AM - TIA - ADMIL - M - Mestrado em Ciências Militares na Especialidade de Administração Militar
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing AM - TIA - ADMIL - M - Mestrado em Ciências Militares na Especialidade de Administração Militar by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 140
Results Per Page
Sort Options
- O controlo de gestão num estabelecimento militar com autonomia administrativa e financeiraPublication . Ferreira, Pedro Filipe MartinsO presente estudo aborda a necessidade de mudança do controlo de gestão numa entidade com autonomia administrativa e financeira, mais especificamente, o caso das Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento (OGFE). O tema é restringido ao Balanced Scorecard, alvo de atenções mais acentuadas, na actualidade pela Administração Pública de Portugal, e pretende demonstrar de que forma este instrumento é necessário e vem inovar os utilizados. Para além de um enquadramento do BSC no controlo de gestão é efectuada uma revisão de literatura que tem por objectivo expor o potencial do BSC. São abordados com alguma profundidade os conceitos essenciais do BSC e superficialmente temas mais recentes como o alinhamento que não tenham ligação directa ao caso em estudo. A teoria termina numa redacção do BSC na Administração Pública, breve exposição sobre as adaptações típicas dos serviços públicos. Este estudo de caso explicativo utiliza técnicas de recolha diversas. Desde a pesquisa documental, essencial para extrair as potencialidades dos instrumentos existentes. Bem como entrevistas qualitativas com o objectivo de ter um contacto com a realidade vivida pelos gestores. Mas também questionários que possibilitaram incidir sobre o tema específico do BSC e ainda avaliar as preferências dos clientes do Centro Comercial das OGFE. A necessidade de implementar o instrumento em estudo ficou patente e as acções de melhoria demonstram a utilidade imediata que foi possível comprovar no período em que o trabalho decorreu.
- Gestão de armazém. Estudo do caso no DGMEPublication . Paiva, VladimirA optimização dos serviços, reorganização dos espaços nos armazéns, a gestão de stocks e as novas normas impostas pela Comunidade Europeia são factores dominantes que obrigam as empresas do sector a investir em soluções informáticas. Nenhuma tecnologia permite uma resolução perfeita de todos os problemas nas empresas. No entanto, pode ajudar a reduzir drasticamente os erros humanos e a aumentar a produtividade de todos os processos logísticos de uma empresa. Um bom sistema de gestão de armazém permite um melhor controlo dos stocks, reduz os erros humanos e optimiza os processos e a utilização dos espaços. Com a concorrência cada vez mais feroz, esse ganho de eficiência pode ser vital para um sector de fornecimento, tendo em conta a necessidade de reduzir ao máximo os custos de operações e os stocks em armazém (gestão do stocks just-in-time). Nesta perspectiva, e perante uma das missões que é atribuída ao Deposito Geral de Material do Exercito que é de garantir a armazenagem de acordo com determinações superiores, foi-lhe pedido um grande esforço na área de Reabastecimento que passa pela criação de um sistema de informação único, pela modernização de reabastecimento e pela realização de uma correcta gestão de armazenagem, com vista a optimizar os recursos e melhorar a eficiência no funcionamento de um armazém.
