Browsing by Issue Date, starting with "2022-12-16"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- Novos Territórios IndustriaisPublication . Cruz, Ana; Barbosa, AntónioO presente relatório acompanha e estrutura o projecto de requalificação de uma fábrica no vale do rio Este, em Braga, desenvolvido sob o tema dos Novos Territórios Industriais. O ponto nevrálgico da intervenção do projecto é a sede de uma indústria metalomcânica e os terrenos vizinhos, cujas construções sufocam a margem fluvial do rio Este. Através da identificação das problemáticas inerentes ao tema dos Novos Territórios Industriais, a resposta passou por uma reorganização do território, e da translação da fábrica. A fim de valorizar a margem fluvial, além de a desobstruir, o território foi organizado tendo como premissa a possibilidade de usufruto público do troço compreendido na área de intervenção – dando continuidade à ecovia existente. Foi tida a pretensão de manter a plurifuncionalidade que o lugar já apresentava, na procura de uma valorização de cada qual e do diálogo do conjunto.
- Novos Territórios Espirituais | Breamo EternoPublication . Tenreiro, Hitameu projecto interage com uma paisagem cultural, com fortes relações sincréticas de nível es piritual. O lugar: o Breamo é um monte com um castro de datação desconhecida, pois não tem sido escavado, pautado pela presença de uma igreja românica, e que motiva duas romarias anuais (8 de maio e 29 de Setembro). O programa, porém, tem três vertentes: (1) A criação de um parque de proteção ao monte. (2) A implantação de um complexo de pequenas dimensões para cobrir as necessidades dos diferen tes momentos: refúgio para visitantes, pequeno centro de investigação e de interpretação; para que o programa funcione, parto de um simil com a tipologia do mosteiro, para posteriormente o reinterpretar e desconstruir para uma melhor integração na paisagem e na natureza. O projecto tem ainda uma terceira parte: um (3) pavilhão-percurso. Esta parte, distingue-se por ser mais livre, pessoal, e de conotação mais expressiva. Não tendo como objectivo ser um contentor de arte, acaba por, à semelhança do restante programa, potenciar a reflexão e implicar a emoção, na relação do homem com a terra, com as raízes do seu passado, mas com o olhar para o futuro, consciente do contributo sua efêmera existência na história do lugar, na memória de todos. O trabalho foca-se mais especificamente na criação arquitectónica do centro de investigação e refúgio de visitantes, assente no desenvolvimento de um sistema constructivo coeso, que refe rencia outros tempos, mas que acaba por ser o sustem de uma linguagem arquitectónica con temporânea. A dissertação é, por sua vez, a reflexão sobre as várias ideias que constroem este projecto: A resposta da arquitectura como reflexo do pensamento e necessidades do homem, mas também como espiritualidade lhe permite alcançar outros níveis de intensidade na arte e na arquitectu ra, melhorando em muitos aspectos uma sociedade composta por indivíduos. A aproximação a muitas destas temáticas fez-se com recurso a uma exaustiva análise do território, dos modelos de assentamento do passado, em especial o mosteiro, a tipologia em que se baseia o projeto. O desenvolvimento deste processo levou-o a aproximar-se muito em especial das questões que se prendem com os níveis graduais de intimidade, e da forma de ultrapassar algumas das regras que caracterizam a própria noção de mosteiro, por forma a procurar um outro nível de diálogo com o lugar
- Estudo do comportamento e da adaptação de variedades de arrozResultados de Ensaio realizado no Baixo MondegoPublication . Brito, Pedro Almeida; Gonçalves, José Manuel MonteiroCom o presente estudo pretendeu-se avaliar o comportamento e a adaptação de diferentes variedades de arroz no Baixo Mondego, assim como avaliar a sua aptidão industrial.O estudo foi realizado no Centro Experimental do Baixo Mondego, Unidade do Bico da Barca, pertença da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), situada no concelho de Montemor-o-Velho.Este estudo encontra-se sustentado com a realização de um ensaio, o Ensaio de Variedades de Arroz [EVA]. O ensaio EVA é composto por doze variedades de arroz, sendo que dez são do tipo Carolino e duas são do tipo Agulha. A variedade “Ariete” serviu como testemunha, sendo que se encontra noutro ensaio de variedades que se situa na mesma parcela. Neste estudo foram avaliados os seguintes parâmetros: energia e faculdade germinativa, vigor ao nascimento e afilhamento, estados fenológicos, altura do colmo e comprimento da panícula, número de panículas e peso dos grãos por metro quadrado, número de dias até à maturação e colheita, humidade à colheita, produção, peso médio de 1000 grãos da produção, rendimento industrial, biometria e avaliação do nível de ataque da piriculariose na cultura.
