AM - TIA - ADMIL - M - Mestrado em Ciências Militares na Especialidade de Administração Militar
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- O controlo de gestão num estabelecimento militar com autonomia administrativa e financeiraPublication . Ferreira, Pedro Filipe MartinsO presente estudo aborda a necessidade de mudança do controlo de gestão numa entidade com autonomia administrativa e financeira, mais especificamente, o caso das Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento (OGFE). O tema é restringido ao Balanced Scorecard, alvo de atenções mais acentuadas, na actualidade pela Administração Pública de Portugal, e pretende demonstrar de que forma este instrumento é necessário e vem inovar os utilizados. Para além de um enquadramento do BSC no controlo de gestão é efectuada uma revisão de literatura que tem por objectivo expor o potencial do BSC. São abordados com alguma profundidade os conceitos essenciais do BSC e superficialmente temas mais recentes como o alinhamento que não tenham ligação directa ao caso em estudo. A teoria termina numa redacção do BSC na Administração Pública, breve exposição sobre as adaptações típicas dos serviços públicos. Este estudo de caso explicativo utiliza técnicas de recolha diversas. Desde a pesquisa documental, essencial para extrair as potencialidades dos instrumentos existentes. Bem como entrevistas qualitativas com o objectivo de ter um contacto com a realidade vivida pelos gestores. Mas também questionários que possibilitaram incidir sobre o tema específico do BSC e ainda avaliar as preferências dos clientes do Centro Comercial das OGFE. A necessidade de implementar o instrumento em estudo ficou patente e as acções de melhoria demonstram a utilidade imediata que foi possível comprovar no período em que o trabalho decorreu.
- Competências dos Oficiais subalternos de Administração MilitarPublication . Massavanhane, ManuelO presente Trabalho de Investigação Aplicada encontra-se alicerçado na questão central “Quais as competências chave que caracterizam os diversos cargos desempenhados pelos oficiais subalternos de AdMil de modo a atingirem os desempenhos esperados pelo Exército?”. Os objetivos definidos passam por identificar as competências do oficial do subalterno de Administração Militar, por forma a verificar as hipóteses formuladas a partir das questões derivadas levantadas, tendo como objetivo último responder à questão fundamental ou central. A metodologia utilizada para a realização do trabalho alicerçou-se essencialmente em dois métodos científicos, nomeadamente o método qualitativo para as entrevistas e o método descritivo para as os inquéritos por questionário, tendo sido seguidos os passos recomendados por autores como Quivy (1998) e Fortin (2009) para a pesquisabibliográfica e documental. As entrevistas incidiram sobre 10 elementos da população alvo e os inquéritos em 37 elementos, sendo que a população alvo foi facilmente definida pela lista de antiguidades dos oficiais subalternos de Administração Militar. Concluímos que o oficial subalterno de Administração Militar possui um vasto leque de competências críticas e fundamentais de acordo com os domínios de competências identificados que lhe permitem cumprir as suas funções de acordo com as suas obrigações. Identificadas as competências-chave e comuns ao subalterno de Administração Militar que constituía uma hipótese, foi confirmada a segunda hipótese que consistiu na confirmação de diferenças significativas entre as competências nas áreas funcionais do subalterno de Administração Militar.
- Administração Militar, Gestão Estratégica e Liderança: uma aferição dos contributos de Buckingham, Drucker, Goldratt, Hill, Porter e RosenzweigPublication . Pinheiro, JoãoO presente Trabalho de Investigação Aplicada encontra-se subordinado ao tema "Administração Militar, Gestão Estratégica e Liderança: uma aferição dos contributos de Buckingham, Drucker, Goldratt, Hill, Porter e Rosenzweig". Com esta investigação pretendeu-se estudar os contributos mais significativos relativos aos autores Buckingham, Drucker, Goldratt, Hill, Porter e Rosenzweig, no âmbito das temáticas da gestão estratégica e liderança, e procurar identificar áreas no Exército, em geral, e no Serviço de Administração Militar, em particular, em que a aplicação de alguns desses contributos pudesse beneficiar a organização. A metodologia utilizada na realização deste trabalho de investigação aplicada respeita as etapas do processo de investigação segundo Marie-Fabienne Fortin, na qual a pesquisa bibliográfica e documental, os inquéritos por entrevistas e as observações foram os procedimentos de recolha de informação utilizados. No final da investigação concluiu-se que os contributos mais significativos relativos aos autores foram: a fórmula para o sucesso pessoal de Napoleon Hill, a teoria da gestão por objetivos de Peter Drucker, a teoria das restrições de Eliyahu Goldratt, o modelo das cinco forças e os conceitos de vantagem competitiva e de cadeia de valor de Michael Porter , a teoria do efeito de halo de Phil Rosenzweig e o movimento de ênfase nas qualidades de Marcus Buckingham. Concluiu-se, também, que a organização poderia sair beneficiada pela aplicação de alguns destes contributos, nomeadamente nas áreas da avaliação do desempenho dos militares, no processo de seleção e formação dos alunos da Academia Militar, na preservação da imagem e prestígio das Forças Armadas, e ainda na área da gestão de recursos humanos.
