UE - TDM - Teses de Doutoramento
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- A aprendizagem em simulacros e a aquisição de competências na gestão de catástrofesPublication . Godinho, Cátia Sofia Silva Leitão; Gonçalves, Fernando; Rosado, DavidA utilização da simulação como treino para uma situação real, pode ir muito além das questões do socorro e das mais diversas áreas de proteção civil, até, sem sentido lato, às emergentes abordagens no contexto da gestão de empresas. Este estudo pretendeu evidenciar a importância da simulação no domínio do safety, não só como veículo de aprendizagem, mas também de gestão do risco em cenários de crise. Apoiados numa unidade de análise com 98 elementos das valências da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e colocando criteriosamente essa amostra em cenários simulados, foi possível constatar, através da análise qualitativa, que existem fatores que condicionam, de forma inequívoca, o sucesso dos simulacros e que passam pela noção mental do tempo, predisposição dos participantes e trabalho de equipa. Esta última alusão aparece como sendo da máxima importância, designadamente ao permitir a criação de rotinas e a mecanização de procedimentos, que podem depois ser replicados em qualquer local, sendo esta replicação o produto da repetição continuada, nada despicienda neste tipo de matérias. O líder, e, mais especificamente, as questões de liderança, aparecem igualmente como relevantes pelo papel que aquele desempenha ao longo do processo. Sobretudo numa latitude como esta, estrutura e ação são peças indissociáveis, o mesmo acontecendo com a relação direta entre estatuto e papel. Da análise qualitativa foi possível verificar que a boa execução e o consequente adequado resultado de um simulacro depende da relação que os participantes estabelecem com o líder, neste caso, materializado no papel de delegado de segurança. Neste estudo, a aprendizagem aparece como causa e consequência da gestão (do conhecimento) do risco: a aprendizagem resulta da partilha e do uso do conhecimento, que por sua vez é um produto da aprendizagem. Numa outra vertente, este estudo espelha que embora a haja uma associação relevante entre o treino e a preparação para o risco, a análise quantitativa revela-nos que o objetivo de garantir uma população bem preparada para o risco não é plenamente alcançado com a realização de simulacros, sendo sugeridos caminhos para ultrapassar esta realidade.
- Competências chave no acesso e na profissão de ContabilistaPublication . Martins, Ana Cristina da Silva Ramos Lucas; Dias, DianaO estudo sobre as competências fundamentais ao exercício da profissão de Contabilista tem despertado o interesse da investigação a nível internacional. A presente tese é uma contribuição ao estudo destas competências em Portugal. No contexto atual, a profissão de Contabilista implica uma grande responsabilidade, quer perante os seus clientes, quer perante a Autoridade Tributária. Para o exercício da profissão torna-se necessário o desenvolvimento de determinadas competências que assegurem este exercício com sucesso. O objetivo da tese é, então, identificar as competências que estimulam o sucesso na profissão de Contabilista em Portugal. As questões de investigação que permitiram atingir o objetivo global são: “Estão os resultados de aprendizagem das licenciaturas, mestrados e doutoramentos conducentes à entrada na profissão de Contabilista alinhadas com as competências percebidas como essenciais pelos CCs?”; “Quais as competências percebidas pelos CCs que mais influenciam o seu sucesso profissional?”; e “Como se autoavaliam os CCs relativamente às competências que eles próprios consideram importantes para a profissão?” O estudo baseou-se num inquérito aplicado a atuais Contabilistas Certificados, entre 2016 e 2017. Os dados foram tratados através de uma regressão linear múltipla. Os resultados permitem perceber como principais competências influenciadoras do sucesso na profissão: (1) maior conhecimento técnico; (2) maior capacidade de liderança; e (3) menor comportamento ético. Naturalmente que este último resultado aponta para a necessidade de promover alterações a montante da profissão, uma vez que a ética é um competência essencial em todas as profissões, e nesta muito em particular. Estes resultados são relevantes, uma vez que permitiram criar um modelo que possibilita aos candidatos à profissão, atuais profissionais, instituições de ensino superior com cursos conducentes à profissão e mesmo à própria Ordem Profissional, conhecer as competências que impulsionam uma carreira de sucesso nesta profissão.
