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- Teste de articulação para adultos em Português Europeu: contributo para a construção e validação: faixa etária dos 25 aos 44 anosPublication . Santos, Joana; Nogueira, Dália
- Teste de articulação para adultos em português europeu: contributo para a construção e validação: faixa etária dos 15 aos 24 anosPublication . Santana, Gisela; Nogueira, Dália
- Visit Cabo VerdePublication . Moniz, Maria da Conceição Tavares; Leal, Maria do CarmoA indústria turística tem-se focado na diversificação, de forma contínua, tornando-se um dos motores fundamentais para o progresso dos setores económicos de um país. Para tal, o desenvolvimento de um Produto Turístico de sucesso que visa oferecer ao público-alvo uma experiência memorável para satisfazer o seu desejo é essencial para que este consumidor venha a visitar um determinado destino. A nova era digital transformou a estratégia de marketing das empresas e esta nova conjuntura tem vindo a contribuir para o crescimento exponencial e para o desenvolvimento das técnicas e ferramentas que permitem promover a comunicação entre a empresa/marca e o consumidor, aspeto em que o marketing digital tem desempenhado um papel importante. Em tempos de valorização da experiência turística, o setor turístico de Cabo Verde pouco tem explorado e não tem tirado grande partido do marketing digital para dar a conhecer as potencialidades e as maravilhas do destino enquanto produto turístico, que ainda tem muito por descobrir por parte dos consumidores nacionais e internacionais. Como objetivos deste plano de comunicação Visit Cabo Verde pretende-se aumentar a notoriedade da marca Cabo Verde e captar novos turistas através da promoção de 4 ilhas: Santiago, São Vicente, Santo Antão e Boavista dividindo-as em 3 (três) subprodutos - cultura, natureza e praia. Com a realização deste projeto prevê-se que Cabo Verde atinja o público-alvo definido através da conceção das campanhas relevantes para os potenciais turistas e aumentar o fluxo dos turistas no arquipélago. As limitações deste plano de comunicação incidem sobre a variável produto que não é controlável, procurando este plano uma linha de orientação para a variável comunicação.
- OdisseiasPublication . Lourenço, Nádia Sofia Faustino; Leal, Maria do CarmoO presente relatório tem como objectivo descrever as actividades desenvolvidas no estágio curricular realizado na empresa Odisseias, no âmbito da conclusão do mestrado em marketing digital da Universidade Europeia. A primeira parte do relatório é constituída pelo enquadramento teórico, que é iniciado com uma abordagem ao conceito geral de marketing digital, passando em, seguida, para as redes sociais, dando uma breve definição das redes pela qual fui responsável na Odisseias e a importância destas para o marketing. De seguida, falo sobre o que é a marca e como esta é vista pelo consumidor. Abordo também as compras colectivas, mercado onde está inserido a Odisseias e o e-commerce, que é onde se centra a grande receita de vendas da empresa. A segunda parte do presente relatório é constituída pelo enquadramento prático, ou seja, pela apresentação da empresa, descrição das tarefas desempenhadas no estágio e por uma conclusão sobre as aprendizagens e sugestões para melhorar, na minha perspectiva, o funcionamento da empresa.
- Efeitos dos vídeo-blogs na decisão de compra de produtos cosméticosPublication . Leitão, Marta Sofia da Silva; Leal, Maria do CarmoEste estudo enquadra-se na área do Marketing Digital, e pretende demonstrar a influência exercida pelos vídeo-blogs no YouTube na decisão de compra de produtos cosméticos em Portugal. Aborda inicialmente conceitos como as redes sociais, mais concretamente os vídeoblogs e a rede social YouTube, o comportamento do consumidor online, o mercado da cosmética em Portugal e o Marketing ligado à industria da beleza. O objetivo deste estudo é o de demonstrar como as marcas de cosmética podem aumentar as suas vendas e notoriedade com a influência exercida pelas beauty vloggers. A fim de perceber a influência na tomada de decisão no que diz respeito a produtos de cosmética, adotámos uma metodologia quantitativa, que assentou na realização de inquéritos online por questionário. Os dados foram organizados e analisados com a ajuda do software de análise quantitativa SPSS. Os principais resultados observados determinam uma influência positiva dos vídeo-blogs na decisão de compra de produtos cosméticos. Esta influência poderá demonstrar que o sucesso das empresas de cosméticos na divulgação, venda e fidelização de clientes deve apontar cada vez mais para a utilização intensiva de video bloggers dedicadas a temas de beleza, e identificadas no estudo como líderes de opinião, para as suas estratégias de comunicação.
- A influência da presença das rádios nas redes sociais na fidelização dos ouvintesPublication . Romão, Catarina Mendes; Leal, Maria do CarmoAs redes sociais são redes de comunicação, assim como de interação. Os media invadem todos os dias as nossas vidas, de várias formas. A rádio é um canal que tem como objectivo informar e entreter os ouvintes. Como todas as marcas, as estações de rádio pretendem conquistar ouvintes. Estas por vezes geram comunidades de marca. Os ouvintes podem ser fontes de recomendação, geração de empatia e valor positivo. “A Internet é um meio que oferece em primeira instância comunicação, informação, entretenimento e interatividade. Gastamos 77% do nosso tempo com essas atividades.” Adolpho (2012) Atualmente as empresas precisam de oferecer estas atividades ao utilizador, sendo o Facebook a rede social preferida. Este estudo tem como objetivo compreender se a presença das estações de rádio no Facebook têm influência na fidelização do ouvinte. Assim sendo, foi executado um estudo qualitativo, em que a variável dependente é a fidelização do ouvinte, e a variável independente o Facebook. Foi adoptada uma metodologia qualitativa, sendo este um estudo do tipo entrevista presencial, que assentou na sua realização a 10 indivíduos, do género masculino ou feminino, com idades compreendidas entre os 15 e os 60 anos. Após uma analise dos resultados, podemos concluir que, embora, não tenha ficado provado, que o fato de as rádios estarem presentes no Facebook tenha uma influência direta na fidelização dos ouvintes, de alguma forma esta rede social funciona como uma extensão da rádio e é, pelo menos um fator de fidelização.
