ISVOUGA - Instituto Superior de Entre o Douro e Vouga
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A Fundação Terras de Santa Maria da Feira, entidade titular do ISVOUGA – Instituto Superior de Entre o Douro e Vouga, constituída por escritura pública do 1.º Cartório Notarial de Santa Maria da Feira, outorgada a 29 de janeiro de 1990 e publicada no Diário da República – III Série, de 27 de maio de 1991, é uma instituição privada, sem fins lucrativos. Está, essencialmente, vocacionada para uma intervenção regional, no domínio socioeconómico. Para além de proporcionar a formação técnica superior que é necessária para o desenvolvimento económico e social do país, designadamente, da Região de Entre o Douro e Vouga, a Fundação Terras de Santa Maria da Feira através do ISVOUGA promove a formação de quadros médios/superiores capazes de proporcionar às empresas uma investigação de natureza aplicada, e o desenvolvimento experimental de soluções para resolver problemas concretos, através das suas licenciaturas nas áreas das Ciências Empresariais, Ciências da Comunicação, Ciências Jurídicas e Tecnologias, com uma duração de três anos e que passamos a elencar: Contabilidade; Gestão de Empresas; Marketing, Publicidade e Relações Públicas; Solicitadoria e Engenharia de Produção Industrial. O ISVOUGA disponibiliza ainda cursos de Mestrado, Pós-Graduação e Técnico Superior Profissional – CTESP.
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- Processo Criativo de Arte Aplicado no EmpreendedorismoPublication . Sousa, José Pedro Silva; Santos, Paulo Jorge MadeiraO presente estudo tem como objetivo principal descobrir se os empreendedores aplicam o processo criativo de arte no empreendedorismo. Porém, primeiro é fundamental entender o que é verdadeiramente a arte, isto é, entender o que é na essência e não olhar no sentido de uma obra de arte (objeto físico ou imaterial). Assim, segundo Coelho (2005), Platão pensava na arte de uma forma muito simples e objetiva, ela servia como um meio de educação para as crianças, transmitindo assim o conhecimento a futuros cidadãos. Com isto, o estudo foi feito junto de empreendedores cujas empresas estão ligadas à rede de incubadoras Portus Park. Foi adotada uma abordagem qualitativa e quantitativa – a quantitativa no que se refere ao tratamento de dados de caraterização da amostra –, os dados foram recolhidos através de entrevistas telefónicas e questionários por e-mail. Os resultados desta investigação sugerem que 65% dos entrevistados não utilizaram o processo criativo de arte aplicado no empreendedorismo e 35% admitem que inconscientemente utilizaram o processo de forma total ou parcial.
- Opção estratégica como fator crítico de sucesso no turnaround de empresas em declínio.Publication . Alves, Vera; Santos, PauloTurnaround são estratégias de contenção, que são adotadas por uma organização quando sente que a decisão tomada anteriormente está errada e que precisa de tomar medidas, antes que prejudique a lucratividade da empresa. Em Portugal, as empresas são maioritariamente constituídas por pequenas e médias empresas, sendo muito sensíveis ao mercado concorrencial cada vez mais forte. Quando entram já numa fase do seu ciclo de vida de declínio, precisam de implementar estratégias de forma a dar a volta, para retornar à sua vantagem competitiva que anteriormente tiveram. Esta dissertação, pretende identificar quais as estratégias determinantes para a recuperação de empresas num processo de turnaround no contexto português e em empresas com áreas de atividade e dimensões diferentes, de forma a testar e validar tudo o que já foi estudado sobre o tema na literatura científica. Para esta investigação, foi adotada a metodologia estudo de casos no qual incidiu numa amostra de 8 empresas que sofreram nos últimos 17 anos um processo de reestruturação e conseguiram recuperar. Foram feitos inquéritos aos gestores dessas empresas, no qual foram questionados sobre as estratégias que adotaram no processo de recuperação e com base documental foi permitido identificar o historial das empresas. Ainda nesta investigação, foi usada também a metodologia quantitativa que permitiu retirar conclusões globais sobre o estudo que possibilitou apurar as estratégias que foram mais aplicadas e que conduziu para o sucesso do processo turnaround. Perante este quadro, concluiu-se que todas as empresas, tanto numa fase inicial como durante o processo de recuperação, acabam por alinhar em estratégias idênticas ou seja, numa fase inicial adotam estratégias para estancar a crise inicial, tendo por base iniciativas de eficácia operacional e financeira. E durante o processo turnaround estratégias que permita a empresa voltar a ter uma vantagem competitiva, de forma a garantir a possibilidade de competição com outras empresas, através de iniciativas de marketing, estratégia de renovação organizacional e de implementação de políticas de gestão eficientes e de longo prazo.
