CI - CSMG - Relatórios de Estágio
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CI - CSMG - Relatórios de Estágio by Subject "canto"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Elementos da Expressão Corporal de Delsarte no ensino da música em alunos de cantoPublication . Manuel Faria Reis, FranciscoO presente Relatório é parte integrante do Estágio de Prática Pedagógica Supervisionada, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música - Especialização em Canto - ministrado no Conservatório Superior de Música de Gaia, no ano letivo de 2019/2020. Este documento integra um descritivo dessa intervenção pedagógica, estando nele contido, a fundamentação teórica do projeto de investigação que lhe esteve na base, a explicitação do quadro metodológico orientador da prática pedagógica e um descritivo dessa intervenção. O racional que presidiu ao trabalho de estágio teve como tema central a identificação e aplicação de conceitos e exercícios retirados do sistema de François Delsarte através do controlo do movimento corporal. Teve como ponto de apoio, exercícios propostos por este autor, a prática metódica do movimento e expressão corporal dos alunos ao serviço da execução musical, sua lógica estrutural e expressiva e aliança psicofísica. Assim, na referida intervenção, usou-se uma gestualidade inspirada no sistema de François Delsarte, observando-se como esta pode influenciar a expressividade do som nos alunos de Canto, num contexto da realização de alguns exercícios propostos por Delsarte, através da exploração das afinidades entre estes exercícios, os elementos da expressão musical e corporal. Identificados e analisados os resultados, concluímos, ainda que provisoriamente, que a nossa proposta didática teve efeitos positivos no desempenho e compreensão da música como linguagem expressiva, a nível individual por parte dos alunos integrantes da Classe de Canto do estágio supervisionado. A realização do Estágio e a redação do relatório seguiu ainda as orientações metodológicas preconizadas por Legendre (2005) no seu modelo de Relação Pedagógica (RP) e a estratégia formativa orientou-se pelo conceito Investigação-ação. Ambos os quadros referenciais são explicitados mais à frente.
- A Emotividade no ensino do Canto - Influências das emoções fictícias no comportamento vocalPublication . Ana Sofia Malaquias Vinhas Marques PereiraEste Estágio Supervisionado teve como principal objetivo projetar e implementar uma metodologia eficaz para melhorar a qualidade do som vocalmente emitido por alunos de canto, libertando-o das tensões corporais, através da introdução e aplicação da expressão vocal de emoções fictícias no ensino do canto. Esta investigação foi levada a cabo no âmbito do Projeto Pedagógico no sentido de complementar os poucos estudos já existentes direccionados para a aplicação das emoções na vertente do Ensino do Canto. Procurou-se também com este estudo encontrar algumas soluções para a problemática dos desajustes na performance vocal, com o objetivo de atenuar as tensões corporais provocadas talvez pelo excesso de informação técnica transmitida ao longo da aula de canto. Este Projeto Pedagógico foi desenvolvido na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, com três alunas da disciplina de Canto, tendo idades compreendidas entre os 16 e os 24 anos. Partiu-se de uma estrutura geral que foi sofrendo alterações no decorrer do Estágio, de forma a tornar os exercícios de técnica vocal personalizados a cada aluno, sendo a sua aplicação efetuada em cada aula de Canto. As alunas, que se disponibilizaram a participar neste Projeto, tinham todas menos de 3 anos de prática vocal e apresentavam diversas dificuldades técnicas, tais como palato mole demasiado baixo, retração persistente da língua, lateralização da mandíbula, tensões significativas do torso, nasalização da voz, entre outros. No decorrer das aulas efetuadas constatou-se que quando se pedia às alunas para expressarem uma determinada emoção (alegria, tristeza, raiva ou surpresa), a qualidade sonora melhorava pois as alunas não se encontravam tão tensas (deixavam de pensar em demasia no que precisavam de realizar em termos técnicos e físicos) apresentando uma colocação vocal mais próxima do pretendido nas notas agudas, ao expressar as emoções de alegria e surpresa, e nas notas mais graves, nas emoções raiva e tristeza (palato mole subido, coluna de ar sem obstruções, ressoadores ativos). Com esta intervenção metodológica observaram-se significativas melhorias ao nível da qualidade do som vocalmente emitido, das tensões corporais e da expressividade.
- Exercícios para o Incremento do Timbre e Ductilidade da VozPublication . André Costa Nogueira, IvoA elaboração deste Relatório de Estágio, subordinado ao tema: Exercícios para o incremento do timbre e da ductilidade da voz, pretende refletir todo o trabalho que conjeturei para a minha prática pedagógica, inserida no Mestrado em Ensino da Música, com a especialização em Canto. Tem como principal finalidade apresentar um testemunho reflexivo sobre as aprendizagens e experiências pedagógicas vividas durante esta experiência, no âmbito do ensino artístico e especializado da Música. Desta forma, o documento que se apresenta encontra-se estruturado da seguinte forma: Na primeira parte, apresentamos um enquadramento teórico e metodológico, que fundamenta o estudo da temática em questão. Na segunda parte, procuramos realizar uma abordagem descritiva do ambiente escolar, acompanhada de toda uma exposição da experiência profissional realizada, através da implementação de um programa de intervenção. Na terceira e última parte, pretendemos expor o tratamento e a aferição dos resultados obtidos no programa realizado, bem como uma reflexão acerca desses mesmos resultados. Para tal reflexão foram apurados os dados recolhidos ao longo da realização do projeto de investigação, tendo como base a observação e a reflexão sobre os métodos de ensino aplicados, assim como sobre os resultados obtidos. A metodologia científica utilizada recaiu sobre os pressupostos da investigação-ação, escolhendo-se para a sua contextualização e análise o modelo de Relação Pedagógica (RP), de Renald Legendre (2005). As atividades pedagógicas foram desenvolvidas na Academia José Atalaya, situada na cidade de Fafe, sendo Sujeitos de ensino-aprendizagem um conjunto de alunos dos cursos de Canto/Técnica Vocal, desta mesma Academia. O Relatório termina com as conclusões finais, referências bibliográficas, e anexos.
- A importância da Técnica Vocal na Classe Conjunto Vocal do 1º grau do Ensino Vocacional da MúsicaPublication . Sofia Azevedo Silva, Ângela; Salgado, AntónioA investigação científica que se apresenta - A Importância da Técnica Vocal na Classe de Conjunto Vocal do 1º Grau do Ensino Vocacional da Música - integra-se no contexto da unidade curricular Estágio de Prática Pedagógica, integrado no Mestrado em Ensino da Música, com a especialidade em Canto, ministrado no Conservatório Superior de Gaia. Este trabalho de investigação surge como uma oportunidade de estudo e de aprendizagem de novos paradigmas para a minha prática pedagógica, possibilitando corrigir, se necessário, conceitos e automatismos, que até então têm vindo a ser exercidos. A abordagem sobre o valor didático e pedagógico do canto para as crianças está consubstanciada através da análise de diversos estudos, teorias e métodos propostos por diferentes pedagogos ao longo do século XX, que teremos oportunidade de revisitar no decorrer da explanação desta pesquisa, e que motivou o interesse na realização deste trabalho de investigação colocando o enfase na temática acima referida, considerando a relevância reconhecida que o Canto tem na formação artística das crianças. Paralelamente, foram realizados inquéritos a professores com experiência no Ensino de Classe Conjunto Vocal no 1º grau de Diversas Escolas do Ensino Artístico Profissional, bem como a entrevista a um especialista em saúde vocal (otorrinolaringologista). A recolha destes dados e o cruzamento da informação dos mesmos, deram origem a uma série de recomendações pedagógicas, exercícios e reportório a ser utilizado, com o intuito de melhorar e aperfeiçoar a prática pedagógica no ensino das classes de conjunto vocal no 1º grau das escolas do ensino artístico profissional.