- Competências para uma liderança percebida como eficaz: líderes e lideradosPublication . Figueiredo, Paula Cristina Nunes; Sousa, Maria JoséNum contexto em que cada vez mais as pessoas têm de investir no desenvolvimento de competências de forma a se adaptarem e estarem aptos às constantes exigências do mercado de trabalho, a tese propõe-se identificar as competências que estão relacionadas com a liderança percebida como eficaz por parte dos líderes e liderados. Da revisão da literatura, mais propriamente da análise critica dos modelos de competências existentes, resulta um modelo integrativo de competências associadas à liderança e à gestão. Relativamente à eficácia, encontra-se um modelo em construção – ‘Perceived managerial and leadership effectiveness’ -, que procura distinguir dois estilos de liderança através da distinção entre os comportamentos do líder percebidos como eficazes e ineficazes (Patel & Hamlin, 2012). O objetivo desta tese é assim identificar as competências que contribuem para a liderança percebida como eficaz, mais propriamente, para os comportamentos do líder percebidos como eficazes pelos líderes e liderados. Tendo em conta a natureza dos modelos, opta-se por uma metodologia de investigação mista e uma estratégia de triangulação concorrente. A integração dos resultados dos dois estudos é feita ao nível dos comportamentos percebidos como eficazes e ineficazes. É feita a identificação dos comportamentos numa organização portuguesa, seguindo os procedimentos do modelo de Hamlin (estudo qualitativo) e é feita a comparação com os resultados obtidos nos estudos anteriores (Patel & Hamlin, 2012) e os resultados do questionário (estudo quantitativo), que avalia o desempenho do líder, relativamente aos comportamentos já identificados. A integração dos resultados demonstra existir algumas semelhanças relativamente aos comportamentos do líder percebidos como eficazes e ineficazes, apresentados por Patel & Hamlin (2012). Com estas evidências, o estudo quantitativo procura ainda verificar a existência de uma relação entre as competências do modelo integrativo proposto e os comportamentos do líder percebidos como eficazes e ineficazes, apresentados por Patel & Hamlin (2012). Através da Análise Fatorial Exploratória e das estatístivas de validade, de fiabilidade e de sensibilidade, validaram-se as escalas das competências e dos comportamentos percebidos. No caso das competências foram validados os construtos das quatro subescalas – Competências Intelectuais (CMPE_I), Competências de Gestão (CMPE_G) Competências Sociais (CMPE_S) e Competências Emocionais (CMPE_E). Quanto aos comportamentos percebidos, foram validados os construtos dos comportamentos do líder percebidos como eficazes e ineficazes. Para a análise de regressão, considerou-se que a liderança percebida como eficaz (LPE) resulta da agregação dos comportamentos do líder percebidos como eficazes (CMPO_E) numa variável. Os resultados obtidos demonstram que as competências têm uma associação negativa com os comportamentos do líder percebidos como ineficazes (CMPO_NE) e uma relação linearmente positiva com a liderança percebida como eficaz (LPE). Deste modo, constata-se que as competências da proposta de modelo de competências contribuem para a liderança percebida como eficaz. Esta tese apresenta assim um modelo integrativo de competências associadas à liderança e à gestão que estão relacionadas com a liderança percebida como eficaz. Deste modo, apesar de serem necessários mais estudos noutras organizações para generalizar os resultados obtidos, o maior contributo desta tese é a identificação das competências que potenciam a liderança percebida como eficaz pelos líderes e liderados, logo das vivências do dia-a-dia da organização.
