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Abstract(s)
Para atingir o limite de algo, implica chegar a um ponto de resistência. Onde um determinado caminho termina, novos tomam o seu lugar até um destino distinto do previamente idealizado. O projeto ideal e o projeto possível constituem o espectro de ação destes limites propostos, onde o ideal é aquele que concretiza
um arquétipo da ideia concebida preliminarmente, e o projeto possível, a ideia proporcionada, resultado da ação dos limites.
Neste contexto, este estudo, visa explorar os limites nas formas de expor, e por isso no projeto expositivo, partindo do prícipio que a sua relação pode ser cíclica. Assumindo que as formas de
expor influenciam o projeto e advêm dele simultâneamente, por ação dos limites - premissas e necessidades - que atribuem a cada projeto uma identidade singular. O presente trabalho surge como oportunidade de establecer relação entre a disciplina de design deinteriores e a prática projetual de design expositivo, assumindo que o designer de interiores tem domínios úteis e específicos sobre o espaço e os objetos expositivos - as formas de expor.
Através da participação na elaboração de um projeto expositivo e consequente estudo do seu processo, aliado a uma análise da retrospetiva histórica dos eventos expositivos, através da qual se estabelecem tipologias de formas de expor, pretende-se compreender o campo de ação do design expositivo, bem como os seus domínios. Por este motivo, este estudo não tem como objetivo resolver limites. Pretende analisá-los e
compreendê-los de forma a tornar o processo projetual mais eficiente.
O ímpeto recorrente de fazer uma leitura do termo “limite” enquanto algo que restringe taxativamente é
comum numa época em que os limites disciplinares à semelhança de outros contextos, são cada vez menos definíveis. Contudo importa esclarecer, que o “limite” na condição do projeto expositivo é construtivo ao seu desenvolvimento. Embora seja sobre esta questão que o olhar comum cai, a pergunta não deve passar por “Há limites na forma de expor ?”, sendo que os limites aqui discutidos não são
“moralizadores” mas sim os técnicos relacionados com o desenvolvimento formal do projeto.
Description
Keywords
Processo Exposição Limites Design Dispositivo