- A Gestão Financeira em Entidades com Autonomia Administrativa e FinanceiraPublication . Oliveira, RuiA racionalização e a eficiência na utilização dos dinheiros públicos configuram, por si só, um dos maiores desafios da Administração Pública Portuguesa. Com efeito, foi desenhada a Reforma da Administração Financeira do Estado que, no seu núcleo, estabeleceu como objectivo fulcral uma Reforma no Tesouro Público, contemplando um novo Regime da Tesouraria do Estado. O presente trabalho versa sobre a análise do princípio da unidade da tesouraria, previsto no novo Regime da Tesouraria do Estado, e os constrangimentos da sua aplicação nos Serviços e Fundos Autónomos, designadamente numdos estabelecimentos Fabris do Exército – Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento. Da revisão da literatura infere-se que este princípio é um eixo de actuação fundamental para a reforma da gestão financeira pública e que pressupõe uma Reforma do Tesouro Público. Esta assenta na criação de uma entidade equiparada a uma entidade bancária que assegura a centralização dos fundos dos Serviços Integrados, dos Serviços e Fundos Autónomos (SFA) e, mais recentemente, das Entidade Públicas Empresariais (EPE). A centralização dos fundos proporciona maiorliquidez que, através de uma gestão previsional e integrada, potencia os ganhos e optimiza o recurso ao endividamento público, minimizando os respectivos encargos financeiros inerentes. Não obstante, têm-se levantado algumas reservas quanto à sua aplicação deste princípio aos Serviços e Fundos Autónomos, essencialmente por razões constrangedoras à boa gestão financeira destes organismos. Das entrevistas realizadas junto da Direcção e chefia dos Serviços de Finanças e Contabilidade das OGFE, bem como dos gestores de conta dos Bancos com quem este Organismo assumiu compromissos, conclui-se que a aplicação deste principio pode colocar obstáculos à boa gestão financeira deste Estabelecimento Fabril do Exército. O estudo realizado procura ainda apontar recomendações no sentido de se ultrapassar algumas das limitações que a adesão deste princípio pode provocar.
- O sistema integrado de Gestão e a Contabilidade Analítica numa Unidade de SaúdePublication . Brito, RodrigoAs organizações estão hoje inseridas num mundo globalizado que as obriga e coage de forma a optarem pelo uso das Tecnologias da Informação. Numa tentativa de redução do défice público, a introdução do exigente Regime da Adminstração Financeira do Estado e o Plano Oficial de Contabilidade Pública levou à aquisição por parte do Ministério da Defesa Nacional de um Sistema Integrado de Gestão. A integração dos dados dos três Ramos das Forças Armadas era a meta pretendida. Um conjunto de dificuldades no processo de implementação do Sistema Integrado de Gestão levou à não entrada em produtivo de um conjunto de módulos fundamentais para o processo de tomada de decisão. Neste contexto, o principal objectivo deste trabalho consiste, por um lado, em verificar a adequabilidade do desenho do módulo de Controlling e, por outro lado, propor um modelo adaptado à realidade do Hospital Militar Regional Nª1. Neste sentido, para o desenvolvimento do estudo empírico desenvolveu-se um teste de implementação do módulo de Controlling no bloco de formação do Sistema Integrado de Gestão, baseado no Plano de Contabilidade Analítica dos Hospitais do Ministério da Saúde. Os resultados evidenciam a adequabilidade e a importância da entrada em produtivo do módulo de Controlling, uma ferramenta imprescendível para o processo de tomada de decisão. Da mesma forma verifica-se a pertinência da opção por um modelo adequado à especificidade dos hospitais militares, nomeadamente o Hospital Militar Regional Nº1.
- Gestão de FrotasPublication . Branco, LuísEste trabalho visa analisar a gestão de frotas, nas Forças Armadas, bem como a melhor solução para parque de viaturas do Exército. Da revisão da literatura, ficamos com uma ideia dos serviços existentes no mercado civil. Da análise da situação, concluímos que a gestão de frotas existente no Exercito, tem grandes lacunas e que a gestão de frotas existente na Força Aérea, está se não melhor, pelo menos ao nível das empresas civis. Através da teorização da situação constatamos quais as vantagens e as desvantagens da implementação do sistema da Força Aérea no Exército. Através das entrevistas, concluímos que a implementação de um programa informático de gestão de frotas, como o SIGAUT, seria bastante benéfico para o Exército e até mesmo para o próprio programa. A proposta que é feita no final do trabalho, para além de permitir confirmar se o SIGAUT é ou não adequado às necessidades do Exército, permite fornecer indicadores de gestão válidos, coisa que não se tem até ao momento. Assim, permitirá fazer um planeamento a longo prazo com valores muito precisos e fiáveis.
