CI - CSMG - Relatórios de Estágio
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Browsing CI - CSMG - Relatórios de Estágio by advisor "Mateus, Mário"
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- Conhecer Portugal através das suas canções rústicas: utilização didática de um reportório vocal/coral de origem etnográfica nas classes de Música de ConjuntoPublication . Ferreira Pinto, Aureliano; Mateus, MárioO Relatório de Prática Pedagógica Supervisionada que se apresenta, subordinada ao tema, Conhecer Portugal através das suas canções rústicas: Utilização didática de um reportório vocal/coral de origem etnográfica nas classes de Música de Conjunto, teve como principais objetivos sensibilizar alunos de uma turma de classe de Música de Conjunto para o conhecimento de canções rústicas do Cancioneiro Popular Português. Dividido em três partes, foi conformado por um Referencial Teórico e sustentado por um Referencial Metodológico de investigação-ação, no qual a análise qualitativa teve um papel determinante na recolha e no tratamento de dados. O modelo de Relação Pedagógica (RP), de Renald Legendre (2005) alicerçou os procedimentos metodológicos e científicos que se trabalharam. Fernando Lopes-Graça (1981;1989; 1991) constitui-se como figura proeminente nos contextos do estudo das canções rústicas e na luta pela utilização do património musical etnográfico no ensino. O Cancioneiro Popular Português (1991) da autoria de Michel Giacometti e Fernando Lopes-Graça foi o documento inspirador para a elaboração do PROGRAMA DE INTERVENÇÃO implementado. A Amostra foi constituída por um grupo de 23 alunos da Fundação Conservatório Regional de Gaia, meio onde se desenvolveu toda a ação educativa. Através de uma criteriosa análise de conteúdo (Bardin, 1997) e de uma posterior categorização, foi-nos possível perceber e interpretar os resultados obtidos. Os indicadores revelam da grande importância que se deverá atribuir ao ensino e à aprendizagem de canções rústicas, enquanto transmissoras de um profundo sentido musical e estético nos contextos do ensino especializado da música. A ligação ao estudo das províncias portuguesas, conduziu os alunos à identificação de uma geografia-musical e do perfil antropológico do povo português.
- Do silêncio ao som - A importância do Ictus no ensino da música de conjuntoPublication . Manuel Cidade Filipe da Silva, José; Mateus, MárioNo ensino vocacional e artístico da Música, as Classes de Conjunto constituem a via privilegiada para a formação artística no contexto de uma realização musical em conjunto. As idiossincrasias das Classes de Conjunto conferem ainda uma valiosa circunstância para a formação humana, social e individual e para a promoção de valores éticos, morais e estéticos, intrinsecamente associados à finalidade educativa. A relevância das Classes de Conjunto requer que o professor desta unidade curricular assuma uma panóplia de funções e responsabilidades que tornam exigível um processo de comunicação motivador e eficaz, envolvendo a gestualidade da sua regência, em ordem à realização informada da composição musical, finalidade última do seu processo de ensino-aprendizagem. Com base nos resultados do Projeto de Investigação realizado no âmbito do Estágio de Prática Pedagógica Supervisionada, a implementação, pelo professor da Classe de Conjunto, de uma prática pedagógica intencionalmente dirigida à exibição do ictus (ponto de marcação) tende a promover uma execução musical mais consistente, expressiva e sincronizada. Essa avaliação é, não apenas, o resultado da primordial e insubstituível capacidade de audição crítica da realização musical, mas também da utilização inovadora, em contexto escolar, de recentes ferramentas informáticas, que analisando os parâmetros musicais mais diretamente implicados, permitem incrementar a exatidão da apreciação auditiva.
