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- Processo Criativo de Arte Aplicado no EmpreendedorismoPublication . Sousa, José Pedro Silva; Santos, Paulo Jorge MadeiraO presente estudo tem como objetivo principal descobrir se os empreendedores aplicam o processo criativo de arte no empreendedorismo. Porém, primeiro é fundamental entender o que é verdadeiramente a arte, isto é, entender o que é na essência e não olhar no sentido de uma obra de arte (objeto físico ou imaterial). Assim, segundo Coelho (2005), Platão pensava na arte de uma forma muito simples e objetiva, ela servia como um meio de educação para as crianças, transmitindo assim o conhecimento a futuros cidadãos. Com isto, o estudo foi feito junto de empreendedores cujas empresas estão ligadas à rede de incubadoras Portus Park. Foi adotada uma abordagem qualitativa e quantitativa – a quantitativa no que se refere ao tratamento de dados de caraterização da amostra –, os dados foram recolhidos através de entrevistas telefónicas e questionários por e-mail. Os resultados desta investigação sugerem que 65% dos entrevistados não utilizaram o processo criativo de arte aplicado no empreendedorismo e 35% admitem que inconscientemente utilizaram o processo de forma total ou parcial.
- Manutenção de equipamentos eletromédicos em meio hospitalar : estágio na Iberdata Equipamentos, SAPublication . Gomes, Ana Rafaela Marto; Santos, Frederico Miguel do Céu Marques dosA realização de uma manutenção é um processo que envolve um largo conjunto de procedimentos e áreas e que tem como objetivo assegurar o ótimo desempenho e funcionamento de um equipamento durante o seu ciclo de vida, o que consequentemente se deve refletir numa maior durabilidade do equipamento em questão. Numa das áreas associadas à realização de manutenções de equipamentos eletromédicos surge o papel do Engenheiro Biomédico que deve integrar as manutenções de forma a garantir que o equipamento cumpra os requisitos especificados pelo fabricante, mas também intervindo de forma ativa na presença de uma avaria, tentando solucioná-la da forma mais rápida, eficaz e com o menor custo possível associado. O presente estágio permitiu não só conhecer o papel de um técnico na realização de manutenções mas também estruturar métodos, consolidar conhecimentos e conhecer variados equipamentos existentes em instituições de saúde. A possibilidade de integrar uma equipa de técnicos responsáveis pelas manutenções corretivas e preventivas dos equipamentos eletromédicos foi fulcral para obter uma visão do trabalho de equipa existente numa empresa de manutenções, permitindo uma aproximação ao mercado de trabalho associado a esta área e também um melhor entendimento de toda a complexidade inerente à realização destes procedimentos. As manutenções descritas neste relatório surgem como uma consolidação de conhecimentos adquiridos ao longo do trabalho realizado durante o estágio, sendo que os métodos utilizados para a realização das manutenções não são determinísticos mas sim um conjunto de tentativas e erros que poderão servir futuramente como guia na eventualidade de surgir uma avaria semelhante. Assim sendo, para cada avaria, surge sempre a possibilidade de resolução com base em métodos anteriormente aplicados ou através de novas ideias, sendo o principal objetivo solucionar os problemas que surgem nos diversos equipamentos, garantindo a sua funcionalidade.
- Comunicar ciência: o caso da Coordenação Interdisciplinar para a Investigação e Inovação (C3i)Publication . Nogueira, Maria João Faca; Lopes, Paula LuísEste relatório de estágio aborda os processos necessários à comunicação de investigação desenvolvida por investigadores académicos. Neste caso em particular, o trabalho é desenvolvido na C3i. A revisão de literatura abrange o conceito de Comunicação Integrada de Marketing atualizado, (Keller, 2016), engloba a evolução das relações públicas em Portugal, dado que muitas atividades de comunicação realizadas nesta unidade de investigação são da área das relações públicas e, por fim, apresenta noções de comunicar ciência, uma temática ainda pouco estudada em Portugal. De seguida apresentam-se as atividades desenvolvidas no período em que decorreu o estágio. Foi ainda aplicada a metodologia quantitativa, tendo sido distribuído um questionário aos investigadores para apurar se a diferença na frequência da comunicação interna foi percecionada pelos mesmos. Os resultados deste relatório de estágio deixam antever que a evolução dos conceitos de comunicação integrada de marketing e das relações públicas se refletem na comunicação realizada no âmbito da unidade de investigação durante o período em que o estágio decorre. O questionário permite apurar que os investigadores inquiridos mencionam maior frequência na comunicação direcionada para eles, no período em que o estágio decorre, e melhor qualidade na comunicação realizada.
- A Satisfação dos Stakeholders Doadores no Relacionamento com as Organizações da Economia SocialPublication . Costa, Ana Cristina de Andrade; Calvo, Maria BelénOs Stakeholders doadores são aqueles que fornecem recursos às Organizações da Economia Social para as auxiliar na sua atividade social junto da sociedade. É por isso que o relacionamento dos Stakeholders doadores com as Organizações da Economia Social ao longo de todo o processo de doação assume especial importância, desde o primeiro contacto até ao resultado final da doação. Em particular, a satisfação dos Stakeholders com esse relacionamento constituirá um elemento chave para futuras doações. Nesse sentido, a presente investigação foi realizada com o intuito de caracterizar os Stakeholders doadores e o processo de doação de recursos para Organizações da Economia Social em Portugal; de identificar as variáveis nas diferentes etapas do processo de doação relacionadas com uma maior satisfação geral dos Stakeholders doadores no seu relacionamento com as Organizações da Economia Social; e de construir um modelo de predição da satisfação geral das instituições doadoras a partir das variáveis identificadas como mais relevantes. Para tal, foi levado a cabo um inquérito por questionário via online a 443 Stakeholders doadores em Portugal (empresas comerciais, entidades bancárias, fundações e outras instituições de tipo associativo). O questionário foi preenchido por pessoas responsáveis pelos respetivos departamentos de atribuição de fundos ou investimentos de 134 Stakeholders doadores, entre fevereiro e maio de 2017. Os resultados revelam que a maioria das instituições doadoras que participaram no estudo operam no mercado há mais de 11 anos e mais de metade é doadora há menos tempo, mas é frequente realizar múltiplas doações por ano. Algumas das motivações para serem dadoras estão relacionadas com a filantropia, a tradição e o reconhecimento político e/ou social obtido, para além do efeito provocado em empregados, clientes e fornecedores. Os recursos atribuídos com maior frequência são os financeiros. Estas instituições atribuem importância a diversas variáveis de qualidade do relacionamento com as organizações a que destinam as suas doações, verificando-se que as mesmas tendem a sentirem-se satisfeitas em relação a essas variáveis. Igualmente, as instituições doadoras atribuem importância a diversas informações sobre as Organizações da Economia Social e sobre os projetos ou atividades das mesmas que necessitam de apoio. Mais de metade das instituições declara receber com frequência ou muita frequência informação sobre os benefícios tangíveis, sociais e de reconhecimento, por parte das organizações recetoras da doação e a maioria reconhece estar satisfeita ou totalmente satisfeita com o relacionamento ao longo de todo o processo. Por último, também é uma maioria de instituições doadoras que reconhece renovar o apoio à mesma organização social com base na experiência vivida. No que diz respeito a quais as variáveis relacionadas com a satisfação geral das instituições doadoras, os resultados mostram que a mesma está relacionada com algumas variáveis de caracterização das instituições, com diversas variáveis de qualidade do relacionamento ao longo do processo e com a informação sobre os benefícios obtidos. Por último, o modelo de predição da satisfação geral das instituições doadoras revela que as variáveis mais relevantes são o tipo de instituição doadora; a importância atribuída à possibilidade de acompanhamento e/ou intervenção durante a execução do projeto ou atividade objeto da doação; a importância atribuída ao cumprimento desse projeto ou atividade; e a importância atribuída à obtenção de benefícios para a instituição doadora. Conclui-se que as instituições que participaram no estudo efetuam, no geral, uma avaliação positiva do processo de doação, em particular do relacionamento estabelecido com as Organizações da Economia Social nesse processo, revelando satisfação geral com esse relacionamento e tendência para renovar os apoios. Sem descuidar outros aspetos do processo de doação, a satisfação geral das instituições, em especial das empresas comerciais e das entidades bancárias, aumentará se as organizações recetoras das doações facilitarem o acompanhamento e/ou intervenção das instituições doadoras durante a execução do projeto ou atividade objeto da doação, se o projeto ou atividade for sempre cumprido e se essas instituições doadoras tiverem a perceção de obterem benefícios do ato de doação. Portanto, as Organizações da Economia Social deveriam investir mais nesses aspetos.