Browsing by Issue Date, starting with "2023-01-31"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Cultura Organizacional e Eficiência dos Recursos Humanos: Influência na Produtividade. Um estudo exploratório numa Industria de Entre Douro e Vouga.Publication . Carvalho, Cláudia; Remondes Sousa, JorgeA principal ambição e objetivo das organizações consiste na combinação de diversos fatores internos, com vista na melhoria contínua, eficiência e eficácia. Para atingir esta excelência, é imprescindível ter em atenção todas as emoções e sentimentos dos colaboradores de uma organização. O objetivo desta dissertação passa por compreender se a cultura das organizações, inclusive a liderança, a motivação e o número de horas de trabalho têm impacto na eficiência dos recursos humanos e na performance organizacional. Para a concretização deste estudo, é realizada uma revisão da literatura sobre cultura organizacional, liderança e motivação, criadas hipóteses de pesquisa e um modelo concetual. Posteriormente, é realizado um estudo de caso numa organização, permitindo assim uma análise e estudo da realidade. Desta forma, procedeu-se à análise da cultura organizacional existente, e recolheu-se informação da avaliação de desempenho dos colaboradores da organização no ano de 2021. Recolheu-se ainda informação relativa às horas extras dos colaboradores no mesmo ano. No que concerne aos resultados obtidos, conclui-se que a cultura, a liderança, a motivação e o número de horas de trabalho possuem impacto na produtividade e eficiência dos colaboradores, o que demonstra que estas temáticas são importantes e devem ser sempre analisadas com mais atenção e cuidado em contexto organizacional.
- Análisis estructural de una versión breve de la Trait Meta-Mood Scale en adolescentes peruanosPublication . Dominguez-Lara, Sergio; Peceros-Pinto, Benigno; Valente, Sabina; Lourenço, Abílio Afonso; Flores-Cataño, Katioska RocíoLa inteligencia emocional es un aspecto clave para lograr interacciones saludables en el contexto educativo, por lo que su evaluación con fines de mejora es importante. El Trait Meta-Mood Scale (TMMS) es uno de los instrumentos más usados para evaluar la inteligencia emocional, pero no existen suficientes estudios en Latinoamérica que aborden sus propiedades psicométricas. Entonces, el objetivo de este estudio fue analizar la estructura interna (análisis factorial e invarianza de medición) de la TMMS en adolescentes peruanos, y obtener una versión breve. El estudio fue instrumental y se evaluó 492 adolescentes (52% hombres; Rangoedad = 12–17; Medad = 12.468; DTedad = 1.503) del primer al quinto grado de Educación Secundaria, procedentes de un colegio de Lima Metropolitana. Se analizaron tres modelos de medición: modelo original de tres factores, modelo bifactor, y modelo bifactor S-1. La invarianza de medición se analizó con un análisis factorial de grupo múltiple. El modelo de tres factores obtuvo mejor respaldo psicométrico y fue invariante según sexo y edad. Posteriormente, se obtuvo una versión breve de la TMMS de 12 ítems (TMMS-12) considerando diversos criterios (carga factorial y simplicidad factorial, entre otros), la cual tuvo evidencia psicométrica favorable: equivalencia empírica con la TMMS, estructura interna bien definida, y coeficientes de fiabilidad adecuados. Se concluye que la TMMS-12 presenta evidencia psicométrica favorable.
- Limites nas formas de exporPublication . Cardoso, Constança; Cardoso, AnaPara atingir o limite de algo, implica chegar a um ponto de resistência. Onde um determinado caminho termina, novos tomam o seu lugar até um destino distinto do previamente idealizado. O projeto ideal e o projeto possível constituem o espectro de ação destes limites propostos, onde o ideal é aquele que concretiza um arquétipo da ideia concebida preliminarmente, e o projeto possível, a ideia proporcionada, resultado da ação dos limites. Neste contexto, este estudo, visa explorar os limites nas formas de expor, e por isso no projeto expositivo, partindo do prícipio que a sua relação pode ser cíclica. Assumindo que as formas de expor influenciam o projeto e advêm dele simultâneamente, por ação dos limites - premissas e necessidades - que atribuem a cada projeto uma identidade singular. O presente trabalho surge como oportunidade de establecer relação entre a disciplina de design deinteriores e a prática projetual de design expositivo, assumindo que o designer de interiores tem domínios úteis e específicos sobre o espaço e os objetos expositivos - as formas de expor. Através da participação na elaboração de um projeto expositivo e consequente estudo do seu processo, aliado a uma análise da retrospetiva histórica dos eventos expositivos, através da qual se estabelecem tipologias de formas de expor, pretende-se compreender o campo de ação do design expositivo, bem como os seus domínios. Por este motivo, este estudo não tem como objetivo resolver limites. Pretende analisá-los e compreendê-los de forma a tornar o processo projetual mais eficiente. O ímpeto recorrente de fazer uma leitura do termo “limite” enquanto algo que restringe taxativamente é comum numa época em que os limites disciplinares à semelhança de outros contextos, são cada vez menos definíveis. Contudo importa esclarecer, que o “limite” na condição do projeto expositivo é construtivo ao seu desenvolvimento. Embora seja sobre esta questão que o olhar comum cai, a pergunta não deve passar por “Há limites na forma de expor ?”, sendo que os limites aqui discutidos não são “moralizadores” mas sim os técnicos relacionados com o desenvolvimento formal do projeto.