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Plano de negócios “Ecosaraz Glamping”

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Abstract(s)

A presente dissertação teve como principal objetivo analisar a viabilidade de mercado e económico-financeira de um projeto turístico de Glamping, localizado no concelho de Reguengos de Monsaraz. Por outro lado, pretende-se tornar a prestação de serviços turísticos mais atrativa, com atividades de Teambuilding, que em nosso entender ajudam a rentabilizar o projeto. O Ecoturismo, ou Turismo de Natureza, é um conceito que tem vindo a impor-se por proporcionar experiências únicas aos seus praticantes. Desfrutar de uns dias de descanso, em contacto com a natureza apresenta-se como uma forma de relaxar. O Glamping surge como um novo conceito de oferta turística, pois pretende aliar à experiência de contacto com a natureza, um tipo de conforto que o tradicional parque de campismo não consegue proporcionar. Tratando-se de uma atividade que apresenta sazonalidade na procura, pensamos que a prestação de serviços a empresas do mercado nacional poderá contribuir para tornar a oferta mais atrativa e, também por isso, apostámos nas atividades de Teambuilding. O Glamping tem tido grande aceitação no mercado internacional, mas em Portugal não se encontra ainda suficientemente desenvolvido, e pode constituir uma aposta empresarial rentável em zonas do país, que apresentam um ambiente preservado e de elevada qualidade natural. A implementação deste plano de negócios carece de um investimento inicial no valor de 305.049 euros, financiado em 76 % por capitais próprios e por um empréstimo bancário de 80.000 euros. Considerando os pressupostos e as previsões efetuadas, no primeiro ano de atividade espera-se obter um Volume de Vendas de 146.300 euros e considerando um cenário realista, o projeto é económica e financeiramente viável ao apresentar um Valor Atual Líquido (VAL) de 108.651 euros, uma Taxa Interna de Rentabilidade (TIR) de 15,89% e um Payback de 6 anos.
This research aims to verify the economic viability of a Glamping touristic project in Reguengos de Monsaraz. We want to make the tourist activity services more attractive by using the teambuilding services, which will contribute to making the project more viable in economic terms. Ecotourism or Nature Tourism is a concept that intends to provide unique experiences and therefore is imposing itself. Enjoying a few days of rest in contact with nature is a good way to relax. Glamping is a new concept in the touristic offer, which wants to put together the contact with nature as a unique experience and provide the comfort that is not found in the regular camping park. Considering the glamping business cycle, we think that other type of services for national firms can contribute to making the offer more attractive and we thought about teambuilding. Glamping has been well received by the international market, but in Portugal is not sufficiently developed and it can be a good business choice in parts of the country, where we can find an environment well preserved and good natural quality. We finalise the research presenting the Business Plan which will allow us to put our project into action. The implementation of the business plan needs an initial investment of 305.049 euros, financed by 76% of owner’s capital and a bank financing of 80.000 euros. Considering the forecast in the first year of activity is expected to achieve a 146.300 euros sales volume and considering a realistic scenario the project is financially viable once it presents a 108.651 euros of Net Present Value (NPV), an Internal Rate of Return (IRR) of 15,89% and a Payback Period of 6 years.

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Keywords

Plano de negócios Turismo de natureza Glamping Atividades de teambuilding Business plan Nature tourism Teambuilding activities

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Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

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