Browsing by Issue Date, starting with "2021-03-24"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Maturidade Digital do Comércio a Retalho de Produtos Cosméticos e de Higiene em PortugalPublication . Moreira, Cristiana; Santos, PauloEsta dissertação tem como principal objetivo a definição do nível de maturidade digital das empresas de comércio a retalho de cosméticos e higiene em Portugal. Pretende-se que com as análises obtidas através dos inquéritos realizados às empresas, se consiga um melhor entendimento sobre o relacionamento entre diversos fatores e a maturidade digital de cada organização. Em primeiro lugar, realizou-se uma revisão bibliográfica onde se incluiram temas como a tecnologia, a apresentação de algumas ferramentas tecnológicas corporativas, a definição de comércio a retalho e, por fim, a exposição do conceito de maturidade digital. Com esta ideia em mente, procurou-se explicar o surgimento dos conceitos suprarreferidos e a sua evolução no tempo. Fez-se também um inquérito a quarenta e duas empresas no setor de retalho de cosméticos (CAE 47750), sendo que foram obtidas dezassete repostas. Posto isto, traçaram-se os objetivos dos estudos a efetuar. Por fim, apresentam-se as análises obtidas que muito sucintamente são: • Classificação da dimensão da empresa: relação existente entre o número de colaboradores e o volume de negócios • Caracterização do Segmento de Maturidade digital de cada empresa em função do seu índice médio de maturidade digital (Forrester, 2017). • Comparação entre a dimensão da empresa e o índice médio de maturidade digital • Relação existente entre o cargo na empresa do inquirido e o índice de maturidade digital percecionado pelo mesmo.
- A Transformação Digital nas PME Portuguesas: Análise das Empresas da Região CentroPublication . Pereira, Alecsander; Soares, VascoA tecnologia sempre transformou a rotina de pessoas e empresas. Com um desenvolvimento exponencial natural, o fenómeno da transformação digital recebeu maior atenção por causa da COVID-19, no entanto, há uma falta de entendimento sobre o que é a transformação digital e quais são os seus benefícios. Este estudo tem como objetivo investigar se as PME portuguesas sabem o que é transformação digital, se já implementaram ou pretendem implementar, bem como se existem relações entre a não implementação com a complexidade ou com o investimento necessário para a aquisição de novas tecnologias. Com os resultados deste estudo, foi possível observar que pouco mais de 40% das PME pesquisadas não sabem o que é transformação digital (TD). Também possibilitou, entre outras análises, perceber que, entre as que sabem o que é a TD, mais de 80% destas têm a ideia de que o processo de implementação da transformação digital é extremamente, ou muito, complexo. Deste universo, verifica-se que em 54% dos casos existe uma relação entre essa perceção de complexidade e a não implementação do processo.