- Comentários online nos websites de comparação de hotéisPublication . Lancha, Pedro Filipe Figueira; Cruz, RuiCom o rápido aumento da utilização da internet no mundo, os consumidores utilizam cada vez mais os websites para comparação, compra e venda de produtos. Atualmente os utilizadores da internet deixaram de procurar exclusivamente informação e tornaram-se eles próprios fornecedores de experiências através de comunidades online, que continuam em grande crescimento. Seguindo essa tendência, muitas indústrias escolheram a internet como canal de comunicação preferido e a indústria hoteleira não foge à regra. Assim a presente dissertação resulta numa pesquisa, em que o principal objetivo é entender de que forma os diversos fatores de informação presentes nos comentários online realizados nos websites de comparação de hotéis influenciam a utilização da informação pelo consumidor. Na presente metodologia é utilizado o modelo de Filieri e McLeay (2014), o tipo de inquérito utilizado é um questionário online para analisar quais os fatores que mais influenciam os consumidores a utilizarem a informação disponível nos comentários online. Os principais resultados obtidos neste estudo indicam que a precisão da informação, a consistência da informação e o ranking do alojamento influenciam a utilização da informação presente nos comentários online.
- Satisfação Laboral e Compromisso OrganizacionalPublication . Carvalho, Adner Santos de; Dias, IvoO projeto realizou-se num contexto onde as organizações mantêm os funcionários conectados, motivados, e satisfeitos pessoal e profissionalmente, onde em companhia dos seus líderes, marcham em busca da tão desejada progressão organizacional, maximizando o lucro e minimizando os custos continuamente. Por este motivo, decidiu-se elaborar o projeto, cujo objetivo é avaliar/examinar duas variáveis, a Satisfação Laboral e o Compromisso Organizacional, destacando uma possível associação entre ambas. O universo em análise é a população da empresa angolana no sector da informação, empresa integrada no mercado angolano, cujo objeto de trabalho passa por recolher, tratar e distribuir a informação, nacional e internacionalmente. A mesma teve a amabilidade que disponibilizar os seus 172 colaboradores como amostra para fazer parte deste projeto. Para o estudo foram utilizadas metodologias quantitativas, aplicando-se dois questionários. O primeiro, de Warr, Cook e Wall referente a Satisfação Laboral, e o segundo, de Allen Meyer, refere-se ao Compromisso Organizacional, ambos previamente aprovados/certificados, e utilizados anteriormente com as referidas variáveis. Relativamente aos resultados, observou-se a existência de um impacto significativo entre a variável Satisfação Laboral e a variável Compromisso Organizacional; tento a primeira uma influência positiva sobre a segunda. Os resultados do estudo concluíram que os valores provenientes da correlação de Pearson (Tabela) demonstram o esperado, isto é, existe uma associação positiva com intensidade moderada, fortes e muito fortes (0.60 a 0.97) entre a variável Satisfação laboral Compromisso laboral.
- Projeto InOut ExpatPublication . Silva, Andreia Filipa Mendonça Lopes da; Cruz, RuiO Projeto InOut Expat foi desenvolvido para apoiar e ajudar os expatriados em fase de mudança para um país estrangeiro, através de uma plataforma eletrónica que oferece os serviços de uma secretária virtual para auxiliar em situações burocráticas e/ou pessoais. Oferece também, formação intercultural focada em cultura/costumes, etiqueta e linguagem não-verbal. O website tem informações gratuitas de todos os países do mundo como, o custo de vida, a língua oficial, o PIB, a capital, a bandeira que são informações facilmente encontradas num motor de busca na internet. Também apresenta links e publicações com noticias, ofertas de emprego e entrevistas a expatriados. Os expatriados envolvidos no projeto estão felizes pela decisão que tomaram em mudar de país, mas a maioria sentiu tristeza, insegurança, choque e outros sentimentos negativos na adaptação ao país de destino, a InOut Expat pretende colmatar estes sentimentos. O projeto está a cumprir o que promete desde fase embrionária. É sem dúvida uma ferramenta útil para quem opta por emigrar ou imigrar, principalmente no auxilio de uma secretária virtual para procurar casa ou trabalho.
- Recrutamento InboundPublication . Mendes, Manuel Duarte; Leal, Maria do CarmoNo âmbito do Mestrado em Marketing Digital da Universidade Europeia, foi proposto aos alunos no terceiro semestre, a realização de um Projeto Final sendo as opções da realização deste projeto: relatório de estágio, dissertação ou projeto aplicado. Este relatório, redigido por Manuel Duarte Mendes, foi realizado no âmbito de Estágio Curricular. O objetivo do mesmo foi a inserção do aluno no mundo empresarial de forma a integrar os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso do mestrado de Marketing Digital. O relatório irá relatar o estágio que realizei durante o período de 16 de novembro de 2015 até 31 de dezembro de 2015, na empresa RUPEAL, sobre a marca KWAN. A escolha da empresa foi efetuada através de um apelo prévio à empresa de forma a ingressar nos painéis de marketing da mesma. A RUPEAL é uma média empresa com dois negócios distintos sendo esses a criação de software através da marca SWAT (Special Web and Apps Tactics) e recrutamento e outsourcing através da marca KWAN, marca essa ao qual fui atribuído. Este estágio permitiu-me utilizar o conhecimento adquirido de diversas formas e baseou-se fortemente numa estratégia de Inbound Marketing.