A aplicação mais ilustre do blockchain está no desenvolvimento e operação de cripto moedas (por exemplo, bitcoin, ethereum, entre outros). Além do setor de serviços financeiros, o blockchain também é considerado noutros setores, como comércio internacional, finanças, gestão da cadeia de fornecimentos (valor), operações comerciais e governance. Organizações de qualquer tipo de indústria trocam informação e recursos entre elas, criando um fluxo que normalmente é apelidado de cadeia de logística. A direção deste fluxo vai do fornecedor até ao consumidor, com trocas e transformações complexas a acontecer desde a origem até à entrega final do produto. Assim, a gestão da cadeia de logística é essencial para coordenar esta cadeia. A cadeia de valor enfrenta muitas dificuldades: rastreabilidade de produtos, gestão de inventário, controlo de qualidade e de prazos são apenas algumas. Atrasos são comuns e podem afetar as finanças, crescimento e reputação de uma empresa. A adicionar a estas dificuldades, muitas vezes, a informação necessária a certos processos não está disponível ou não é exata devido, em parte, aos processos manuais usados para colocar dados nos sistemas, o que leva a erros e normalmente é lento. Isto poderá ser causado pela não existência de tecnologias de confiança que possam integrar toda a informação de forma segura e rápida. Este trabalho realiza um levantamento da literatura para entender as oportunidades e os problemas apresentados pelo blockchain em várias funções de negócios. Para validar o conhecimento da população, foi utilizada uma metodologia quantitativa com recurso a um inquérito, por questionário, com vista a validar a importância do tema e a possível aplicação à mesma. Foi concluído que, não obstante algum conhecimento dos indivíduos inquiridos perante o tema em estudo, o mesmo ainda está longe de ser uma tecnologia em largo uso. Denota-se a nível de investigação literária que, não só os governos, mas principalmente as empresas desempenham um forte papel na aderência da tecnologia, aproveitando o seu uso para os mais diversos campos.
- Criação de um Modelo de Negócio para o estúdio de fotografia Quarto de LuaPublication . Costa, Mariana; Lamas, MarcoAtualmente, o empreendedorismo é um dos conceitos mais desenvolvidos por inúmeros autores e densamente aplicado pelas mais diversas empresas, com o objetivo de implementar novas ideias ou transformar conceitos já existentes. Relativamente ao Modelo de Negócio, existem diversos modelos que podem ser aplicados, sendo que cada empresa deverá optar por aquele que for mais adequado e capaz de gerar os melhores resultados. Neste projeto recorreu-se ao Business Model Canvas, pelo facto de ser uma ferramenta intuitiva e de fácil compreensão. Este projeto foi desenvolvido com base nos conceitos teóricos apresentados na revisão de literatura, sendo os mesmos, Empreendedorismo, Startup, Estratégia e Modelos de Negócio. De acordo com o objetivo deste projeto, será desenvolvido um Modelo de Negócio para o estúdio de fotografia Quarto de Lua, bem como a definição da sua proposta de valor e caracterização do cliente-alvo. Para além da elaboração do Modelo de Negócio foi, também, realizada uma caracterização do estúdio de fotografia e a sua análise interna e externa. Por fim, são apresentados os resultados obtidos, o Modelo de Negócio e as conclusões finais.
- Crowdfunding: Implementação no Mercado PortuguêsPublication . Almeida, Ricardo; Soares, VascoO conceito de crowdfunding tem vindo a alterar o modo de financiamento das empresas, não só na Europa, mas um pouco por todo o mundo. Principalmente nas duas últimas décadas o crowdfuding teve um aumento exponencial de utilizadores, quer por quem procura financiamento quer por quem procura fazer crescer as suas economias, investindo assim as suas poupanças. Devido ao desenvolvimento sofrido nas últimas décadas, os intervenientes no processo de crowdfunding foram classificados como, beneficiários investidores e plataformas. Este aumento exponencial tem uma ligação direta com o aparecimento da internet, potenciado plataformas de crowdfuding para uma dimensão considerável. Em consonância com o aumento exponencial de utilizadores, também houve uma enorme evolução nas modalidades, o que leva a que hoje em dia existam inúmeras modalidades, que se adaptam às mais diversas necessidades de quem procura financiamento. Tal como em todos os métodos de financiamento, o crowdfunding apresenta diversas vantagens, desvantagens e riscos, que influenciam de forma direta a opinião de quem procura o crowdfunding como alternativa para aplicar as suas poupanças. As experiências adquiridas por quem já utilizou, identificadas através das vantagens do crowdfunding e a forma como transmitem essa informação é fundamental para que surjam cada vez mais utilizadores. No sul da Europa, um pouca à imagem do que já tem acontecido um pouco por todo o norte da Europa, mas principalmente em Londres, o crowdfunding na vertente ligada ao mercado imobiliário tem crescido de forma significativa. O presente estudo teve como principais conclusões que quem já conhece o crowdfunding está disposto a investir as suas poupanças e acredita que este terá uma fácil implementação em Portugal.
