ESHTE - Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Permanent URI for this community
Bem-vindo ao Repositório Científico da ESHTE
O Repositório Científico da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril tem como objectivos principais coleccionar, preservar, divulgar e permitir o livre acesso à produção científica da comunidade académica. Pretende assim contribuir para o aumento da visibilidade e impacto da investigação desenvolvida nesta instituição, garantindo a preservação da sua memória intelectual.
Para mais informações sobre a ESHTE consulte o nosso site em: http://www.eshte.pt/
Welcome to ESHTE Scientific Repository
The ESHTE Scientific Repository aims primarily to collect, preserve, publish and provide open access to the scientific production of the academic community. It intends to increase the visibility and impact of the research developed in this institution, ensuring the preservation of its intellectual memory.
For further info about ESHTE please go to our website in: http://www.eshte.pt/
Browse
Browsing ESHTE - Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril by advisor "Afonso, Victor Alves"
Results Per Page
Sort Options
- Conceção e desenvolvimento de um novo serviçoPublication . Fragoso, Diana Oliveira; Afonso, Victor Alves; Gustavo, NunoNos dias de hoje, quando o assunto é viajar, basta um clique e temos acesso a todo o tipo de informação sobre o local a visitar. Além das vantagens e facilidades que as novas tecnologias trazem ao nosso dia-a-dia, quando viajamos e pretendemos saber mais sobre a nossa viagem e até planeá-la, a informação disponível é tanta que acaba por ser um trabalho árduo e de algumas horas de pesquisa. De acordo com esta realidade, e tendo em conta a panóplia de informação e aplicações móveis disponíveis, que no máximo se conseguem complementar, surgiu a ideia de criar um serviço que disponibilizasse toda a informação que um turista necessita, com a vantagem de controlar o budget da sua viagem. Este trabalho de projeto encontra-se dividido em duas grandes partes. Uma primeira parte, referente à revisão de literatura, dados estatísticos e definição da problemática e uma segunda parte, onde se procede à conceção e desenvolvimento do novo serviço. O objetivo do presente plano de negócio é testar a viabilidade da criação de um serviço de planeamento de viagens, com um orçamento previamente definido, para a cidade de Lisboa. Para isso, foram realizados inquéritos por questionário, de modo a aferir a recetividade para a criação deste novo serviço. Lisboa é uma cidade que está na moda, e este serviço pretende não só mostrar o que Lisboa tem de melhor, como também ajudar a proporcionar uma experiência inesquecível a quem a visita.
- Plano de negócio : Nós Queremos! Crowdfunding para eventos musicais em PortugalPublication . Pedroso, Mafalda de Almeida Silvestre Consiglieri; Afonso, Victor AlvesEste trabalho visa a elaboração de um Plano de Negócio de uma plataforma de crowdfunding em Portugal dedicada exclusivamente a eventos musicais – a “Nós Queremos!”. Trata-se de um modelo de negócio que pretende agregar através de um website, informações sobre música, a possibilidade do público poder escolher aquilo que quer assistir ao vivo, dos artistas tornarem os seus projetos visíveis e dos produtores de eventos se financiarem. O turismo e os eventos são setores fundamentais para o desenvolvimento do país e a “Nós Queremos!” pretende ajudar a promover e estimular esses sectores de forma a contribuir para a criação de valor acrescentado para Portugal. Os resultados obtidos, quer no estudo de mercado quer no plano financeiro, evidenciam uma sustentabilidade que permite concluir que o projeto é oportuno, tem mercado e cumpre os critérios de viabilidade económico-financeira, devendo por isso passar à fase de implementação.
- Plano de negócios “Bartour”Publication . Oliveira, Ana Rita Larsen; Afonso, Victor AlvesEste trabalho de projeto contempla a criação, implementação e análise económico-financeira de uma empresa de circuitos turísticos relacionados com o lazer noturno da cidade de Lisboa. Esta empresa pretende enriquecer a oferta turística da cidade, através da inovação e evolução das atividades propostas, com o objetivo de oferecer aos turistas de Lisboa a possibilidade de conhecer a sua animação noturna, bem como a cultura e os espaços a ela associados. Trata-se de um projeto que se diferencia pelo seu serviço inovador, personalizado, descontraído, e também por se inserir numa zona com grande interesse turístico e com uma excelente oferta de animação noturna, valorizando a experiência dos futuros clientes, bem como o potencial da empresa. O conceito de negócio nasceu, em grande parte, com o intuito de dar resposta ao interesse dos turistas relativamente a este tipo de serviço e pretende também potencializar a oferta turística da cidade de Lisboa. Para implementar este plano de negócios, o investimento inicial necessário será de 68 065 euros, financiado maioritariamente por capitais próprios e por um empréstimo bancário. De acordo com os pressupostos e as previsões efetuadas, no primeiro ano de atividade espera-se obter um Volume de Negócios de 338 004 euros e em termos económicos e financeiros é garantida a viabilidade do projeto, ao apresentar Valor Atual Líquido (VAL) de 114 386 euros, uma Taxa Interna de Rentabilidade (TIR) de 92,41% e um Payback de 2 anos.
