ISAG - Trabalho de Projeto
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISAG - Trabalho de Projeto by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
Now showing 1 - 10 of 54
Results Per Page
Sort Options
- Análise da Concorrência do Centro de Congressos da Alfândega do PortoPublication . Xavier de Sousa Coutinho; Arnaldo TrindadeO presente trabalho de projeto trata-se de uma análise da concorrência do Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Para realizar esta análise foi efetuada uma pesquisa documental e foi realizado um questionário de administração indireta. Foram pesquisados vários autores que abordam assuntos relacionados com esta análise e foi selecionada uma lista de critérios de análise relevantes. Com base nesses critérios foi elaborado um questionário a aplicar a cada um dos concorrentes selecionados. Foram analisadas qualitativamente as respostas obtidas e a informação mais relevante foi sistematizada numa tabela para cada entidade. Após esta análise poderá encontrar-se um conjunto de sugestões de melhoria que podem ser implementadas na instituição a fim de potenciar os seus resultados. Por fim, foram analisadas também algumas cidades concorrentes da cidade do Porto como destino para a realização de eventos com base em alguns fatores considerados também relevantes. No final deste percurso descobriu-se que há operadores a trabalhar numa estratégia de superpechincha próximo, ou mesmo abaixo do custo operacional, e há operadores a operar com uma estratégia de qualidade média. Independentemente da estratégia seguida a existência de ligações aéreas diretas, a existência de boas acessibilidades, a proximidade de um aeroporto, a oferta lúdica no destino, uma boa rede de contactos e o budget são fatores altamente relevantes para o sucesso de qualquer empresa neste ramo. Algumas instituições apresentaram debilidades, como a inviabilidade dos planos de negócio ou o não foco na atividade ligada á realização de eventos corporativos, debilidades estas que a Alfândega pode explorar.
- Análise da Viabilidade Económica e Financeira das Novas Instalações da Empresa Visoloc, LdaPublication . Filipe da Silva Ferreira, Pedro; Elizabete Ferreira Gomes, SofiaO presente trabalho de projeto tem como objetivo analisar a viabilidade económica e financeira de dois projetos de investimento para aquisição de umas novas instalações para a empresa VISOLOC. Este estudo inicia-se com uma análise da performance económica e financeira da empresa, nos exercícios de 2015 e de 2016 tendo por base um conjunto de rácios de liquidez, solvabilidade, endividamento e de atividade, seguida de uma análise do equilíbrio funcional da empresa. Posteriormente, foram utilizados critérios de avaliação e decisão do investimento tais como o Valor Atual Líquido, a Taxa Interna de Rentabilidade, o Índice de Rentabilidade e o Período de Recuperação do Investimento para avaliar a viabilidade económica e financeira dos dois projetos em análise. Estes critérios têm por base os cash-flows gerados pela empresa que, por sua vez, são pertinentes para o cálculo do retorno do investimento, dos valores a pagar ao longo dos anos até o investimento ser totalmente recuperado, e por último, para perceber a capacidade que a empresa tem em suportar tais investimentos. Através da análise interna e externa realizada à empresa, do diagnóstico económico e financeira, bem como da análise do equilíbrio funcional concluiu-se que a empresa possui capacidade económica e financeira para efetuar o investimento que pretende realizar nas instalações. Recomenda-se, no entanto, se a decisão não for imediata, uma atualização deste estudo com base nas contas finais de 2017, que neste momento não se encontram disponíveis, bem como a obtenção de um caderno de encargos inerente às obras que serão realizadas.
- Análise de Viabilidade de Mercado na Implementação de uma Unidade Hoteleira na região Centro: Vila Foz Hotel & SpaPublication . Figueiredo, António Miguel Nogueira de; Hemsworth, Kevin PauloNo âmbito do mestrado em Direção Comercial e Marketing, realizei um estágio no Departamento Comercial do Vila Foz Hotel & Spa, um Hotel Boutique de 5 estrelas, localizado na Foz do Douro, no Porto. Este estágio teve como objetivo principal complementar a aprendizagem que adveio das unidades curriculares do Mestrado, sendo uma oportunidade única para ter os primeiros contactos em ambiente profissional. Contudo, com o agravamento das restrições por parte do governo ao longo do período de estágio, em consequência da evolução da pandemia que se vivia, levou a que a realização de um relatório de estágio fosse uma opção pouco viável devido à falta de conteúdo. Em consequência desta situação, foi-me proposto pelo Vila Foz Hotel & Spa que realizasse um projeto de implantação de uma unidade hoteleira na Lousã. Este projeto consiste numa análise sobre a viabilidade e sustentabilidade da implementação de um Hotel Rural de 4 estrelas na Região Centro, mais precisamente na Lousã. Assim, numa fase inicial idealizou-se o hotel por si só, desde a criação de uma ficha técnica, às tarifas e serviços prestados, às receitas ou custos, seguindo-se a realização de um plano de marketing para uma eficaz sustentabilidade do hotel.
- Avaliação de investimentos e dinamização do negócio em empresa distribuidora de produtos alimentaresPublication . Luís Carlos Silva Vaz; Ana Pinto BorgesO presente trabalho tem por base o estudo económico e financeiro de um projeto de investimento numa empresa que comercializa produtos alimentares, nomeadamente produtos ultracongelados. O projeto de investimento apresentado avalia o impacto que a aquisição e instalação de um novo espaço de armazenamento de produtos ultracongelados poderá ter para a empresa, sabendo que o principal objetivo deste investimento passa por aumentar a área de armazenamento de mercadorias e, assim, melhorar os níveis de eficiência de entrega, reduzindo de forma significativa os produtos danificados que, por conseguinte, conduzirá a uma melhoria da rentabilidade do negócio. Tendo em conta as conclusões obtidas através deste estudo, e que demonstram a viabilidade do investimento em causa, procurei ainda antecipar o avolumar dos custos energéticos resultantes, bem como do investimento em estudo, avaliando desde já o impacto que o recurso a energias renováveis significa para a empresa. O estudo deste investimento demonstra também a sua pertinência, quer seja ao nível do período de retorno do montante inicialmente investido, quer ao nível dos cash-flows gerados traduzidos numa importante redução do valor a pagar relativo a energia contratada através de rede elétrica comum. Através das conclusões extraídas dos estudos desenvolvidos no âmbito deste trabalho de projeto, espero poder fornecer à empresa em causa informação relevante para a tomada de decisão e, eventual, aceitação dos projetos de investimento aqui estudados.
- A conceção de um plano de marketing digital para abertura de um Hostel em MatosinhosPublication . Gradim, José Alberto Silva; Lopes, JorgeO presente trabalho de projeto, orientado pelo Professor Doutor Jorge Lopes, surge no âmbito da conclusão do mestrado em Direção Comercial e Marketing no Instituto Superior de Administração e Gestão. Pretende-se com este trabalho de projeto levar a cabo a elaboração de um plano de marketing digital para a abertura de um hostel em Matosinhos. É importante, para o desenvolvimento de qualquer negócio, que se utilize um plano de comunicação e de marketing adequado que consiga transmitir a mensagem pretendida aos seus clientes, atuais e potenciais. Será adequado um plano de marketing digital para a abertura de um hostel na cidade de Matosinhos. Neste sentido foi realizada uma análise interna e externa e recorreu-se à utilização de uma metodologia de pesquisa qualitativa baseada numa análise documental, de forma a tentar compreender o ponto de vista em relação a este tema. Foram também explorados vários meios de comunicação que possam ser utilizados para a divulgação e comunicação da marca com o público-alvo.
