Browsing by Issue Date, starting with "2019-11-27"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O alojamento local em Portugal e o perfil do seu consumidor : estudo de caso da empresa BmyTPublication . Paiva, Francisco Niza Pinheiro Ferreira de; Gustavo, Nuno SilvaO turismo é uma atividade com um excelente nível de crescimento, em Portugal, nos últimos anos. Devido à sua evolução, criaram-se alguns mercados competitivos no que à oferta de alojamento diz respeito, surgindo nos últimos anos no mercado uma alternativa diferente do que já existia, o Alojamento Local. Para melhor entender este fenómeno, não é possível estudar apenas o Alojamento Local, mas todos os mercados envolventes. Foi necessária uma leitura profunda sobre novos modelos e conceitos de negócio através do estudo da economia de partilha, a economia digital ou a economia em rede, passando pelo processo de decisão e compra de experiências turísticas e a importância dos reviews online de modo e opiniões dos consumidores. Após a fase de leitura, esta proposta de trabalho centrou-se numa abordagem mais prática de modo a conhecer de forma mais pormenorizada o trabalho realizado dentro do mercado do Alojamento Local em Lisboa. Deste modo, através da realização de um estudo de caso concreto sobre o Hostel Castilho 63, foi possível entender quais os parâmetros de serviço de um alojamento local que um hóspede valoriza, onde se destacou a importância atribuída por estes à localização do alojamento e ao staff por este disponibilizado. Também foi possível traçar o perfil do consumidor deste tipo de oferta, através da recolha de informação sobre os seus dados pessoais, onde se destaca, dentro de algumas conclusões, o número maioritário de reservas feitas para duas pessoas, apesar do estatuto de Hostel, bem como a presença maioritária de portugueses, apesar deste alojamento se localizar em Portugal. Através da realização deste estudo, é possível entender o que procura um cliente de um serviço de alojamento local, caso do Castilho 63, o que na verdade o satisfaz e quais os parâmetros de serviço em que se deve focar um estabelecimento turístico, entendendo também quem é o cliente, qual a sua origem e o porquê dos números que cada hóspede representa no Castilho 63.
- Programa integrado de educação e formação: histórias de vidaPublication . Louro, Ana Sofia Correia; Panaças, LuísaO estudo realizado tem como foco o Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), que se constitui como uma medida de promoção da inclusão social e favorecimento do cumprimento da escolaridade obrigatória de jovens com insucesso escolar/abandono escolar, entre os 15 e os 18 anos, conferindo uma habilitação escolar de 1.º, 2.º ou 3.º ciclos do ensino básico. A elaboração deste estudo prende-se com o objetivo de perceber a importância que o percurso PIEF teve para os ex-alunos do programa. Para responder a esta questão de investigação ergueram-se, igualmente, questões que fundamentam a pertinência do estudo, nomeadamente: Entender o percurso escolar do aluno e a sua influência na integração do PIEF; Perceber se o aluno integrou a Educação Especial no seu percurso escolar; Identificar a perceção e expetativas iniciais sobre o PIEF; Conhecer os motivos que levaram os alunos a frequentar o PIEF; Identificar a importância da frequência do PIEF; Identificar os motivos atribuídos pelos sujeitos à conclusão/não conclusão do PIEF; Identificar as consequências percebidas da conclusão/não conclusão do PIEF; Conhecer os aspetos considerados importantes para a conclusão do PIEF com sucesso; Entender os aspetos relacionados com o ensino, considerados pertinentes para a conclusão/não conclusão do PIEF; Conhecer a opinião sobre a currículo inerente ao PIEF; Entender os aspetos relacionais dos alunos para com a restante comunidade escolar e, por fim, identificar a perceção sobre as aprendizagens adquiridas. O estudo foi realizado com seis participantes, com idades compreendidas entre os 19 e os 21 anos, sendo dois do sexo feminino e quatro do sexo masculino. Todos os participantes são de nacionalidade portuguesa e naturais do distrito onde se desenvolveu este estudo. A realização deste estudo revestiu-se de alguma pertinência na medida em que os seus resultados indicaram algumas pistas no âmbito da prevenção do insucesso escolar e abandono escolar, assim como revelaram as perceções dos jovens sobre o Programa, indicando aspetos críticos que possam vir a promover novas metodologias promotoras da inclusão, prevenção do abandono escolar e consequente aumento dos níveis de permanência no ensino.