- Execução musical e movimento - Elementos da teoria de movimento de Rudolf Laban no ensino da música em classes de conjuntoPublication . Francisco Manuel Faria Reis; Mateus, MárioO presente Relatório é parte integrante do Estágio Supervisionado, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música - Especialização em Música de Conjunto - ministrado no Conservatório Superior de Música de Gaia, no ano letivo de 2018/2019. Este documento integra um descritivo dessa intervenção pedagógica, estando nele contido, a fundamentação teórica do projeto de investigação que lhe esteve na base, a explicitação do quadro metodológico orientador da prática pedagógica e um descritivo dessa intervenção. O racional que presidiu ao trabalho de estágio teve como tema central a identificação e aplicação de conceitos e exercícios retirados da obra de Rudolf Laban “Teoria do movimento”. Teve como ponto de apoio, exercícios propostos por este autor, a prática metódica do movimento e expressão corporal dos alunos ao serviço da execução musical, sua lógica estrutural e expressiva e aliança psicofísica. Assim, na referida intervenção, usou-se uma gestualidade inspirada no sistema de Rudolf Laban, observando-se como esta pode influenciar a expressividade do som nas classes de conjunto, num contexto da realização de alguns exercícios propostos por Laban, através da exploração das afinidades entre estes exercícios e os elementos da expressão musical. ificados e analisados os resultados, concluímos, ainda que provisoriamente, que a nossa proposta didática teve efeitos positivos no desempenho e compreensão da música como linguagem expressiva, tanto a nível individual como coletivo por parte dos alunos integrantes do quinteto de sopros que serviu de apoio à realização do estágio supervisionado. A realização do Estágio e a redação do relatório seguiu ainda as orientações metodológicas preconizadas por Legendre (2005) no seu modelo de Relação Pedagógica (RP) e a estratégia formativa orientou-se pelo conceito Investigação-ação. Ambos os quadros referenciais são explicitados mais à frente.
- A Gestualidade do Professor: A expansão e o recolhimento da gestualidade como elementos que suscitam alterações na realização musical dos alunos da disciplina de classe de conjuntoPublication . Miguel Bovião Monteiro, José; Mateus, MárioO presente relatório incide sobre o Estágio Pedagógico Supervisionado, realizado no âmbito da obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, com especialidade em Classe de Conjunto, ministrado no Conservatório Superior de Música de Gaia. A intervenção pedagógica que lhe corresponde e o projeto de investigação que a complementou tiveram como tema central a gestualidade do professor da disciplina de Classe de Conjunto enquanto regente musical, mais concretamente sobre a gestualidade que faz a aplicação da expansão e do recolhimento que poderão suscitar alterações na realização musical dos alunos da disciplina de Classe de Conjunto (sopros), pertencentes ao 3.º ciclo do ensino básico, do ensino especializado da música. O ambiente de ensino/aprendizagem proporcionado pela disciplina de Classe de Conjunto (sopros) permite aos alunos por em prática e consolidar os conhecimentos adquiridos nas outras disciplinas do ensino especializado da música, bem como, preparálos para a prática musical de conjunto. Contudo, os alunos pertencentes a este nível de ensino, ainda não adquiriram noções sólidas relativas ao fraseamento musical e principalmente sobre os aspectos qualitativos que compõem a gestualidade da regência musical do professor da disciplina de Classe de Conjunto, bem como, da sua adequação ao texto musical em geral e à frase musical em particular. Deste modo, com a escolha desta temática e consequente aplicação deste projecto de intervenção pedagógico, pretende-se aferir, através da análise qualitativa da realização musical destes alunos, da possibilidade de lhes suscitar alterações na sua realização musical através da gestualidade da regência musical do professor, nomeadamente na sua aprendizagem musical e na capacidade de atribuição de um significado simbólico maior do que a mera marcação da pulsação.
- A importância da dinâmica na realização do movimento sonoroPublication . Bruno Miguel Liberato Nunes; Mateus, Mário; Daniel, OliveiraO trabalho que se apresenta integra-se na Unidade Curricular de Estágio Supervisionado, por mim realizado, do Mestrado em Ensino de Música, na especialidade em Música de Conjunto, a decorrer no Conservatório Superior de Música de Gaia, com vista à obtenção do grau de Mestre do referido curso. Este estágio teve como tema central a importância da dinâmica na realização do movimento sonoro, sendo uma problemática compartilhada por vários professores e maestros ao longo do seu ensino e regência de alunos principalmente mais jovens em início da aprendizagem vocacional da música. Procurou-se também neste PROGRAMA DE INTERVENÇÃO incorporar princípios de Investigação-Ação, baseando-o num quadro teórico inclusivo de questões respeitantes à natureza da dinâmica musical e do movimento sonoro, bem como os percursos didáticos que podem potencializar as referidas questões descritas. Todo este processo foi enquadrado e conduzido pela aplicação do método de Investigação-Ação, articulado com as temáticas inerentes à dinâmica musical. O PROGRAMA DE INTERVENÇÃO foi desenvolvido no contexto das aulas por mim lecionadas e na turma que me foi atribuída. A observação, audição e ajuste da dinâmica musical, bem como as estratégias didáticas mais adequadas para a obtenção do resultado e efeito pretendidos foi o tema principal do objeto de estudo. Fazem parte deste relatório uma introdução teórica de contextualização dos conceitos, uma Introdução Metodológica onde se sintetizam as principais metodologias utilizadas no decorrer deste estágio, a Análise de Dados e a respetiva Interpretação de Resultados, realizados através da utilização de suportes em Áudio, Imagem Vídeo e Diários de Bordo do mestrando. No final são sintetizadas as principais conclusões obtidas com este trabalho e apresentam-se algumas sugestões para trabalhos futuros. Espera-se que as conclusões retiradas desta Intervenção contribuam para o um aperfeiçoamento das propostas didáticas envolvidas nas Classes de Conjunto, no ensino vocacional da música.
