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Authors
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Abstract(s)
O presente estudo aborda a necessidade de mudança do controlo de gestão numa
entidade com autonomia administrativa e financeira, mais especificamente, o caso das
Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento (OGFE).
O tema é restringido ao Balanced Scorecard, alvo de atenções mais acentuadas, na
actualidade pela Administração Pública de Portugal, e pretende demonstrar de que forma
este instrumento é necessário e vem inovar os utilizados.
Para além de um enquadramento do BSC no controlo de gestão é efectuada uma
revisão de literatura que tem por objectivo expor o potencial do BSC. São abordados com
alguma profundidade os conceitos essenciais do BSC e superficialmente temas mais
recentes como o alinhamento que não tenham ligação directa ao caso em estudo. A teoria
termina numa redacção do BSC na Administração Pública, breve exposição sobre as
adaptações típicas dos serviços públicos.
Este estudo de caso explicativo utiliza técnicas de recolha diversas. Desde a pesquisa
documental, essencial para extrair as potencialidades dos instrumentos existentes. Bem
como entrevistas qualitativas com o objectivo de ter um contacto com a realidade vivida
pelos gestores. Mas também questionários que possibilitaram incidir sobre o tema específico
do BSC e ainda avaliar as preferências dos clientes do Centro Comercial das OGFE.
A necessidade de implementar o instrumento em estudo ficou patente e as acções de
melhoria demonstram a utilidade imediata que foi possível comprovar no período em que o
trabalho decorreu.
Description
Keywords
GESTÃO CONTROLO DESEMPENHO SCORECARD
Citation
Publisher
Academia Militar