- Plano de negócios “Ecosaraz Glamping”Publication . Quintas, Andreia Sofia Trinca; Afonso, Victor AlvesA presente dissertação teve como principal objetivo analisar a viabilidade de mercado e económico-financeira de um projeto turístico de Glamping, localizado no concelho de Reguengos de Monsaraz. Por outro lado, pretende-se tornar a prestação de serviços turísticos mais atrativa, com atividades de Teambuilding, que em nosso entender ajudam a rentabilizar o projeto. O Ecoturismo, ou Turismo de Natureza, é um conceito que tem vindo a impor-se por proporcionar experiências únicas aos seus praticantes. Desfrutar de uns dias de descanso, em contacto com a natureza apresenta-se como uma forma de relaxar. O Glamping surge como um novo conceito de oferta turística, pois pretende aliar à experiência de contacto com a natureza, um tipo de conforto que o tradicional parque de campismo não consegue proporcionar. Tratando-se de uma atividade que apresenta sazonalidade na procura, pensamos que a prestação de serviços a empresas do mercado nacional poderá contribuir para tornar a oferta mais atrativa e, também por isso, apostámos nas atividades de Teambuilding. O Glamping tem tido grande aceitação no mercado internacional, mas em Portugal não se encontra ainda suficientemente desenvolvido, e pode constituir uma aposta empresarial rentável em zonas do país, que apresentam um ambiente preservado e de elevada qualidade natural. A implementação deste plano de negócios carece de um investimento inicial no valor de 305.049 euros, financiado em 76 % por capitais próprios e por um empréstimo bancário de 80.000 euros. Considerando os pressupostos e as previsões efetuadas, no primeiro ano de atividade espera-se obter um Volume de Vendas de 146.300 euros e considerando um cenário realista, o projeto é económica e financeiramente viável ao apresentar um Valor Atual Líquido (VAL) de 108.651 euros, uma Taxa Interna de Rentabilidade (TIR) de 15,89% e um Payback de 6 anos.
- Plano de negócios da "Walk-In-Blue": turismo de experiências na ilha do Faial, AçoresPublication . Goulart, Kevin; Afonso, Victor Alves; Silva, Francisco António dos Santos daO presente Plano de Negócios diz respeito à criação e análise da sustentabilidade (económica, social e ambiental) de uma Empresa de Animação Turística, denominada “Walk-In-Blue”, focada em experiências desenvolvidas maioritariamente na natureza, envolvendo emoções fortes e uma perspetiva diferenciadora da ilha do Faial, nos Açores. É importante realçar os clusters de pacotes, que serão oferecidos tendo em conta as motivações e interesses dos clientes. A empresa pretende contribuir para o desenvolvimento do turismo local e em particular, melhorar a oferta de animação turística através da envolvência dos turistas no destino com atividades inovadoras. O potencial dos recursos naturais e culturais presentes no território, aliados aos ideais e características da empresa, fazem com que a “Walk-In Blue” se integre no mercado faialense e açoriano, com elevado potencial para ser, futuramente, a empresa local com maior prestígio na animação turística. Na investigação, foram realizadas entrevistas a profissionais do turismo e questionários à população como um todo, obtendo-se resultados interessantes e úteis que foram considerados no desenvolver do projeto (mercados-alvo, impacto da sazonalidade, condicionantes e perspetivas dos consumidores, entre outros). Através da elaboração deste plano, podemos concluir que a empresa será viável em todas as suas vertentes. Em termos económico-financeiros, será necessário um investimento no valor de 105.000€, que terá um retorno no prazo de 4 anos e 3 meses (Payback period), um VAL de 49.058€ e uma TIR de 19%.
