Browsing by Issue Date, starting with "2022-12-15"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Análise não destrutiva de tintas de instrumentos de escrita manual : uma contribuição para a investigação forense de documentosPublication . Eusébio, Daniela Sofia Antunes; Bernardo, Maria Alexandra; Vieira, MárciaEnquadramento: A exigência da preservação de prova em tribunal continua a constituir um desafio à investigação laboratorial, em particular na análise forense de documentos, onde a resposta à discriminação dos utensílios de escrita e datação de documentos é recorrente nos quesitos solicitados. Objetivo: Pretendeu-se desenvolver uma ferramenta pericial, com base em técnicas não destrutivas, que permita a caracterização e discriminação de tintas de canetas comerciais, bem como a identificação de parâmetros de envelhecimento e eventual datação destas tintas. Materiais e Métodos: Foi efetuada uma pesquisa bibliográfica sistematizada para identificar técnicas não destrutivas que permitam a discriminação e datação de tintas e adquiridos corantes e instrumentos de escrita manual comerciais. Procedeu-se ao depósito dos corantes e das tintas em papel corrente e de filtro. Foram igualmente realizadas soluções em metanol e 2-fenoxietanol. As amostras obtidas foram caracterizadas por VSC, colorimetria e espectroscopias UV-Vis, Raman e FORS. Os dados foram tratados com recurso a excel, softwares spectragryph e KNIME Analytics Platform. Resultados e Discussão: Das 51 canetas exploradas por VSC, foram selecionadas 26 de diferentes tipos e modelos, que permitiram a construção de um modelo preditivo com base nos dados da colorimetria apresentando um poder discriminatório entre os 94,545% e 95,385%. Deste subconjunto, apenas 11 (5 azuis e 6 verdes) apresentaram sinal Raman e foram sujeitas a análise por UV-Vis e FORS. As espectroscopias UV-Vis e Raman sugerem a presença do corante solvente azul 38 em 9 das canetas das 11 canetas estudadas, a presença de ftalocianina de cobre (II) em duas delas e residualmente de outros corantes. Com base nos espectros obtidos por FORS e Raman foi igualmente construído um modelo preditivo com um poder discriminatório de 81,818% para FORS e de 72,727% para Raman. Foi ainda possível reconhecer parâmetros de envelhecimento para a tinta de 2 canetas azuis. Conclusão: Este estudo permitiu a construção de uma potencial ferramenta de discriminação de tintas de canetas com recurso a técnicas não destrutivas e a identificação de parâmetros de envelhecimento que poderão no futuro permitir a datação de tintas.
- Projeto e desenvolvimento de equipamentos mecânicos na empresa MatechnicsPublication . Duarte, André Seabra; Borrego, Luís Filipe PiresNo âmbito do Mestrado em Engenharia Mecânica, área de especialização em Construção e Manutenção de Equipamentos e Sistemas Mecânicos, do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, realizou-se um estágio curricular na empresa Matechnics. Esta empresa dedica-se ao projeto e construção de soluções na área de automação, robótica e à prestação de serviços de manutenção industrial e eletricidade. O estágio realizado inseriu-se no departamento técnico, nomeadamente na área de projeto mecânico dos equipamentos que desenvolve. O presente relatório de estágio apresenta a descrição de alguns processos de fabrico utilizados no estágio, nomeadamente o torneamento no torno convencional e a fresagem em centros de maquinagem, alguns projetos desenvolvidos na empresa, tais como, uma flange de ligação entre uma bomba hidráulica e um motor, um dispositivo elevatório de tampa de um reservatório cilíndrico e bomba hidráulica, uma garra manipuladora para transporte de válvulas, uma maquete 3D de uma estufa de alívio de tensões residuais bem como, descrição da tecnologia utilizada e um desgasificador de resina. Este relatório visa, essencialmente, a descrição do projeto, o desenho e o desenvolvimento de todos os componentes desenvolvidos associados ao estágio curricular realizado. Também faz alusão a estudos numéricos realizados, dos esforços exercidos em alguns dos componentes elaborados. Os estudos numéricos realizaram-se através da ferramenta de simulação por elementos finitos do software Solidworks®. A partir destes estudos podem ser calculadas as tensões máximas exercidas e os deslocamentos a que os componentes estão sujeitos.