- Cultura Organizacional e Eficiência dos Recursos Humanos: Influência na Produtividade. Um estudo exploratório numa Industria de Entre Douro e Vouga.Publication . Carvalho, Cláudia; Remondes Sousa, JorgeA principal ambição e objetivo das organizações consiste na combinação de diversos fatores internos, com vista na melhoria contínua, eficiência e eficácia. Para atingir esta excelência, é imprescindível ter em atenção todas as emoções e sentimentos dos colaboradores de uma organização. O objetivo desta dissertação passa por compreender se a cultura das organizações, inclusive a liderança, a motivação e o número de horas de trabalho têm impacto na eficiência dos recursos humanos e na performance organizacional. Para a concretização deste estudo, é realizada uma revisão da literatura sobre cultura organizacional, liderança e motivação, criadas hipóteses de pesquisa e um modelo concetual. Posteriormente, é realizado um estudo de caso numa organização, permitindo assim uma análise e estudo da realidade. Desta forma, procedeu-se à análise da cultura organizacional existente, e recolheu-se informação da avaliação de desempenho dos colaboradores da organização no ano de 2021. Recolheu-se ainda informação relativa às horas extras dos colaboradores no mesmo ano. No que concerne aos resultados obtidos, conclui-se que a cultura, a liderança, a motivação e o número de horas de trabalho possuem impacto na produtividade e eficiência dos colaboradores, o que demonstra que estas temáticas são importantes e devem ser sempre analisadas com mais atenção e cuidado em contexto organizacional.
- Fatores de fixação dos recursos humanos no tecido empresarial portuguêsPublication . Amaro, Pedro; Soares, VascoA volatilidade dos postos de trabalho nas organizações é um tema atual acentuando-se mais numa altura de mudanças, incertezas e desafios como este tempo de pandemia que se atravessa. Essa volatilidade tem origem na decisão do empregador quando o mesmo sente a necessidade de ajustar a sua organização, com uma perspetiva de conseguir uma melhor produtividade e consequentemente maior competitividade no mercado. Por outro lado, existe a vontade do colaborador quando decide abandonar a organização. Nesse sentido, este estudo tem como principal propósito identificar e analisar os principais fatores de fixação dos recursos humanos nas organizações, os fatores que provocam a rotatividade de pessoal, os motivos que leva um colaborador a abandonar ou a permanecer na sua atual organização. Como resposta às questões anteriores, após análise de artigos científicos foi possível demonstrar que a rotatividade dos postos de trabalho gera diversos impactos para a organização, que independente do grau de relevância precisam ser observados cuidadosamente. Desenvolveu-se também um inquérito por questionário online, disposto a uma amostra não probabilística por conveniência, tendo sido recolhidas 132 respostas válidas. Através dos resultados obtidos concluiu-se que o reconhecimento é um fator a ter em conta uma vez que é bastante valorizado pelos colaboradores. A remuneração auferida continua a ser algo importante, no entanto não deve ser analisada separadamente sem prestar atenção a outros fatores como a motivação, a segurança laboral ou a satisfação laboral. Este estudo apresenta ainda um contributo para uma melhor perceção do pensamento e necessidades de cada colaborador dentro da organização, com vista à promoção de uma maior fixação.