- Relatório de Estágio na Legend Majestic - Estagiária no Departamento de MarketingPublication . Sousa, Cristiana Pereira; Sousa, Jorge RemondesO presente relatório, elaborado no âmbito do estágio curricular, no Mestrado em Gestão de Empresas do Instituto Superior de Entre o Douro e Vouga (ISVOUGA), incidirá na revisão bibliográfica dos temas explorados ao longo do estágio, a análise da empresa de acolhimento e na elaboração do plano de marketing digital da empresa. O acolhimento empírico e as vivências percecionadas no mercado de trabalho denotam que as empresas devem criar e entregar um produto ou serviço que satisfaça as necessidades do seu mercado-alvo, para a obtenção de lucro sendo que o marketing surge como uma estratégia, técnica e prática de criar valor para uma marca produto ou serviço. Com a evolução tecnológica, o marketing também teve de se adaptar, dando origem ao marketing digital, ou seja, o marketing ajustado e estudado para plataformas online. As populações estão ligadas às plataformas online, seja através das redes sociais, do Google, do LinkedIn ou de outras, o que leva à necessidade de cada empresa ter de analisar qual a melhor plataforma que se adapta ao seu Modelo de negócio, comunicar e anunciar para o seu público-alvo. Assim, o marketing digital contribuiu para aproximar as empresa do seu público-alvo, aumentando a notoriedade e reputação da marca, os clientes, o lucro, devendo, no entanto, definir previamente objetivos e planos de ação.
- Análise Económico-Financeira: O caso das empresas do setor do calçadoPublication . Dias, Mariana; Lima, Antonieta
- Género e Profissões: Discriminação Salarial e Discrepâncias nos Cargos de Gestão de Topo -Estudo de Caso-Publication . Santos, Ana; Lima, AntonietaO conceito “discriminação” é utilizado em diversas circunstâncias. Neste estudo será abordado a discriminação de género no mercado de trabalho, mais concretamente nos cargos de gestão de topo. Para Becker (1957) a discriminação no trabalho existe porque os diferentes agentes do mercado, sejam as entidades empregadoras, os respetivos colaboradores ou até mesmo os clientes possuem determinadas preferências que os fazem optar por um determinado grupo social. A dimensão género acarreta um determinado preconceito, em cargos estereotipados como masculinos, limitando muitas vezes o ingresso das mulheres nos mesmos. Assim sendo, o presente estudo tem como objetivo perceber a dimensão destas dificuldades e qual o impacto das mulheres neste setor, concluindo se existem ou não, desigualdades de género. Para tal, optou-se por uma metodologia quantitativa, recorrendo a inquéritos efetuados online. O tratamento dos dados foi orientando por uma análise estatística, selecionando 4 questões de investigação: (i) Discriminação de género na gestão de topo, (ii) Zona geográfica e a discriminação de género, (ii) Mentalidade existente em relação à discriminação de género e (iv) Discrepâncias salariais na gestão de topo. No que concerne aos resultados obtidos, estes permitem verificar que os salários não são dependentes do género e que o principal motivo apontado para a pouca intervenção das mulheres nesta profissão é a escassez de incentivos e medidas que permita a presença mais ativa das mesmas.
