AM - TIA - ADMIL - M - Mestrado em Ciências Militares na Especialidade de Administração Militar
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing AM - TIA - ADMIL - M - Mestrado em Ciências Militares na Especialidade de Administração Militar by Title
Now showing 1 - 10 of 38
Results Per Page
Sort Options
- Administração Militar, Gestão Estratégica e Liderança: uma aferição dos contributos de Buckingham, Drucker, Goldratt, Hill, Porter e RosenzweigPublication . Pinheiro, JoãoO presente Trabalho de Investigação Aplicada encontra-se subordinado ao tema "Administração Militar, Gestão Estratégica e Liderança: uma aferição dos contributos de Buckingham, Drucker, Goldratt, Hill, Porter e Rosenzweig". Com esta investigação pretendeu-se estudar os contributos mais significativos relativos aos autores Buckingham, Drucker, Goldratt, Hill, Porter e Rosenzweig, no âmbito das temáticas da gestão estratégica e liderança, e procurar identificar áreas no Exército, em geral, e no Serviço de Administração Militar, em particular, em que a aplicação de alguns desses contributos pudesse beneficiar a organização. A metodologia utilizada na realização deste trabalho de investigação aplicada respeita as etapas do processo de investigação segundo Marie-Fabienne Fortin, na qual a pesquisa bibliográfica e documental, os inquéritos por entrevistas e as observações foram os procedimentos de recolha de informação utilizados. No final da investigação concluiu-se que os contributos mais significativos relativos aos autores foram: a fórmula para o sucesso pessoal de Napoleon Hill, a teoria da gestão por objetivos de Peter Drucker, a teoria das restrições de Eliyahu Goldratt, o modelo das cinco forças e os conceitos de vantagem competitiva e de cadeia de valor de Michael Porter , a teoria do efeito de halo de Phil Rosenzweig e o movimento de ênfase nas qualidades de Marcus Buckingham. Concluiu-se, também, que a organização poderia sair beneficiada pela aplicação de alguns destes contributos, nomeadamente nas áreas da avaliação do desempenho dos militares, no processo de seleção e formação dos alunos da Academia Militar, na preservação da imagem e prestígio das Forças Armadas, e ainda na área da gestão de recursos humanos.
- Aplicação Militar da Inteligência Artificial: Manual de Procedimentos de Controlo InternoPublication . Ramiro, Alexandre Filipe; Magalhães, Flávio Ivo Riedlinger deO objetivo geral deste trabalho é investigar e analisar os contributos que a Inteligência Artificial pode fornecer ao Exército Português na área do Controlo Interno, potenciando uma implementação otimizada do MPCI, na área financeira. Através de um raciocínio abdutivo e de uma metodologia mista, foi elaborada a análise quantitativa com recurso a inquéritos por questionário a 91,7% dos 48 Oficiais que desempenham funções de Chefia nas Subsecções de Recursos Financeiros do Exército Português, e inquéritos por entrevista a entidades responsáveis pelo planeamento e coordenação da aplicação do Controlo Interno e a militares com conhecimento na área do Controlo Interno e da Inteligência Artificial. Com base na análise realizada, conclui-se que a Inteligência Artificial tem a capacidade de potenciar significativamente os processos de Controlo Interno, melhorando a eficiência, transparência e fiabilidade das operações. A implementação desta tecnologia pode automatizar tarefas repetitivas, aumentar a capacidade de deteção de fraudes e gestão de riscos, e proporcionar análises em tempo real que facilitam a tomada de decisões. Os resultados também evidenciam a necessidade de investimento contínuo em formação e desenvolvimento de competências nas respetivas áreas. A segurança dos dados e a adaptação cultural foram identificadas como desafios significativos para garantir uma implementação bem-sucedida. Estratégias como a automatização de processos e monitorização contínua são cruciais para o aperfeiçoamento do Controlo Interno no Exército Português. Tendo em vista os resultados obtidos, foi possível definir algumas medidas que poderiam ser adotadas como a integração de relatórios automáticos, procedimentos em massa e sistemas de apoio à decisão, bem como a implementação de chatbots e análises financeiras para aumentar a eficiência e minimizar o erro humano. As limitações incluem a escassez de pessoal especializado em Inteligência Artificial, o investimento para adquirir e manter a tecnologia, e a necessidade de adaptar continuamente os procedimentos às especificidades das Unidades, Estabelecimentos e Órgãos. Recomenda-se a investigação futura da Inteligência Artificial em outras áreas críticas, como a contratação pública, para maximizar os benefícios desta tecnologia.
- Apoio Logístico do Hospital das Forças Armadas à sociedade em tempos de emergênciaPublication . Pita , João Pedro Lopes; Reis, João Carlos Gonçalves dosA presente Dissertação de Mestrado, intitulada de o “Apoio Logístico do Hospital das Forças Armadas à sociedade em tempos de emergência: Estudo de caso sobre a CO VID-19”. Tem o intuito de compreender como foi desempenhado o processo logístico para o cumprimento das várias missões de apoio à população em que o Hospital das For ças Armadas esteve empenhado. Este trabalho segue um processo metodológico qualitativo sendo o método utili zado uma estratégia de estudo de caso de natureza qualitativa. Concomitantemente, re correu-se a várias fontes de recolha de dados, a principal foram as 10 entrevistas semies truturadas, secundariamente recorreu-se à observação direta e à análise de documentação oficial para triangular e corroborar a informação recolhida das entrevistas. Neste método, recorreu-se à técnica de amostragem em bola de neve, em que a amostra é realizada continuamente por aconselhamento dos já inquiridos, fazendo a amos tra crescer como uma bola de neve. Tendo sido finalizado o processo após o alcance da saturação teórica. Os resultados obtidos através da triangulação dos dados, confirmam que a resposta do Hospital das Forças Armadas foi positiva, sendo necessário a colocação em prática de treinos para situações reais como esta epidemia. Pois nunca saberemos quando será a próxima. É preciso testar todos os cenários possíveis, tornando todos os processos muito mais intuitivos. Melhorando o controlo, coordenação e o planeamento das operações. Com esta investigação conseguimos igualmente perceber as principais dificulda des com que os militares se depararam, sendo a falta de equipamentos e de Recursos Humanos numa fase embrionária da epidemia, como a falta espaço para armazenar os artigos numa fase posterior. O Hospital das Forças Armadas adaptou-se às circunstâncias inerentes à realidade provocada pela COVID-19. Conseguindo através do Decreto-Lei n.º 10-A/2020, dos apoios externos e dos profissionais existente do Hospital responder aos apoios solicitados tanto por parte do Serviço Nacional de Saúde como da família militar.
- Carbon Tax – Objetivos e Metas Aplicados ao Exército PortuguêsPublication . Costa, Ana Cristina Rodrigues da; Penela, Daniela Cristina dos Anjos; Flambó, Tiago Miguel AlbanoUma das maiores preocupações ambientais que tem recebido muita atenção da sociedade e que está a incrementar o fenómeno das alterações climáticas prende-se com o aumento das concentrações de CO2 na atmosfera. Na necessidade de combater este problema, foram estabelecidos acordos, como o Protocolo de Quioto e o Acordo de Paris, dos quais surgiram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). De forma a alcançar esses objetivos, a Carbon Tax constitui-se como uma medida de desincentivo à emissão de gases, através da imposição de um custo sobre as emissões de CO2. O Exército Português enquanto organização estruturante do Estado, almeja manter-se na vanguarda das questões de desenvolvimento sustentável. Neste sentido, a presente investigação subordinada ao tema Carbon Tax, tem como principal objetivo perceber qual seria o efeito e as consequências deste imposto no Exército Português e, contribuir com medidas que possam melhorar a sustentabilidade da organização. Para tal, seguindo um raciocínio indutivo, foi utilizada uma estratégia metodológica mista, utilizando como principais técnicas de recolha de dados a análise de documentos, entrevistas, questionários e análise de dados registados pelas diversas Unidades do Exército Português na plataforma SIRCAE. Os resultados indicam que a Carbon Tax se constituiria como uma medida que fomentaria a conscientização dos membros e influenciaria a práticas mais sustentáveis, melhorando o Exército Português a nível da sustentabilidade, bem como seria um ponto positivo para a imagem institucional. Assim, foram propostas um conjunto de medidas a serem tomadas de forma a atingir a eficiência e as metas globalmente estabelecidas, nomeadamente, investir em fontes de energias renováveis, em eficiência energética, transformação do parque auto, designação de uma equipa responsável pelo registo e controlo dos consumos, entre outras.