- CONTRIBUTO DE UMA ANÁLISE DE DESEMPENHO ECONÓMICO- FINANCEIRO PARA A EMPRESA ARTE DIAMANTEPublication . Andrade Pereira, Ana Lígia; Manuel Domingos Tavares, VictorO presente trabalho de projeto realiza um diagnóstico económico-financeiro de uma empresa, na medida que a mesma possibilita ao gestor conhecer quais os indicadores que foram mais afetados e qual o impacto que as suas decisões tiveram no desempenho da empresa. Consequentemente, auxilia a tomada de decisão de forma a melhorar a performance da organização. O trabalho inicia-se por uma breve revisão de literatura sobre o tema de forma a dar a conhecer o objeto em estudo, e posteriormente a realização de uma análise económico-financeira da empresa Arte Diamante através dos suportes contabilísticos fornecidos pela mesma – balanço e demonstração de resultados dos anos 2014, 2015 e 2016 e da informação cedida pelo Banco de Portugal – mapa dos quadros do setor. A empresa é avaliada em dois contextos diferentes: a nível temporal e a nível setorial que nos permite ver o desempenho da empresa ao longo dos anos em estudo e comparar com o desempenho setor. O método utilizado foi o cálculo de rácios designadamente: liquidez, estrutura financeira e endividamento, rendibilidade, risco e atividade. Posteriormente calcula-se o índice de desempenho económico-financeiro, para a empresa e para o setor. Concluiu-se que a empresa enfrenta algumas dificuldades, como uma fraca autonomia financeira e reduzida capacidade de solvabilidade, sendo necessário tomar medidas corretivas de forma a melhorar o seu desempenho económico-financeiro. Da análise do índice constata-se também que o setor e a empresa têm comportamentos opostos, ou seja, quando a empresa está em crescimento o setor está em decréscimo nos três anos em análise.
- Contributos para a internacionalização da marca "Casal Garcia”Publication . Laranjeira, Rodrigo; Vieira, ElviraAs empresas utilizam várias estratégias de internacionalização para conseguirem expandir as suas atividades e/ou produtos para mercados além do doméstico. Para serem bem-sucedidas é imperativo terem em conta as necessidades específicas dos consumidores, as estratégias de potenciais concorrentes e a realidade dos países onde se pretendem inserir. Partindo do contexto de atuação internacional da marca Casal Garcia, o objeto do presente Trabalho de Projeto é contribuir para a melhoria da estratégia de internacionalização e presença nos mercados internacionais. Assim, através de uma marca já com um longo percurso de internacionalização, este estudo insere-se na investigação sobre a internacionalização de uma marca, particularmente do setor vitivinícola, reforçando a pertinência de se investir no desenvolvimento de estratégias de internacionalização adaptadas a cada mercado de destino. Os métodos de recolha de dados compreenderam questionários de resposta aberta e documentos organizacionais disponibilizados pela empresa. O programa de ação resultante da análise dos dados permitiu identificar as motivações para a internacionalização da marca Casal Garcia, as barreiras encontradas, o posicionamento da marca nos mercados de exportação do vinho português e dos Vinhos Verdes e o modelo de internacionalização utilizado. O presente trabalho procura contribuir para a estratégia de internacionalização da marca, apresentando as motivações da estratégia, os pontos fortes e os obstáculos, o modelo de internacionalização utilizado e de que forma todos estes fatores contribuíram para o posicionamento da marca no contexto internacional.
