UE - TDM - Teses de Doutoramento
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- More than words!Publication . Sacavém, António Pedro Salgueiro Duarte; Cunha, João Vieira da
- O que determina a Escolha do Procedimento na Aquisição Pública de Bens e Serviços no contexto portuguêsPublication . Mendes, Fernanda Maria de Almeida Santos; Sarmento, JoaquimEste trabalho, intitulado “O que determina a escolha do procedimento na aquisição pública de bens e serviços no contexto português”, visa estudar o public procurement em Portugal. O public procurement é muito relevante na missão da Administração Pública (AP), sendo muito importante porque representa um valor muito elevado em euros. Subjacentes a este trabalho, encontram-se elencadas, as seguintes questões de investigação: I – Como se caracteriza o public procurement e suas determinantes na escolha do modelo de ajuste direto? II – Como se caracteriza o public procurement e as escolhas do modelo no setor da Saúde? Relativamente à caraterização do public procurement, realizámos uma análise com base na revisão de literatura relevante sobre public procurement, onde inicialmente foi apresentada uma visão abrangente da gestão pública e a maneira de como os diferentes modelos incentivam o desenvolvimento do public procurement. A revisão de literatura também explorou as diferentes teorias e principais estudos que levam à escolha do procedimento e à sua eficiência. No que diz respeito à decisão e os seus determinantes, na escolha de ajuste direto, recolhemos uma base de dados de contratos públicos relativos a aquisição de bens e serviços. Essa amostra, recolhida num portal governamental e contendo 203817 observações, cobre um período longo, entre 2008 e 2015. Desta forma, a nossa amostra consistiu numa “repeated cross section”, no sentido em que cada processo de public procurement é uma única observação no tempo. Com base nesses dados, foram observados e analisados, recorrendo ao modelo Probit, tendo como variável dependente o tipo de procedimento: Ajuste direto. A abordagem quantitativa para procurar identificar os determinantes que levaram à escolha do modelo de ajuste direto, foi baseada num conjunto de variáveis independentes. Por último, dada a relevância do setor da saúde, foi analisado em específico este setor, utilizando a mesma linha de investigação. Seguindo nesta abordagem e com as variáveis descritas, procuramos distinguir entre os fatores políticos, legais e económicos e setoriais que influenciam a escolha do modelo. No conjunto de fatores políticos, onde se encontram as variáveis, Ano de eleições, Tipo de governo, Governo maioritário e Mudança de governo, foram analisados quais eram os que influenciavam o aumento ou diminuição do número de ajustes diretos, tendo sido encontrados diversos fundamentos. Entre eles, a necessidade de obter benefícios políticos, o nível de poder executivo, nível de controlo e liberdade de escolha, assim como o efeito que a Troika teve no exercício governativo.No que se refere aos fatores legais e económicos, as variáveis consideradas foram Índice de corrupção, Troika, Estado de Direto (rule of law), Investimento público, Estabilidade política, Risco político e Crescimento interno bruto. Também neste conjunto de fatores o aumento ou a diminuição do número de ajustes diretos levaram-nos ao encontro de um conjunto de fundamentos, sendo a Troika um fator influenciador, assim como a transparência e a eficiência relacionada com o estado de direito (rule of law). Por seu lado o Investimento Público e o Crescimento interno bruto, remetem para um aumento de projetos, exigindo procedimentos mais simples e rápidos. O aumento da receita pode levar a uma maior flexibilidade, diminuindo o rigor de alocação de recursos públicos, dada a uma meta menor de restrição orçamental. O último conjunto de fatores setoriais, inclui a variável Entidade. A autonomia financeira é um fator que leva a que sejam evitados processos mais complexos, uma vez que necessitam de aprovação da tutela. Em alguns casos a autonomia administrativa é utilizada para contornar possíveis dificuldades. Nos casos em que a autonomia financeira não está dependente da tutela, verifica-se a opção por processos mais simples, para fazer face à falta de capital humano qualificado e com vista ao desenvolvimento da economia local. No contexto da saúde os fatores foram analisados comparativamente ao contexto geral. Sendo que a responsabilidade social para com os cidadãos pode sobrepor-se à obtenção de benefícios políticos ou mesmo ao poder governativo. Relevância do estudo e aplicação prática Considera-se que esta investigação contribuirá para o estudo geral e abrangente do conhecimento existente sobre o public procurement, enfatizando o que respeita à questão de aquisição de bens e serviços, alcançada pela identificação de fatores influenciadores no contexto de Portugal.