- Liderança e Co-Liderança: A Gestão do Comando das Companhias de Alunos num Estabelecimento Militar de EnsinoPublication . Camará, BilahalO presente Trabalho de Investigação Aplicada está subordinado ao tema: “Liderança e Co-liderança: A Gestão do Comando das Companhias de Alunos num Estabelecimento Militar de Ensino”. O conceito de Liderança sempre esteve presente desde o princípio da Humanidade, mesmo que de forma implícita. Atualmente, torna-se ainda mais relevante a abordagem e o esclarecimento deste conceito. Nos Estabelecimentos Militares de Ensino, e neste caso no Instituto dos Pupilos do Exército, é pertinente instruir os alunos sobre a forma como se deve desenvolver a capacidade de liderança. De certa forma, devido à faixa etária dos alunos, o processo torna-se moroso e mais complicado. A Liderança e a Co-liderança, no Instituto dos Pupilos do Exército, são dois conceitos que sempre têm estado presentes. Isto é, existe um conjunto de Oficiais que exercem funções de comando no Corpo de Alunos, colocando, desta forma, em prática o conceito de Liderança, visto que terão que liderar os alunos. Por sua vez, os alunos com funções de comando, designados por Alunos Graduados, põem em prática a Co-liderança, ou seja, uma Liderança dividida entre os alunos e que é controlada pelos monitores, designadamente os Oficiais. O objetivo definido para este trabalho visa a indagação de respostas às questões de investigação com o intento último de responder à questão seguinte: “No domínio da estrutura de alunos graduados, quais são os mais significativos desafios de liderança ao nível do comando das Companhias de Alunos?” No que concerne à metodologia utilizada, é importante referir que foram seguidas as etapas esquematizadas por Marie-Fabienne Fortin, sendo a recolha de informações feita com base em inquéritos por entrevistas, inquéritos por questionários, pesquisas bibliográficas e documentais, assim como observações diretas. Este Trabalho de Investigação Aplicada encontra-se organizado em seis capítulos. No primeiro é realizado um enquadramento teórico, relativamente ao estudo. No segundo é feita a revisão de literatura. No terceiro é feita uma abordagem sobre o Instituto dos Pupilos do Exército. No quarto é feita uma descrição dos métodos e procedimentos utilizados no decorrer da investigação. No quinto é feita a apresentação e análise dos resultados. No último capítulo são retiradas as respetivas ilações e feitas as recomendações. Conclui-se que existem mecanismos de ensino no Instituto dos Pupilos do Exército que permitem o desenvolvimento da capacidade de liderança nos alunos. As principais dificuldades que os alunos enfrentam, neste caso os denominados Alunos Graduados,aquando do exercício das funções de liderança, são, principalmente, a falta de cooperação de alguns dos alunos que fazem parte da cadeia de comando, mas que são subordinados. Verifica-se que os estilos de liderança que são mais usados no seio do Corpo de Alunos do Instituto são o estilo liberal, do Aluno Comandante de Batalhão para os Alunos Comandantes de Companhia, e o estilo democrático, entre os Alunos Comandantes de Companhia e os Alunos Comandantes de Pelotão.