- Plano de negócios SECURIS – Enhancing security togetherPublication . Costa, Pedro Matos; Afonso, Victor Alves; Zenha-Rela, MárioTemos assistido a um desenvolvimento consistente e sem precedentes do Turismo nos últimos 7 anos, no mundo em geral e em Portugal em particular. O mesmo processo tem acontecido com as novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) nas duas últimas décadas, continuando a crescer exponencialmente o uso de smartphones e aplicações digitais que se revelam ferramen-tas preciosas para tornar a experiência de viajar, mais fácil, rica e segura. No entanto, para além do Turismo e da Tecnologia, também a criminalidade está a aumentar e os problemas de segu-rança no Turismo são cada vez mais um desafio a superar. A combinação entre soluções eletró-nicas móveis e a segurança no Turismo revela-se assim uma aposta com um futuro promissor. O objetivo principal deste trabalho é a criação de uma empresa que desenvolve plataformas digi-tais para promover a segurança e o bem-estar de turistas e populações e recolher e tratar quanti-dades significativas de dados (big data) sobre segurança, que posteriormente pretendemos forne-cer a grandes empresas de turismo, segurança e de seguros. O público-alvo é constituído por di-ferentes gerações de consumidores, apostando-se no início de atividade da empresa nos millenni-als (jovens nascidos desde o início da década de 80 até meados da década de 90), devido aos seus hábitos de consumo associados à utilização de tecnologias móveis. Oferecemos uma solução fácil de usar e mais ampla e integradora do que as que estão atualmente no mercado, constituída por duas plataformas digitais complementares, uma para turistas - Destinos SECURIS - e outra para residentes locais - Comunidades SECURIS. Estas soluções contribuirão para uma imagem de marca de segurança dos destinos, proporcionando viagens mais seguras, maior conetividade e comunicação entre os utilizadores e entre estes e os diferentes intervenientes nos sistemas de emergência médica, proteção e segurança. A utilização dos dados gerados pelas plataformas Des-tinos SECURIS e Comunidades SECURIS poderá também ajudar a definir políticas regionais e nacionais de segurança no turismo e nas populações. O projeto SECURIS dá resposta aos principais desafios e prioridades identificados pela UNWTO (2017a) para o Turismo: reforçar o papel das NTIC no Turismo, aumentar a sua segurança e sus-tentabilidade e produzir big data para apoiar decisões na área do turismo e segurança. A sua via-bilidade de mercado e a sustentabilidade económico-financeira encontram-se garantidas como o provam os resultados obtidos com a elaboração do plano de negócios.
- Plano de Negócios: estabelecimento de hospedagem na praia do Bilene (Moçambique)Publication . Mendonça, Lousane Melo de; Afonso, Victor AlvesEste plano de negócios tem como principal objetivo aferir viabilidade para a abertura e exploração de um empreendimento turístico na praia do Bilene, localizada na província de Gaza em Moçambique. O Kaya Ka Mandoza, tem por base um edifício que foi concebido inicialmente para uso familiar e pretende-se, com este projeto, rentabilizá lo com o aluguer de quartos e fornecimento de serviços a turistas. O empreendimento tem atualmente oito quartos disponíveis para alugar e variados espaços de lazer onde os hóspedes poderão desfrutar de uma estada segura e tranquila. Para atestar a viabilidade do negócio foi elaborado uma análise detalhada que englobou a pesquisa bibliográfica presente na revisão de literatura deste projeto e um estudo de mercado. Na elaboração do plano de negócios foram pormenorizados todos os processos estratégicos e operacionais e delineado um plano financeiro que permite concluir que o projeto é viável, uma vez que o Valor Atual Líquido é positivo em 793 783 Meticais, a Taxa interna de Rentabilidade é de 40,12% e o Payback Period (Período de Retorno de Investimento) é de 3 anos.
- Sintra Eco CampingPublication . Steinbusch, Lina; Reis, João; Afonso, Victor AlvesEste trabalho foca-se no desenvolvimento de um projecto assente na sustentabilidade, tendo como base o ecoturismo, através da elaboração de um plano de negócios relativo a um eco parque de campismo no município de Sintra. O ecoturismo é uma forma de turismo responsável que se desenvolve em áreas naturais de forma a promover a preservação do ambiente e o bem-estar da população. Realizado algum enquadramento teórico sobre a sustentabilidade, o ecoturismo e o campismo, e explanada a metodologia utilizada, desenvolve-se posteriormente um plano de negócios para a criação de um eco parque de campismo na freguesia de Colares, próximo da Praia Grande. É objectivo deste parque a oferta de alojamento alternativo ao existente no município, em pleno contacto com a natureza, de modo a beneficiar, não só a economia e a população local, mas promovendo também actividades que incentivem e criem acções de conservação e preservação do ambiente. Pretende-se que as actividades propostas, que englobam passeios na região, amostras gastronómicas, workshops ecológicos, entre outros, beneficiem os visitantes e turistas, mas também a população residente. No âmbito do plano de negócios, após a apresentação do parque, realiza-se a análise dos principais mercados alvo e, de seguida, desenvolve-se o plano de marketing. No plano dos recursos humanos e no plano de operações que se seguem, aprofunda-se o conhecimento sobre o funcionamento do parque e suas actividades. Finaliza-se o estudo com o plano financeiro e as devidas conclusões, com base em todo o trabalho desenvolvido para este projecto de mestrado.