- Confiança e Gestão do Conhecimento na Sucessão das Empresas Familiares: a particularidade de uma Região UltraperiféricaPublication . Campos, José Alberto Gonçalves de; Tomé, EduardoO estudo pretende contribuir para o avanço do conhecimento sobre a problemática da sucessão nas empresas familiares da Região Autónoma da Madeira (RAM) e sobre os fatores que poderão estar associados à mesma. O interesse pela temática, deve-se ao facto de ser o primeiro estudo desta natureza realizado na RAM, sendo original e de querer perceber o que está por detrás da dificuldade existente em realizar a sucessão nestas empresas desta região ultraperiférica e querer contribuir para ajudar a resolver esta problemática. Baseamos esta tese numa pesquisa de literatura nos domínios da confiança, da gestão do conhecimento e da sucessão nas empresas familiares. O objetivo geral da presente investigação é identificar e perceber como é que a confiança e a gestão do conhecimento influenciam o processo de sucessão nas empresas familiares, em específico as da RAM, (2020). A metodologia é baseada na abordagem mixed methods research, aplicando as metodologias qualitativa (estudo 1) e quantitativa (estudo 2), com vista a conseguir uma compreensão mais alargada sobre as empresas familiares e assim compreender os fundadores e sucessores destas empresas locais. No estudo 1, participaram 13 entrevistados e no estudo 2, responderam ao inquérito 255 indivíduos. Os participantes são residentes na RAM, distribuídos pelos seus 11 concelhos. Na análise dos dados aplicou-se a técnica multivariada dos dados, através do modelo de equações estruturais (MEE). Testou-se o modelo hipotético através da análise fatorial confirmatória (AFC) e os resultados confirmaram 5 das 7 hipóteses elaboradas a partir do modelo adotado na presente tese. Os resultados apontaram para um efeito positivo e integrado entre as variáveis antecedentes e as atividades de sucessão, conforme proposto no modelo. As correlações mais elevadas são entre a transferência do conhecimento tácito e a orientação para o negócio “business first”, e entre a transferência do conhecimento explícito e as atividades de sucessão. A confiança tem poder explicativo nas atividades de sucessão, mas de forma indireta. Comparando as duas técnicas de análise, obtivemos resultados idênticos, o que sugere que a linearidade das relações é a realidade predominante. Em termos gerais, os resultados confirmaram que os constructos constantes do modelo influenciam positivamente as atividades de sucessão. O estudo apresenta implicações para os fundadores e sucessores das empresas familiares da RAM, que podem valer-se da melhor compreensão desta problemática para implementar medidas estratégicas, quer políticas, quer de gestão para a preparação da sucessão. O estudo apresenta algumas limitações, quer pela natureza deste tipo de empresas, quer pelo enorme desafio de concretizar entrevistas e questionários aos fundadores e sucessores das empresas familiares. O número de sucessores entrevistados e inquiridos ficou muito aquém das nossas expetativas, pelo que sugerimos que num futuro estudo, nos debrucemos mais especificamente sobre os potenciais futuros sucessores, de forma a podermos contrapor as suas perceções relativamente à questão da sucessão às dos fundadores. Contudo, trata-se de um estudo inovador que muito poderá beneficiar a RAM.
- Cost and time overruns in public investment projects: an exogenous determinants model, theory and practicePublication . Catalão, Francisco Miguel Pinheiro; Sarmento, Joaquim José MirandaThe original contribution to knowledge of this research is overtaking the absence of an exogenous variables model in the analysis of cost and time deviations in public projects in the existing literature. This is achieved through the construction of a model that includes exogenous (political, governance, and economic) and endogenous (project-related) determinants. This model aims to help public decision makers develop public policies that seek to minimise cost and time overruns in public infrastructure projects. Cost and time overruns are often perceived to be a sign of project failure, and several past studies have identified potential causes and explanatory factors for the occurrence of such deviations. Governments devote significant resources to public projects, which thus makes cost and time overruns a critical issue for public management. The research presents a theoretical underpinning based on Opportunistic Behaviour, Institutional, Economic Cycles, and Incomplete contracts theories and provides an empirical analysis of 4,305 public projects developed in Portugal between 1980 and 2014. We used as dependent variables the cost/time deviation (the percentual difference between the final and initial cost/time) and the cost/time overruns (assuming one if the cost/time deviation is positive and zero if the cost/time deviation is zero or negative). The analysis suggests that these exogenous determinants have been under-valued in the existing literature and that they do, indeed, play a relevant role in understanding cost and time deviations.