- O discurso de ódio na sociedade contemporânea. Um estudo sobre a perceção dos estudantes do Politécnico de PortalegrePublication . Bruno, Ana Catarina Mendes; Cardoso, Luís Miguel Oliveira de BarrosO discurso de ódio tornou-se um fenómeno em ascensão na sociedade contemporânea, sendo identificado não só nas redes sociais e no mundo online, como também nos órgãos de comunicação social. O presente estudo tem como principais objetivos a compreensão deste fenómeno e o seu ponto de convergência nas redes sociais e nos media, bem como a evolução da sociedade de informação, a reconfiguração do espaço público e as possíveis perspetivas de resposta e de combate a este flagelo. Outro dos objetivos é identificar as opiniões dos estudantes dos cursos de primeiro ciclo de estudos do Instituto Politécnico de Portalegre relativamente ao objeto de estudo, tentando compreender as suas opiniões e avaliar o seu conhecimento em relação à temática que se pretende investigar. A metodologia envolve pesquisa bibliográfica, revisão de literatura e o estudo do estado da arte, assim como recolha de dados através da observação não-participante – inquérito por questionário. O presente estudo demonstra que o discurso de ódio está presente na sociedade atual, tendo crescido no meio online, especialmente nas redes sociais, o que é corroborado pelo estudo realizado junto dos estudantes do Instituto Politécnico de Portalegre, que o reconhecem e identificam nas redes sociais. O fenómeno deve ser combatido através da literacia para a internet, nomeadamente a confirmação da informação e das fontes, bem como através da educação para os Direitos Humanos, uma medida preventiva, essencial para alertar a sociedade para o problema e para a necessidade de o combater.
- Analysis of the Impact of COVID-19 Pandemic on the Intraday Efficiency of Agricultural Futures MarketsPublication . Aslam, Faheem; Ferreira, Paulo; Ali, HaiderThe investigation of the fractal nature of financial data has been growing in the literature. The purpose of this paper is to investigate the impact of the COVID-19 pandemic on the efficiency of agricultural futures markets by using multifractal detrended fluctuation analysis (MF-DFA). To better understand the relative changes in the efficiency of agriculture commodities due to the pandemic, we split the dataset into two equal periods of seven months, i.e., 1 August 2019 to 10 March 2020 and 11 March 2020 to 25 September 2020. We used the high-frequency data at 15 min intervals of cocoa, cotton, coffee, orange juice, soybean, and sugar. The findings reveal that the COVID-19 pandemic has great but varying impacts on the intraday multifractal properties of the selected agricultural future markets. In particular, the London sugar witnessed the lowest multifractality while orange juice exhibited the highest multifractality before the pandemic declaration. Cocoa became the most efficient while the cotton exhibited the minimum efficient pattern after the pandemic. Our findings show that the highest improvement is found in the market efficiency of orange juice. Furthermore, the behavior of these agriculture commodities shifted from a persistent to an antipersistent behavior after the pandemic. The information given by the detection of multifractality can be used to support investment and policy-making decisions.
