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- Worten Online – o reposicionamentoPublication . Marques, Bruna Santos; Leandro, Alexandra Maria Fernandes, 1975-A tecnologia e a Internet estão cada vez mais rápidas, fazendo com que os canais online se tornem a opção de escolha dos consumidores, devido à facilidade de navegação e comunicação. Dessa forma, muitas empresas tiveram de se adaptar às mudanças no mercado e às necessidades dos seus consumidores. O objetivo deste estudo é investigar o reposicionamento estratégico da Worten Online, de modo a compreender o motivo pelo qual a empresa entrou em novos mercados e aumentou os setores de negócio, mas também para perceber qual a perceção do consumidor. Para responder às perguntas, foi realizado um estudo de caso descritivo com um método de recolha mista. A pesquisa qualitativa, através da análise documental de jornais eletrónicos, permitiu uma ampla recolha de informação sobre as alterações ocorridas, concluindo que a Worten entrou em novos mercados e aumentou os setores de negócio para se tornar uma onestop- shop. Com a pesquisa quantitativa, através de um inquérito por questionário, confirmou-se a perceção positiva dos consumidores em relação ao reposicionamento da Worten Online.
- O programa Erasmus e o Desenvolvimento do Capital Humano em PortugalPublication . Costa, Diana Sofia de Pinho e; Tomé, EduardoO ERASMUS é um programa que pretende fomentar a mobilidade individual e de grupo, de modo a incrementar a aprendizagem, a cooperação, a equidade, a excelência, a inovação e a qualidade no ensino, dentro da Europa. Os participantes, que tanto podem ser estudantes, docentes e colaboradores não docentes, embarcam nesta experiência visto que esperam que os benefícios sejam superiores aos custos. Embora esta seja uma experiência internacional em constante crescimento ainda carece de uma apreciação mais profusa. Nesse sentido, o presente estudo pretende compreender se o programa ERASMUS pode ser considerado um investimento que contribui para o desenvolvimento do capital humano dos envolvidos e se este crescimento, proveniente da experiência, irá influenciar a perceção de empregabilidade e permitirá o desenvolvimento de gestores globais. Com base numa investigação mista, de 51 entrevistas e 315 questionários, propomos que, apesar de cada grupo apresentar um conjunto de motivações, benefícios e barreiras díspares, acaba por retirar vantagens importantes desta experiência que, em alguns casos, chega a permitir o desenvolvimento do capital humano. Sem embargo, este progresso não influência a perceção de empregabilidade, nem auxilia no desenvolvimento de gestores globais. Por fim, sugerimos um conjunto de investigações futuras. Estas recomendações encontram-se muito centradas neste programa internacional e nas suas possíveis diferenças consoante as características dos participantes e dos países emissores e recetores.