AM - CS - MH - Motricidade Humana
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- Avaliação nutricional e actividade motora do Cadete - Aluno da Academia MilitarPublication . Costa, AlexandreO objectivo do presente estudo é fazer uma avaliação nutricional das calorias presentes nadieta alimentar dos cadetes do Aquartelamento da Academia Militar. A fim efectuar esta avaliação, foi pedido aos cadetes (masculinos e femininos) para preencher um questionário diário (em cinco dias) onde tiveram que explicar de modo detalhado quais os alimentos por eles ingeridos no intervalo das principais refeições. Para a análise e interpretação dos dados obtidos foram usados diversos meios, das actividades diárias do cadete à tecnologia mais avançada na medição de calorias: o TriTrac Tri-Axial RT3. Todos os meios usados ajudaram na obtenção dos seguintes resultados: as quantidades e a qualidade dos alimentos fornecidos pelo Aquartelamento da Academia Militar são suficientes para cobrir odispêndio energético diário dos cadetes. Poder-se-ia também concluir que os cadetes femininos despendem menos calorias diariamente do que os masculinos. A respeito do uso do TriTrac Tri-Axial RT3 num contexto militar, é possível afirmar que pode ser considerado uma ferramenta muito útil em conjunto com os manuais civis.
- Lesões desportivas em Instituições de Ensino Superior Militar e PolicialPublication . Nunes, IvanEste estudo tem como principal objectivo caracterizar as lesões desportivas em instituições de ensino superior militar e policial. Caracteriza-se por ser um estudo epidemiológico, observacional, transversal e retrospectivo, baseando-se num período de quatro anos de frequência de ensino superior militar. A amostra foi constituída por 121 cadetes dos diversos estabelecimentos de ensino superior militar. Como instrumento de recolha de dados recorreu-se à aplicação de um questionário, previamente validado, que recolheu informação respeitante às características pessoais, do treino e das lesões eventualmente ocorridas. Utilizou-se o programa estatístico SPSS para tratamento dos dados, onde se efectuou análise estatística e correlações bivariadas. Os resultados mostraram que, 70% dos alunos sofreram pelo menos uma lesão ao longo dos quatro anos de curso. O Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna apresenta a maior taxa de indivíduos lesionados (82%), enquanto que a Academia da Força Aérea regista a maior incidência de lesões (44%). As entorses foram as lesões mais frequentes, e os tornozelos as regiões mais afectadas, sendo que a maioria das lesões foi contraída em aula. A maior parte dos alunos lesionados interrompeu a actividade física e quase metade dos mesmos ainda não recuperou totalmente da lesão. O estudo caracterizou as lesões desportivas dos cadetes, no entanto, não foram encontrados factores de risco significativos que possam predispor à ocorrência de lesão.
- Percepções de Motivação e Empenho dos alunos da Academia Militar quanto à prática desportivaPublication . Miranda, JonathanEste estudo tem como principal objectivo caracterizar o nível ou padrão de motivação relativamente à prática desportiva na Academia Militar. É um estudo do tipo quantitativo ad hoc, que foca os quatro anos académicos do presente ano lectivo da Academia Militar. A amostra, que se confunde com a população, foi constituída por quatrocentos e cinquenta e seis (456) alunos de ambos os sexos. Para a recolha de dados aplicou-se um questionário que apresenta garantias de validade, fidelidade e objectividade. Os dados provenientes foram tratados de modo informático, no programa de tratamento statístico “Systéme Portable pour l’Analyse des Données”. Daí foi extraída a estatística descritiva assim como, a classificação automática das variáveis. O tratamento e análise de dados sugerem que os níveis de motivação percepcionados pelos diferentes anos académicos sãosimilares, no entanto, é o 3º ano que apresenta a média mais elevada. Existe uma relação entre a classificação académica e o percurso motivacional percepcionado pelos alunos. Os alunos que frequentam o 4º ano têm uma orientação dos objectivos centrada no ego, e osalunos do 1º ano académico tem uma orientação dos objectivos centrada na tarefa. É significativo o número de alunos que aludem à necessidade de reajuste do horário das aulas de EF. Propõem-se um estudo que avalie se a transmissão demotivação que os diferentes instrutores têm com os alunos, se espelha no empenho e motivação dos alunos durante as aulas.