- Maus tratos a crianças e jovens: realidade de São Tomé e PríncipePublication . Costa, Analbina Fernandes da; Alves, João Emílio; Mendes, ElisabeteO presente trabalho de investigação centra-se na problemática dos maus tratos a crianças e jovens na realidade de São Tomé e Príncipe e teve como principais objetivos: identificar medidas políticas no domínio de Maus Tratos a Crianças e Jovens em São Tomé e Príncipe; identificar as instituições que prestam apoio a crianças vítimas de maus tratos; conhecer quais os normativos que este país utiliza para tratar questões relacionadas com a proteção da criança; e por fim verificar a perceção da população Santomense no que diz respeito a essa realidade. A investigação é composta por dois estudos, sendo eles: um de natureza qualitativa e outro de natureza quantitativa. Desta forma, optou-se pela realização de um inquérito por questionário, várias entrevistas semiestruturadas e pela observação direta não participante, potenciando a possibilidade de estar presente diariamente no terreno durante o tempo de recolha de informação empírica no território de São Tomé e Príncipe. Do ponto de vista metodológico, aplicou-se um questionário a 55 Docentes das escolas Básicas e Secundária de São Tomé e Príncipe. Do apuramento dos dados, pode dizer-se que 50,9% dos inquiridos são do sexo feminino e 49,1% do sexo masculino; com formações académicas na área de Biologia, Língua Portuguesa, Matemática, Gestão de Empresas e Pedagogia. O mesmo inquérito foi aplicado com o intuito de identificar a perceção que estes têm sobre o conceito de maus tratos a crianças e jovens. Realizou-se, também, cinco entrevistas a membros do Governo Santomense e duas entrevistas às ONG que operam no terreno em São Tomé e Príncipe. As entrevistas realizadas a membros do Governo, tinham como objetivo identificar estratégias que o Governo Santomense utiliza para tratar as questões relacionadas com Maus Tratos a Crianças e Jovens, assim como recolha de dados que permitam analisar a situação das Crianças e Jovens Santomenses. Relativamente às ONG que operam no terreno, as entrevistas apresentavam como objetivo perceber que tipo de apoio e acompanhamento estas instituições prestam as crianças vítimas de Maus Tratos. A presente investigação colocou em evidência que em São Tomé e Príncipe, embora haja um número significativo de cidadãos que condena e rejeita a prática dos maus tratos a crianças e jovens, existe outra parte da população que, devido a falta de conhecimento relativamente a essa problemática e às consequências que pode causar no crescimento e desenvolvimento da criança, faz com que a punição física continue a fazer parte da educação das crianças e dos jovens santomenses.
- Liderança autêntica e atitudes no trabalho: o impacto da Liderança na Confiança organizacional, no compromisso e no envolvimento com o trabalhoPublication . Silva , Piedade Mendes Melo da; Cesário, FranciscoA liderança autêntica, a confiança organizacional, o compromisso organizacional e o envolvimento com o trabalho, são quatro constructos que têm suscitado o interesse de diversos investigadores, nas mais diversas áreas científicas e assentes em diferentes perspetivas. O presente estudo, desenvolvido no contexto organizacional português, pretende analisar as relações entre as quatro variáveis. O estudo, de natureza quantitativa e relacional, utilizou um questionário composto por cinco partes, a primeira, aborda questões sociodemográficas, a segunda, a liderança autêntica (authentic leadership), a terceira, a confiança organizacional (organizational trust), a quarta, o compromisso organizacional (organizational commitment) e a quinta, o envolvimento com o trabalho (work engagement). Estas escalas já se encontravam traduzidas e validadas para a língua portuguesa, tendo sido utilizadas anteriormente em trabalhos de investigação. O objetivo do presente estudo foi verificar se, quando os colaboradores de uma organização percecionam que o seu líder tem características de autenticidade, sai reforçado o seu compromisso organizacional, o seu envolvimento com o trabalho e a sua confiança com a organização, com a chefia e também com os colegas. Adicionalmente, este estudo também teve como objetivo testar o efeito mediador da confiança organizacional (na organização, na chefia e nos colegas) na relação entre a liderança autêntica e o compromisso organizacional e envolvimento com o trabalho. A recolha de dados foi efetuada entre 13 de maio e 29 de julho de 2017, num único momento e participaram neste estudo 673 inquiridos. Os resultados revelaram que a liderança autêntica tem um efeito significativo e positivo no compromisso organizacional, tem um efeito positivo e significativo com o envolvimento com o trabalho e tem um efeito positivo e significativo com a confiança organizacional (organização, chefias e colegas). A confiança organizacional revelou um efeito de mediação total na relação entre a liderança autêntica e o compromisso organizacional e envolvimento com o trabalho. Apesar de serem necessários mais estudos para generalizar os resultados obtidos, as implicações referentes ao exercício da liderança autêntica, conjugadas com o comportamento e atitudes dos colaboradores, ajudam a compreender de que forma impactam no desempenho individual e global dos colaboradores e da organização.