- Do Apoio Logístico na Guerra Irregular à Logística de um Exército Convencional: Transformação e AdaptaçãoPublication . Malungo, EdsonO presente Trabalho de Investigação Aplicada está subordinado ao tema: ʺ Do apoio logístico na guerra irregular à logística de um exército convencional: Transformação e Adaptação ʺ. A crescente importância da logística a nível do panorama internacional, mais especificamente no Exército, tendo sido um fator que mudou em determinados momentos o curso da história, espelha o valor que este trabalho tem. O Exército angolano foi um pilar importante no processo de construção e unificação de Angola. Pretendeu-se, portanto, estudar a evolução logística das guerrilhas angolanas até a implementação do sistema logístico nacional, passando pelo estudo das potencialidades e limitações decorrentes deste processo, bem como os agentes que intervieram no mesmo. Os objetivos definidos para esta investigação científica vão de encontro com a necessidade de confirmar ou infirmar as hipóteses que foram colocadas inicialmente, com o propósito de responder às questões de investigação que foram enumeradas e, finalmente, à questão de partida levantada. A metodologia utilizada para a realização do trabalho baseou-se num quadro conceptual e em procedimentos esquematizados, tendo sido feita uma recolha de informação através de pesquisas bibliográficas e documentais, observações diretas e inquéritos por entrevista. Este Trabalho de Investigação Aplicada é composto por seis capítulos. No primeiro foi feito um enquadramento teórico para entendimento e justificação do âmbito do estudo. No segundo efetuou-se um estudo sobre o estado da arte da temática que foi analisada, desde os seus primórdios em comparação com os períodos marcantes da logística no contexto mundial. No terceiro é feita a análise da evolução da logística militar angolana, atendendo a todos os fatores que contribuíram para a mesma, bem com as vulnerabilidades e potencialidades no período que foi analisado. O quarto expõe os métodos e procedimentos utilizados durante a investigação. No quinto capítulo são apresentados e analisados os resultados. No último capítulo constam as conclusões e recomendações para futuras investigações. Conclui-se que a logística angolana, desde a criação das guerrilhas ao processo de paz, foi moroso, com a existência de vários intervenientes no processo, por inúmeras razões que iremos aprofundar. A guerra deteriorou tanto as estruturas do país como proporcionou a criação das primeiras unidades de logística, através da assessoria de países estrangeiros. E a paz possibilitou a criação do sistema logístico integrado e centralizado nas Forças Armadas.
- Identificação dos Comportamentos de Comando e Liderança para a Promoção do Desempenho dos SubordinadosPublication . Lopes, CésarO recurso mais preponderante que o Exército Português possui é, sem dúvida alguma, os seus Recursos Humanos. Saber gerir da melhor maneira esses recursos faz parte dos papéis diários dos comandantes, estando diretamente relacionado, ao fazer o uso correto de comportamentos de comando e liderança para promover o desempenho dos subordinados, com a melhoria de toda a instituição. Esta investigação está subordinada ao tema “Identificação dos Comportamentos de Comando e Liderança para a Promoção do Desempenho dos Subordinados”, e com ela pretende-se estudar os comportamentos dos Oficiais Capitães e Subalternos dos Quadros Permanentes de Administração Militar com funções de comando de homens. Para se proceder à investigação foram realizados inquéritos por questionário compostos por quatro partes aplicados a 9 comandantes e 200 subordinados. A primeira com dados sociodemográficos, a segunda contemplando 6 dimensões de liderança, a terceira com 3 fatores critério e a quarta com 6 competências de desempenho. Deste estudo, pode concluir-se que existem comportamentos que ao serem realizados pelos comandantes influenciam de forma positiva o desempenho dos subordinados. Realçando-se os comportamentos associados às dimensões de liderança visão do ambiente externo e interno, tomada de decisão e planeamento, liderança participativa e envolvimento e coesão e trabalho de equipa. Devendo o comandante atualizar as suas capacidades para realizar com eficácia o seu trabalho, visualizar o ambiente interno e externo da organização, estudar os recursos que tem ao seu dispor para alcançar os objetivos, promover a participação dos subordinados na tomada de decisão, conciliar as necessidades dos subordinados com os objetivos da organização, encorajar os subordinados na produção de ideias, administrar o tempo de forma eficaz, ter um discurso convincente, não ter receio de manifestar a opinião, promover o trabalho de equipa, explicar aos subordinados os seus pontos fortes e fracos e trabalhar em equipas multi e inter culturais com facilidade.
