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- O papel do Inbound Marketing no setor automóvel de luxo: o caso do Centro Porsche PortoPublication . Santos, Joaquim David Tavares dos; Lopes, JorgeO presente relatório foi desenvolvido e orientado pelo Professor Jorge Lopes, no âmbito do estágio realizado no Centro Porsche Porto (CPP), para a conclusão do mestrado em Direção Comercial e Marketing no Instituto Superior de Administração e Gestão – European Business School. Ao longo do relatório vão estar descritas as atividades desenvolvidas na empresa, mas o objetivo principal do relatório é perceber qual o papel do Inbound Marketing no setor automóvel de luxo. Atualmente é fundamental que as empresas se foquem no seu público-alvo, por forma a poupar recursos e a ter um retorno do investimento feito em comunicação, superior. Dado que os mercados estão cada vez mais competitivos, as marcas têm de estar cada vez mais presentes na vida dos consumidores, especialmente neste contexto de pandemia, em que as empresas enfrentam um período de recuperação económica. Cada vez mais, as empresas têm de apostar numa comunicação assertiva, para conseguir atingir os seus objetivos. Assim sendo iremos perceber ao longo do relatório se o CPP está a conseguir fazer a sua comunicação de forma eficaz e de que modo é que o seu target reage a essa comunicação. Através da metodologia quantitativa irei perceber de que forma o cliente Porsche reage à comunicação feita pela marca, e se sente que esta comunica para si e não para uma massa em geral, destacando que a organização deve estar centrada no seu público-alvo e que deve apostar num mix de comunicação.
- Plano de Negócios: estabelecimento de hospedagem na praia do Bilene (Moçambique)Publication . Mendonça, Lousane Melo de; Afonso, Victor AlvesEste plano de negócios tem como principal objetivo aferir viabilidade para a abertura e exploração de um empreendimento turístico na praia do Bilene, localizada na província de Gaza em Moçambique. O Kaya Ka Mandoza, tem por base um edifício que foi concebido inicialmente para uso familiar e pretende-se, com este projeto, rentabilizá lo com o aluguer de quartos e fornecimento de serviços a turistas. O empreendimento tem atualmente oito quartos disponíveis para alugar e variados espaços de lazer onde os hóspedes poderão desfrutar de uma estada segura e tranquila. Para atestar a viabilidade do negócio foi elaborado uma análise detalhada que englobou a pesquisa bibliográfica presente na revisão de literatura deste projeto e um estudo de mercado. Na elaboração do plano de negócios foram pormenorizados todos os processos estratégicos e operacionais e delineado um plano financeiro que permite concluir que o projeto é viável, uma vez que o Valor Atual Líquido é positivo em 793 783 Meticais, a Taxa interna de Rentabilidade é de 40,12% e o Payback Period (Período de Retorno de Investimento) é de 3 anos.
- A influência internacional na imagem gráfica do pop rock português na década de 1960-1969Publication . Pinto, João; Marques, EliasCom o aparecimento dos discos de vinil no início do século XX, começaram também por surgir, em meados de 1920, as capas protetoras, feitas em cartão ou pele, que permitiam uma forma mais segura de armazenar os mesmos.O projeto tem como intuito a criação de uma coleção digital de discos produzidos por bandas portuguesas, que evidenciem inspiração gráfica em bandas internacionais durante a década de 1960-1969. Os objetivos passam por possibilitar a busca de informação na área do design gráfico de capas de álbuns, bem como a melhor compreensão dos métodos de trabalho da época, tendo como objetivo final dar a conhecer este trabalho gráfico, numa época de grande inovação no campo musical. Tendo em conta a pesquisa inicial efetuada, foi então reunida uma coleção visual de capas de álbuns de bandas portuguesas como os Sheiks, o Quarteto 1111 e o Quinteto Académico, que evidenciam inspiração em bandas internacionais como The Beatles, Pink Floyd e Yardbirds, sendo que foram recolhidas também algumas referências no campo da história do design e da música nos anos 60. O plano de trabalho baseia-se na realização de uma pesquisa intensiva sobre o tema e na criação de um projeto editorial que reúna as principais informações que permitam a realização do design de capas de álbuns. A primeira fase do plano de trabalho caracteriza-se pela pesquisa e análise de exemplos visuais e textuais, que constituam uma base de estudo representativa das técnicas da altura e as várias formas de abordagem a este tema. A segunda fase consiste na análise de livros relativos à história mundial, na qual o foco será o contexto histórico em meados do século XX, a fim de melhor compreender as influências e referências exteriores ao trabalho dos designers. A terceira fase consiste na realização de vários testes e experiências visuais, de forma a chegar à criação e materialização de um álbum de acordo com a imagem pretendida.
- Comparison of energy expenditure and heart rate response between three commercial fitness group classesPublication . Sardinha, João Nuno de Melo Parente Monteiro; Castanheira, Pedro XavierINTRODUCTION: Participation in group fitness classes is a method by which individuals may engage in regular physical activity. The popularly of group fitness classes has been demonstrated for more than three decades. However, despite the high participation rates of group fitness classes, the limited available evidence that describes and/or compares the cardiovascular responses and/or metabolic costs of different group fitness classes, and the extent to which participation in such classes contributes to achieving the physical activity recommendations, is not derived from reference evaluation methods, nor does it compare the effects among different age groups or sexes. METHODS: Twelve apparently healthy young adults aged 21-34 years (females=5) and twelve apparently healthy older adults aged 48-71 years (females=5) were included in this study. They carried out three different group classes separately (BIKE, Pump Power (PP), and Global Training (GT)) in which they used a gas meter (K5, Cosmed) to collect energy expenditure in the session and a heart rate monitor was used for the heart rate response. RESULTS: The highest Active Energy Expenditure (AEE) was obtained during the BIKE session both in young people (d=123.38 to 144.39, p<0.001) and in older adults (53.25 to 115.46 Kcal, p<0.001), while the lowest value was obtained during the PP session. No interaction effects were found for Total Energy Expenditure (TEE) and Metabolic Equivalents (METs), although the main session effects were found, suggesting that the BIKE class was the fitness class with the highest values of TEE and activity METs in both groups compared to the GT and PP sessions. A session-per-group interaction effect was found for heart rate [F(2) = 3.73; p=0.032; ɳ2=0.151], with the BIKE class being the session in which both groups reached the highest heart rate. Younger adults spent significantly more time at moderate intensity during the PP session (d=16.67; 95% CI: 8.64 to 24.7 min; p<0.001) and GT (d=9.83; CI 95 %: 1.59 to 18.07 min; p=0.022) compared to older adults. BIKE was the fitness class with the most time spent at vigorous intensity in both groups compared to the GT and PP sessions. CONCLUSION: The three sessions were shown to comply with the general recommendations of physical activity for both groups if they are performed on average 3 to 5 times a week. The BIKE session proved to be the best class to improve the aerobic component and obtain a greater energy expenditure.