- As (novas) tecnologias de informação e comunicação em reuniões e manifestações: uma perspetiva policialPublication . Ferreira, Francisco António dos Santos; Elias, Luís Manuel AndréOs desafios colocados pelas (Novas) Tecnologias de Informação e Comunicação no âmbito do direito de reunião e de manifestação são um tema bastante atual, tendo em conta a atualidade e o fenómeno da globalização. A salvaguarda da ordem pública e o respeito por Direitos, Liberdades e Garantias em contexto de reuniões e de manifestações é extremamente atual, face à crise económico-financeira na Zona Euro, às restrições orçamentais, ao aumento de impostos e consequente contestação social, nem sempre pacífica. Numa sociedade complexa, da informação e em rede, nos grandes aglomerados urbanos, verifica-se uma clivagem latente entre diferentes grupos sociais e uma crescente imprevisibilidade e ambiguidade dos movimentos e formas de protesto não convencionais, quanto às intenções, capacidades, resultados e consequências. Por outro lado, a realidade ultrapassa em muito o plasmado na lei que regula estas formas de expressão popular, obrigando as Forças de Segurança (em especial à PSP) a gerir acontecimentos, muitas vezes inopinados, instantâneos e voláteis de forma a garantir os direitos de todos os intervenientes em reuniões e manifestações, ora cedendo, ora limitando as imposições. As (Novas) Tecnologias de Informação e Comunicação permitem aos cidadãos manterem o estado de tranquilidade e segurança, por outro lado, é importante salientar que, a utilização destas tecnologias pode, em parte, interpor-se a certos Direitos, Liberdades e Garantias que estão salvaguardados na Constituição da República Portuguesa. Assim, neste trabalho, abordaremos mais pormenorizadamente as mais valias e os constrangimentos do uso das (Novas) Tecnologias de Informação e Comunicação em reuniões e manifestações, bem como, o seu impacto para a Polícia, uma vez que, também podem ser uma excelente ferramenta de trabalho.
- Os Passos de um Gigante - ORQUESTRA SINFÓNICA METROPOLITANAPublication . Leitão, Rui Campos; Neves, Pedro Miguel Pires de OliveiraBrochura de sala do concerto realizado pela Orquestra Sinfónica Metropolitana a 16 de Dezembro de 2022 na Igreja do Convento de São Francisco de Évora no âmbito da Temporada 2022/2023 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com obras de Beethoven e Brahms. O concerto foi dirigido pelo Maestro Pedro Neves. A integração dos alunos da Orquestra Académica da Metropolitana à Orquestra Metropolitana de Lisboa, formando uma orquestra sinfónica, permite aos alunos da ANSO beneficiarem de uma experiência regular de trabalho, lado a lado com profissionais que guiam o desempenho do aluno, sob a direção de maestros de referência no panorama nacional e internacional.
- Chemometric profile of gunpowderPublication . Serol, Miguel de Lima Caliço; Família, Carlos; Ahmad, Samir Marcos Esmail; Quintas, AlexandreThe forensic investigations regarding firearm-related crimes are of paramount importance, focusing mainly on visual analysis of marks in firearm-related elements. When the cartridge or the projectile, printed with specific marks from the firearm who fired the round, are not available, the analysis needs to find alternative approaches to continue with the forensic investigation. This often leads to the chemical analysis of the compounds created when the firearm is discharged. With the popular and political pressure on manufacturers, the most characteristics elements of gunshot residue, such as lead, antimony and barium, are quickly being removed from the formulations and replaced with others that grant gunshot residue chemical analysis less probatory value. This led to an increase in studies focused on the organic compound profiles of the ammunitions. These are mainly located in the propellant – smokeless gunpowder. The most common procedures for the profile analysis of chemical compounds in gunshot residues are spectroscopy and chromatography. In the present work, we propose the use of solid-phase microextraction in combination with Gas Chromatography-Flame Ionisation Detection and Attenuated Total Reflectance- Fourier Transform Infrared Spectroscopy to evaluate their discriminative capability for the determination of chemical profile of different gunpowder samples. The results showed visible differences among samples from different manufacturers and models. The obtained data was used in for training and validation of predictive models, with the objective of identifying the manufacturer and model of specific ammunitions. The results showed an overall accuracy of around 60% when classifying data not used for the predictive model. Problems in data acquisition may have harmed the predictor's accuracy, while overfitting of the models is also a possibility. Nevertheless, these results showed that the analytical approaches and predictive model herein proposed have great potential for identifying specific ammunition manufacturers and models.