- Competências dos Oficiais subalternos de Administração MilitarPublication . Massavanhane, ManuelO presente Trabalho de Investigação Aplicada encontra-se alicerçado na questão central “Quais as competências chave que caracterizam os diversos cargos desempenhados pelos oficiais subalternos de AdMil de modo a atingirem os desempenhos esperados pelo Exército?”. Os objetivos definidos passam por identificar as competências do oficial do subalterno de Administração Militar, por forma a verificar as hipóteses formuladas a partir das questões derivadas levantadas, tendo como objetivo último responder à questão fundamental ou central. A metodologia utilizada para a realização do trabalho alicerçou-se essencialmente em dois métodos científicos, nomeadamente o método qualitativo para as entrevistas e o método descritivo para as os inquéritos por questionário, tendo sido seguidos os passos recomendados por autores como Quivy (1998) e Fortin (2009) para a pesquisabibliográfica e documental. As entrevistas incidiram sobre 10 elementos da população alvo e os inquéritos em 37 elementos, sendo que a população alvo foi facilmente definida pela lista de antiguidades dos oficiais subalternos de Administração Militar. Concluímos que o oficial subalterno de Administração Militar possui um vasto leque de competências críticas e fundamentais de acordo com os domínios de competências identificados que lhe permitem cumprir as suas funções de acordo com as suas obrigações. Identificadas as competências-chave e comuns ao subalterno de Administração Militar que constituía uma hipótese, foi confirmada a segunda hipótese que consistiu na confirmação de diferenças significativas entre as competências nas áreas funcionais do subalterno de Administração Militar.
- O controlo de gestão num estabelecimento militar com autonomia administrativa e financeiraPublication . Ferreira, Pedro Filipe MartinsO presente estudo aborda a necessidade de mudança do controlo de gestão numa entidade com autonomia administrativa e financeira, mais especificamente, o caso das Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento (OGFE). O tema é restringido ao Balanced Scorecard, alvo de atenções mais acentuadas, na actualidade pela Administração Pública de Portugal, e pretende demonstrar de que forma este instrumento é necessário e vem inovar os utilizados. Para além de um enquadramento do BSC no controlo de gestão é efectuada uma revisão de literatura que tem por objectivo expor o potencial do BSC. São abordados com alguma profundidade os conceitos essenciais do BSC e superficialmente temas mais recentes como o alinhamento que não tenham ligação directa ao caso em estudo. A teoria termina numa redacção do BSC na Administração Pública, breve exposição sobre as adaptações típicas dos serviços públicos. Este estudo de caso explicativo utiliza técnicas de recolha diversas. Desde a pesquisa documental, essencial para extrair as potencialidades dos instrumentos existentes. Bem como entrevistas qualitativas com o objectivo de ter um contacto com a realidade vivida pelos gestores. Mas também questionários que possibilitaram incidir sobre o tema específico do BSC e ainda avaliar as preferências dos clientes do Centro Comercial das OGFE. A necessidade de implementar o instrumento em estudo ficou patente e as acções de melhoria demonstram a utilidade imediata que foi possível comprovar no período em que o trabalho decorreu.
