UE - TDM - Teses de Doutoramento
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- Cross-buying: estratégia bancária para desafios do open banking em PortugalPublication . Costa, Rui Miguel Martins Murta da; Gonçalves, FernandoO setor bancário tradicional em Portugal enfrenta desafios significativos com o aparecimento do open banking, impulsionado por mudanças regulatórias como a Segunda Diretiva de Serviços de Pagamento (PSD2). O open banking permite que terceiras partes acedam a dados bancários dos clientes, aumentando a concorrência e exigindo serviços mais personalizados e inovadores. Este estudo investiga os fatores que influenciam as intenções de cross-buying dos clientes nesse novo ambiente regulatório e tecnológico. O problema de investigação aborda como a confiança, satisfação, conveniência, qualidade do serviço, equidade de pagamento e conflitos percebidos afetam as intenções de crossbuying num contexto de open banking. Adotou-se uma abordagem quantitativa e relacional, utilizando dois questionários dirigidos a clientes de instituições financeiras. O modelo conceptual foi testado através de regressão linear múltipla e regressão logística binária, complementado por análise de clusters e correlações bivariadas. Os principais resultados revelam o impacto significativo dos constructos preditores nas intenções de cross-buying e o efeito moderador do ambiente de open banking. Os resultados destacam como o novo cenário regulatório e tecnológico influencia os comportamentos de cross-buying dos clientes. Estas perceções podem auxiliar os bancos tradicionais de retalho a melhorar as suas estratégias de retenção e personalização de ofertas para permanecer competitivos num contexto open banking. Esta tese oferece contribuições para a compreensão da interação entre cross-buying e open banking, apresentando recomendações práticas para que as instituições financeiras tradicionais possam obter uma vantagem estratégica na disputa de um novo mercado cada vez mais aberto.
- Rethinking the Strategic Planning Paradigm: A Dynamic Capability PerspectivePublication . Gandrita, Daniel Roberto Pinto Mandel; Rosado, DavidThe success of any company requires stakeholders to be aware of the constant intricacies in their environment and to respond effectively to the challenges, increasing their performance in the process. This can be achieved by being prepared for changes in the organization and by having a strategic plan that sets out goals and objectives to help the company to be more competitive and successful. However, there is a need to determine where strategic planning stands, if the pitfalls remain the same, and what areas need to be reconsidered to increase effectiveness. Our study aims to identify (1) what needs to be rethought in strategic planning and (2) what areas can be introduced or recaptured for this method to be more effective. The research starts with a literature review, followed by three qualitative and three quantitative studies (SPSS e JASP software) that will aid us throughout this investigation. By analyzing 40 interviewers (qualitative) and 915 respondents (quantitative) we could develop six studies, helping us to answer our central question and confirm some of the findings. These methods will contribute to our framework analysis of organizational perceptions, challenges, practices, and areas related to planning. This study has important theoretical and practical implications for strategic planning, management effectiveness, and employee dynamics. First, the perceptions on each management level and how they interact with strategic planning. Second, themes like sustainability, technology, and leadership can be perceived as support to organizations and contributing to decision-making.
- Ferramentas Estratégicas para o Ambiente VUCAPublication . Caldeira, Jorge Luís Mouta Rodrigues; Rkibi, TawfiqObjetivo - Estando a maior parte das organizações a operar em ambientes de elevada turbulência, e considerando que a Gestão Estratégica (GE) tradicional é referida como tendo várias limitações nestes contextos, surge a necessidade de identificar as ferramentas estratégicas (FE), que permitam às organizações a antecipação e compreensão de um mundo complexo, em acelerada e incerta transformação. O conceito VUCA (volatility, uncertainty, complexity e ambiguity) surge nos anos 90, sendo atualmente utilizado para descrever o ambiente caótico em que a maior parte das organizações atua. As questões deste estudo estão enquadradas nas perspetivas sociológica (investigadores e docentes especialistas em GE), visão empresarial (gestores de empresas responsáveis pela GE) e visão económica (consultores de GE) e procuram perceber: Qual o grau de cobertura do processo estratégico pelas FE em ambiente VUCA? Qual o toolkit de FE para o ambiente VUCA? Quais as diferenças entre as visões sociológica, empresarial e económica nas FE? Como se adaptou a GE das grandes empresas portuguesas ao mundo VUCA? Desenho e Metodologia - Está suportado no método misto sequencial descritivo, uma vez que combina sequencialmente estudos qualitativos, qualitativo/quantitativo seguido de um estudo qualitativo. A recolha de informação/dados foi suportada em quatro fontes distintas, numa lógica de triangulação: 1. Investigadores, 2. Docentes, 3. Gestores de empresas, e 4. Consultores, e foi efetuada através de cinco abordagens: revisão narrativa da literatura, revisão sistemática da literatura (investigadores), revisão integrativa da literatura: análise de casos análogos (gestores de empresas), aplicação do método Delphi em Tempo Real (docentes e consultores) e estudo de caso múltiplo (gestores de empresas portuguesas). Resultados - Os resultados parecem indicar que existirá sempre um toolkit de FE e que dificilmente haverá GE sem FE. Apesar de não existir um consenso total entre as três perspetivas analisadas, ou seja, não existe um toolkit único e universal, prevalece um corpo comum. A seleção de FE para um toolkit pode ser vista por múltiplos prismas, já que são muitos os fatores que influenciam a sua composição, o que parece indicar que existem “universos paralelos” no que diz respeito aos toolkits de FE. A cobertura do processo estratégico por FE em ambiente VUCA aparenta ser praticamente total, apesar de desequilibrada (ou então focalizada nos desafios para a GE). As três perspetivas analisadas sugerem a existência de algumas diferenças entre si, mas aparentam ter mais semelhanças, operando como um movimento pendular dirigido pela perspetiva empresarial que ora oscila para a perspetiva sociológica, ora para a económica, ora se imobiliza (aproxima) entre as duas. Implicações práticas - O estudo, confirma a relevância da GE para as organizações, na medida em que se apresentam várias perspetivas que continuam a investigar, ensinar, usar e prescrever a GE, onde se destaca o consenso, a diversidade e vivacidade da disciplina. Para os gestores das empresas e consultores de estratégia, este quadro proporciona um fácil acesso a um conjunto de FE consensuais para o ambiente VUCA. Limitações - Uma das limitações deste estudo está na sua abordagem metodológica com foco essencialmente qualitativo. Originalidade/Valor - Apesar de o mundo VUCA e a GE estarem interligados há pelo menos 33 anos, é limitado o conhecimento sobre a forma como as organizações devem aplicar as FE numa perspetiva multidimensional (etapas do processo estratégico versus componentes do VUCA). Pretende-se que este estudo possa dar uma visão das principais tendências na utilização das FE e ilustrar um portfólio (toolkit) de FE para a aplicação à GE das organizações em contexto VUCA.
- Um modelo de Monitorização e Gestão de TalentoPublication . Perpétuo, Ricardo Miguel Relvas; Pestana, GabrielO problema que está na base desta investigação endereça a Valorização de Talento, como pode a organização implementar políticas de valorização dos seus Talentos através do acompanhamento da satisfação de forma a mitigar o risco da Perda de Talento. O foco do estudo transitou de retenção para valorização com o desígnio reconhecer o Capital Humano e não de os “reter”, expressão entendida como aprisionar ou deter alguém num lugar específico contra a sua vontade. Na literatura as preocupações evidenciadas refletem a necessidade de endereçar um acompanhamento mais ativo sobre o profissional, monitorizando a evolução e prevenindo situações de risco, sendo necessário explorar novas métricas para identificar e valorizar o Talento. Criou-se um modelo de Gestão de Talento que beneficia a organização a monitorizar os índices de satisfação valorização do Capital Humano, promovendo a autoconsciência para mitigar o risco de Talent Churn nas Microempresas e PME. O modelo foi desenvolvido segundo a metodologia Design Science Research, sendo esse o contributo que a tese procura dar ao nível do conhecimento teórico. A pesquisa realizada de Janeiro a Junho permitiu desenvolver o modelo através do suporte da revisão sistemática e de Junho a Novembro de 2021 o estudo segundo a metodologia Métodos Mistos, sendo realizadas 40 entrevistas e questionários a Gestores, Chefias e RH para validar a pertinência da investigação e as dimensões de análise do modelo. Dos resultados obtidos, podemos concluir que a temática é reconhecida como pertinente e que existe interesse em implementar o modelo. Podemos afirmar que o MITEC (Monitoring Indicators of Talent Employees Career),1) acompanha a satisfação valorização do profissional, 2) as dimensões e indicadores permitem monitorizar e mitigar o risco de perda de Talento e 3) a valorização de Talento pode contribuir para a vantagem competitiva de uma organização. O modelo é constituído pela vertente Satisfação Dinâmica do Talento, por 7 dimensões e 47 indicadores, explora a Gamification e os conceitos de Dashboard, Auto-consciencialização e Autorregulação no processo de Talent Churn. Com o MITEC surge a possibilidade de criar uma função nos RH, o Provedor do Talento.
