ESEIMU - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
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- A bordo do “Tapete Voador”: Histórias e Aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Francisco, Inês; Macara, MariaO presente relatório científico surgiu no âmbito da Prática do Ensino Supervisionada (PES), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do E. Básico na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich. Este visa refletir o percurso da prática pedagógica e o que foi observado durante a mesma, numa turma de 1º e 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), mas também descrever o estudo realizado para responder a problemática que emergiu naquele contexto e que consiste em compreender como podem as histórias constituir contextos catalisadores de desenvolvimento e aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico. A metodologia da investigação é qualitativa e os dados foram recolhidos através de observação registada em notas de campo, a partir de atividades de fruição da leitura e da narração mas também do desenvolvimento de aprendizagens curriculares planeadas em roteiro multidisciplinar, a partir do tempo e do espaço, das personagens e das peripécias da narrativa como transitividade para o conhecimento do real. Com o quadro teórico e os dados analisados concluí que as histórias contribuem para o desenvolvimento da criança de forma integral, que contêm potencialidades de desencadear motivação para o processo de aprendizagem e que mobilizam conhecimentos tendo um caracter multidisciplinar e interdisciplinar satisfazendo os objetivos curriculares e as intencionalidades pedagógicas nas diversas áreas, incluindo a área das expressões.
- O erro e o fracasso no processo ensino-aprendizagemPublication . Machado, Diana Filipa; Macara, MariaO presente relatório enquadra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), tendo como principal propósito a comunicação dos resultados dessa prática pedagógica e a reflexão, a partir da análise de um problema que surgiu no contexto de uma sala de 2º ano do 1ºCiclo do Ensino Básico. O estudo realizado tem como objetivo identificar e compreender as dificuldades que os alunos têm em lidar com o erro e com o fracasso e que influência têm os agentes educativos - escola e família -, na resolução do problema. Para contextualizar a problemática, definiram-se três questões de investigação: (1) Quais as reações mais comuns face ao erro? (2) O que pode estar na origem destas reações? (3) De que forma a família e a escola influenciam ou contribuem para desmistificar ou sublinhar o erro como um problema? No estudo participaram dezasseis alunos do 2º ano do 1ºCiclo do Ensino Básico, com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos, e catorze encarregados de educação. Utilizando uma metodologia de investigação qualitativa e através de um contacto direto com a turma, da observação participante, do registo em notas de campo, de entrevistas realizadas aos alunos e questionários colocados aos pais, problematizou-se a questão do erro e do fracasso no processo ensino-aprendizagem, analisaram-se as causas da sua rejeição por parte dos alunos e deu-se a conhecer o contributo da escola e da família para a resolução do problema, com exemplos de possíveis procedimentos e estratégias a adotar pelos agentes educativos. Este estudo permitirá perceber que o importante não é errar mas sim o uso que se faz do erro.
- A gestão das relações interpessoais em ambiente escolar - Assembleias de turmaPublication . Branco, Ana Sofia; Macara, Maria
- O professor promotor e gestor de ambientes de aprendizagemPublication . Pilré, Carla; Macara, MariaEste estudo tem como objetivo relatar o processo de reflexão, aprendizagem e crescimento proporcionados no decurso da Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada numa sala de 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, no ano letivo de 2012/2013. Visa ainda aprofundar, investigando, o papel do professor no processo de promoção e gestão do ambiente de aprendizagem em sala de aula, analisando, com um olhar fundamentado na teoria disponível, os dados recolhidos em notas de campo e em reflexões sobre o desenrolar das aulas planificadas, suscitadas respetivamente pelo processo de observação e de lecionação na turma referida, num ambiente cuidado, promotor e motivador das aprendizagens dos alunos.
- Representações matemáticas na resolução de problemasPublication . Silva, Crisália; Rodrigues, Maria; Macara, Maria
- “Sermões e missas cantadas” Ou Histórias bem contadas: A literatura infantil mediadora de aprendizagensPublication . Pagaime, Elisa; Macara, MariaO presente relatório é o resultado de um estudo efetuado, em 1º ciclo, no contexto de sala de aula, com um grupo de 21 alunos, do 3º ano do Ensino Básico, com idades compreendidas entre os oito e os dez anos. Este trabalho nasce no âmbito da Prática do Ensino Supervisionado integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A metodologia deste estudo insere-se num paradigma qualitativo que, através da observação direta e participativa, visa relatar a experiência vivida em estágio e compreender a literatura infantojuvenil na sala de aula, como mediadora da aquisição de valores e conetora dos mundos imaginários com os mundos reais, onde residem as aprendizagens a desenvolver pelos alunos. Para investigar e contextualizar o problema, defini as seguintes questões de investigação: - De que forma a criança do 3º ano de escolaridade poderá adquirir competências sociais, através do uso da literatura infantojuvenil em contexto de ensino aprendizagem? - De que modo a literatura infantojuvenil pode ser facilitadora das aprendizagens curriculares, no 3º ano de escolaridade? Para melhor aferir as ilações retiradas deste estudo, foram utilizados sete contos de, quatro de autor e três tradicionais. Ao fazer a seleção dos contos, procurei obras que apresentassem desafios cognitivos nas várias áreas curriculares, transmitissem valores e fossem passíveis de desencadear respostas emocionais. Este estudo permitiu concluir que houve uma maior evidência de competências sociais, a partir do clima cooperativo que as histórias proporcionaram, e que este clima relacional promoveu a competência leitora.
- O trabalho autónomo no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Ministro, Cláudia; Macara, Maria