- Desportos de Combate no ExércitoPublication . Carreira, IvoEste trabalho de Investigação está inserido no Tirocínio para Oficial de Infantaria da Academia Militar. Com o intuito de analisar a importância dos Desportos de Combate na formação dos militares foi aplicada uma entrevista semi-estruturada e um questionário a sete militares ligados ao ensino dos Desportos de Combate entre os dias 8 de Junho de 2009 e 3 de Agosto do mesmo ano. Através dos resultados obtidos verificámos que, actualmente, existem várias modalidades de Desportos de Combate (boxe, judo, esgrima e combate corpo a corpo) a serem ministradas no exército, apesar de não estarem contempladas em manuais devidamente aprovados. Constatámos, ainda, que existem dois cursos de formação que permitem a oficiais e sargentos darem formação nesta área. Embora estejam reunidas as condições mínimas (material, local, fardamento e carga horária) para a prática dos Desportos de Combate, concluímos que o aumento da carga horária e o investimento em material de protecção seria importante, na medida em que permitiria incutir maior realismo à sessão. O ensino dos desportos de Combate visa aumentar a auto confiança do militar, de forma a prepará-lo para uma situação real, onde poderá ter de aplicar os conhecimentos adquiridos. Foi privilegiado, em termos de competências do formador, o planeamento de treino por época e a organização e condução da sessão e os conhecimentos acerca da estruturação da mesma, conteúdos, progressões metodológicas e métodos de ensino. Por fim, foi possível encontrar uma alternativa, com vista a melhorar a organização desta matéria, que consiste em orientar a formação por níveis de aprendizagem (básico, complementar e expert).
- O Treino Físico na Academia Militar e o perfil de competências do Oficial de InfantariaPublication . Pereira, JoãoNa vida de qualquer organização, que tenha por missão a formação, é necessário uma constante actualização de matérias e de necessidades formativas, de modo a conferir as competências adequadas às tarefas que os seus formandos irão executar finda a formação. A Academia Militar não é uma excepção, e tem procurado ao longo dos anos acompanhar a evolução, tanto na vertente académica por comparação com outros estabelecimentos de Ensino Superior Universitário, e pelas necessidades do novo espectro de operações militares, como na vertente do Treino Físico, em que tem procurado habilitar os cadetes com competências físicas que lhes garantam um bom desempenho nas futuras missões que lhes possam ser atribuídas. Assim, o presente trabalho encontra-se subordinado ao tema: “O Treino Físico na Academia Militar e o Perfil de Competência do Oficial de Infantaria”. A realização desta investigação tem em vista a apresentação de um estudo sobre o Treino Físico na Academia Militar e a forma como este desenvolve competências para o futuro Oficial de Infantaria, que lhe garantam um bom desempenho em ambientes operacionais, nomeadamente, nos Teatros de Operações em que Portugal tem tomado parte. Tendo em vista a recolha de dados, na vertente revisão da literatura, foi desenvolvida uma extensa análise documental. No respeitante à parte prática, foram efectuadas entrevistas a Oficiais subalternos de Infantaria com experiência operacional nos Teatros de Operações do Kosovo e do Afeganistão. Os resultados evidenciaram que o Treino Físico na Academia Militar desenvolve competências fundamentais ao bom desempenho do Oficial de Infantaria, e muito embora apresente algumas lacunas no desenvolvimento das capacidades que se propõe desenvolver, as mais solicitadas nas actuais missões das Forças Nacionais Destacadas estão a ser desenvolvidas.
