Browsing by Issue Date, starting with "2008-08-01"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Percepções de Motivação e Empenho dos alunos da Academia Militar quanto à prática desportivaPublication . Miranda, JonathanEste estudo tem como principal objectivo caracterizar o nível ou padrão de motivação relativamente à prática desportiva na Academia Militar. É um estudo do tipo quantitativo ad hoc, que foca os quatro anos académicos do presente ano lectivo da Academia Militar. A amostra, que se confunde com a população, foi constituída por quatrocentos e cinquenta e seis (456) alunos de ambos os sexos. Para a recolha de dados aplicou-se um questionário que apresenta garantias de validade, fidelidade e objectividade. Os dados provenientes foram tratados de modo informático, no programa de tratamento statístico “Systéme Portable pour l’Analyse des Données”. Daí foi extraída a estatística descritiva assim como, a classificação automática das variáveis. O tratamento e análise de dados sugerem que os níveis de motivação percepcionados pelos diferentes anos académicos sãosimilares, no entanto, é o 3º ano que apresenta a média mais elevada. Existe uma relação entre a classificação académica e o percurso motivacional percepcionado pelos alunos. Os alunos que frequentam o 4º ano têm uma orientação dos objectivos centrada no ego, e osalunos do 1º ano académico tem uma orientação dos objectivos centrada na tarefa. É significativo o número de alunos que aludem à necessidade de reajuste do horário das aulas de EF. Propõem-se um estudo que avalie se a transmissão demotivação que os diferentes instrutores têm com os alunos, se espelha no empenho e motivação dos alunos durante as aulas.
- A Cooperação do Exército com a Protecção CivilPublication . Silva, MarcoCom este trabalho pretendemos verificar se, no âmbito do PLANO LIRA CENTRO, estará adequada a forma de actuação da Escola Prática de Infantaria face à introdução da Lei n.º 27/2006, de 3 de Julho. Através das entrevistas realizadas a alguns comandantes de pelotão empenhados, em missões de cooperação com a Protecção Civil no ano de 2007, obtivemos respostas às questões que nos propusemos estudar, embora umas fossem mais concludentes do que outras. As nossas questões incidiram sobre a formação, a logística e a relação de comando de forma a verificar se estas estão adequadas às missões de cooperação do Exército com a Autoridade Nacional de Protecção Civil. Ao longo do trabalho conseguimos verificar algumas falhas na actuação dos militares. Após termos realizado a análise das entrevistas propostas, cruzando os resultados com a revisão de literatura, concluímos que os militares desempenham missões que não estão previstas no Plano LIRA Centro, nomeadamente o combate. Concluímos que a formação ministrada aos militares não é a suficiente, cremos, portanto, que deve ser efectuada uma revisão ao conteúdo da mesma pelo CID. Esta revisão deve incidir nas normas de segurança individuais, na reacção ao fogo e na devida utilização dos equipamentos e materiais. A logística a que nos reportamos no trabalho refere-se a viaturas, alimentação, ferramentas de trabalho e equipamento individual. Concluímos que as viaturas para a missão de vigilância e rescaldo estão adequadas. A alimentação, como está previsto no plano é suficiente para a actuação no período de 24horas. No entanto, face à missão, as ferramentas de trabalho e o equipamento individual carecem de um estudo no âmbito da aplicação da segurança. A relação de comando, a nosso ver, está bem definida. Após a análise das entrevistas, o único problema detectado por nós, refere-se à falta de pormenorização do documento (Plano LIRA) fornecido aos comandantes de pelotão com especificação das missões atribuídas. No futuro propomos que seja fornecido um documento especificando a missão e a respectiva forma de actuação. Deve ser também elaborado um documento escrito para o caso de alteração da missão – isto quando os militares estiverem já empenhados no terreno.
- Enquadramento das Tropas Pára-Quedistas no seio do Exército PortuguêsPublication . Franco, JacintoO objectivo principal deste estudo é determinar em que medida são percepcionadas as Tropas Pára-quedistas no seio do Exército Português, em que se aplica um inquérito a elementos da Brigada de Reacção Rápida e da BrigadaMecanizada, com o objectivo de ter opiniões distintas, pretendendo-se apresentar e discutir os resultados estatísticos. Para o objectivo principal concorrem outros três objectivos como o de verificar se as Tropas Pára-quedistas estão preparadas para a evolução prevista, justificando de igual modo a sua existência no seio do Exército, analisara imagem das Tropas Pára-quedistas e a relação destas com as restantes forças e averiguar se o processo de integração e adaptação das Tropas Pára-quedistas no Exército foio adequado. A análise e a discussão dos resultados verificam se a existência das Tropas Páraquedistas é justificada, se estas têm uma boa imagem e relação com as restantes Forças do Exército Português e se estão adaptadas convenientemente ao Exército, como resultado da sua origem na Força Aérea Portuguesa. Recomendam-se por fim alguns estudos que podem surgir com a leitura deste trabalho.