- Learning Outcomes no Ensino Superior Português: Perfis de Competências da Área das Ciências EmpresariaisPublication . Soares, Ivo Emanuel da Rocha Lima Costa Santos; Dias, DianaA criação do espaço europeu de ensino superior, decorrente do processo de Bolonha, evidenciou a necessidade de perspetivar os resultados da aprendizagem como elementos fundamentais para a garantia da qualidade do ensino. Nesse sentido, os learming outcomes surgem como uma ferramenta chave, porquanto evidenciam as competências a adquirir pelos estudantes nun ciclo de aprendizagem.
- A Satisfação dos Stakeholders Doadores no Relacionamento com as Organizações da Economia SocialPublication . Costa, Ana Cristina de Andrade; Calvo, Maria BelénOs Stakeholders doadores são aqueles que fornecem recursos às Organizações da Economia Social para as auxiliar na sua atividade social junto da sociedade. É por isso que o relacionamento dos Stakeholders doadores com as Organizações da Economia Social ao longo de todo o processo de doação assume especial importância, desde o primeiro contacto até ao resultado final da doação. Em particular, a satisfação dos Stakeholders com esse relacionamento constituirá um elemento chave para futuras doações. Nesse sentido, a presente investigação foi realizada com o intuito de caracterizar os Stakeholders doadores e o processo de doação de recursos para Organizações da Economia Social em Portugal; de identificar as variáveis nas diferentes etapas do processo de doação relacionadas com uma maior satisfação geral dos Stakeholders doadores no seu relacionamento com as Organizações da Economia Social; e de construir um modelo de predição da satisfação geral das instituições doadoras a partir das variáveis identificadas como mais relevantes. Para tal, foi levado a cabo um inquérito por questionário via online a 443 Stakeholders doadores em Portugal (empresas comerciais, entidades bancárias, fundações e outras instituições de tipo associativo). O questionário foi preenchido por pessoas responsáveis pelos respetivos departamentos de atribuição de fundos ou investimentos de 134 Stakeholders doadores, entre fevereiro e maio de 2017. Os resultados revelam que a maioria das instituições doadoras que participaram no estudo operam no mercado há mais de 11 anos e mais de metade é doadora há menos tempo, mas é frequente realizar múltiplas doações por ano. Algumas das motivações para serem dadoras estão relacionadas com a filantropia, a tradição e o reconhecimento político e/ou social obtido, para além do efeito provocado em empregados, clientes e fornecedores. Os recursos atribuídos com maior frequência são os financeiros. Estas instituições atribuem importância a diversas variáveis de qualidade do relacionamento com as organizações a que destinam as suas doações, verificando-se que as mesmas tendem a sentirem-se satisfeitas em relação a essas variáveis. Igualmente, as instituições doadoras atribuem importância a diversas informações sobre as Organizações da Economia Social e sobre os projetos ou atividades das mesmas que necessitam de apoio. Mais de metade das instituições declara receber com frequência ou muita frequência informação sobre os benefícios tangíveis, sociais e de reconhecimento, por parte das organizações recetoras da doação e a maioria reconhece estar satisfeita ou totalmente satisfeita com o relacionamento ao longo de todo o processo. Por último, também é uma maioria de instituições doadoras que reconhece renovar o apoio à mesma organização social com base na experiência vivida. No que diz respeito a quais as variáveis relacionadas com a satisfação geral das instituições doadoras, os resultados mostram que a mesma está relacionada com algumas variáveis de caracterização das instituições, com diversas variáveis de qualidade do relacionamento ao longo do processo e com a informação sobre os benefícios obtidos. Por último, o modelo de predição da satisfação geral das instituições doadoras revela que as variáveis mais relevantes são o tipo de instituição doadora; a importância atribuída à possibilidade de acompanhamento e/ou intervenção durante a execução do projeto ou atividade objeto da doação; a importância atribuída ao cumprimento desse projeto ou atividade; e a importância atribuída à obtenção de benefícios para a instituição doadora. Conclui-se que as instituições que participaram no estudo efetuam, no geral, uma avaliação positiva do processo de doação, em particular do relacionamento estabelecido com as Organizações da Economia Social nesse processo, revelando satisfação geral com esse relacionamento e tendência para renovar os apoios. Sem descuidar outros aspetos do processo de doação, a satisfação geral das instituições, em especial das empresas comerciais e das entidades bancárias, aumentará se as organizações recetoras das doações facilitarem o acompanhamento e/ou intervenção das instituições doadoras durante a execução do projeto ou atividade objeto da doação, se o projeto ou atividade for sempre cumprido e se essas instituições doadoras tiverem a perceção de obterem benefícios do ato de doação. Portanto, as Organizações da Economia Social deveriam investir mais nesses aspetos.
- Competências para uma liderança percebida como eficaz: líderes e lideradosPublication . Figueiredo, Paula Cristina Nunes; Sousa, Maria JoséNum contexto em que cada vez mais as pessoas têm de investir no desenvolvimento de competências de forma a se adaptarem e estarem aptos às constantes exigências do mercado de trabalho, a tese propõe-se identificar as competências que estão relacionadas com a liderança percebida como eficaz por parte dos líderes e liderados. Da revisão da literatura, mais propriamente da análise critica dos modelos de competências existentes, resulta um modelo integrativo de competências associadas à liderança e à gestão. Relativamente à eficácia, encontra-se um modelo em construção – ‘Perceived managerial and leadership effectiveness’ -, que procura distinguir dois estilos de liderança através da distinção entre os comportamentos do líder percebidos como eficazes e ineficazes (Patel & Hamlin, 2012). O objetivo desta tese é assim identificar as competências que contribuem para a liderança percebida como eficaz, mais propriamente, para os comportamentos do líder percebidos como eficazes pelos líderes e liderados. Tendo em conta a natureza dos modelos, opta-se por uma metodologia de investigação mista e uma estratégia de triangulação concorrente. A integração dos resultados dos dois estudos é feita ao nível dos comportamentos percebidos como eficazes e ineficazes. É feita a identificação dos comportamentos numa organização portuguesa, seguindo os procedimentos do modelo de Hamlin (estudo qualitativo) e é feita a comparação com os resultados obtidos nos estudos anteriores (Patel & Hamlin, 2012) e os resultados do questionário (estudo quantitativo), que avalia o desempenho do líder, relativamente aos comportamentos já identificados. A integração dos resultados demonstra existir algumas semelhanças relativamente aos comportamentos do líder percebidos como eficazes e ineficazes, apresentados por Patel & Hamlin (2012). Com estas evidências, o estudo quantitativo procura ainda verificar a existência de uma relação entre as competências do modelo integrativo proposto e os comportamentos do líder percebidos como eficazes e ineficazes, apresentados por Patel & Hamlin (2012). Através da Análise Fatorial Exploratória e das estatístivas de validade, de fiabilidade e de sensibilidade, validaram-se as escalas das competências e dos comportamentos percebidos. No caso das competências foram validados os construtos das quatro subescalas – Competências Intelectuais (CMPE_I), Competências de Gestão (CMPE_G) Competências Sociais (CMPE_S) e Competências Emocionais (CMPE_E). Quanto aos comportamentos percebidos, foram validados os construtos dos comportamentos do líder percebidos como eficazes e ineficazes. Para a análise de regressão, considerou-se que a liderança percebida como eficaz (LPE) resulta da agregação dos comportamentos do líder percebidos como eficazes (CMPO_E) numa variável. Os resultados obtidos demonstram que as competências têm uma associação negativa com os comportamentos do líder percebidos como ineficazes (CMPO_NE) e uma relação linearmente positiva com a liderança percebida como eficaz (LPE). Deste modo, constata-se que as competências da proposta de modelo de competências contribuem para a liderança percebida como eficaz. Esta tese apresenta assim um modelo integrativo de competências associadas à liderança e à gestão que estão relacionadas com a liderança percebida como eficaz. Deste modo, apesar de serem necessários mais estudos noutras organizações para generalizar os resultados obtidos, o maior contributo desta tese é a identificação das competências que potenciam a liderança percebida como eficaz pelos líderes e liderados, logo das vivências do dia-a-dia da organização.
- Processo de Modernização Administrativa em Angola: Estudo de Caso Guiché Único da EmpresaPublication . Gomes, Bibiana José Clemente Cateco; Tomé, EduardoO presente trabalho tem como objectivo compreender o processo de modernização administrativa em Angola. Para o efeito, definimos como perguntas de partida: “Como tem sido o processo de modernização administrativa no sector público, na interface entre o Estado e o cidadão?” e, por outro lado, “De que forma as mudanças implementadas no GUE podem satisfazer as expectativas dos seus clientes?”. Numa perspectiva empírica, foi realizado um estudo de caso no Guiché Único da Empresa (GUE), uma Instituição pública angolana, vocacionada para a constituição de empresas e actos afins. Para a recolha de dados, procedeuse a uma triangulação de métodos, utilizando, inicialmente, uma abordagem qualitativa, através de observações sistemáticas, realização de entrevistas a três responsáveis hierárquicos, a aplicação de um questionário a 90 funcionários e o acompanhamento de clientes na constituição das suas empresas. Todo este processo permitiu compreender a perspectiva que os funcionários tinham sobre a modernização da instituição, considerando-a moderna, rápida e simples, aberta a novas mudanças e melhorias. Posteriormente, utilizou-se uma abordagem quantitativa, com a utilização de resultados de um estudo semelhante realizado à mesma instituição. Esta técnica permitiu compreender o nível de satisfação dos utentes com os serviços prestados pelo GUE. Assim sendo, a modernização visa, por um lado, melhorar o relacionamento do Estado com a Sociedade e, por outro lado, satisfazer as necessidades desta. Com isso, a triangulação metodológica e de dados permitiram analisar, compreender o processo de modernização da organização e GUE. Os resultados revelam que, apesar de o GUE ser uma instituição moderna e que exerce algum impacto positivo a nível social e económico na sociedade angolana, existem, ainda, necessidades de melhoria a nível da estrutura interna, particularmente aspectos ligados à tangibilidade.
- The influence of colors in work and trade settings: Complementary colors, mood states and retail environmentPublication . Martinez, Luisa Margarida Guerra Marques; Abreu, Ana MariaThis thesis seeks to discuss the influence of color in work and trade settings, to assess the implications of their applicability in both organizational behavior and retail environment. This investigation was sprung with a preliminary literature review about the influence of space and color in organizational behavior. Subsequently, our major research queries were outlined and three focal studies following a within-subject design about color thus ensued. We first sought to understand the emotional processes behind the choice of complementary colors. Bearing in mind that the literature about complementary colors and emotions is scarce, we analyzed the association between complementary colors and mood states (Chapter I). Through an experimental study, 39 participants were instructed to choose colored cards at four different moments through time, after the induction of an emotional state. Four emotion conditions were evoked by means of autobiographical recall (i.e., happiness, sadness, balanced mood, unbalanced mood). Findings showed that complementary colors were preferred in the unbalanced mood scenario, suggesting that the color choice might rely on partially conscious mechanisms aiming at regaining a balanced state. Secondly, we investigated the interrelation between anthropomorphic packaging and color choices (Chapter II). A total of 259 participants were exposed to non-anthropomorphic and anthropomorphic packaging, considering a product from the real market (Milaneza pasta). Four different color conditions were rated in terms of attractiveness and purchase intention. Our findings suggested that anthropomorphism influenced product’s attractiveness but did not affect purchase intention. Importantly, the green anthropomorphic package produced an almost complementary color contrast between the pasta and the package (vivid green vs. orange-red), leading to a higher color contrast perception that positively affected the product’s attractiveness. In the third study, 436 participants assessed two retail scenarios – orange store and blue store – and two products – chocolate and soap (Chapter III). The products varied in color (red, orange, blue and beige), and were assessed in both stand-alone and embedded in the store situations, through image manipulation. Our results showed that there was a triple interaction resulting from retail environment color × product color × product category. Accordingly, we reinforce the idea that color should not be considered individually, but always in the context where it is inserted. With these three studies, we aim to contribute to the knowledge about the influence of color in human behavior. Crucially, we validate our prediction concerning the presumed effect of complementary colors, both emotionally and in retail settings. Here, we discuss the theoretical and practical implications of these findings.
- A utilização dos estilos de negociação como critério para a atribuição de clientes a vendedoresPublication . Melo, Pedro Gonçalo Correia Baptista Soares de; Scholten, MarcA estrutura da força de vendas tem uma influência direta e significativa na implementação estratégica da empresa. Das três áreas que a compõem, a atribuição de clientes a vendedores é a mais complexa e a que afeta não só o sucesso da implementação estratégica, como também a rentabilidade da empresa, as relações com os clientes e no desempenho da força de vendas. Após a análise efetuada com base na revisão de literatura relevante, conclui-se que os modelos existentes utilizam todos o critério geográfico para atribuir os clientes aos vendedores. Nenhum modelo apresenta como critério validado as características comportamentais ou de competências de vendedores e clientes. Não consideram assim que as diferenças existentes no perfil dos diferentes vendedores, bem como no perfil dos diferentes clientes, afetam a eficácia dos modelos de atribuição de clientes a vendedores. A negociação é uma componente diária da atividade de vendedores e clientes. O estilo de negociação de cada negociador é um dos fatores mais influentes no resultado da eficácia negocial. Deste modo, a presente investigação estuda a utilização da conjugação do estilo de negociação do vendedor com o estilo de negociação do cliente como modelo de atribuição de clientes a vendedores e também como critério misto a utilizar noutros modelos para o mesmo fim. O presente estudo utiliza uma amostra de 565 indivíduos que desempenham funções na área comercial. Identificou-se o estilo de negociação de cada vendedor e respetivo cliente, avaliando-se de seguida a eficácia negocial da negociação ocorrida entre ambos. Os resultados obtidos confirmam a hipótese da investigação: A conjugação do estilo de negociação integrador no vendedor com o estilo de negociação integrador no cliente é a que gera melhor eficácia negocial em todos os parâmetros considerados: “perceção sobre o resultado”, “perceção sobre oprocesso”, “perceção sobre si próprio” e “perceção sobre a relação”. Portanto as diferentesconjugações de estilos de negociação entre vendedor e clientes têm influência no resultado negocial e, sendo este critério válido tanto como modelo único ou misto de atribuição de clientes a vendedores. Abrem-se, assim, novas perspetivas nesta área que são mais adequadas às necessidades atuais das empresas.
- Cost and time overruns in public investment projects: an exogenous determinants model, theory and practicePublication . Catalão, Francisco Miguel Pinheiro; Sarmento, Joaquim José MirandaThe original contribution to knowledge of this research is overtaking the absence of an exogenous variables model in the analysis of cost and time deviations in public projects in the existing literature. This is achieved through the construction of a model that includes exogenous (political, governance, and economic) and endogenous (project-related) determinants. This model aims to help public decision makers develop public policies that seek to minimise cost and time overruns in public infrastructure projects. Cost and time overruns are often perceived to be a sign of project failure, and several past studies have identified potential causes and explanatory factors for the occurrence of such deviations. Governments devote significant resources to public projects, which thus makes cost and time overruns a critical issue for public management. The research presents a theoretical underpinning based on Opportunistic Behaviour, Institutional, Economic Cycles, and Incomplete contracts theories and provides an empirical analysis of 4,305 public projects developed in Portugal between 1980 and 2014. We used as dependent variables the cost/time deviation (the percentual difference between the final and initial cost/time) and the cost/time overruns (assuming one if the cost/time deviation is positive and zero if the cost/time deviation is zero or negative). The analysis suggests that these exogenous determinants have been under-valued in the existing literature and that they do, indeed, play a relevant role in understanding cost and time deviations.
- Liderança autêntica e atitudes no trabalho: o impacto da Liderança na Confiança organizacional, no compromisso e no envolvimento com o trabalhoPublication . Silva , Piedade Mendes Melo da; Cesário, FranciscoA liderança autêntica, a confiança organizacional, o compromisso organizacional e o envolvimento com o trabalho, são quatro constructos que têm suscitado o interesse de diversos investigadores, nas mais diversas áreas científicas e assentes em diferentes perspetivas. O presente estudo, desenvolvido no contexto organizacional português, pretende analisar as relações entre as quatro variáveis. O estudo, de natureza quantitativa e relacional, utilizou um questionário composto por cinco partes, a primeira, aborda questões sociodemográficas, a segunda, a liderança autêntica (authentic leadership), a terceira, a confiança organizacional (organizational trust), a quarta, o compromisso organizacional (organizational commitment) e a quinta, o envolvimento com o trabalho (work engagement). Estas escalas já se encontravam traduzidas e validadas para a língua portuguesa, tendo sido utilizadas anteriormente em trabalhos de investigação. O objetivo do presente estudo foi verificar se, quando os colaboradores de uma organização percecionam que o seu líder tem características de autenticidade, sai reforçado o seu compromisso organizacional, o seu envolvimento com o trabalho e a sua confiança com a organização, com a chefia e também com os colegas. Adicionalmente, este estudo também teve como objetivo testar o efeito mediador da confiança organizacional (na organização, na chefia e nos colegas) na relação entre a liderança autêntica e o compromisso organizacional e envolvimento com o trabalho. A recolha de dados foi efetuada entre 13 de maio e 29 de julho de 2017, num único momento e participaram neste estudo 673 inquiridos. Os resultados revelaram que a liderança autêntica tem um efeito significativo e positivo no compromisso organizacional, tem um efeito positivo e significativo com o envolvimento com o trabalho e tem um efeito positivo e significativo com a confiança organizacional (organização, chefias e colegas). A confiança organizacional revelou um efeito de mediação total na relação entre a liderança autêntica e o compromisso organizacional e envolvimento com o trabalho. Apesar de serem necessários mais estudos para generalizar os resultados obtidos, as implicações referentes ao exercício da liderança autêntica, conjugadas com o comportamento e atitudes dos colaboradores, ajudam a compreender de que forma impactam no desempenho individual e global dos colaboradores e da organização.
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