- Cross-buying: estratégia bancária para desafios do open banking em PortugalPublication . Costa, Rui Miguel Martins Murta da; Gonçalves, FernandoO setor bancário tradicional em Portugal enfrenta desafios significativos com o aparecimento do open banking, impulsionado por mudanças regulatórias como a Segunda Diretiva de Serviços de Pagamento (PSD2). O open banking permite que terceiras partes acedam a dados bancários dos clientes, aumentando a concorrência e exigindo serviços mais personalizados e inovadores. Este estudo investiga os fatores que influenciam as intenções de cross-buying dos clientes nesse novo ambiente regulatório e tecnológico. O problema de investigação aborda como a confiança, satisfação, conveniência, qualidade do serviço, equidade de pagamento e conflitos percebidos afetam as intenções de crossbuying num contexto de open banking. Adotou-se uma abordagem quantitativa e relacional, utilizando dois questionários dirigidos a clientes de instituições financeiras. O modelo conceptual foi testado através de regressão linear múltipla e regressão logística binária, complementado por análise de clusters e correlações bivariadas. Os principais resultados revelam o impacto significativo dos constructos preditores nas intenções de cross-buying e o efeito moderador do ambiente de open banking. Os resultados destacam como o novo cenário regulatório e tecnológico influencia os comportamentos de cross-buying dos clientes. Estas perceções podem auxiliar os bancos tradicionais de retalho a melhorar as suas estratégias de retenção e personalização de ofertas para permanecer competitivos num contexto open banking. Esta tese oferece contribuições para a compreensão da interação entre cross-buying e open banking, apresentando recomendações práticas para que as instituições financeiras tradicionais possam obter uma vantagem estratégica na disputa de um novo mercado cada vez mais aberto.
- Determinantes e Metodologias de ensino da Garantia de Fiabilidade no Relato integradoPublication . Rodrigues, Maria Albertina Almeida Barreiro; Rkibi, Tawfiq; Morais, Ana Isabel Abranches Pereira de CarvalhoA exigência de mudanças nos relatórios divulgados pelas empresas originou o surgimento do Relato Integrado, o qual providencia informação relativa à avaliação de riscos e ao potencial crescimento de valor no futuro, influenciando a gestão do risco e a auditoria. O Relato Integrado engloba informação financeira que é obrigatoriamente sujeita a auditoria, e informação não financeira que poderá, de forma voluntária, ser sujeita a uma análise de garantia de fiabilidade. Surge assim a necessidade de novas estruturas de elaboração de relatórios de garantia de fiabilidade por forma a assegurar a conformidade e confiabilidade da informação divulgada. Desta forma, a motivação e relevância deste estudo situa-se ao nível da Garantia de Fiabilidade no Relato integrado (GFRI) como vetor de incremento de legitimidade e confiabilidade. O objetivo do estudo consiste em rever o campo de estudo da GFRI, desenvolver conhecimento sobre a literatura associada, sobre o conteúdo e determinantes da divulgação da informação e apresentar um modelo de ensino do tema no ensino superior. Esta tese pretende apresentar à comunidade académica uma visão global do tema em apreço enquadrado quer nas empresas quer na academia. A abordagem metodológica desenvolve um estudo qualitativo da literatura relevante, um estudo qualitativo de análise de conteúdo dos Relatórios de GFRI com um subsequente estudo quantitativo para analise dos determinantes da divulgação da informação e conclui com o desenvolvimento de um modelo de ensino no ensino superior. Os resultados do estudo indicam que este é um tema recente e com crescente interesse pela academia, que a sua implementação no relato das empresas é também crescente com mais de metade das empresas a divulgarem a informação de forma voluntária. A contribuição do estudo consiste num melhor conhecimento acerca dos relatórios de garantia de fiabilidade, da literatura relacionada, dos determinantes para a sua emissão e da inclusão da temática nos currículos das universidades, que poderá conduzir a uma melhor análise e consequente tomada de decisões sobre esta matéria para investidores, reguladores, auditores, profissionais e académicos.