- Gestão Orçamental e Financeira no ExércitoPublication . Fernandes, HélioEste trabalho visa analisar a organização e metodologia da Gestão Orçamental e Financeira no Exército Português, mais concretamente a adequabilidade do Sistema de Administração Financeira às actuais exigências. Através da análise documental de entidades que supervisionam o Exército na matéria, da comparação das estratégias, métodos e estrutura, com os apresentados por diversos autores e praticados pelas demais Organizações, constata-se que após a reestruturação de Março de 2006 no Exército, esta pouco contribuiu para uma gestão mais económica, eficaz e eficiente. Aliada ao suporte documental aplicaram-se inquéritos por entrevista e por questionário às entidades com responsabilidade directa na gestão no Exército, do qual se espelha a necessidade, utilidade e desejo de mudança. A filosofia de gestão herdada do passado, que segue a mesma linha estrutural e processual da continuidade, não se observa como a mais oportuna. Mesmo após as dificuldades suscitadas pelo novo Sistema de Informação, em nada de substancial se alterou a forma de gerir os recursos da Nação, cujo objectivo fundamental deve ser a prossecução dos interesses públicos com eficácia e economia de meios. Torna-se assim desejável a aplicação ao Exército de uma gestão baseada nos mais eficientes modelos de Gestão Orçamental e na rentabilização do Sistema Integrado de Gestão, não abarcando somente a vertente financeira. Da comparação com os demais Ramos das Forças Armadas Portuguesas e Exércitos de outros países, conclui-se que o Exército se encontra com necessidade de actualização. As propostas de alteração apresentadas ao actual Sistema de Administração e Finanças do Exército, permitem uma adaptação à realidade intra-Ministério e inter-Exércitos, assente nos princípios de gestão universalmente aceites.
- A Gestão Financeira em entidades de apoio social: O caso de estudo do IASFAPublication . Mizé, ElisaEste trabalho no Caso de Estudo do Instituto de Acção Social das Forças Armadas cuja finalidade principal È analisar a situação desta entidade numa perspectiva financeira e reflectir sobre a sua missão no contexto da reestruturação das Forças Armadas. Trata-se de um trabalho de investigação aplicada baseado em grande parte, no estágio que decorreu neste estabelecimento. Para a sua elaboração utilizou-se a combinação de várias metodologias, umas de forma mais aprofundada que as outras, mas todas com uma contribuição significativa para a conclusão do trabalho. Recorreu-se a observação directa, a pesquisa bibliográfica e também a algumas entrevistas consideradas importantes para se alcançar uma conclusão objectiva sobre o problema colocado. De todas as pesquisas efectuadas foi possível saber o que È e como se desenvolveu a ação social ao longo dos anos. Foi possível efectuar uma breve caracterização do IASFA, através da análise das contas e do plano de actividades, que contribuiu para a resolução da questão fulcral do trabalho e verificar as principais alterações efectuadas neste instituto aquando das reestruturações nas Forças Armadas. Após essas pesquisas e análises foi possível chegar-se ao fim da elaboração deste trabalho com uma conclusão específica e fundamentada sobre a questão fulcral do trabalho que se centrou na análise da situação actual do IASFA face à reestruturação recente e perspectivas futuras.
- Aprovisionamento público e o ExércitoPublication . Henriques, JoséO trabalho de investigação desenvolvido neste documento subordinou-se ao tema “O Aprovisionamento Público e o Exército”, um tema actual e muito importante para qualquer organização. Os objectivos gerais desta análise são baseados numa pergunta de partida que se pretende resolver, e passam por estudar a possibilidade de se fazerem alterações ao sistema de compras do Exército. Esta investigação seguiu um método onde se caminhou do geral para o particular, passando por várias fases. Inicialmente efectuaram-se pesquisas documentais, seguidas de entrevistas com cariz exploratório e, à medida que se conhecia o tema, foi-se entrando no particular, no estudo de caso. O presente documento encontra-se dividido em duas partes distintas, a primeira denominada Revisão da Literatura, tem um cariz essencialmente teórico, e a segunda parte denomina-se Estudo de Caso, sendo constituída essencialmente por aspectos teóricopráticos. Clarificando a constituição de cada parte, na primeira faz-se o enquadramento do estudo na Administração Pública, nas Finanças Públicas e enquadra-se dentro do Aprovisionamento a temática das compras que é, sobretudo, onde o estudo incide, fazendose assim a revisão da literatura existente sobre o tema. A segunda parte é constituída pela caracterização do local onde decorreu o estudo de caso, pela metodologia adoptada, pelas respostas aos objectivos teóricos e pela parte prática, onde são aplicadas entrevistas e apresentados e discutidos os respectivos resultados, sendo analisados e incluídos nas conclusões