- Phytocannabinoid effect on alpha-synuclein aggregationPublication . Velez, João Serra; Quintas, Alexandre; Ferreira, CarlaParkinson’s disease is a fast-growing disease in terms of prevalence, especially in the last generation. The symptoms of PD are usually associated with impairments in motor skills. Lewy bodies are a PD feature widely accepted by the scientific community. The Lewy bodies are mainly composed by α-synuclein (α-syn). According to the literature, the formation of α-syn oligomers due to folding changes forming β-sheets, which are seen in amyloid fibrils structure is the currently accepted hypothesis regarding the rise of the Lewy pathologies and their neurodegenerative roles. Cannabis is used by Parkinson´s Disease patients worldwide to reduce symptoms. Recent studies suggest that the effects of phytocannabinoids are mediated by CB1 and/or CB2 receptors. The present study aimed to understand the interactions between α-synuclein and cannabidiol, by studying the behaviour of α-synuclein in solution when exposed to this phytocannabinoid. After α-synuclein purification, the protein was incubated, with Cannabidiol (CBD) and its oligomeric profile, aggregation rate and secondary structure was assessed by gel exclusion chromatography, ThT fluorescence spectroscopy and circular dichroism. The results from the size-exclusion chromatography reveal an equilibrium between dimer and tetramer, with a higher increase of the dimer in the CBD sample. Regarding the circular dichroism, the percentage of random coil decreased in both samples. The ThT analysis led to the conclusion that there was no aggregation of α-synuclein. At low protein concentration the size-exclusion chromatography revealed a dynamic equilibrium between the dimeric and monomeric species, which in turn change to other monomeric form, appearing in the chromatogram, towards the end of the experiment.
- Desenvolvimento de uma metodologia analítica para a análise de dextrometorfano e seus metabolitos maioritários em amostras biológicasPublication . Lopes, Carolina Gonçalves Rosa; Mateus, Eduardo Pires; Brinco, João; Ahmad, Samir Marcos EsmailO dextrometorfano (DXM), quimicamente referido como 3-metoxi-17-meilmorfinano é a substância ativa de alguns medicamentos não sujeitos a receita médica, indicados no tratamento sintomático da tosse seca. O DXM e o seu principal metabolito, dextrorfano (DXO) apresentam sintomas semelhantes ao de drogas dissociativas quando consumidos para além das doses recomendadas. A dose máxima diária recomendada de DXM é de 120 mg. Os possíveis problemas relacionados com o abuso de medicamentos que contenham uma substância ativa a possibilidade de apresentar capacidades dissociativas justificam o desenvolvimento de novos métodos analíticos. Numa fase inicial realizou-se uma pesquisa sobre as propriedades físico-químicas dos compostos. Posteriormente, tentou-se desenvolver um método de extração, utilizando a microextração em fase sólida (SPME), para detetar os analitos em sangue. Foram testadas duas fibras SPME-LC Tips, fibras C18 e PDMS/DVB. Construiu-se um desenho experimental, um Plackett Burman, para otimizar o processo de extração. Identificou-se o pH como uma das variáveis com maior influência. A análise quantitativa e qualificativa realizou-se através cromatografia gasosa com recurso a dois analisadores de massa diferentes: um analisador de voo (GC-TOF/MS) e um espectrómetro de massa em tandem (GC/MS/MS), utilizando um triplo quadrupolo. No decorrer do trabalho, foi necessário a substituição do padrão interno, inicialmente escolhido, assim como o uso de protetores analíticos, numa tentativa de aumentar os picos cromatográficos dos compostos. Após realizadas diversas injeções e analisados os resultados ao longo do processo experimental, verificou-se que o uso de sangue total apresentava desvantagens como a sujidade no liner e das fibras tips.