- Fatores Psicológicos e Comportamentais que Influenciam as Decisões de Investimento no Mercado ImobiliárioPublication . Nuno de Almeida Ferreira; Salazar Soares, VascoEsta dissertação explora as diferenças entre as Finanças Tradicionais e as Finanças Comportamentais, destacando como as decisões financeiras podem ser influenciadas por fatores psicológicos, em contraste com a abordagem da racionalidade dos agentes e a eficiência dos mercados proposta pelas Finanças Tradicionais. A investigação foca-se em como as heurísticas e os vieses cognitivos afetam a tomada de decisão, especialmente no mercado imobiliário, onde esses fatores podem alterar significativamente o comportamento dos investidores. Foi desenvolvido um questionário composto por três partes: a primeira analisa os fatores que os investidores consideram ao tomar decisões no setor imobiliário; a segunda testa a presença de vieses cognitivos específicos através de cenários práticos de investimento; a terceira caracteriza o perfil dos respondentes. A amostra foi composta por 250 investidores, cujas respostas foram analisadas quantitativamente, foi identificado padrões comportamentais e tendências relevantes. Os resultados revelam que, embora muitos investidores sejam frequentemente influenciados por vieses cognitivos, fatores como a idade desempenham um papel importante na forma como os consultores imobiliários afetam as suas decisões. Este estudo mostra a relevância de considerar os aspectos psicológicos no mercado imobiliário e sugere que futuros trabalhos explorem mais profundamente como o perfil dos investidores pode impactar suas escolhas financeiras.
- Género e Profissões: Discriminação Salarial e Discrepâncias nos Cargos de Gestão de Topo -Estudo de Caso-Publication . Santos, Ana; Lima, AntonietaO conceito “discriminação” é utilizado em diversas circunstâncias. Neste estudo será abordado a discriminação de género no mercado de trabalho, mais concretamente nos cargos de gestão de topo. Para Becker (1957) a discriminação no trabalho existe porque os diferentes agentes do mercado, sejam as entidades empregadoras, os respetivos colaboradores ou até mesmo os clientes possuem determinadas preferências que os fazem optar por um determinado grupo social. A dimensão género acarreta um determinado preconceito, em cargos estereotipados como masculinos, limitando muitas vezes o ingresso das mulheres nos mesmos. Assim sendo, o presente estudo tem como objetivo perceber a dimensão destas dificuldades e qual o impacto das mulheres neste setor, concluindo se existem ou não, desigualdades de género. Para tal, optou-se por uma metodologia quantitativa, recorrendo a inquéritos efetuados online. O tratamento dos dados foi orientando por uma análise estatística, selecionando 4 questões de investigação: (i) Discriminação de género na gestão de topo, (ii) Zona geográfica e a discriminação de género, (ii) Mentalidade existente em relação à discriminação de género e (iv) Discrepâncias salariais na gestão de topo. No que concerne aos resultados obtidos, estes permitem verificar que os salários não são dependentes do género e que o principal motivo apontado para a pouca intervenção das mulheres nesta profissão é a escassez de incentivos e medidas que permita a presença mais ativa das mesmas.
- Implementação do Modelo SERVQUAL na Tipografia Ideal OvarensePublication . Carina Elisabete Correia Costa; Paulo Jorge Madeira dos SantosDurante o estágio realizado na Tipografia Ideal Ovarense Lda., como Diretora de Marketing e Vendas, entre os meses de setembro de 2023 e junho de 2024, foram desempenhadas funções nos departamentos Comercial, de Produção e de Marketing e Design. No início do estágio foi encontrada a problemática, que se prendia com a inexistência de uma estratégia de gestão que incrementasse o desenvolvimento da organização. No início do estágio começou-se por analisar criteriosamente as necessidades e dores da empresa, com um objetivo de se criar um planeamento estratégico que englobou uma reestruturação total do método de laboração em todos os setores, sendo que foram aplicadas metodologias qualitativas e quantitativas, no sentido de aferir se a intervenção no estágio alterou, à posteriori e no ponto de vista estatístico, as variáveis bases do Modelo SERVQUAL. Com isto, importou conhecer todas as perspetivas relacionadas com a empresa, tanto internas quanto externas, em termos da micro e macro envolvente. Nesta situação, para além da metodologia qualitativa, utilizou-se metodologia quantitativa, sendo estas as cinco componentes do Modelo SERVQUAL.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »