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- Influência da tipologia de núcleos de fecundação nos parâmetros reprodutivos de rainhas de Apis melliferaPublication . Sarmento, Pedro Manuel de Jesus; Delgado, Fernando José dos SantosA produção de abelhas rainha envolve dois processos que são a criação propriamente dita e a sua fecundação. A fecundação de rainhas de Apis mellifera pode ser realizada recorrendo à fecundação natural ou à inseminação artificial. No método de fecundação natural torna-se necessário que as novas rainhas, uma vez introduzidas em colmeias ou núcleos de fecundação sejam aceites e posteriormente fecundadas. Neste estudo pretendeu-se avaliar a influência das tipologias de núcleos de fecundação Reversível de 5 quadros, Miniplus de 6 quadros e Miniplus de 4 quadros nos parâmetros reprodutivos das rainhas. Os parâmetros estudados foram a Aceitação de Rainhas Virgens, o sucesso da Fecundação e a Compacidade de Criação Operculada. Os dados obtidos foram tratados recorrendo ao teste Qui-quadrado e análise de variâncias de fator único (ANOVA). Concluiu-se que as tipologias em estudo não exerceram influências nos parâmetros estudados ao nível de significância de 5%. PALAVRAS-CHAVE: Núcleo, Apis mellifera, Rainha, Fecundação, Criação, Apiário.
- Reforma: uma oportunidade para novas aprendizagens - o caso de ArronchesPublication . Pombo, Joana Filipa Valério; Carvalho, Luísa SerranoA investigação procurou compreender em que medida a reforma permite o desenvolvimento de novas aprendizagens. Para tal, procedemos à análise dos modos de ocupação do tempo de dez indivíduos reformados residentes na vila de Arronches, identificando as aprendizagens presentes no seu quotidiano, sempre numa perspetiva comparativa entre dois contextos: inquiridos que não frequentam qualquer oferta formativa e inquiridos assíduos da Academia Sénior de Arronches (ASA). Recorreu-se a uma metodologia qualitativa, através de um estudo exploratório e à aplicação de um entrevista semiestruturada. Verificou-se a existência de novas aprendizagens nos reformados que frequentavam a ASA, através da ocupação do tempo livre nessa instituição. Os reformados que não frequentam qualquer oferta formativa consideraram não ter adquirido novos conhecimentos. A reforma pode indicar o final da atividade profissional, mas não o fim do processo de aprendizagem e de aquisição de novos conhecimentos, podendo ser uma fase da vida para apostar no que poderá ter sido deixado, para segundo plano, na vida adulta, quer relacionado com o lazer, quer no que respeita à educação.
- MOTIVAR PARA APRENDERPublication . Mahomed, Sharika; Ramalho, SusanaAtualmente, a educação tem um papel muito importante e marcante na vida de cada um de nós. Alarcão (1996, p.55) alerta-nos que para a educação, “interessa fundamentalmente o pensar real, interessa criar atitudes que desenvolvam nos seres humanos um pensamento efectivo, uma postura mental de questionar, problematizar, sugerir e construir a partir daí um conhecimento alicerçado em bases sólidas”. Neste sentido, o presente trabalho procura compreender a importância da motivação para aprender de alunos que frequentam o 1.ºCiclo do Ensino Básico bem como os fatores que a influenciam em contexto pedagógico. Para este estudo, assumimos um paradigma interpretativo e desenvolvemos um design de estudo exploratório. Os participantes deste estudo foram doze professores do 1.ºCiclo do Ensino Básico que trabalham quer no Ensino Privado e no Ensino Público. Como instrumentos de recolha de dados utilizámos a entrevista semiestruturada e a recolha documental. O tratamento e análise de dados baseou-se numa análise de conteúdo. Os resultados evidenciam, de um modo geral, a motivação para aprender é essencial e que esta pode ser influenciada através de vários fatores que contribuem significativamente para o sucesso escolar dos alunos. Também ilustram diversas estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas nas diferentes áreas curriculares bem como a importância do papel dos pais na motivação dos seus filhos, na perspetiva dos professores.
- Learning Outcomes no Ensino Superior Português: Perfis de Competências da Área das Ciências EmpresariaisPublication . Soares, Ivo Emanuel da Rocha Lima Costa Santos; Dias, DianaA criação do espaço europeu de ensino superior, decorrente do processo de Bolonha, evidenciou a necessidade de perspetivar os resultados da aprendizagem como elementos fundamentais para a garantia da qualidade do ensino. Nesse sentido, os learming outcomes surgem como uma ferramenta chave, porquanto evidenciam as competências a adquirir pelos estudantes nun ciclo de aprendizagem.
- Search for electroweak production of supersymmetric particles in final states with two or three leptons at $\sqrt{s}=13\,$TeV with the ATLAS detectorPublication . ATLAS collaboration (2880 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Anjos, Nuno; Araque, Juan Pedro; Castro, Nuno Filipe; Conde Mui\~no, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Gon\c calo, Ricardo; Jorge, Pedro; Machado Miguens, Joana; Maio, Am\'elia; Maneira, Jos\'e; Oleiro Seabra, Luis Filipe; Onofre, Ant\'onio; Pedro, Rute; Santos, Helena; Saraiva, Jo\~ao; Silva, Jos\'e; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutA search for the electroweak production of charginos, neutralinos and sleptons decaying into final states involving two or three electrons or muons is presented. The analysis is based on 36.1 fb$^{-1}$ of $\sqrt{s}=13$ TeV proton--proton collisions recorded by the ATLAS detector at the Large Hadron Collider. Several scenarios based on simplified models are considered. These include the associated production of the next-to-lightest neutralino and the lightest chargino, followed by their decays into final states with leptons and the lightest neutralino via either sleptons or Standard Model gauge bosons; direct production of chargino pairs, which in turn decay into leptons and the lightest neutralino via intermediate sleptons; and slepton pair production, where each slepton decays directly into the lightest neutralino and a lepton. No significant deviations from the Standard Model expectation are observed and stringent limits at 95% confidence level are placed on the masses of relevant supersymmetric particles in each of these scenarios. For a massless lightest neutralino, masses up to 580 GeV are excluded for the associated production of the next-to-lightest neutralino and the lightest chargino, assuming gauge-boson mediated decays, whereas for slepton-pair production masses up to 500 GeV are excluded assuming three generations of mass-degenerate sleptons.