Browsing by Issue Date, starting with "2023-05-03"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Os direitos das crianças e jovens no concelho de Campo MaiorPublication . Garcia, Letícia de Jesus Cunha; Martins, Maria José D.A presente dissertação teve como objetivo principal verificar em que medida os direitos das crianças são respeitados e implementados no concelho de Campo Maior, segundo as perspetivas e opiniões das próprias crianças e dos jovens, tendo por referência a Convenção dos Direitos das Crianças, aprovada pela Organização das Nações Unidas, em 20 de novembro de 1989. Para o efeito foram aplicados dois questionários: um a crianças do 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico e outro a jovens do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Os dados obtidos permitem concluir que, em geral, os direitos das crianças e dos jovens são respeitados e promovidos no concelho de Campo Maior. No entanto, são identificadas algumas áreas de maior vulnerabilidade, nomeadamente, as questões de segurança no bairro ou na escola, o nível de participação na escola ou noutros fóruns participativos, a fraca utilização por parte dos jovens das infraestruturas desportivas, culturais e recreativas do concelho e o fraco acompanhamento por parte dos pais nesse tipo de atividades mais ligadas aos tempos livres. A análise realizada permite identificar potencialidades e vulnerabilidades neste território no âmbito dos direitos das crianças e pode ser um contributo na construção de alicerces que tenham como objetivo, a longo prazo, elaborar um Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens, com base no diagnóstico local proporcionado pelos dados apresentados.
- Sistemas de Gestão e Controlo: Mudança de paradigma em contexto empresarialPublication . Barbosa, Ricardo Antonio Costa; Borges, Ana Sofia Pinheiro PintoOs sistemas de controlo de gestão desempenham um importante papel nas empresas. A adequada resposta das empresas aos diferentes desafios que se deparam está associada à correta seleção e uso dos instrumentos de controlo de gestão. Nos últimos anos, estes sistemas foram evoluindo e tornando-se cada vez mais complexos. Passaram, deste modo, a seguir práticas mais ecológicas baseadas num pressuposto de desenvolvimento sustentável que implica a relação entre as estruturas sociais, competitividade empresarial e os ecossistemas naturais. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a evolução dos sistemas de controlo das empresas do PSI20 para práticas de sustentabilidade que visam a responsabilidade social, o desempenho económico e a preservação do ambiente. Para o efeito, com base numa metodologia de investigação quantitativa procedeu-se à análise dos Relatórios de Contas e de Sustentabilidade destas empresas durante o ano de 2021. Em traços gerais concluiu-se que as empresas analisadas começam a adotar cada vez menos os sistemas de controlo de gestão por estes se revelarem cada vez mais arcaicos. Dada esta conjetura, as empresas foram adotando práticas sustentáveis que a nível económico procuram demonstrar transparência nos dados partilhados com os seus stakeholders e sociedade em geral. Em termos ambientais, verifica-se a adoção voluntária de práticas ecológicas e contabilidade verde. No que diz respeito à responsabilidade social, visam desenvolver programas que potenciam os índices de satisfação tanto dos colaboradores, como dos seus stakeholders e comunidade em geral.
- A diferenciação do candidato na Era Digital: proposta de uma estrutura baseada nas Competências Comportamentais e HumanasPublication . Correia, Ana Margarida Partidário Pereira; Costa, Carla Gomes da; Rkibi, TawfiqAo capital humano é atribuída uma importância vital para a criação da proposta de valor única das empresas. Por esta razão, a aquisição de talento qualificado tornou-se uma atividade central das organizações que procuram soluções fidedignas e ágeis para realizar a triagem curricular dos candidatos; não só identificando e validando competências como antevendo a compatibilidade com a sua cultura organizacional. Por sua vez, conscientes da elevada concorrência que enfrentam, diferenciar-se no processo de recrutamento online tornou-se uma preocupação dos candidatos que continuam a utilizar o curriculum vitae como primeira abordagem às empresas. Os investigadores questionam qual deverá ser a estrutura curricular para uma triagem curricular adequada sugerindo contemplar a informação comportamental dos candidatos para além da sua informação técnica. Assim, esta investigação, qualitativa e exploratória, propõe uma nova estrutura de curriculum vitae que contempla o mapeamento das competências comportamentais e humanas dos indivíduos com o intuito de alcançar uma triagem curricular que compreenda a diferença entre os profissionais e proporcione a antevisão da sua adequação à cultura organizacional das empresas antes da contratação. Para tal, foi aplicado um processo indutivo genérico através do qual se realizaram entrevistas com 7 especialistas, 28 recrutadores e 5 candidatos, um questionário a 221 recrutadores e um grupo focal com 4 gestores de marca. Foram ainda comparadas 2 estruturas de curriculum vitae. Estas atividades sustêm o Modelo de Triagem Curricular Baseada nas Competências Comportamentais e Humanas que nutre a proposta da Estrutura Curricular Baseada nas Competências Comportamentais e Humanas testada com 1.039 utilizadores e 2 empresas por meio de uma plataforma digital.
- Brinquedo de Valongo. Design de um kit lúdico para a infânciaPublication . Maia, Catarina; Lemos, JoãoO projeto “O Brinquedo de Valongo” centra-se na construção de um kit pedagógico, lúdico e construtivo, baseado nos brinquedos da região de Valongo, para as crianças contactarem com os aspetos históricos e etnográficos associados a estes artefactos e criem os seus próprios objetos, desenvolvendo a criatividade e o pensamento abstrato. Este kit visa sensibilizar os educadores para as questões culturais associados ao brinquedo e potenciar a criação de atividades lúdicas e pedagógicas em infantários e escolas. O kit para construção do brinquedo articulado em papel, é composto por nove peças soltas em cartão, cinco fios coloridos, três desdobráveis com esquemas de montagem e um livro informativo com um breve resumo da história do brinquedo tradicional de Valongo. Este kit encontra a sua motivação na sua utilização como extensão pedagógica aliada à preservação de uma memória que justifica manter, valorizar e disseminar.