- O impacto dos líderes na Gestão da Mudança : Estudo de Caso dos Oficiais Cabo-VerdianosPublication . Cruz, ZicoO presente Trabalho de Investigação Aplicada está subordinado ao tema “O Impacto dos Líderes na Gestão da Mudança: Estudo caso dos Oficiais Cabo-Verdianos”. O trabalho tem como principal objetivo identificar quais os comportamentos que os Oficiais das Forças Armadas de Cabo Verde praticam e o seu impacto para gerir de forma eficaz e eficiente a mudança da Instituição Militar. Este trabalho encontra-se dividido em duas partes fundamentais. A primeira parte corresponde a sustentação teórica, na qual recorre-se à análise documental para apresentar um conjunto de conceitos da liderança e da mudança, bem como apresentar os modelos da liderança transformacional (Avolio e Bass, 2004) e os desafios da mudança (Kouzes e Posner, 2006). A segunda parte pertence à componente prática do trabalho, em que foram aplicados questionários, feitas a apresentação, analise e discussão dos resultados. Relativamente às entrevistas, aplicou-se uma análise qualitativa às respostas de sete Oficiais das Forças Armadas de Cabo Verde, permitindo assim, através da matriz codificação, identificar os comportamentos de liderança com maior percentagem das respetivas frequências, com destaque para os comportamentos “capacitar os outros para agir”, “encorajar a dedicação”, “inspirar uma visão partilhada”, e “desafiar o processo”, que obtiveram os melhores resultados. No que concerne aos questionários, foi aplicado a uma amostra de 183 militares (70 Oficiais e 113 Sargentos e Praças). Feita a análise dos dados através do coeficiente de correlação de Pearson (r) concluiu-se que os Oficiais das Forças Armadas de Cabo Verde, durante o processo da mudança utilizam comportamentos de liderança que os possibilita “capacitar os subordinados para agir”, “encorajar a dedicação”, “inspirar uma visão partilhada”. Estes comportamentos de liderança originam um forte impacto na correlação com os resultados dos fatores critérios da “motivação” e “aumento da satisfação” dos subordinados durante o processo da mudança.
- Progressão na carreira e o regime remuneratório do oficial da Guarda Nacional RepublicanaPublication . Martins, Ana Catarina de BarrosAtualmente, a progressão na carreira na Guarda Nacional Republicana é feita unicamente pela via hierárquica, facto que se prevê difícil devido à inexistência de vagas a curto prazo. No seu regime remuneratório, a instituição contempla uma diversidade de suplementos auferidos que advêm do desempenho de determinadas funções. Desta forma, carecem de estudo o desenvolvimento da carreira e o regime remuneratório, para os oficiais, de onde surge o tema “A Progressão na Carreira e o Regime Remuneratório do Oficial da Guarda Nacional Republicana”. Este trabalho tem como objetivo geral determinar quais as restrições a esta progressão na carreira e definir as limitações do regime remuneratório, interligando o sistema de desenvolvimento de carreira atual com a qualidade de vida do oficial e a sua motivação com a atual distribuição dos suplementos, e seu impacte no vencimento. Também como objetivo específico deste trabalho pretende-se analisar a relação entre a responsabilidade, a função e o vencimento. O método utilizado na elaboração do presente trabalho é o hipotético-dedutivo. Este divide-se em duas partes fundamentais: a teórica e a prática. Para se conhecer ao máximo o tema em apreço realizou-se uma vasta pesquisa bibliográfica e uma análise documental. Na parte prática utilizaram-se entrevistas e questionários, e por fim teceram-se conclusões. Conclui-se que a gestão da carreira deve assumir uma dupla responsabilidade, defendendo-se que apenas os melhores podem ocupar os lugares de topo na GNR, devendo a avaliação dos oficiais ser feita pela meritocracia. Esta consciencialização deve ser incutida desde o ingresso para a respetiva categoria. Relativamente ao regime remuneratório, a distribuição dos suplementos tem de ser mais equitativa e ter por base critérios justos, e deveria ser equacionada a possibilidade de se progredir horizontalmente, pois desta forma o sistema de progressão vertical evitaria as restrições apuradas.