- Contributos para o desenvolvimento de um plano de negócios para as agências imobiliáriasPublication . Santos, Emanuel; Vilaça, AbílioO presente Trabalho de Projeto reporta um estudo que pretende responder a uma necessidade real dos franqueados da CENTURY 21 Portugal, gestora de franquias do setor imobiliário, que consiste na criação de uma ferramenta para a elaboração do Plano de Negócio. Criada em 1971, nos Estados Unidos, a marca CENTURY 21 é a maior rede imobiliária do mundo. Presente em Portugal desde 2005, a CENTURY 21 gere atualmente uma rede com mais de 190 agências, apoiadas por uma equipa com mais de 3500 consultores, de norte a sul e ilhas. Dotar os seus franqueados de um novo suporte técnico e, consequentemente, melhorar o desempenho das suas empresas, surge a necessidade da criação de uma ferramenta para a elaboração do Plano de Negócio. É neste contexto que o presente projeto visa colmatar esta necessidade. Assim, foram analisados vários indicadores fundamentais do negócio que contribuem para a rentabilidade das Agências para que, com a criação de uma nova ferramenta, permitirá tratar os dados com maior fiabilidade, qualidade e rigor, bem como, a possibilidade de simulação de vários cenários, tendo em conta as possíveis performances das agências.
- O controlo de custos de operações no transportes rodoviário de mercadorias e logística: o caso AtalaiaPublication . Guedes, Carla; Vilaça, AbílioO sector dos transportes e logística é um sector altamente competitivo e em constante desenvolvimento, devido a internalização do mesmo e uma forte globalização da economia. O trabalho apresentado, realizado em contexto empresarial, de uma empresa de transportes e logística a operar na região norte de Portugal tem por finalidade compreender a estrutura de custos de funcionamento por serviço, em função da tipologia de carga transportada e rota seguida. A metodologia do estudo teve como base a obtenção de dados primários disponibilizados pela empresa relativos a duas viaturas, num período de um mês, que transportaram cargas de natureza diferente e realizaram rotas distintas. Recorreu-se também à revisão bibliográfica sobre logística, quer de autores tradicionais quer de novos autores, no sentido de compreender o estado atual do conhecimento sobre os transportes e a logística. O principal resultado descoberto pela reflexão efetuada possibilitou constatar que existe uma influência direta nos custos de cada serviço em função da natureza e peso dos materiais transportados e rota efetuada. O trabalho efetuado permitiu à direção da organização conhecer uma melhor imputação de custos a cada serviço de transporte, possibilitando uma nova abordagem no domínio da orçamentação e determinação de custos dos serviços, que passaram a considerar a natureza das matérias a transportar e as rotas a realizar. O trabalho de projeto está baseado na análise pormenorizada de todos os custos de transporte diretos e indiretos, partindo da base das rotas percorridas e mercadorias transportadas, num mês, por duas viaturas de características diferentes.
- O e-commerce e o controlo dos meios de pagamento Online: caso de estudo SonaePublication . Moreira, Maria; Gonçalves, MárciaA evolução da economia, a concorrência, o estilo de vida dos consumidores e as novas tecnologias têm vindo a causar um grande impacto e a impor alterações no setor retalhista, para que se mantenha competitivo. Este trabalho de projeto tem como objetivo analisar a temática do e-Commerce de alguns negócios do universo Sonae, assim como os processos administrativos existentes de controlo dos meios de pagamento utilizados de forma a desenvolver uma solução que permita organizar mas sobretudo potenciar os processos existentes de controlo. Este trabalho de projeto subdivide-se em quatro grandes temas: o e-Commerce, o processo order-to-cash, os meios de pagamento e a elaboração de propostas de solução para o controlo dos meios de pagamento. Este trabalho de projeto iniciou-se com uma semana de formação no departamento Processos Administrativos de Venda, onde tive a oportunidade de passar por todas as equipas presentes. O passo seguinte passou por uma visita a cada negócio como o Continente Online, a Worten, a MO, a Zippy, a MakeNotes, entre outros, onde estive inserida em cada uma das equipas a observar o seu trabalho em contexto real. Como última tarefa, e não menos importante, fiz um levantamento de todas as informações relevantes para o projeto, onde comecei por analisar a temática do e- Commerce global, europeu e nacional, desenvolvi um benchmarking com todas as informações que consegui recolher de todas as empresas concorrentes e por fim, após análise de todos os temas, desenvolvi quatro soluções de melhoria.