- Cooperação Civil-Militar Durante a COVID-19Publication . Felício, José Eduardo Duarte; Reis, João Carlos Gonçalves dosA presente investigação subordinada ao tema, “Cooperação Civil-Militar Durante a COVID-19: O Papel do Exército Português na Resposta Nacional”, tem como finalidade analisar a evolução da resposta à COVID-19, na proteção da sociedade civil, pelo Exército Português, baseado na literatura existente e com a verificação empírica através de um trabalho de campo, junto das estruturas que contribuíram para o combate à COVID-19 no seio do Exército Português. A metodologia adotada na presente investigação tem por base uma estratégia de investigação qualitativa que assenta no uso do método de estudo de caso e num raciocínio indutivo, partindo de observações particulares de modo a concluir-se uma verdade universal. O processo de recolha de dados contempla três fontes que se corroboram entre si: a pesquisa bibliográfica, a análise de documentação institucional e os inquéritos por entrevista. Os resultados obtidos através da triangulação dos dados, confirmaram que o espetro de missões para que os Exércitos são empenhados tem seguido uma tendência de mudança e onde o exemplo mais recente é a pandemia COVID-19 que atravessamos. Desde cedo, o exército desenvolveu medidas com o objetivo de preservar o potencial de combate e possibilitar o apoio à sociedade civil. Ainda assim, numa fase embrionária da pandemia, na consecução do apoio à população, o Exército enfrentou dificuldades em conseguir coordenar os apoios às entidades civis, tendo a necessidade de criar uma Célula de Resposta COVID-19 em coordenação com as entidades civis, permitindo um apoio estruturado e sustentado. Com a criação de um novo cenário prevê-se que os mecanismos de Lições Aprendidas do Exército Português permitam capacitar e reformular o apoio Militar de Emergência, para que em pandemias futuras, a sua atuação seja executada sem as mesmas limitações que impediram uma atuação mais célere mas sobretudo mais eficiente.
- A desmaterialização e a digitalização processual no Exército Português: Diagnóstico, impacto e oportunidades de melhoriaPublication . Peniche, Pedro Afonso da Costa Lima Barroco; Saraiva, Artur Manuel VieiraNum contexto de constrangimento orçamental e crescentes exigências ambientais por parte da sociedade, um dos maiores desafios colocados à Administração Pública prende-se com a melhoria dos seus serviços, no sentido de desburocratizar, simplificar e agilizar o relacionamento entre os cidadãos e o próprio Governo, assim como torná-la mais ecológica. Foi desta forma que o conceito de “Governo Eletrónico” emergiu, como um meio de, através da desmaterialização e digitalização da informação, reduzir custos, melhorar serviços e aumentar a transparência, contribuindo para a modernização e inovação do Estado. Uma vez que o Exército Português é uma organização estruturante do Estado, é natural que procure manter-se na vanguarda da gestão da informação. Neste sentido, com a presente investigação pretende-se analisar o impacto das recentes medidas levadas a cabo pelo Exército Português relativamente à introdução de metodologias de desmaterialização e de digitalização da informação, em particular, nas áreas logística e financeira. A metodologia utilizada segue um raciocínio indutivo, partindo de observações particulares, utilizando uma estratégia qualitativa onde o processo de recolha de dados foi constituído pela pesquisa bibliográfica, pela análise de documentação institucional, assim como o recurso a inquéritos por entrevistas e observação direta. Os resultados obtidos através da triangulação dos dados, confirmam a existência do “paradoxo da desmaterialização” no Exército Português pois os procedimentos administrativos em vigor são excessivamente burocráticos e ainda exigem o suporte em papel, evidenciando que a temática da desmaterialização e digitalização da informação ainda não se encontra suficientemente desenvolvida e implementada quanto seria desejado. Os resultados também sugerem que a implementação de políticas de desmaterialização e digitalização deve fazer-se a par da revisão dos processos administrativos, da consciencialização dos colaboradores para a importância destas políticas, e de uma formação adequada, a fim de resolver o problema da iliteracia digital e da resistência à mudança. O objetivo primordial é caminhar para um ambiente digital, sem papel, aproximando o Exército Português dos padrões nacionais e Europeus, promovendo uma cultura de sustentabilidade, de consciência ambiental e de maior eficiência administrativa.