- O movimento corporal como fator de motivação e de incremento da qualidade da produção sonoraPublication . Leite, Pedro Nuno; Mateus, MárioO presente Relatório é parte integrante do Estágio Supervisionado, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música - Especialização em Música de Conjunto - ministrado no Conservatório Superior de Música de Gaia, no ano letivo de 2017/2018. Este Estágio teve como temas principais: a) a aplicação do movimento corporal articulado com exemplos musicais executados pelos alunos; b) a prática de jogos didáticos inspirados em Martenot, com os objetivos que a seguir se enumeram: aumentar a eficácia do processo formativo; suscitar o envolvimento emocional dos alunos dentro da sala de aula; aumentar os níveis de motivação dos alunos; incrementar a qualidade do som produzido pelos alunos em contexto de aula e em público; O racional que presidiu ao trabalho de Estágio integrou conceitos operacionais de cunho epistemológico e propostas pedagógico-didáticas formuladas por pedagogos europeus da primeira metade de século XX. Entre estas propostas avulta a importância conferida ao movimento e a expressão corporal nos processos de musicalização em sala de aula. A planificação do Estágio seguiu as orientações preconizadas por Legendre (2005) no seu modelo de Relação Pedagógica (RP) e a estratégia formativa no quadro do conceito Investigação-ação. Pelos registos apresentados na análise categorial e pela interpretação dos resultados retirados dos instrumentos de recolha de dados, parece legítimo e apropriado concluir que o movimento corporal e os jogos didáticos, utilizados nas classes de conjunto da maneira proposta, constituíram fator facilitador das aprendizagens cognitivas, performativas e uma melhor compreensão e vivência da música como linguagem.
- O "Warm Up" como instrumento didático nas aulas de classes de conjuntoPublication . Fernandes, Filipe; Mateus, MárioO presente relatório incide sobre o Estágio Pedagógico Supervisionado, por mim realizado, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Classe de Conjunto, ministrado no Conservatório Superior de Música de Gaia. A intervenção pedagógica foi realizada no contexto de uma classe de conjunto, de instrumentos de sopro do Conservatório do Vale do Sousa e teve como ponto de alavancagem a aplicação de uma metodologia comumente denominada Warm up. Esta ferramenta técnica e artística, teve como objetivos desenvolver, durante o período preparatório das aulas, algumas categorias basilares de uma boa execução musical, tais como: afinação, qualidade sonora, equilíbrio entre as partes, sentido frásico, gradações de dinâmica, entre outros. O material didático utilizado foi selecionado de várias publicações dedicadas a este assunto, com enfase para o método de aquecimento desenvolvido pela Saitama Sakae Wind Orquestra. O despertar para toda a problemática, o desenvolvimento da consciência auditiva e do gosto artístico que lhe subjaz, foram questões centrais da experiência musical. Por isso lhe dedicamos particular atenção durante o nosso estágio. Executada a ação formativa, identificados os resultados obtidos pela prática do Warm up referido, podemos concluir que a escolha e implementação do método influenciou positivamente o desempenho da classe de conjunto, ao nível das categorias mencionadas. Este poderá ser um fundamento metodológico, de base teórica artística, para boas práticas de música de conjunto, no ensino vocacional da música, e ainda, uma excelente base para o trabalho de grupos musicais, quaisquer que eles sejam.