- Autoridade Nacional de Protecção Civil e o ExércitoPublication . Nogueira, LeonelCom este trabalho de investigação aplicada, designado “Autoridade Nacional de Protecção Civil e o Exército”, pretendo avaliar as condições de que o Exército dispõe para prestar auxílio nas missões de interesse público. Por forma a explanar o disposto anteriormente, o trabalho encontra-se dividido em três amplas áreas. Numa primeira parte, farei uma abordagem relativa à evolução célere da Protecção Civil no pós 25 de Abril. Esta é passível de ser constatada, através da evolução da legislação, que acompanhou o aperfeiçoamento da política ambiental, levando em consideração a alteração das condições climatéricas. Numa segunda fase, irei realizar uma análise representativa do ano de 2005 a 2007, por forma a ter a noção do tipo de acções queo Exército executou, segundo as formas expressas de colaboração descritas na Lei, equais foram também, as de maior relevo neste contexto. Por fim, faço uma análise aos Planos Lira e Aluvião, abordando o Plano Vulcano em termos comparativos com o Lira. Identifiquei que os meios empregues são suficientes para suprir as necessidades existentes e que a área de actuação das unidades não é a mais adequada, tendo em conta a implantação florestal do nosso país. No âmbito da formação dada aos militares que participam nestas missões, apurei que esta não é administrada a nenhuma classe. Quanto ao apoio programado, o Exército, detém sempre o comando e o controlo das suas forças. Constata-se assim, que o Exército possui condições para participar neste tipo de missões, servindo estas como meio de aproximação entre a população civil e o Exército, mostrando a disponibilidade de acção deste como um meio de protecção. Concluí conformemente, que uma aposta na formação desta força militar, permitiria optimizar de forma eficaz o emprego da mesma.
- Os Sniper e as forças Nacionais Destacadas no AfeganistãoPublication . Borges, PiresO presente Trabalho de Investigação Aplicada tem como propósito determinar de que modo os Sniper podem preservar as Capacidades Operacionais das Forças Nacionais Destacadas no Teatro de Operações do Afeganistão. Após uma análise bibliográfica exaustiva conclui-se que o Afeganistão possui características específicas do terreno que potenciam o emprego dos Sniper. Extensos campos de observação e zonas montanhosas são algumas dessas características. Relativamente à ameaça que as Nossas Forças encontraram nesse território, através das entrevistas efectuadas a Oficiais e Sargentos dos COMANDOS que estiveram destacados no Afeganistão, vamos efectivamente concluir que os Sniper podem ser um precioso auxílio, quer na obtenção de informações, quer no apoio de fogos, podendo bater alvos a grandes distâncias para as quais um atirador de Infantaria normal não está equipado nem preparado. Vamos ainda concluir que os atiradores especiais adquirem grande relevância para este tipo de conflito no caso concreto do Afeganistão.
- O Posicionamento das Tropas Comandos no ExércitoPublication . Seidi, MamudoO presente trabalho encontra-se subordinado ao tema “O Posicionamento das Tropas Comandos no Exército”. O objectivo deste trabalho será poder concluir se os elementos pertencentes aosComandos assumem em si e consideram ter as qualidades e características que permitemàs Tropas Comandos projectar a imagem que realmente têm. A metodologia consiste na divisão do trabalho em duas grandes partes – PARTE I e PARTE II – onde a primeira diz respeito à parte teórica, com a respectiva revisão de literatura, e a segunda à parte prática, ao trabalho de campo e análise de dados, terminando com Conclusões e Recomendações. A investigação realizada permitiu concluir que os Comandos consideram o seu posicionamento elevado numa escala de valores estabelecida.
- Interpretação Geoplítica e Geoestratégica do Petróleo: Dinâmicas de Poder, Dilemas e ConflitualidadePublication . Ribeiro, TiagoO presente trabalho de investigação aplicada tem como tema central “A Interpretação Geopolítica e Geoestratégica do Petróleo: Dinâmicas de Poder, Dilemas e Conflitualidade”. O estudo deste tema tem como principal objectivo perceber onde e em que quantidade existe o petróleo, procurando relacionar a situação geográfica das reservas com as dinâmicas políticas e estratégicas dos principais países consumidores de petróleo, perceber as dinâmicas de poder em seu torno e, por fim, compreender este recurso como possível fonte de conflitualidade, analisando de que forma origina tensões e quem são os potenciais actores. Para a realização deste trabalho, recorremos sobretudo a pesquisa bibliográfica, consulta de mapas e documentação oficial. De forma a sustentar o trabalho foi elaborada uma questão central, “Em que medida o petróleo se consubstancia como fonte de conflitualidade na actualidade”. Este trabalho está constituído por quatro partes, sendo que na primeira encontra-se a parte conceptual. A segunda parte refere-se à história do petróleo e aos momentos centrais da sua evolução. Na terceira, e sem dúvida, a mais importante constam os temas para se chegar ao objectivo desta temática. Por fim, a quarta parte será onde estarão as conclusões a que se chegou. Após as análises elaboradas durante o desenvolvimento deste trabalho conclui-se que de facto o petróleo pode ser considerado uma fonte de conflitualidade na actualidade. Contudo, a grande conclusão refere-se ao facto que este recurso energético é apenas um factor e não o único factor de conflitualidade na actualidade.
- O Atirador Sniper nas Áreas EdificadasPublication . Moreira, JoséO tema desta dissertação incide na investigação do atirador sniper nas áreas edificadas, sendo que, o seu principal objectivo é perceber se o emprego do sniper se justifica, ou não, nestas áreas de operações. A abordagem ao tema visa perceber se as operações em áreas edificadas, perante o actual ambiente operacional, se justificam. Como tal, a opção de estudo recaiu sobre os factores que influenciam o ambiente operacional, bem como, asua caracterização actual. Posteriormente a esta caracterização global, aprofundou-se a temática das áreas edificadas, para perceber até que ponto é que estas se distinguem das outras áreas de operações, e que características possuem. Nesta investigação houve uma pretensão em caracterizar o sniper ao nível das suas valências, do material e equipamento que utiliza, eo modo como é empregue. Após a sua definição e caracterização, fez-se uma análise da aplicação do sniper nas áreas edificadas e de que modo é que as características de ambos se interligam. A pesquisa bibliográfica realizada permitiu constatar as capacidades dos snipers e o modo como estas se podem adaptar às áreas edificadas, sendo no final feita uma alusão ao caso português para possíveis alterações ao nível da doutrina em vigor.
- Operações de resposta a crises das Forças Nacionais Destacadas no Kosovo : Estudo da estrutura necessária para a recolha e o tratamento da informação numa óptica prospectivaPublication . Sousa, TiagoO presente trabalho encontra-se subordinado ao tema: “Operações de Resposta a Crises das Forças Nacionais Destacadas no Kosovo – Estudo da estrutura necessária para a recolha e o tratamento da informação numa óptica prospectiva.” Como ponto de partida foram analisados sistemas de lições aprendidas de alguns exércitos e organizações, as considerações dos entrevistados bem como o estudo dos relatórios fins de missão. Para tal a metodologia utilizada baseou-se na pesquisa bibliográfica e em entrevistas qualitativas. Para se fazer o seu tratamento, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Desta forma, efectuou-se o tratamento dos dados que levaram à elaboração das modalidades de implementação de um sistema de lições aprendidas, eficaz e eficiente, tendo em conta as funções dos sistemas identificados. Decorrente da investigação que foi efectuada, sugerem-se algumas recomendações que poderão contribuir para a resolução de alguns dos problemas identificados.
- O Three Block War e a sua aplicação no Exército PortuguêsPublication . Fernandes, FranciscoO tema deste trabalho de investigação aplicada centra-se no conceito de Three Block War. É um conceito criado pelo General norte-americano, Charles Krulak, que descreve um complexo espectro de ameaças que uma unidade pode ter de enfrentar no moderno campo de batalha. Em três fracções (quarteirões) de uma cidade, os soldados têm de ter a capacidade de conduzir uma diversidade de operaçõesmilitares em simultâneo, como por exemplo Operações de Manutenção de Paz (Peace Keeping Operations - PK), Operações Humanitárias (Humanitarian Operations - HO) e de Imposição de Paz (Peace Enforcement - PE) abrangendo um espectro de operações de baixa, média e alta intensidade. Para que uma unidade cumpra os requisitos do conceito de Three Block War, tem de estar preparada psicológica e fisicamente para realizar operações de PE num dia e realizar operações humanitárias no dia seguinte. A importância do tema deste Trabalho de Investigação Aplicada (TIA) assenta no eventual interesse para o Exército Português em se manter actualizado e aplicar, se assim o entender, os emolumentos conceptuais e doutrináriosque vão surgindo através das lições apreendidas por outros Exércitos, nomeadamente o norte-americano e o inglês. Neste TIA, vou analisar se o Exército Português está ou não preparado para adaptar e inserir operacionalmente esta nova conceptualizaçãoe até que escalão de força pode este conceito ser aplicado em Portugal.