- Caracterização e prevenção de lesões decorrentes de actividade física nas Instituições de Ensino Superior MilitarPublication . Carvalho, CarinaA actividade física constitui um dos pilares para a formação militar dos alunos que frequentam as Instituições de Ensino Superior Militar. Esta proporciona a manutenção do bem-estar, saúde e condição física do aluno e estimula o desenvolvimento de qualidades técnicas, tácticas, psicológicas e sociológicas, indispensáveis para o desempenho das suas funções. Porém, durante a prática de actividade física, o aluno encontra-se predisposto e susceptível à ocorrência de lesões físicas. Este estudo tem como objectivos caracterizar as lesões físicas decorrentes de actividade física nas Instituições de Ensino Superior Militar e identificar as medidas preventivas tomadas pelos alunos. Esta investigação encontra-se dividida em duas partes. A parte teórica constituída pela revisão de literatura que visa estabelecer um enquadramento conceptual do tema, relacionado com a actividade física e as lesões físicas. A parte prática teve por base a aplicação de questionários para retirar dados relativos à caracterização das lesões e às medidas preventivas, para posteriormente analisar os dados recolhidos e estabelecer algumas conclusões. Concluiu-se que de entre a natureza das lesões decorrentes da prática de actividade física, as mais frequentes são os entorses ao nível dos membros inferiores. Quanto aos cuidados preventivos, os alunos têm atenção ao equipamento, mas descuram a programação do treino. No seguimento da lesão, a maioria dos alunos recorre ao acompanhamento médico para o tratamento da mesma, no entanto, a maioria dos alunos ainda não recuperou totalmente da lesão ou a lesão reapareceu. Com este estudo, propõe-se o desenvolvimento de acções activas que sensibilizem os alunos para os riscos inerentes à prática de actividade física e o desenvolvimento de um processo de avaliação funcional do estado físico do aluno após um período de recuperação.
- A importância da Marcha como técnica de deslocamento no desempenho operacional das Unidades de Infantaria.Publication . Folhas, BrunoDesde sempre a atividade física, a par da moral cívica e militar é vista como um dos pilares essenciais para a formação dos militares. A sua prática oferece um conjunto de benefícios: o desenvolvimento da saúde física e mental; redução do risco de aparecimento de algumas doenças; a conservação do bem-estar e uma boa condição física que estimula o desenvolvimento de qualidades sociais, psicológicas, técnicas e táticas, todas estas imprescindíveis para que um soldado desempenhe da melhor forma as funções que lhe são atribuídas. O interesse pelo tema em questão surgiu após a leitura e visualização de documentários onde se observava que em certas missões as forças quando tinham que executar um deslocamento a pé sentiam algumas dificuldades, alguns homens chegavam ao objetivo sem se encontrar em condições para combater. Com a sua presença da comunicação social não poderão surgir qualquer tipo de erros, nem se observar falta de preparação dos homens, uma vez que essas imagens percorreram todo o mundo, por vezes em direto. Necessidade de se encontrarem física e psicologicamente preparados para enfrentar todas as adversidades que lhes apareçam pela frente, e aguentar a pressão exercida pelos media e pelo mundo civil. O estudo deste trabalho de investigação tem como objetivo verificar se existe planos de treino para as Marchas, caso existam, serão estudadas para analisar possíveis potencialidades e vulnerabilidades, sugerindo os aspetos que devem ser sujeitos a alteração, de modo a aumentar a qualidade do treino a instruir, promovendo a maximização das competências dos militares. Por último, pretende-se analisar de que forma a condição física afeta psicologicamente os indivíduos, e que consequência trará aos militares no desempenho das suas funções. Esta investigação encontra-se dividida em duas partes. A parte teórica, composta pela revisão de literatura, que possui dois capítulos. Apresenta de forma sistematizada e objetiva vários temas e conceitos que os objetivos em causa englobam. O primeiro capítulo aborda uma evolução de conceitos, partindo do geral para o particular. Apresenta noções que vão desde a definição de Atividade Física, aos tipos, características e importância das marchas, finalizando na descrição de um conjunto de fatores preponderantes para a execução destas atividades. O segundo capítulo é uma vertente mais voltada para a psicologia e descreve a importância do comandante para a gestão emocional dos seus homens. Na parte prática foi formulado um inquérito, por forma a permitir o levantamento de dados relativos ao treino das marchas, e a subsequente análise dos mesmos, com vista à posterior apresentação das devidas conclusões. Após toda a informação recolhida nos inquéritos, e com base nas experiências dos militares conclui-se que os soldados cumprem de forma satisfatória as missões que lhes são incumbidas, mas mesmo assim seria necessário mais tempo de treino para se atingir um nível ideal. Pode-se acrescentar ainda que para os militares a presença do seu comandante durante os treinos, por diversos fatores, é muito importante.