- Produção e aplicação de soluções robotizadas na indústriaPublication . Domingues, André Carvalhais; Borrego, Luís Filipe PiresNo âmbito do estágio curricular do mestrado de engenharia mecânica, com especialização em construção e manutenção de sistemas mecânicos, foi selecionada uma empresa que durante o período de estágio, acolheu e ensinou diversas competências e realidades ao estagiário, preparando o formando para a entrada no mercado de trabalho. A empresa que acolheu o estágio foi a Roboplan - é uma empresa que cria soluções industriais para outras empresas, estando normalmente ligadas a processos produtivos robotizados. A Roboplan é representante da marca Yaskawa o que, ligado aos seus méritos e profissionalismo, permite que esta tenha um grande peso em mercados nacionais e internacionais. Este estágio incidiu em 3 vertentes diferentes. Numa primeira instância, realizou-se o estudo de duas soluções industriais vendidas e criadas pela empresa. Este estudo foi realizado através do método de elemento finitos com o uso da ferramenta Simulation do SolidWorks. Nesta fase foi realizada a simplificação dos modelos que envolveu diversos processos desde realizar uma nova modelação dos componentes por processos que facilitem a simulação como a análise dos componentes de modo a saber que componentes e forças se conseguem retirar ou substituir por meios virtuais. Este processo foi o mais moroso devido ao facto de serem 2 conjuntos de grandes dimensões com pesos computacionais muito elevados. Numa segunda vertente foi realizada a montagem de um dos conjuntos estudados. Nessa fase, realizou-se diversos processos em que foram apresentadas algumas complicações devido a determinados componentes não possuíres um bom fabrico ou design. Por último, houve um período em que o estágio decorreu como engenheiro de projeto, onde coube ao estagiário criar e solucionar problemas reais de engenharia impostos pelos clientes. Nesta fase, foram realizados pequenos projetos sendo apenas referido aquele que teve maiores dimensões temporais e de trabalho.
- Brincar e aprender ao ar livre na educação de infânciaPublication . Policarpo, Bárbara de Matos Agostinho; Marchão, AméliaO presente relatório retrata o percurso vivido em contexto de Creche e Jardim de Infância no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Trata-se de um percurso de natureza qualitativa, centrado na metodologia de Investigação- Ação, dando maior importância à observação, reflexão e análise dos dados recolhidos, com intuito a melhorar a qualidade da ação educativo-pedagógica. Sabendo que as crianças apresentam, constantemente, uma enorme vontade de brincar e explorar o mundo que as rodeia, promovemos experiências de aprendizagem na Creche e no Jardim de Infância direcionadas para brincar e aprender ao ar livre, tendo em conta o significativo valor pedagógico dos espaços exteriores. Estes espaços fomentaram novas descobertas, permitindo à criança interagir, escolher e explorar as diversas potencialidades dos objetos/materiais, proporcionando momentos de partilha, cumplicidade e descoberta ao longo de todo o processo. Algumas mudanças foram-se evidenciando nas práticas educativas, o que originou uma nova perspetiva sobre a importância do brincar ao livre. Para além disso, foi fundamental escutar as conceções das educadoras cooperantes relativamente à importância que atribuem ao brincar ao ar livre no dia-a-dia da sua prática pedagógica. Para além das educadoras, escutámos as crianças, principais protagonistas, e ouvimo-las sobre as ideias que cada uma tinha relativamente ao brincar. Revelou-se oportuno desenvolver este projeto com as crianças, pois permitiu-lhes oportunidades, escolhas e ações num ambiente rico, desafiador e cativante, onde são autoras do seu processo de aprendizagem. Cabe aos adultos dar a devida importância a este brincar ao ar livre e estar em constante contacto com a Natureza, utilizando-o como uma estratégia empreendedora e alternativa para um melhor desenvolvimento e aprendizagem das crianças, constituindo-se como uma experiência intrinsecamente estimulante e recompensadora.