IP - ISEITV - Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu
Permanent URI for this community
Browse
Browsing IP - ISEITV - Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu by advisor "Andrade, Alexandre"
Now showing 1 - 10 of 24
Results Per Page
Sort Options
- Aplicação do Cancioneiro Tradicional Açoriano no Ensino da Flauta Transversal - proposta de Métodos de EstudoPublication . Domingues, Bruna; Andrade, AlexandreO presente Relatório de Estágio aborda as atividades desenvolvidas no Conservatório Regional de Ponta Delgada, no ano letivo de 2020/21, no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Instrumento – Flauta Transversal. A diminuta presença de música tradicional portuguesa no ensino artístico foi um fator impulsionador deste Projeto de Investigação. Foram selecionadas vinte e oito músicas do cancioneiro açoriano e adaptadas ao ensino da flauta transversal nos primeiros graus do Conservatório. De cada um deles, foi feita a transcrição do acompanhamento, originalmente tocado na viola, tendo, para isso, utilizado a obra Cantigas do Povo dos Açores do Tenente Francisco José Dias, e a obra Bailhos, Rodas e Cantorias de Júlio Andrade. Assim, espera-se ter contribuído para a formação de um complemento pedagógico aos planos de repertório existentes, aliando a História desta região de Portugal aos elementos teórico-práticos já existentes.
- A Aprendizagem e Motivação na Disciplina de Formação Musical: Plataforma Wix.comPublication . Susana Maria Azevedo e Silva; Andrade, AlexandreEste relatório insere-se num estudo a desenvolver no âmbito do Mestrado em Ensino Este relatório insere-se num estudo a desenvolver no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, tendo como partida o Tema: "A Aprendizagem e a Motivação na Disciplina de Formação Musical: Plataforma Wix.com. Como objetivo primordial foi criada uma Plataforma digital (Plataforma Wix.com) no ensino da formação musical, para tentar perceber o impacto que essa ferramenta motivadora influenciará na aprendizagem e no desenvolvimento da Formação Musical dos alunos. Palavras-chave Ensino, Formação Musical, Motivação, Aprendizagem, Plataforma Wix.
- Buzzing enquanto Potenciador da evolução da performance trmpetística - Estudo de caso na Escola profisisonal de Artes Performativas da JobraPublication . Pires, Pascoal; Andrade, AlexandreEste trabalho incide sobre a Prática de Ensino Supervisionada realizada no Conservatório de Música da Jobra durante o ano letivo de 2017/2018, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar o buzzing enquanto potenciador da performance de um trompetista. O estudo de caso incide sobre os alunos da classe de trompete do curso profissional de instrumentista de sopro e percussão da Escola de Artes Performativas da Jobra. Foi com eles que trabalhámos semanalmente esta temática específica. Foi-lhes proporcionado o contacto com aparelhos que ajudam a trabalhar o buzzing. São eles: o visualizador, o Up Sound e o Sandovalves. Foi-lhes pedido que escolhessem e interpretassem um excerto instrumental de escolha completamente livre e foi feito um registo em vídeo desse momento. A gravação foi analisada e nas semanas seguintes fomos, através de exercícios de buzzing e com o auxílio dos aparelhos já citados, melhorando essa performance. Foi captado um segundo registo em vídeo do mesmo excerto para ser feita a comparação e analisar possíveis melhorias na performance de cada um. Foi pedido a cada aluno uma análise do trabalho desenvolvido e foram questionados sobre a importância dos exercícios feitos e de que forma o buzzing melhorou, ou não, a sua performance instrumental. Com este trabalho, pretende-se contribuir, para um ensino cada vez mais capacitado do ponto de vista pedagógico, permitindo que os professores de trompete reflitam acerca destas técnicas e exercícios e se estas têm influência no engrandecimento artístico dos seus alunos para que possam, desta forma, tomar decisões pedagógicas mais informadas.
- Contributo para o Desenvolvimento da Leitura e Harmonia Funcional no Ensino de Piano: Estudo de Caso no Conservatório Regional de CoimbraPublication . Bastos, Tiago; Andrade, AlexandreO modelo tradicional de ensino, orientado de forma quase exclusiva para a montagem de produtos musicais, não favorece uma formação com vista à compreensão musical e apropriação da sintaxe (Caspurro, 2006; Parra, 2011; B. Vieira, 2017; Gordon, 2015; entre outros). O presente trabalho tem como finalidade contribuir para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem através do desenvolvimento da leitura e de competências funcionais, favorecendo a compreensão musical e integrando na aula de piano diferentes conhecimentos num modelo teórico-prático. O Estudo de Caso foi desenvolvido no Conservatório Regional de Coimbra, tendo participado oito alunos de piano, dois de iniciação e seis do ensino básico, em regime articulado. A metodologia consistiu numa abordagem quantitativa, realizada por inquérito, a todos os alunos de piano do Conservatório Regional de Coimbra, e qualitativa, decorrente da observação e das entrevistas realizadas aos alunos que participaram na Prática de Ensino Supervisionada. Relata ainda a transição e adaptação obrigatória para o modelo de Ensino à Distância com efeito a partir do 3º período letivo, por imposição do Ministério da Educação e da Direção-Geral da Saúde devido à pandemia de Covid-19. Através dos dados recolhidos conclui-se que as atividades propostas no domínio da leitura dinamizaram as aprendizagens, sensibilizando para a importância da implementação da leitura nos hábitos de estudo, com consequente desenvolvimento da mesma. Por outro lado, as atividades propostas no domínio das competências funcionais promoveram uma melhor compreensão da obra e consequente aplicação em diferentes contextos musicais, favorecendo a compreensão musical pretendida.