- A caraterização do programa de treino físico no currículo dos quatro anos da Academia MilitarPublication . da Silva, PiresO presente trabalho de investigação aplicada está subordinado ao tema “Caraterização do Programa de Treino Físico no currículo dos quatro anos da Academia Militar”. O objetivo desta investigação é saber se existe alguma relação entre a mudança do Programa de Treino Físico e os resultados das avaliações. O método científico aplicado na elaboração desta investigação é baseado no “Manual de Investigação em Ciências Sociais” de Raymond Quivy e Luc Van Campenhoudt. A amostra utilizada é constituída por alunos da Academia Militar, concretamente alunos, cujos anos de ingresso são os referentes aos Anos letivos de 2005/06, 2007/08 e 2009/10. A recolha de informação surgiu da pesquisa e análise bibliográfica, bem como de um conjunto de tabelas referentes aos resultados das avaliações do Treino Físico. Posteriormente foi feita uma comparação entre o Programa novo e o Programa antigo, e ainda uma análise estatística aos dados recolhidos, através do programa informático SPSS, para verificar a existência de diferenças estatisticamente significativas dos resultados obtidos nas avaliações entre os dois programas. Os resultados obtidos demonstram que o Programa atual não sofreu alterações significativas relativamente ao Programa antigo, nomeadamente na carga horária. E que a mudança de Programa não se reflete nos resultados das avaliações, visto que se obtiveram diferenças estatisticamente significativas (t-Student) entre cursos usando o mesmo programa e entre cursos usando programas diferentes.
- Caracterização e análise das tabelas de treino físico na Academia MilitarPublication . Preto, BrunoEste trabalho tem como objetivo fazer uma breve análise às tabelas de avaliação de treino físico, que estão atualmente em vigor na Academia Militar, de modo a verificar se os valores nelas praticadas são adequados às condições fisiológicas dos alunos, tendo em conta determinados fatores intrínsecos. Na Academia Militar, instituição militar onde se formam os futuros Oficiais do Quadro Permanente do Exército e da Guarda Nacional Republicana, o treino físico é fundamental pois, para além de conferir aos alunos o gosto pela prática regular de exercícios físicos e a aptidão física necessária para o cumprimento das missões que lhe serão atribuídas, também vai permitir incutir noções teórico-práticas de nível superior, para que, no futuro, os alunos possam desempenhar funções de instrutor no âmbito da Educação Física Militar. Nesta instituição existe a Unidade Curricular (UC) de Educação Física e Desportos, que se encontra dividida em dois módulos: o Treino Físico Base e o Treino Físico de Aplicação Militar. Em cada um destes módulos, os alunos são submetidos à avaliação de diversas provas físicas e é-lhes exigido a obtenção de uma classificação mínima, de acordo com as tabelas de avaliação específicas de cada prova física, para que no final obtenham aproveitamento na UC. No Treino Físico Base são avaliados no cooper, 80 metros, abdominais, extensões de braços no solo, flexões de braços na trave e a natação e no Treino Físico de Aplicação Militar são avaliados em Marcor, natação militar, pista de obstáculos de 200 metros sem arma, pista de obstáculos de 350 metros sem arma, pista de obstáculos de 500 metros sem arma, pista molhada sem arma e pista “triatlo AM”. O desempenho físico dos alunos nestas avaliações é condicionado por fatores intrínsecos idade, género, composição corporal) e extrínsecos (clima, terreno). Os fatores intrínsecos são os que requerem mais atenção, uma vez que são inerentes ao indivíduo e, independentemente de tudo, estes vão sempre interferir com o seu desempenho físico. Dentro deste contexto, pretende-se com este trabalho fazer uma breve análise às tabelas de avaliação de treino físico, que estão atualmente em vigor na Academia Militar, de modo a verificar se os valores nelas praticadas são adequados às condições fisiológicas dos alunos, tendo em conta determinados fatores intrínsecos. Sendo assim, a população-alvo, sobre a qual este estudo incidirá, é um conjunto de alunos da Academia Militar, tendo como base os resultados de cada um, nas diferentes avaliações físicas, ao longo dos quatro anos de curso. Este estudo veio a constatar que, tendo em conta os resultados dos alunos nas várias provas físicas, grande parte das tabelas de classificação praticadas na AM está adequada aos alunos e foram criadas tendo em consideração determinados fatores limitantes do desempenho físico. No entanto, verifica-se que nas tabelas de avaliação de algumas provas físicas é necessário fazer ligeiros ajustes aos valores, como por exemplo, na tabela de classificação das extensões de braços no solo dos alunos masculinos e na pista de obstáculos de 500 metros sem arma.
- Treino Físico no Aprontamento para uma FND (Força Nacional Destacada)Publication . Pinto, MartinhoO presente trabalho de investigação aplicada está subordinado ao tema “Treino Físico no aprontamento para uma Força Nacional Destacada”. O objetivo deste trabalho é verificarmos qual a importância que o Treino Físico tem no aprontamento para uma Força Nacional Destacada no Teatro de Operações do Afeganistão, e se este é ou não essencial para que os militares respondam a todas as solicitações que lhes são impostas durante a execução da missão. O método científico aplicado na elaboração desta investigação é baseado no “Manual de Investigação em Ciências Sociais” de Raymond Quivy e Luc Van Campenhoudt, bem como no “Guia Prático sobre a Metodologia Científica” de Manuela Sarmento. Os métodos usados são o inquisitivo e o indutivo, usando depois as entrevistas como recolha de dados, sendo utilizadas as entrevistas formais ou estruturadas. A amostra utilizada é constituída por oficiais da Arma de Infantaria que integraram Forças Nacionais Destacadas no Teatro de Operações do Afeganistão, dois do Centro de Tropas Comandos e três do Regimento de Infantaria número 10 (tropas paraquedistas). A estrutura do trabalho consiste em cinco capítulos, o primeiro constituído pela introdução, seguido da revisão de literatura, depois a metodologia e procedimentos utilizados, no quarto contemplamos o trabalho de campo, a apresentação, análise e discussão dos resultados, e no quinto e último capítulo, as conclusões. A recolha de informação foi feita através da pesquisa e posterior análise bibliográfica, e com a recolha de experiências de militares que executaram missões no âmbito da temática em questão, através de entrevistas exploratórias. Das entrevistas formais ou estruturadas, foi retirado o conteúdo essencial da investigação. Posteriormente foi feita uma comparação das respostas dadas pelos entrevistados às perguntas efetuadas nas entrevistas, para podermos chegar a uma conclusão final sobre a problemática tratada. Podemos concluir que o Treino Físico no aprontamento para uma Força Nacional Destacada garante o nível de funcionalidade física necessário para a execução da missão com sucesso.
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