- Outsourcing como instrumento de criação de valor? Implementação de viaturas elétricas no Programa Escola SeguraPublication . Vinhais, Jorge Filipe RodriguesO presente Trabalho de Investigação Aplicada (TIA) está subordinado ao tema “Outsourcing como instrumento de criação de valor? Implementação de viaturas elétricas no Programa Escola Segura”. Pretendemos com esta investigação indagar sobre a temática do Outsourcing e sobre a sua utilização no processo de aquisição de viaturas por parte da Guarda Nacional Republicana (GNR), bem como, estudar a criação de valor potencial para a instituição, designadamente com a aquisição de viaturas elétricas destinadas ao Programa Escola Segura (PES). Sendo a GNR uma força de segurança de natureza militar com um largo espetro de missões atribuídas, cumpridas diariamente ao longo de uma vasta malha territorial, torna-se imperativo a renovação constante dos seus meios no sentido de a habilitar para responder às mudanças que vão ocorrendo na sociedade em geral, para que consiga acompanhar a evolução dos tempos, das mentalidades e das exigências nacionais e mundiais. Para tal, o recurso a novas estratégias, novas tecnologias e inovação tornam-se aspetos providenciais. Estruturalmente, este TIA encontra-se dividido em duas partes, das quais a primeira assenta nos conceitos teóricos e segunda numa vertente mais prática, por forma a irmos ao encontro dos objetivos delineados nesta investigação. Perante isto, este trabalho de Investigação passou por confirmarmos ou infirmarmos as hipóteses colocadas relativamente às questões de investigação, com o propósito último de darmos resposta à questão central (QC) levantada no início da investigação. Para a recolha de informação, recorreu-se às metodologias de investigação científica de Fortin e de outros autores de relevo no que a esta temática diz respeito. Nas conclusões foram confrontados os conceitos teóricos recolhidos através das fontes bibliográficas de referência, com os dados obtidos nas entrevistas e inquéritos por questionário realizados.
- Forças Armadas de Cabo Verde : O impacto económico e financeiro da profissionalização das Forças ArmadasPublication . Inocêncio, Júlio César da Graça; Bernardino, Luís Manuel BrásO presente Trabalho de Investigação Aplicada intitulado “Forças Armadas de Cabo Verde. O impacto Económico e Financeiro da profissionalização das Forças Armadas”, surge no âmbito dos cursos ministrados na Academia Militar, e tem como objetivo principal estudar as Forças Armadas de Cabo Verde e identificar os impactos que a adoção de um modelo profissional pode ter no orçamento da Defesa. Este trabalho contém uma componente teórica que serve de sustentação à investigação, em que aborda aspetos importantes relativos à profissionalização das Forças Armadas, faz uma abordagem às Forças Armadas de Cabo Verde com base em legislação afeta às mesmas para se perceber quais os eventuais impactos que podem advir da adoção do modelo profissional, e as suas implicações no orçamento da Defesa Nacional. A segunda componente comporta uma pesquisa e recolha de dados e informação através de entrevistas que permitiram obter as conclusões e responder ao problema de estudo. Da análise teórica e dos dados recolhidos verifica-se que a adoção de um modelo profissional nas Forças Armadas de Cabo Verde implica uma alteração nos processos de recrutamento atualmente existente, estabelecendo requisitos para a entrada na Instituição Militar, tendo em conta as necessidades da mesma sendo que, a adoção deste modelo também tem implicações nos salários. Assim, concluímos que a adoção deste modelo implica uma alteração significativa no orçamento da Defesa, resultante do aumento dos gastos com o pessoal militar das Forças Armadas, e do maior investimento que deverá ser feito em tecnologias, na formação e treino dos quadros, pelo que o Estado deve encontrar formas para suportar tais custos. Também verifica-se que a adoção deste modelo permite uma redução da taxa de desemprego na sociedade, aumenta o poder de compra dos militares, contribuindo assim para a dinamização da economia, fornecendo ainda um clima de segurança favorecendo os investimentos, sendo por isso considerado uma mais-valia.