- Serviços de Campanha. A Companhia de Reabastecimentos e ServiçosPublication . Silva, AntónioO trabalho que se apresenta desenvolve-se no âmbito da Logística e Táctica Militar e tem como objectivo realizar uma investigação que permita retirar conclusões sobre qual deve ser o empenhamento da Companhia de Reabastecimentos e Serviços nas Operações de Apoio à Paz, tendo em atenção às suas actuais capacidades e à organização da unidade/contingente para a missão. O assunto revela a sua importância no que toca ao Apoio de Serviços em missões humanitárias e de apoio à paz, na qual o Exército Português participa com as suas Forças Nacionais Destacadas. Iniciou-se o trabalho com um enquadramento na doutrina actual das Operações de Apoio à Paz, em vigor na Organização das Nações Unidas, na Organização do Tratado do Atlântico Norte e na doutrina adoptada pelo Exército Português no mesmo âmbito. Focámos ainda neste contexto, os procedimentos no que toca ao processo de organização e preparação dos contingentes para as missões. De seguida, descreveu-se o conceito actual do Apoio de Serviços, focando as suas principais características e destacando as ameaças mais prováveis ao seu funcionamento. Posteriormente, caracterizámos a Companhia de Reabastecimentos e Serviços como unidade pertencente às Forças de Apoio Geral, fazendo uma breve referência à sua constituição e destacando as suas possibilidades e limitações. Dado que a Companhia evoluiu de modo a adquirir uma estrutura modular, definiremos o conceito de modularidade. Concluímos o presente trabalho com a Apresentação dos dados recolhidos e com a discussão dos resultados obtidos. A Entrevista foi o principal método de recolha de dados. Obtivemos os dados através de entrevistas realizadas a três amostras diferentes: a primeira inclui Oficiais que já desempenharam função de Comandante de uma Força Nacional Destacada, a segunda os Oficiais de Logística das três Brigadas do Exército Português e a terceira inclui o Comandante da Escola Prática dos Serviços e o Comandante da Companhia de Reabastecimentos e Serviços.
- As OGFE e a Logística de ProduçãoPublication . Fernandes, NunoO presente trabalho de investigação aplicada versa a temática: As Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento e a Logística de Produção,efectuando um estudo centrado na função gestão de stocks desta organização. Numa primeira fase, o trabalho apresenta uma parte teórica, em que é abordada a temática da logística dando especial ênfase à actividade gestão de stocks apresentando individualmente as suas componentes. Concluindo esta primeira parte do trabalho, são ainda caracterizados os modelos de gestão de stockspara procura independente. Numa segunda fase, o trabalho tem um cariz eminentemente prático. Primeiro, é feita uma breve descrição geral da organização onde o trabalho se desenvolveu, sendo analisados de forma particular os Serviços Comerciais. Posteriormente, é caracterizada a função gestão de stocks, efectuando-se uma análise individual de cada componente, dando maior destaque à componente gestão económica, uma vez que o objectivo central do trabalho é verificar a eficácia e eficiência do modelo de gestão de stocks. De forma a caracterizar o modelo, são estudados dois tipos de produtos: as camisolas de lã e as camisolas interiores verdes. O modelo real, quando comparado linearmente com o modelo teórico, obteve os custos anuais mais baixos, devendo-se tal ao facto de considerar um stock de segurança mais baixo. No entanto, ao considerar níveis de stock de segurança mais baixos origina que o nível de serviço garantido baixe, sendo de 95,7% nas camisolas de lã e 93,1% nas camisolas interiores verdes. Pelo contrário, o modelo teórico, define um nível de serviço de 99,9% para ambos. No que diz respeito à eficiência,concluiu-se que apesar de o modelo real colocar anualmente um número reduzido de encomendas, originando que o stock médio em posse aumente, este apresenta os custos mais baixos. Contudo, através de uma maior interacção com o cliente Exército no intuito de minimizar a variabilidade da procura, e uma diminuição e estabilização dos prazos de entrega dos fornecedores, o modelo teórico apresenta-se como uma melhor solução.