- A diferenciação do candidato na Era Digital: proposta de uma estrutura baseada nas Competências Comportamentais e HumanasPublication . Correia, Ana Margarida Partidário Pereira; Costa, Carla Gomes da; Rkibi, TawfiqAo capital humano é atribuída uma importância vital para a criação da proposta de valor única das empresas. Por esta razão, a aquisição de talento qualificado tornou-se uma atividade central das organizações que procuram soluções fidedignas e ágeis para realizar a triagem curricular dos candidatos; não só identificando e validando competências como antevendo a compatibilidade com a sua cultura organizacional. Por sua vez, conscientes da elevada concorrência que enfrentam, diferenciar-se no processo de recrutamento online tornou-se uma preocupação dos candidatos que continuam a utilizar o curriculum vitae como primeira abordagem às empresas. Os investigadores questionam qual deverá ser a estrutura curricular para uma triagem curricular adequada sugerindo contemplar a informação comportamental dos candidatos para além da sua informação técnica. Assim, esta investigação, qualitativa e exploratória, propõe uma nova estrutura de curriculum vitae que contempla o mapeamento das competências comportamentais e humanas dos indivíduos com o intuito de alcançar uma triagem curricular que compreenda a diferença entre os profissionais e proporcione a antevisão da sua adequação à cultura organizacional das empresas antes da contratação. Para tal, foi aplicado um processo indutivo genérico através do qual se realizaram entrevistas com 7 especialistas, 28 recrutadores e 5 candidatos, um questionário a 221 recrutadores e um grupo focal com 4 gestores de marca. Foram ainda comparadas 2 estruturas de curriculum vitae. Estas atividades sustêm o Modelo de Triagem Curricular Baseada nas Competências Comportamentais e Humanas que nutre a proposta da Estrutura Curricular Baseada nas Competências Comportamentais e Humanas testada com 1.039 utilizadores e 2 empresas por meio de uma plataforma digital.
- Employee Commitment Gamified frameworkPublication . Marcão, Ricardo Filipe Pateiro; Pestana, Gabriel; Sousa, Maria JoséNowadays, the achievement of the organizational goals, the increase of the employees’ commitment, and the reduction in turnover represent challenges for the large organizations that operate in the IT and pharmaceutical sectors. Implement aggressive methodologies enhance the results may work achieve the goals, but it tends to decrease the commitment of the employees, resulting in leaving the organization. Defining indicators to monitor the activities of the employees and keep them motivated with initiatives that get them committed to the organization and engaged in their work is the first step. For this reason, it is defined the Employee Commitment Gamified Framework, where it is defined a Gamification initiative and a set of indicators that can be translated into the organization’s goals. Since a Gamification initiative is based on incentives, it is expected that can have a positive effect on the affective, continuance, and normative commitment from the employees' side. This research intends to understand if the commitment of the employees influences the achievement of the organization’s goals. To address this, it is performed a commitment assessment through a questionnaire (before and after the Gamification initiative) and this data is used as an input for a statistical analysis, where it is performed a set of validations through T-tests, ANOVA One Way, and Post-hoc Tukey HSD. In the end, it is compared the conclusions with the organization’s goals achievement, being also related to engagement of the employees for three years.
- A ética da evasão fiscal: variáveis demográficas relevantes no âmbito de estudantes e professores do ensino superiorPublication . Ribeiro, César Fernando Carreira; Pinho, Carlos SantosO objetivo do nosso estudo é analisar se alguns argumentos propostos pela literatura têm efeito na perceção da Evasão Fiscal enquanto procedimento ético, considerando diversas variáveis demográficas. A revisão da literatura está apoiada em duas bases. A primeira, mais focada na questão técnica da realidade fiscal. A segunda, resultante de uma pesquisa de artigos que abordam, para além da questão técnica, a componente ética da Evasão Fiscal. A recolha de dados foi feita com recurso a um questionário dirigido a professores e estudantes de cursos superiores. Este instrumento teve por base as 18 afirmações que refletem as três visões da ética na evasão fiscal utilizadas por McGee & Benk (2011). Pretende-se avaliar se os argumentos contidos nas afirmações têm efeito na perceção da evasão fiscal enquanto procedimento ético, bem como se este efeito varia consoante a idade, o sexo, a área da licenciatura (“Gestão” ou “Não-Gestão”) e o nível de rendimento do indivíduo. As variáveis foram tratadas recorrendo à Análise em Componentes Principais (ACP). Utilizámos a Estatística de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) para aferir da adequabilidade da matriz de input, tendo obtido uma qualidade de “muito boa”. Foi utilizado o “critério de Kaiser” para a extração das componentes principais e confirmado o resultado obtido através do “critério da percentagem de variância explicada”. Como resultado, das dezoito variáveis de partida foi possível criar apenas três novas variáveis compósitas designadas de “Sempre Ética”, “Desperdício, Corrupção e Injustiça” e “Discriminação e Regimes Opressivos”, todas com resultados de consistência interna muito satisfatórios. No geral, os homens, os respondentes com mais idade e com rendimentos superiores, tendem para a discordância a respeito da ética da evasão fiscal.