Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O erro e o fracasso no processo ensino-aprendizagem

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MACHADO Diana 2014.pdf8.06 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente relatório enquadra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), tendo como principal propósito a comunicação dos resultados dessa prática pedagógica e a reflexão, a partir da análise de um problema que surgiu no contexto de uma sala de 2º ano do 1ºCiclo do Ensino Básico. O estudo realizado tem como objetivo identificar e compreender as dificuldades que os alunos têm em lidar com o erro e com o fracasso e que influência têm os agentes educativos - escola e família -, na resolução do problema. Para contextualizar a problemática, definiram-se três questões de investigação: (1) Quais as reações mais comuns face ao erro? (2) O que pode estar na origem destas reações? (3) De que forma a família e a escola influenciam ou contribuem para desmistificar ou sublinhar o erro como um problema? No estudo participaram dezasseis alunos do 2º ano do 1ºCiclo do Ensino Básico, com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos, e catorze encarregados de educação. Utilizando uma metodologia de investigação qualitativa e através de um contacto direto com a turma, da observação participante, do registo em notas de campo, de entrevistas realizadas aos alunos e questionários colocados aos pais, problematizou-se a questão do erro e do fracasso no processo ensino-aprendizagem, analisaram-se as causas da sua rejeição por parte dos alunos e deu-se a conhecer o contributo da escola e da família para a resolução do problema, com exemplos de possíveis procedimentos e estratégias a adotar pelos agentes educativos. Este estudo permitirá perceber que o importante não é errar mas sim o uso que se faz do erro.

Description

Keywords

Ensino Básico Reforço positivo Fracasso Relação família-escola

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue