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- Crowdfunding: Implementação no Mercado PortuguêsPublication . Almeida, Ricardo; Soares, VascoO conceito de crowdfunding tem vindo a alterar o modo de financiamento das empresas, não só na Europa, mas um pouco por todo o mundo. Principalmente nas duas últimas décadas o crowdfuding teve um aumento exponencial de utilizadores, quer por quem procura financiamento quer por quem procura fazer crescer as suas economias, investindo assim as suas poupanças. Devido ao desenvolvimento sofrido nas últimas décadas, os intervenientes no processo de crowdfunding foram classificados como, beneficiários investidores e plataformas. Este aumento exponencial tem uma ligação direta com o aparecimento da internet, potenciado plataformas de crowdfuding para uma dimensão considerável. Em consonância com o aumento exponencial de utilizadores, também houve uma enorme evolução nas modalidades, o que leva a que hoje em dia existam inúmeras modalidades, que se adaptam às mais diversas necessidades de quem procura financiamento. Tal como em todos os métodos de financiamento, o crowdfunding apresenta diversas vantagens, desvantagens e riscos, que influenciam de forma direta a opinião de quem procura o crowdfunding como alternativa para aplicar as suas poupanças. As experiências adquiridas por quem já utilizou, identificadas através das vantagens do crowdfunding e a forma como transmitem essa informação é fundamental para que surjam cada vez mais utilizadores. No sul da Europa, um pouca à imagem do que já tem acontecido um pouco por todo o norte da Europa, mas principalmente em Londres, o crowdfunding na vertente ligada ao mercado imobiliário tem crescido de forma significativa. O presente estudo teve como principais conclusões que quem já conhece o crowdfunding está disposto a investir as suas poupanças e acredita que este terá uma fácil implementação em Portugal.
- Implementação da filosofia Lean numa indústria de equipamentos industriaisPublication . Cordeiro, Bernardo Tremoceiro; Farinha, José Manuel TorresEste relatório descreve as atividades desenvolvidas pelo autor, no âmbito do Estágio Curricular do Curso de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, na empresa Poço S.A. Estas ações estão focadas na otimização do processo produtivo, especialmente no processo de montagem de equipamentos industriais de extrusão, suportado em ferramentas de gestão no âmbito do pensamento Lean. O objetivo final visa a eliminação dos desperdícios, designadamente através da utilização dos 5S, numa perspetiva de melhoria contínua.Neste relatório são descritas as ações desenvolvidas e implementadas na empresa.O estágio começou com um breve período de adaptação, no departamento de projeto, designadamente para análise do sistema produtivo da empresa. Após esta fase foram desenvolvidas medidas para colmatar algumas das lacunas identificadas no processo, através das ferramentas Lean e dos 5S.Realizada a análise do processo produtivo e a implementação das medidas de melhoria, é feita a avaliação dos resultados obtidos e apresentadas propostas para futuros aperfeiçoamentos do processo.
- Sistema de apoio à decisão para apostas desportivas : previsão dos resultados de jogos de futebolPublication . Carreira, Anabela Dias; Rocha, Teresa Raquel Corga Teixeira daNos últimos anos tem-se assistido a um enorme crescimento do mercado das apostasdesportivas online, um pouco por todo o mundo, incluindo Portugal. Segundo dadosdo Serviço de Regulação e Inspeção de Jogos (SRIJ), o futebol é a modalidadedesportiva com maior volume de apostas em território nacional.Sendo cada vez maior a concorrência de casas de apostas online, é natural que estasprocurem disponibilizar cada vez mais e melhor informação aos seus apostadores, nosentido de lhes facilitar a tomada de decisão.Seguindo essa tendência, a empresa Mythical Technologies, proprietária doTraderline que é uma ferramenta de apostas desportivas online, desenvolvida emPortugal, decidiu propor o desenvolvimento do presente trabalho, cuja finalidade eratestar diferentes abordagens para prever os resultados de eventos que ocorremdurante os jogos de futebol, através de diversos algoritmos de Machine Learning,seguindo a metodologia Cross Industry Standard Process for Data Mining(CRISP-DM).Os eventos selecionados para o estudo foram, o resultado final do jogo, o número degolos e o número de cantos, tendo a escolha dos algoritmos recaído sobre DecisionTree, Random Forest, K-Nearest Neighbors, Neural Network, Support Vector Machine,Logistic Regression e XGBoost. Para o treino e validação dos modelos foram usadosdados históricos das primeiras ligas portuguesa e inglesa, disponibilizados pela fonteFootbal-Data.co.uk.Como resultado do estudo, o melhor desempenho na previsão dos referidos eventosfoi obtido pelos seguintes algoritmos: XGBoost no resultado dos jogos, com 60,09%de accuracy; XGBoost no número de golos, com 55,37% de accuracy; RegressãoLogística no número de cantos, com uma accuracy de 53,92%.Concluindo, não obstante os resultados poderem vir a ser alvo de melhoria, esteestudo constituiu um primeiro passo no desenvolvimento de um sistema de apoio àdecisão para os utilizadores do Traderline.
- Engagement gerado através dos conteúdos partilhados na Redes Sociais da marca Clara de SousaPublication . Romão, Inês Sofia Ventura; Herter, MárciaA comunicação digital é um elemento essencial para as empresas, e graças ao marketing de conteúdos foi possível uma nova forma de transmissão da mensagem por parte das organizações, este tipo de comunicação é recompensada e medida com base no engagement, este elevado grau de interação com o consumidor origina a tão desejada lealdade e fidelidade dos consumidores perante a marca. Este relatório tem o intuito de aprofundar os conhecimentos do curso de marketing digital retratados no estágio realizado na agência de marketing digital, Oxy Agency, através da análise da marca pessoal Clara de Sousa Cozinha e Bricolage. O propósito deste relatório será estudar e analisar o engagement gerado através do marketing de conteúdos dos posts partilhados nas redes sociais Facebook e Instagram, por outras palavras esta oportunidade de investigação foca nas interações e comportamentos dos consumidores. A fim de completar a investigação será utilizado um método de pesquisa qualitativo, que irá auxiliar na compreensão da amostra caracterizada pelos posts e conteúdos partilhados nas redes sociais das páginas da marca Clara de Sousa Cozinha e Bricolage. No que diz respeito à análise em si e aos resultados verificados, ambas as redes sociais possuem o mesmo tipo de conteúdo nas suas páginas, no entanto a rede social com mais engagement é o Instagram, ao contrário do que se esperava, visto que o Facebook possui mais seguidores e mais publicações por mês. Os conteúdos com mais impacto nos seguidores são os posts sobre sobremesas no caso do Instagram, e na página do Facebook são os vídeos nos quais a Clara de Sousa participa, pois transmite ao público uma sensação de intimidade, autenticidade e confiança. Um dos resultados fundamentais encontrados consiste no facto da jornalista ser vista como uma media persona, por ser uma das pessoas com mais poder influenciador não só dentro da sua área profissional mas em Portugal, consegue alcançar os resultados foram do comum para a sua marca pessoal Clara de Sousa Cozinha e Bricolage, que conta com uma taxa de engagement total de 3%. Apesar dos resultados já se destacarem é sempre possível melhorar a estratégia utilizada, por isso a marca da jornalista deve focar principalmente no Instagram, que possui potencialidade de alcançar melhores resultados que o Facebook, e desse modo apostar em conteúdos de doces e bolos regularmente.