- Understanding provider behavior in the sharing economy : an experimental study on risk and value perception through institutional and regulatory focus theoriesPublication . Dalla Valle, Pedro Brandão; Matos, Celso Augusto de; Rkibi, Tawfiq; Herter, MárciaEsta tese de doutorado examina a relação entre as percepções de risco e de valor na intenção dos usuários em fornecer atividades para plataformas de economia compartilhada por meio do efeito moderador de sistemas de avaliação, estratégias de precificação e do foco regulatório. Diferente da maioria das publicações sobre consumo compartilhado, que concentram seus estudos no comportamento consumidor (Pang et al., 2020), esta pesquisa se propõe a investigar os motivos que estimulam as pessoas a querer compartilhar seus bens ou a realizar atividades através destas plataformas de compartilhamento. O equilíbrio entre a demanda e a oferta destes serviços é fundamental para o sucesso sustentável deste mercado a longo prazo (Acquier et al., 2017), por isso proporcionar o conhecimento teórico e gerencial sobre estes usuários, até então pouco explorado (Täuscher & Laudien, 2018), se faz altamente necessário. Dois estudos experimentais foram conduzidos para investigar essas relações por meio de 5 hipóteses, das quais 3 foram suportadas por seus resultados. Conforme o esperado, o Estudo 1 mostra que a percepção de risco apresenta correlação negativa com a intenção de fornecer, enquanto a percepção de valor atua como uma variável mediadora nesta relação, com efeitos positivos na intenção de fornecer. Não foi encontrada significância estatística para o modelo através dos mecanismos institucionais (sistemas de avaliação e estratégias de precificação). Através do Estudo 2, foi possível além de revalidar os achados referentes a percepção de risco e de valor, adicionar a teoria do foco regulatório como fator explicativo ao modelo. O foco regulatório apresentou relevância como variável moderadora nesta relação, onde mais especificamente indivíduos sob foco preventivo demonstram menor intenção de fornecer para plataformas de compartilhamento. Os resultados desta pesquisa têm implicações importantes para entender a intenção de fornecer em plataformas de economia de compartilhamento, bem como para gestores, formuladores de políticas reguladoras e designers de plataformas que visam promover o comportamento de compartilhamento. No geral, esta tese faz uma contribuição para a literatura sobre economia compartilhada, avançando na compreensão do papel dos provedores para o sucesso das plataformas e a viabilidade deste modelo de negócios.
- Monitorizar e Analisar o Stress em Organizações Públicas no Setor da SaúdePublication . Nascimento, Tiago Filipe Rodrigues do; Pestana, GabrielEnquadramento: O aumento do volume de trabalho em condições adversas e com problemas de saúde associados, tem levado a um incremento do distress nas organizações, contribuindo para o presenteísmo e absentismo. Estas condições afetam negativamente a produtividade da organização. Considerando esta problemática colocou-se a questão sobre, de que forma a monitorização do stress, associada à promoção do awareness, contribui para o aumento da eficiência da organização. Metodologia: Estudo aplicado, descritivo e de abordagem metodológica mista, com um estudo de síntese de evidência através de revisão sistemática de literatura, abordagem qualitativa com recurso ao estudo de caso numa organização pública do setor da saúde e entrevistas semiestruturadas, e abordagem quantitativa através aplicação de questionários. Dados qualitativos analisados com recurso a análise de conteúdo e realização de análise descritiva dos dados quantitativos recolhidos. Resultados: Desenvolveu-se o Modelo de Monitorização e Diagnóstico Preventivo, assente na Teoria Geral dos Sistemas, Teoria Gestalt e Teoria Cibernética, complementado com uma abordagem BizDevOps e tendo por base o paradigma da Saúde 4.0. Foram identificados um conjunto de indicadores para uma monitorização multidimensional do contexto laboral, conteúdo laboral e características de saúde do colaborador. Foram obtidas 353 respostas a questionários e realizadas 4 entrevistas semiestruturadas, com validação da pertinência da monitorização do stress e das dimensões do modelo. Conclusões: O modelo permitiu aferir que a monitorização na organização, a promoção do bem-estar e o aumento do awareness são promotores de uma maior produtividade e satisfação dos colaboradores. Sugere-se a operacionalização do modelo para validar a replicabilidade do mesmo.
- A diferenciação do candidato na Era Digital: proposta de uma estrutura baseada nas Competências Comportamentais e HumanasPublication . Correia, Ana Margarida Partidário Pereira; Costa, Carla Gomes da; Rkibi, TawfiqAo capital humano é atribuída uma importância vital para a criação da proposta de valor única das empresas. Por esta razão, a aquisição de talento qualificado tornou-se uma atividade central das organizações que procuram soluções fidedignas e ágeis para realizar a triagem curricular dos candidatos; não só identificando e validando competências como antevendo a compatibilidade com a sua cultura organizacional. Por sua vez, conscientes da elevada concorrência que enfrentam, diferenciar-se no processo de recrutamento online tornou-se uma preocupação dos candidatos que continuam a utilizar o curriculum vitae como primeira abordagem às empresas. Os investigadores questionam qual deverá ser a estrutura curricular para uma triagem curricular adequada sugerindo contemplar a informação comportamental dos candidatos para além da sua informação técnica. Assim, esta investigação, qualitativa e exploratória, propõe uma nova estrutura de curriculum vitae que contempla o mapeamento das competências comportamentais e humanas dos indivíduos com o intuito de alcançar uma triagem curricular que compreenda a diferença entre os profissionais e proporcione a antevisão da sua adequação à cultura organizacional das empresas antes da contratação. Para tal, foi aplicado um processo indutivo genérico através do qual se realizaram entrevistas com 7 especialistas, 28 recrutadores e 5 candidatos, um questionário a 221 recrutadores e um grupo focal com 4 gestores de marca. Foram ainda comparadas 2 estruturas de curriculum vitae. Estas atividades sustêm o Modelo de Triagem Curricular Baseada nas Competências Comportamentais e Humanas que nutre a proposta da Estrutura Curricular Baseada nas Competências Comportamentais e Humanas testada com 1.039 utilizadores e 2 empresas por meio de uma plataforma digital.