- Criação de um Modelo de Negócio para o estúdio de fotografia Quarto de LuaPublication . Costa, Mariana; Lamas, MarcoAtualmente, o empreendedorismo é um dos conceitos mais desenvolvidos por inúmeros autores e densamente aplicado pelas mais diversas empresas, com o objetivo de implementar novas ideias ou transformar conceitos já existentes. Relativamente ao Modelo de Negócio, existem diversos modelos que podem ser aplicados, sendo que cada empresa deverá optar por aquele que for mais adequado e capaz de gerar os melhores resultados. Neste projeto recorreu-se ao Business Model Canvas, pelo facto de ser uma ferramenta intuitiva e de fácil compreensão. Este projeto foi desenvolvido com base nos conceitos teóricos apresentados na revisão de literatura, sendo os mesmos, Empreendedorismo, Startup, Estratégia e Modelos de Negócio. De acordo com o objetivo deste projeto, será desenvolvido um Modelo de Negócio para o estúdio de fotografia Quarto de Lua, bem como a definição da sua proposta de valor e caracterização do cliente-alvo. Para além da elaboração do Modelo de Negócio foi, também, realizada uma caracterização do estúdio de fotografia e a sua análise interna e externa. Por fim, são apresentados os resultados obtidos, o Modelo de Negócio e as conclusões finais.
- O Perfil do Empreendedor em Santa Maria da Feira - Estudo de CasoPublication . Sousa, Bruno; Santos, PauloJoseph A. Schumpeter, Economista Austríaco em 1942, já associa o empreendedor ao desenvolvimento económico. Segundo ele, empreendedor tem como característica inerente uma força denominada de processo de destruição criativa, fundamentando-se no princípio que reside no desenvolvimento de novos produtos, novos métodos de produção e novos mercados, em síntese, trata-se de destruir o velho para se criar o novo. Podemos então entender que o empreendedor aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo e parte para a ação. (Schumpeter, 2017) O objetivo geral deste estudo é apresentar uma análise empírica das características e motivações dos empreendedores. Esta investigação foi baseada num questionário presencial e online preenchido por 98 empresários e empreendedores da cidade de Santa Maria da Feira (Portugal). Na primeira parte foi definido o que é o processo do empreendedorismo e foi feita uma análise descritiva das características sociodemográficas dos empresários e empreendedores. Na segunda parte foi elaborada uma descrição e análise às características relacionadas com as experiências passadas relativamente a educação, experiencia anterior e família. Na terceira parte foi elaborada uma descrição e análise das motivações do empresário e empreendedor para iniciar o seu negócio (análise fatorial), sendo identificados seis fatores motivacionais. Na quarta parte foi elaborada também uma análise às características de personalidade mais relevantes aos empresários e empreendedores. Os resultados obtidos permitiram concluir que as principais características que se destacam no empreendedor da cidade de Santa Maria da Feira são ser autónomo e independente, perspicaz e arbitrário, possuir propensão de inovar, internal locus of control (locus de controlo interno), liderança, moderador de risco e autoconfiança. Também foi possível perceber quais as motivações empreendedoras que levam o empreendedor a criar o próprio negócio e a ordená-las por importância. Estas são, a necessidade de aprovação, necessidade de desenvolvimento pessoal (N-Ach), necessidade de independência, perceção da instrumentalidade da riqueza (dinheiro e segurança como meio), insatisfação profissional e autoeficácia empreendedora.