- As determinantes de Tounover dos oficiais do quadro permanente do Exercito PortuguêsPublication . Pinto, Mário André Monteiro; Lopes, Helga Santa Comba; Ferreira, Tânia MoraO objetivo geral desta investigação é desenhar um perfil de turnover inicial do Oficial do Quadro Permanente do Exército Português. A partir deste objetivo geral, foi definido um modelo militar de turnover e novas considerações relativamente à recente teoria da Proximal Withdrawal States Theory foram encontradas. Para tal, através de um raciocínio dedutivo, nomeadamente com um método quanti tativo, recorreu-se a inquéritos por questionário aos Oficiais do Quadro Permanente do Exér cito Português, onde se obteve uma amostra de 575 militares. Os resultados indicam que os Oficiais do Quadro do Exército Português demonstram uma reduzida intenção de saída da organização. Este resultado justifica-se pelo facto dos Oficiais se assumirem como militares relativamente satisfeitos com a suas carreiras, com prometidos afetivamente, embutidos na organização e com bons níveis de aculturação com a Instituição Militar. Contudo, estes mesmos militares demarcam-se pela falta de zelo por parte da organização, não se sentido devidamente recompensados pela mesma. Consequen temente, a procura por alternativas profissionais no mercado civil destaca-se por ser contínua e inerente. Quanto às especialidades são os oficiais de Saúde, Engenharia Militar e Artilharia e quanto ao posto são os Tenentes que demonstram o menor bem-estar na organização e, consequentemente, a maior intenção de abandono da organização. Verifica-se ainda existir um conjunto de antecedentes que podem funcionar como preditores da intenção de turnover, tendo sido o modelo constituído pela Satisfação Laboral, a Perceived Organizacional Support e pela procura de Oportunidades Alternativas Profis sionais a apresentar o melhor ajuste, justificando 65% da variação da intenção de saída. Por último, tal como preconizado pela Proximal Withdrawal States Theory, a resposta dos pre ditores não se assumiu de forma mais significativa devido aos ditos relutantes presentes na estrutura.
- Do Apoio Logístico na Guerra Irregular à Logística de um Exército Convencional: Transformação e AdaptaçãoPublication . Malungo, EdsonO presente Trabalho de Investigação Aplicada está subordinado ao tema: ʺ Do apoio logístico na guerra irregular à logística de um exército convencional: Transformação e Adaptação ʺ. A crescente importância da logística a nível do panorama internacional, mais especificamente no Exército, tendo sido um fator que mudou em determinados momentos o curso da história, espelha o valor que este trabalho tem. O Exército angolano foi um pilar importante no processo de construção e unificação de Angola. Pretendeu-se, portanto, estudar a evolução logística das guerrilhas angolanas até a implementação do sistema logístico nacional, passando pelo estudo das potencialidades e limitações decorrentes deste processo, bem como os agentes que intervieram no mesmo. Os objetivos definidos para esta investigação científica vão de encontro com a necessidade de confirmar ou infirmar as hipóteses que foram colocadas inicialmente, com o propósito de responder às questões de investigação que foram enumeradas e, finalmente, à questão de partida levantada. A metodologia utilizada para a realização do trabalho baseou-se num quadro conceptual e em procedimentos esquematizados, tendo sido feita uma recolha de informação através de pesquisas bibliográficas e documentais, observações diretas e inquéritos por entrevista. Este Trabalho de Investigação Aplicada é composto por seis capítulos. No primeiro foi feito um enquadramento teórico para entendimento e justificação do âmbito do estudo. No segundo efetuou-se um estudo sobre o estado da arte da temática que foi analisada, desde os seus primórdios em comparação com os períodos marcantes da logística no contexto mundial. No terceiro é feita a análise da evolução da logística militar angolana, atendendo a todos os fatores que contribuíram para a mesma, bem com as vulnerabilidades e potencialidades no período que foi analisado. O quarto expõe os métodos e procedimentos utilizados durante a investigação. No quinto capítulo são apresentados e analisados os resultados. No último capítulo constam as conclusões e recomendações para futuras investigações. Conclui-se que a logística angolana, desde a criação das guerrilhas ao processo de paz, foi moroso, com a existência de vários intervenientes no processo, por inúmeras razões que iremos aprofundar. A guerra deteriorou tanto as estruturas do país como proporcionou a criação das primeiras unidades de logística, através da assessoria de países estrangeiros. E a paz possibilitou a criação do sistema logístico integrado e centralizado nas Forças Armadas.