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- A importância da aprendizagem de valores no processo de desenvolvimento de crianças e jovens institucionalizadosPublication . Correia, Márcia Alexandra Soares; Machado, IdalinaQuando a família falha nas suas responsabilidades, colocando em perigo as suas crianças ou jovens, cabe ao Estado intervir para garantir a proteção e o bem-estar dos mesmos. Das diversas medidas de promoção e proteção de crianças e jovens em perigo, o acolhimento institucional, apesar de ser identificado como a última medida a ser aplicada, acaba por ser uma das mais comuns quando não é possível a manutenção dos menores no seu meio natural de vida. Cabe às instituições de acolhimento assegurar o desenvolvimento e a segurança das crianças e jovens que acolhem, bem como propiciar a sua autonomização. Neste sentido, conseguirá uma instituição de acolhimento transmitir continuamente às suas crianças e jovens os valores adequados promotores de um processo de desenvolvimento integrado e da autonomização? Para responder a esta questão, desenvolvemos um estágio de 900 horas numa Casa de Acolhimento situada no concelho do Porto. O trabalho desenvolvido assentou no recurso permanente à observação participante, que se traduziu na participação ativa e direta nas rotinas diárias das crianças e jovens e no registo permanente das atividades realizadas em notas de campo. Foram ainda utlizadas as técnicas do inquérito (à equipa educativa e às crianças e aos jovens) e da entrevista semiestruturada (à equipa técnica) para recolha de informação relativa à temática central do estágio – a importância dos valores no processo de desenvolvimento. No plano da intervenção, o trabalho centrou-se na implementação de várias atividades lúdico-didáticas com o intuito de trabalhar com os menores institucionalizados a importância dos valores. Através da informação recolhida, e a partir dos resultados provenientes das atividades desenvolvidas, exploramos e analisamos se a presente instituição desenvolve efetivamente um trabalho coerente e contínuo no que toca à transmissão de valores e qual a recetividade destas crianças e jovens na assimilação desses valores transmitidos.
- Bullying-não...isso magoaPublication . Piqueira, Carminda; Rebolo, Maria AmáliaO Bullying define principalmente os atos de violência física ou psicológica entre crianças/adolescentes, alunos e/ou grupos de alunos, geralmente nas escolas ou suas proximidades, com ou sem razão aparente e de forma intencional e continuada. A violência/bullying pode provocar perturbações de ansiedade, sono e de alimentação, a obesidade, a depressão e os comportamentos sexuais de risco e em casos extremos o suicídio. Este trabalho tem como objetivo identificar e caracterizar a vitimização e a agressão através do bullying numa escola básica do 2º e 3º ciclo na grande Lisboa, em alunos de 3º ciclo. A amostra foi constituída por 74 alunos (53 raparigas e 21 rapazes), com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos, sendo que a média foi de 14 anos. O instrumento utilizado foi um questionário de Dan Olweus (1989), adaptado para a língua portuguesa e validado para a população escolar por Pereira e Tomás (1994 cit. em Pereira, 2008) e revisto por Melim (2011), de caráter anónimo. Após análise dos dados obtidos através do questionário, constatámos práticas de agressão que denunciavam a ocorrência de bullying numa percentagem de 17,6% de vitimização (vítimas), 6,6% afirmaram-se agressores e 4,0% as chamadas vítimas agressoras, já 82,4% identificaram-se como não envolvidos. Os locais onde mais ocorrem estes casos são o recreio seguido da sala de aula.
- Os Projetos Extracurriculares para a promoção de estilos de vida ativos e saudáveisPublication . Barbosa, JéssicaA inatividade Física tem sido apontada como um dos principais fatores de mortalidade a nível mundial, além disso, esse mesmo fator tem sido atribuído a condições patológicas preocupantes, principalmente na população infanto-juvenil. As crianças e adolescentes têm a maior parte dos seus dias dedicada ao contexto escolar. A Organização Mundial da Saúde estabelece recomendações para esta população a nível de atividade física, enfatizando os benefícios que esta traz para a saúde. Com o declínio do tempo e da qualidade da disciplina de Educação Física, tornou-se fundamental o investimento extracurricular que complemente e assegure essa prática diária/semanal. Desta forma, o objetivo desse estudo foi compreender se os projetos extracurriculares promovem estilos de vida ativos e saudáveis. A amostra foi constituída por com 102 adolescentes do 9º ano de escolaridade (62% raparigas e 38% rapazes), com média de 14.4 anos de idade. A Bateria de Testes do Fitescola foi o instrumento utilizado para a avaliação da aptidão física dos alunos. Apenas 12 adolescentes constituíram a amostra final do estudo, sendo divididos em grupo experimental (n=6) e grupo de controlo (n=6). Durante 7 meses o grupo experimental foi submetido a sessões de atividade física extracurricular. Verificamos que os alunos que só participaram das aulas de Educação Física não apresentaram nenhuma evolução. Contudo, os alunos que participaram do projeto extracurricular apresentaram diferenças estaticamente significativas, sobretudo, na aptidão aeróbia (ES=0,77; p<0,05). Podemos concluir que, os projetos extracurriculares que promovam a atividade física trazem benefícios para a saúde dos alunos e podem contribuir para a prevenção de condições patológicas e adoção de hábitos ativos e saudáveis ao longo da vida.
- Competências para uma liderança percebida como eficaz: líderes e lideradosPublication . Figueiredo, Paula Cristina Nunes; Sousa, Maria JoséNum contexto em que cada vez mais as pessoas têm de investir no desenvolvimento de competências de forma a se adaptarem e estarem aptos às constantes exigências do mercado de trabalho, a tese propõe-se identificar as competências que estão relacionadas com a liderança percebida como eficaz por parte dos líderes e liderados. Da revisão da literatura, mais propriamente da análise critica dos modelos de competências existentes, resulta um modelo integrativo de competências associadas à liderança e à gestão. Relativamente à eficácia, encontra-se um modelo em construção – ‘Perceived managerial and leadership effectiveness’ -, que procura distinguir dois estilos de liderança através da distinção entre os comportamentos do líder percebidos como eficazes e ineficazes (Patel & Hamlin, 2012). O objetivo desta tese é assim identificar as competências que contribuem para a liderança percebida como eficaz, mais propriamente, para os comportamentos do líder percebidos como eficazes pelos líderes e liderados. Tendo em conta a natureza dos modelos, opta-se por uma metodologia de investigação mista e uma estratégia de triangulação concorrente. A integração dos resultados dos dois estudos é feita ao nível dos comportamentos percebidos como eficazes e ineficazes. É feita a identificação dos comportamentos numa organização portuguesa, seguindo os procedimentos do modelo de Hamlin (estudo qualitativo) e é feita a comparação com os resultados obtidos nos estudos anteriores (Patel & Hamlin, 2012) e os resultados do questionário (estudo quantitativo), que avalia o desempenho do líder, relativamente aos comportamentos já identificados. A integração dos resultados demonstra existir algumas semelhanças relativamente aos comportamentos do líder percebidos como eficazes e ineficazes, apresentados por Patel & Hamlin (2012). Com estas evidências, o estudo quantitativo procura ainda verificar a existência de uma relação entre as competências do modelo integrativo proposto e os comportamentos do líder percebidos como eficazes e ineficazes, apresentados por Patel & Hamlin (2012). Através da Análise Fatorial Exploratória e das estatístivas de validade, de fiabilidade e de sensibilidade, validaram-se as escalas das competências e dos comportamentos percebidos. No caso das competências foram validados os construtos das quatro subescalas – Competências Intelectuais (CMPE_I), Competências de Gestão (CMPE_G) Competências Sociais (CMPE_S) e Competências Emocionais (CMPE_E). Quanto aos comportamentos percebidos, foram validados os construtos dos comportamentos do líder percebidos como eficazes e ineficazes. Para a análise de regressão, considerou-se que a liderança percebida como eficaz (LPE) resulta da agregação dos comportamentos do líder percebidos como eficazes (CMPO_E) numa variável. Os resultados obtidos demonstram que as competências têm uma associação negativa com os comportamentos do líder percebidos como ineficazes (CMPO_NE) e uma relação linearmente positiva com a liderança percebida como eficaz (LPE). Deste modo, constata-se que as competências da proposta de modelo de competências contribuem para a liderança percebida como eficaz. Esta tese apresenta assim um modelo integrativo de competências associadas à liderança e à gestão que estão relacionadas com a liderança percebida como eficaz. Deste modo, apesar de serem necessários mais estudos noutras organizações para generalizar os resultados obtidos, o maior contributo desta tese é a identificação das competências que potenciam a liderança percebida como eficaz pelos líderes e liderados, logo das vivências do dia-a-dia da organização.
- Search for dark matter particles produced in association with a top quark pair at $\sqrt{s} =$ 13 TeVPublication . CMS collaboration (2304 authors); Nayak, Aruna; Araujo, Mariana; Bargassa, Pedrame; Beirão da Cruz e Silva, Cristóvão; Di Francesco, Agostino; Faccioli, Pietro; Galinhas, Bruno; Gallinaro, Michele; Hollar, Jonathan; Leonardo, Nuno; Seixas, Joao; Strong, Giles; Toldaiev, Oleksii; Vadruccio, Daniele; Varela, Joao; Vischia, Pietro; David Tinoco Mendes, Andre; Silva, Pedro; Musella, PasqualeA search is performed for dark matter particles produced in association with a top quark pair in proton-proton collisions at s=13 TeV. The data correspond to an integrated luminosity of 35.9 fb-1 recorded by the CMS detector at the LHC. No significant excess over the standard model expectation is observed. The results are interpreted using simplified models of dark matter production via spin-0 mediators that couple to dark matter particles and to standard model quarks, providing constraints on the coupling strength between the mediator and the quarks. These are the most stringent collider limits to date for scalar mediators, and the most stringent for pseudoscalar mediators at low masses.