- Crowdfunding: Implementação no Mercado PortuguêsPublication . Almeida, Ricardo; Soares, VascoO conceito de crowdfunding tem vindo a alterar o modo de financiamento das empresas, não só na Europa, mas um pouco por todo o mundo. Principalmente nas duas últimas décadas o crowdfuding teve um aumento exponencial de utilizadores, quer por quem procura financiamento quer por quem procura fazer crescer as suas economias, investindo assim as suas poupanças. Devido ao desenvolvimento sofrido nas últimas décadas, os intervenientes no processo de crowdfunding foram classificados como, beneficiários investidores e plataformas. Este aumento exponencial tem uma ligação direta com o aparecimento da internet, potenciado plataformas de crowdfuding para uma dimensão considerável. Em consonância com o aumento exponencial de utilizadores, também houve uma enorme evolução nas modalidades, o que leva a que hoje em dia existam inúmeras modalidades, que se adaptam às mais diversas necessidades de quem procura financiamento. Tal como em todos os métodos de financiamento, o crowdfunding apresenta diversas vantagens, desvantagens e riscos, que influenciam de forma direta a opinião de quem procura o crowdfunding como alternativa para aplicar as suas poupanças. As experiências adquiridas por quem já utilizou, identificadas através das vantagens do crowdfunding e a forma como transmitem essa informação é fundamental para que surjam cada vez mais utilizadores. No sul da Europa, um pouca à imagem do que já tem acontecido um pouco por todo o norte da Europa, mas principalmente em Londres, o crowdfunding na vertente ligada ao mercado imobiliário tem crescido de forma significativa. O presente estudo teve como principais conclusões que quem já conhece o crowdfunding está disposto a investir as suas poupanças e acredita que este terá uma fácil implementação em Portugal.
- Maturidade Digital do Comércio a Retalho de Produtos Cosméticos e de Higiene em PortugalPublication . Moreira, Cristiana; Santos, PauloEsta dissertação tem como principal objetivo a definição do nível de maturidade digital das empresas de comércio a retalho de cosméticos e higiene em Portugal. Pretende-se que com as análises obtidas através dos inquéritos realizados às empresas, se consiga um melhor entendimento sobre o relacionamento entre diversos fatores e a maturidade digital de cada organização. Em primeiro lugar, realizou-se uma revisão bibliográfica onde se incluiram temas como a tecnologia, a apresentação de algumas ferramentas tecnológicas corporativas, a definição de comércio a retalho e, por fim, a exposição do conceito de maturidade digital. Com esta ideia em mente, procurou-se explicar o surgimento dos conceitos suprarreferidos e a sua evolução no tempo. Fez-se também um inquérito a quarenta e duas empresas no setor de retalho de cosméticos (CAE 47750), sendo que foram obtidas dezassete repostas. Posto isto, traçaram-se os objetivos dos estudos a efetuar. Por fim, apresentam-se as análises obtidas que muito sucintamente são: • Classificação da dimensão da empresa: relação existente entre o número de colaboradores e o volume de negócios • Caracterização do Segmento de Maturidade digital de cada empresa em função do seu índice médio de maturidade digital (Forrester, 2017). • Comparação entre a dimensão da empresa e o índice médio de maturidade digital • Relação existente entre o cargo na empresa do inquirido e o índice de maturidade digital percecionado pelo mesmo.
- A Transformação Digital nas PME Portuguesas: Análise das Empresas da Região CentroPublication . Pereira, Alecsander; Soares, VascoA tecnologia sempre transformou a rotina de pessoas e empresas. Com um desenvolvimento exponencial natural, o fenómeno da transformação digital recebeu maior atenção por causa da COVID-19, no entanto, há uma falta de entendimento sobre o que é a transformação digital e quais são os seus benefícios. Este estudo tem como objetivo investigar se as PME portuguesas sabem o que é transformação digital, se já implementaram ou pretendem implementar, bem como se existem relações entre a não implementação com a complexidade ou com o investimento necessário para a aquisição de novas tecnologias. Com os resultados deste estudo, foi possível observar que pouco mais de 40% das PME pesquisadas não sabem o que é transformação digital (TD). Também possibilitou, entre outras análises, perceber que, entre as que sabem o que é a TD, mais de 80% destas têm a ideia de que o processo de implementação da transformação digital é extremamente, ou muito, complexo. Deste universo, verifica-se que em 54% dos casos existe uma relação entre essa perceção de complexidade e a não implementação do processo.