- Confiança e Gestão do Conhecimento na Sucessão das Empresas Familiares: a particularidade de uma Região UltraperiféricaPublication . Campos, José Alberto Gonçalves de; Tomé, EduardoO estudo pretende contribuir para o avanço do conhecimento sobre a problemática da sucessão nas empresas familiares da Região Autónoma da Madeira (RAM) e sobre os fatores que poderão estar associados à mesma. O interesse pela temática, deve-se ao facto de ser o primeiro estudo desta natureza realizado na RAM, sendo original e de querer perceber o que está por detrás da dificuldade existente em realizar a sucessão nestas empresas desta região ultraperiférica e querer contribuir para ajudar a resolver esta problemática. Baseamos esta tese numa pesquisa de literatura nos domínios da confiança, da gestão do conhecimento e da sucessão nas empresas familiares. O objetivo geral da presente investigação é identificar e perceber como é que a confiança e a gestão do conhecimento influenciam o processo de sucessão nas empresas familiares, em específico as da RAM, (2020). A metodologia é baseada na abordagem mixed methods research, aplicando as metodologias qualitativa (estudo 1) e quantitativa (estudo 2), com vista a conseguir uma compreensão mais alargada sobre as empresas familiares e assim compreender os fundadores e sucessores destas empresas locais. No estudo 1, participaram 13 entrevistados e no estudo 2, responderam ao inquérito 255 indivíduos. Os participantes são residentes na RAM, distribuídos pelos seus 11 concelhos. Na análise dos dados aplicou-se a técnica multivariada dos dados, através do modelo de equações estruturais (MEE). Testou-se o modelo hipotético através da análise fatorial confirmatória (AFC) e os resultados confirmaram 5 das 7 hipóteses elaboradas a partir do modelo adotado na presente tese. Os resultados apontaram para um efeito positivo e integrado entre as variáveis antecedentes e as atividades de sucessão, conforme proposto no modelo. As correlações mais elevadas são entre a transferência do conhecimento tácito e a orientação para o negócio “business first”, e entre a transferência do conhecimento explícito e as atividades de sucessão. A confiança tem poder explicativo nas atividades de sucessão, mas de forma indireta. Comparando as duas técnicas de análise, obtivemos resultados idênticos, o que sugere que a linearidade das relações é a realidade predominante. Em termos gerais, os resultados confirmaram que os constructos constantes do modelo influenciam positivamente as atividades de sucessão. O estudo apresenta implicações para os fundadores e sucessores das empresas familiares da RAM, que podem valer-se da melhor compreensão desta problemática para implementar medidas estratégicas, quer políticas, quer de gestão para a preparação da sucessão. O estudo apresenta algumas limitações, quer pela natureza deste tipo de empresas, quer pelo enorme desafio de concretizar entrevistas e questionários aos fundadores e sucessores das empresas familiares. O número de sucessores entrevistados e inquiridos ficou muito aquém das nossas expetativas, pelo que sugerimos que num futuro estudo, nos debrucemos mais especificamente sobre os potenciais futuros sucessores, de forma a podermos contrapor as suas perceções relativamente à questão da sucessão às dos fundadores. Contudo, trata-se de um estudo inovador que muito poderá beneficiar a RAM.
- Professores do Século XXI: Desafios para a Garantia da Qualidade no Ensino SuperiorPublication . Monteiro, António Manuel Fernandes; Dias, DianaNuma Era do Conhecimento, o Ensino Superior (ES) assume um papel central: nele o Conhecimento emerge, quer como processo, quer como seu produto. Mas, num mundo em constante mudança e em permanente transformação, o ES não passou incólume à dinâmica competitiva da sociedade moderna, tendo este vindo a sofrer várias mudanças, em consonância com o preconizado pela Declaração de Bolonha e pela criação do Espaço Europeu de Ensino Superior (EHEA). A literatura aponta para uma ênfase crescente nos mecanismos de prestação de contas e na nova gestão pública e, consequentemente, na emergência de mecanismos de garantia da qualidade. A avaliação da atividade docente e da sua qualificação assume especial relevância no ES, na medida em que garante a qualidade, tanto institucional, como da oferta formativa, contribuindo por inerência para o bom funcionamento dos próprios sistemas internos de garantia da qualidade. Assim, considerando como contexto a EHEA, pretendeu-se reconhecer, identificar e refletir sobre as diferentes áreas de atuação das agências europeias associadas à ENQA, focando os seus alvos de avaliação e os critérios usados para a acreditação. Este exercício permitiu traçar um mapa de políticas e práticas europeias de avaliação/acreditação da qualidade nas IES, usando uma metodologia eminentemente qualitativa, através da técnica de análise de conteúdo, das