- A metáfora gestual como adjuvante do canto expressivoPublication . Raquel Matos dos Santos, Carla; Salgado, AntónioO presente Projeto de Investigação encontra-se integrado no Estágio Supervisionado do Mestrado em Ensino de Música do Conservatório Superior de Música de Gaia (CSMG), com a Especialidade em Canto, realizado no Conservatório Regional de Música de Vila Real (CRMVR). Este Estágio Supervisionado visa introduzir ao longo das aulas de técnica vocal, exercícios baseados em metáforas gestuais que auxiliem o aluno a libertar-se das suas tensões e inibições durante a sua performance vocal, e a encarar a mesma não só com a responsabilidade e concentração necessárias, mas também com o prazer e a liberdade de poder transmitir ao público os sentimentos e as emoções adequadas à performance vocal que está a realizar. De acordo com a literatura, o corpo é o instrumento que permite ao ser humano a comunicação, bem como a expressão. Assim, torna-se relevante que os intérpretes conquistem a competência de exibir comportamentos naturais nítidos no ato da performance. Esta Investigação, teve por base a implementação de uma metodologia que abarcou três alunos da classe de Canto, com idades compreendidas entre os 11 e 14 anos. Procurou-se manter a estrutura já definida pela professora Cooperante, implementando gradualmente novos exercícios. Foi solicitada a execução de exercícios originários da Teoria de Laban, de modo a possibilitar a libertação de tensão num primeiro momento, e posteriormente, em união com uma técnica bem consolidada possibilitar ao aluno aprimorar a sua expressão e emissão vocal. Assim, foram notórias melhorias observando-se resultados positivos corroborando os objetivos específicos. Deste modo é possível concluir que a implementação do movimento corporal auxilia na aprendizagem do canto, eliminando tensões, facilitando a aquisição de competências técnicas e conferindo mais liberdade e expressão.
- A respiração como elemento fundamental no ensino do cantoPublication . Sachse, Gisela; Salgado, AntónioO presente Projeto de Investigação encontra-se integrado no Estágio Supervisionado do Mestrado em Ensino da Música, com a Especialidade em Canto, realizado no Conservatório Superior de Música de Gaia (CSMG). Com base no quadro teórico-conceptual apresentado em corpo de tese, serão esclarecidos os conceitos que norteiam esta investigação, bem como a metodologia aplicada. Como tal, neste Projeto exploramos o tema da respiração, o que os alunos sabem sobre o tema, como a aplicam, que imagens se afiguram mais frutíferas. Desta forma, procurou-se reunir um conjunto de exercícios respiratórios que desenvolvam e consciencializem os alunos para a importância da musculatura necessária a essa prática no canto lírico ou erudito, para que assim consigam obter resultados não só na sua performance, enquanto cantores, bem como no seu dia-a-dia. Nesta perspetiva, foi feita uma pesquisa sobre o tema que apresentamos, no sentido de encontrar fontes bibliográficas e eletrónicas que nos permitiram realizar um levantamento de alguns dos estudos mais relevantes realizados sobre esta problemática. O motivo fundamental desta pesquisa está relacionado, com o facto de a autora do atual Projeto de Investigação se ter apercebido, dada a sua experiência como cantora e professora, como a respiração é a pedra basilar de um bom cantor, e como a otimização do ato respiratório aplicado ao canto lírico, é o resultado de anos de aperfeiçoamento e maturidade respiratória e vocal. Assim, pretendeu-se reunir e sistematizar um conjunto de exercícios, e aplicá-los na prática do ensino do Canto, para poder observar e registar os resultados obtidos e tirar as respetivas conclusões. Este conjunto de exercícios terá como objetivo permitir aos alunos que essa consciencialização respiratória surja com maior naturalidade e de forma mais célere. A metodologia utilizada no âmbito do desenvolvimento desta investigação, denominada A respiração como elemento fundamental no ensino do Canto, foi a da Investigação-Ação, que se baseou no Modelo de Relação Pedagógica (RP) de Renald Legendre (2005).
