Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1006.76 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta dissertação tem como principal objetivo a definição do nível de maturidade digital das empresas de comércio a retalho de cosméticos e higiene em Portugal. Pretende-se que com as análises obtidas através dos inquéritos realizados às empresas, se consiga um melhor entendimento sobre o relacionamento entre diversos fatores e a maturidade digital de cada organização.
Em primeiro lugar, realizou-se uma revisão bibliográfica onde se incluiram temas como a tecnologia, a apresentação de algumas ferramentas tecnológicas corporativas, a definição de comércio a retalho e, por fim, a exposição do conceito de maturidade digital. Com esta ideia em mente, procurou-se explicar o surgimento dos conceitos suprarreferidos e a sua evolução no tempo.
Fez-se também um inquérito a quarenta e duas empresas no setor de retalho de cosméticos (CAE 47750), sendo que foram obtidas dezassete repostas. Posto isto, traçaram-se os objetivos dos estudos a efetuar.
Por fim, apresentam-se as análises obtidas que muito sucintamente são:
• Classificação da dimensão da empresa: relação existente entre o número de colaboradores e o volume de negócios
• Caracterização do Segmento de Maturidade digital de cada empresa em função do seu índice médio de maturidade digital (Forrester, 2017).
• Comparação entre a dimensão da empresa e o índice médio de maturidade digital
• Relação existente entre o cargo na empresa do inquirido e o índice de maturidade digital percecionado pelo mesmo.
Description
Keywords
Tecnologia Maturidade digital Comércio a retalho Comércio de produtos cosméticos e de higiene