missões das agências europeias. Pretendeu-se ainda centrar a atenção nas Agências que avaliam e/ou acreditam especificamente o corpo docente. Analisando concretamente o contexto legal e tutelar em Portugal, pretendeu-se comparar as políticas e práticas nacionais de avaliação do corpo docente com as suas congéneres europeias. Baseado nos dados recolhidos, refletiu-se sobre a importância e a exequibilidade de conceber e implementar um sistema de avaliação e/ou certificação da qualidade que foque especificamente o docente, enquanto ator qualificado (seja académica, seja profissionalmente), avaliando as mais-valias para o contexto nacional. Para complementar esta reflexão, foi levado a cabo um segundo estudo, considerando as perceções dos próprios docentes em relação às competências por eles consideradas fundamentais para a criação de um perfil ideal do Professor do século XXI. Aproveitando o contexto inédito inerente aos impactos da pandemia de Covid 19 na Educação, em geral, e no ES em particular, explorou-se o contraponto entre as competências que os professores do ES consideravam crucial para a atividade docente antes e depois da pandemia, reconhecendo as mudanças percebidas por estes atores. Explorou-se ainda a perceção dos docentes relativa à importância e a exequibilidade de um sistema de avaliação e/ou certificação da qualidade que foque especificamente a carreira docente. Os resultados foram apresentados, notando-se que as agências de avaliação e acreditação do Ensino Superior no espaço europeu seguem as mesmas tendências e orientações. No entanto, o foco na garantia da qualidade do corpo docente parece ter diferentes abordagens, destacando-se o caso espanhol como o que mais especifica a forma de acreditar individualmente os docentes do ensino superior. A exploração da perceção dos docentes portugueses deixa antever algumas diferenças significativas entre o que é avaliado internacionalmente, e o que os docentes julgam ser o perfil ideal do professor do século XXI. Os desafios da pandemia parecem ter enfatizado competências relacionadas com a adaptação, a resiliência, o rigor, a criatividade e a disponibilidade. Em contraposição, perdem preponderância no perfil do Professor do Sec. XXI pós pandemia as competências relacionadas com a vocação, a atualização, a paciência, a flexibilidade, bem como a empatia, a internacionalização e a autonomia. Surgem novas enfases na polivalência, humildade, assertividade, motivação e proatividade. Apresentam-se algumas reflexões sobre perspetivas futuras de gerir a evolução da garantia da qualidade do corpo docente das instituições de ensino superior em Portugal.
- O Recrutamento Militar Voluntário. Atração e Atratividade das Forças Armadas PortuguesasPublication . Almeida, José Manuel Peres de; Gonçalves, Fernando; Santos, José Paulo Marques dosCom a implementação do serviço militar baseado no voluntariado, as Forças Armadas Portuguesas têm-se deparado com dificuldades em atrair potenciais candidatos para prestar serviço nos regimes de voluntariado e de contrato e com o consequente problema da falta de efetivos. O presente trabalho tem como objetivo avaliar os fatores a que devem atender as Forças Armadas para potenciar a capacidade de atração, para a prestação de serviço militar nos regimes de voluntariado e de contrato, face à atratividade percecionada pelos potenciais candidatos. Tendo em consideração os estudos já desenvolvidos nesta área, efetua-se uma investigação mais abrangente do recrutamento militar voluntário, agregando e aprofundando os contributos já existentes. Além do contexto externo, analisa-se a perspetiva dos potenciais candidatos e da atratividade e a perspetiva organizacional e da atração. Para tal, recorreu-se a uma investigação baseada em métodos mistos, qualitativos e quantitativos e a uma triangulação concorrente. Através de uma abordagem qualitativa, relativa ao nível organizacional, baseada numa análise temática sobre as Forças Armadas Portuguesas, foram identificados fatores a que deve atender a organização do recrutamento militar, que potenciam a atração. Recorrendo a uma abordagem quantitativa, de dados obtidos pelos questionários dos jovens que participaram no Dia da Defesa Nacional, foram identificados padrões associados à atratividade das Forças Armadas e construído um modelo explicativo da intenção de ingresso. Da triangulação das duas abordagens resultaram os fatores a que devem atender as Forças Armadas, para potenciar a capacidade de atração, face à atratividade percecionada pelos potenciais candidatos. Além dos contributos para um melhor conhecimento do problema existente e para a adaptação da estrutura do recrutamento militar à atual realidade social e das novas gerações, os resultados permitem concluir que para potenciar a atração, as Forças Armadas devem apostar na sua atratividade.
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