- Professores do Século XXI: Desafios para a Garantia da Qualidade no Ensino SuperiorPublication . Monteiro, António Manuel Fernandes; Dias, DianaNuma Era do Conhecimento, o Ensino Superior (ES) assume um papel central: nele o Conhecimento emerge, quer como processo, quer como seu produto. Mas, num mundo em constante mudança e em permanente transformação, o ES não passou incólume à dinâmica competitiva da sociedade moderna, tendo este vindo a sofrer várias mudanças, em consonância com o preconizado pela Declaração de Bolonha e pela criação do Espaço Europeu de Ensino Superior (EHEA). A literatura aponta para uma ênfase crescente nos mecanismos de prestação de contas e na nova gestão pública e, consequentemente, na emergência de mecanismos de garantia da qualidade. A avaliação da atividade docente e da sua qualificação assume especial relevância no ES, na medida em que garante a qualidade, tanto institucional, como da oferta formativa, contribuindo por inerência para o bom funcionamento dos próprios sistemas internos de garantia da qualidade. Assim, considerando como contexto a EHEA, pretendeu-se reconhecer, identificar e refletir sobre as diferentes áreas de atuação das agências europeias associadas à ENQA, focando os seus alvos de avaliação e os critérios usados para a acreditação. Este exercício permitiu traçar um mapa de políticas e práticas europeias de avaliação/acreditação da qualidade nas IES, usando uma metodologia eminentemente qualitativa, através da técnica de análise de conteúdo, das missões das agências europeias. Pretendeu-se ainda centrar a atenção nas Agências que avaliam e/ou acreditam especificamente o corpo docente. Analisando concretamente o contexto legal e tutelar em Portugal, pretendeu-se comparar as políticas e práticas nacionais de avaliação do corpo docente com as suas congéneres europeias. Baseado nos dados recolhidos, refletiu-se sobre a importância e a exequibilidade de conceber e implementar um sistema de avaliação e/ou certificação da qualidade que foque especificamente o docente, enquanto ator qualificado (seja académica, seja profissionalmente), avaliando as mais-valias para o contexto nacional. Para complementar esta reflexão, foi levado a cabo um segundo estudo, considerando as perceções dos próprios docentes em relação às competências por eles consideradas fundamentais para a criação de um perfil ideal do Professor do século XXI. Aproveitando o contexto inédito inerente aos impactos da pandemia de Covid 19 na Educação, em geral, e no ES em particular, explorou-se o contraponto entre as competências que os professores do ES consideravam crucial para a atividade docente antes e depois da pandemia, reconhecendo as mudanças percebidas por estes atores. Explorou-se ainda a perceção dos docentes relativa à importância e a exequibilidade de um sistema de avaliação e/ou certificação da qualidade que foque especificamente a carreira docente. Os resultados foram apresentados, notando-se que as agências de avaliação e acreditação do Ensino Superior no espaço europeu seguem as mesmas tendências e orientações. No entanto, o foco na garantia da qualidade do corpo docente parece ter diferentes abordagens, destacando-se o caso espanhol como o que mais especifica a forma de acreditar individualmente os docentes do ensino superior. A exploração da perceção dos docentes portugueses deixa antever algumas diferenças significativas entre o que é avaliado internacionalmente, e o que os docentes julgam ser o perfil ideal do professor do século XXI. Os desafios da pandemia parecem ter enfatizado competências relacionadas com a adaptação, a resiliência, o rigor, a criatividade e a disponibilidade. Em contraposição, perdem preponderância no perfil do Professor do Sec. XXI pós pandemia as competências relacionadas com a vocação, a atualização, a paciência, a flexibilidade, bem como a empatia, a internacionalização e a autonomia. Surgem novas enfases na polivalência, humildade, assertividade, motivação e proatividade. Apresentam-se algumas reflexões sobre perspetivas futuras de gerir a evolução da garantia da qualidade do corpo docente das instituições de ensino superior em Portugal.
- Planeamento logísticoPublication . Martins, Joana; Almeida, NicolauA globalização impulsionou o aumento da competitividade nas empresas e contribuiu para que a Cadeia de Abastecimento propicie a obtenção de vantagens competitivas com o recurso a soluções colaborativas. Por isso, e na perspetiva da operacional, o planeamento logístico como uma componente importante do planeamento global de uma empresa é relevante no âmbito da logística. Para tal, na presente investigação, define-se os objetivos de identificar as dimensões do planeamento logístico e os instrumentos, e definir os procedimentos de planeamento, para aplicação na empresa FINAO Biotech. Com o procedimento metodológico adequado, com base na entrevista estruturada, obteve-se as evidências da prática atual na empresa FINAO Biotech sobre os aspetos desse planeamento logístico, para posterior comparação com as evidências retiradas da literatura, tendo resultado os ajustamentos propostos para as diferenças identificadas entre as evidências da literatura sobre as dimensões, instrumentos e procedimentos do planeamento e as evidências da prática da empresa conhecidas através da transcrição da entrevista realizada com o responsável com funções da área logística. Conclui-se pela necessidade de contribuir com propostas de ajustamentos, de maneira a possibilitar o trabalho de planeamento ao nível da distribuição, do serviço ao cliente, dos inventários, dos armazéns e das vendas.