Browsing by Issue Date, starting with "2021-03-19"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Cesariana e cuidados intensivos do neonato caninoPublication . Mendes, Soraia Filipa FigueiredoO presente trabalho foi elaborado no âmbito do estágio final do curso de enfermagem veterinária no Hospital Veterinário de Loulé. O objetivo do estágio foi colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. A aluna teve a oportunidade de realizar várias funções da profissão no âmbito do internamento hospitalar, consultas, cirurgias e urgências durante os três meses de estágio curricular, de 28 de outubro de 2020 a 20 de janeiro de 2021. Foi acompanhado o internamento de 436 animais de companhia aos quais a aluna prestou todos os cuidados necessários e assegurou o seu bem-estar. Foi realizada uma cesariana na qual a estagiária aplicou os conhecimentos adquiridos durante a elaboração do trabalho tendo sido possível a sobrevivência dos três cachorros nascidos. O maneio adequado da cadela gestante revela-se de extrema importância para o sucesso do nascimento dos cachorros e o bem estar da fêmea. Os cuidados intensivos do neonato canino são importantes na medida em que eleva a taxa de sobrevivência do recém-nascido. O papel do enfermeiro veterinário na área da reprodução canina implica educar o tutor para os cuidados a ter com a gestante e com os neonatos, assim como prestar auxílio ao médico veterinário na cesariana e reanimação dos cachorros. O estágio permitiu o desenvolvimento profissional e pessoal da aluna na medida em que adquiriu conhecimentos e competências de trabalho
- Cirurgia Oftálmica e Cuidados Perioperatórios em Aves de RapinaPublication . Santos, Andreia OliveiraO presente relatório refere-se ao estágio realizado no CRASSA, Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Santo André, no município de Santiago do Cacém, na área de clínica médica e cirúrgica de animais selvagens e silvestres, no período de 28 de outubro de 2020 e 29 de janeiro de 2021. Os principais objetivos do estágio foram aprofundar conhecimentos na clínica e medicina de recuperação de animais silvestres, sobretudo as espécies autóctones, e sobre cirurgia oftálmica e cuidados perioperatórios. No CRASSA foi possível acompanhar 72 novos casos, onde 66 pertenciam à classe das aves (91,6%), e os restantes 6 (8,4%) pertenciam à classe dos mamíferos. As causas de entrada variam desde traumas, debilitação, queda do ninho, desorientação, cativeiro e atropelamento. As atividades que a aluna mais realizou ao longo do estágio foram receção dos animais, contenção e exame físico, preparação e administração de medicação, acompanhamento no internamento e alimentação, limpeza das instalações dos animais e enriquecimento animal. Relacionado com o tema, foi possível acompanhar um caso de afeção ocular que precisou de terapêutica cirúrgica. A autora acompanhou de perto o pré, o durante e o pós cirúrgico da ave em questão, e por ser uma cirurgia complexa, despertou interesse na aluna. Um exame físico completo confirma se o animal está apto para cirurgia, e auxilia o profissional a escolher a técnica mais adequada. Os cuidados perioperatórios, como por exemplo, o jejum, a medicação e monitorização pré e pós cirúrgica, e o enriquecimento ambiental vão determinar a recuperação do paciente. Para que haja conservação das espécies selvagens, a criação de novos serviços para estes deveria ser ponderada, e, portanto, uma maior necessidade de profissionais com experiência nos mesmos.
- A ética da evasão fiscal: variáveis demográficas relevantes no âmbito de estudantes e professores do ensino superiorPublication . Ribeiro, César Fernando Carreira; Pinho, Carlos SantosO objetivo do nosso estudo é analisar se alguns argumentos propostos pela literatura têm efeito na perceção da Evasão Fiscal enquanto procedimento ético, considerando diversas variáveis demográficas. A revisão da literatura está apoiada em duas bases. A primeira, mais focada na questão técnica da realidade fiscal. A segunda, resultante de uma pesquisa de artigos que abordam, para além da questão técnica, a componente ética da Evasão Fiscal. A recolha de dados foi feita com recurso a um questionário dirigido a professores e estudantes de cursos superiores. Este instrumento teve por base as 18 afirmações que refletem as três visões da ética na evasão fiscal utilizadas por McGee & Benk (2011). Pretende-se avaliar se os argumentos contidos nas afirmações têm efeito na perceção da evasão fiscal enquanto procedimento ético, bem como se este efeito varia consoante a idade, o sexo, a área da licenciatura (“Gestão” ou “Não-Gestão”) e o nível de rendimento do indivíduo. As variáveis foram tratadas recorrendo à Análise em Componentes Principais (ACP). Utilizámos a Estatística de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) para aferir da adequabilidade da matriz de input, tendo obtido uma qualidade de “muito boa”. Foi utilizado o “critério de Kaiser” para a extração das componentes principais e confirmado o resultado obtido através do “critério da percentagem de variância explicada”. Como resultado, das dezoito variáveis de partida foi possível criar apenas três novas variáveis compósitas designadas de “Sempre Ética”, “Desperdício, Corrupção e Injustiça” e “Discriminação e Regimes Opressivos”, todas com resultados de consistência interna muito satisfatórios. No geral, os homens, os respondentes com mais idade e com rendimentos superiores, tendem para a discordância a respeito da ética da evasão fiscal.