- Desafios da docência do Ensino especializado em Música: estará o professor de trombone preparado para receber um aluno com Necessidades Educativas Especiais?Publication . Oliveira, Helder; Andrade, AlexandreO presente Relatório Final é referente ao projeto de ensino supervisionado do mestrado em ensino de Música, na variante de Trombone, do Instituto Piaget de Viseu. Nele são integradas duas distintas componentes da Prática Educativa Supervisionada. A primeira secção é constituída pela contextualização do projeto, as práticas desenvolvidas e observadas e a reflexão crítica da Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo 2019/2020, na Academia de Música de Vilar do Paraíso. A segunda secção corresponde ao Projeto Educativo implementado ao longo do ano letivo, que foi a realização e análise de um estudo exploratório através de um questionário on-line, para obter respostas dos professores de trombone do ensino especializado em música acerca das suas perceções acerca das docências do instrumento com alunos Medidas de Suporte á Aprendizagem e á Inclusão: Necessidades de Saúde Especiais (NSE). Têm como objetivo perceber as dificuldades sentidas pelos professores de trombone do ensino especializado em música quando tem de lecionar a um aluno com Medidas de Suporte à Aprendizagem e à inclusão, que concluímos que não são sentidas pelos professores, apesar de não serem devidamente formados na área.
- Desenvolvimento de um método pedagógico para contrabaixo focado na motivaçãoPublication . Fernandes, Dércio; Andrade, AlexandreO presente relatório é composto por duas partes que, apesar de distintas, se interligam. A primeira parte reflete a prática de ensino supervisionada, através da caracterização do Conservatório de Música de Seia - Collegium Musicum (tal como dos alunos) e a apresentação dos planos / relatórios de aula previamente selecionados. Esta parte culmina com uma reflexão crítica à minha prática profissional, avaliando aprendizagens e dificuldades sentidas. A segunda parte tem como objetivo procurar respostas para a desmotivação sentida pelos alunos no ensino especializado da música, recorrendo às teorias cognitivistas e sócio-cognitivistas da motivação, bem como, desenvolvendo um novo método para a aprendizagem inicial do contrabaixo. Tendo como ponto de partida os diversos estudos que salientam e reforçam o papel da motivação para uma aprendizagem de sucesso, procura-se averiguar, através da opinião dos encarregados de educação e dos alunos, o impacto da adoção deste novo método para contrabaixo focado na motivação. Desta forma, pretende-se criar um espaço de reflexão quanto aos novos paradigmas e impasses do ensino artístico e do modelo pedagógico que regem as aulas de instrumento.
- Ensino Coletivo do Instrumento Saxofone, no ensino oficial e não oficialPublication . Correia, José; Andrade, AlexandreO presente relatório incide sobre a Prática de Ensino Supervisionada (P.E.S.) no âmbito do Mestrado em Ensino de Música no Instituto Piaget de Viseu. Aborda a temática do Ensino Coletivo do Instrumento Saxofone no ensino oficial e não oficial de música através de dois estudos de casos: o Projeto para a Promoção do Sucesso Escolar no 1º Ciclo – ensino especializado da música em Mangualde, e o projeto Plus Sax. Aclarará as vantagens e desvantagens de ensinar saxofone em contexto de grupo, reforçando a importância do repertório em contexto de ensino coletivo do saxofone. Trata ainda a experiência como professor estagiário num ano marcado pela suspensão das aulas devido à pandemia de COVID-19, incidindo na diferença entre o período de pré-confinamento e período de confinamento.
- A Escalda Pentatónica, um recurso didático para explorar a Improvisação e a Criatividade no Ensino do ContrabaixoPublication . de Almeida Lima Rocha, Miguel; Andrade, Alexandre
- Flexibilidade Curricular no Ensino Artístico Especializado da Música: inovação pedagógica ou tradição educativa? O caso da Formação MusicalPublication . Tracana, Marta; Andrade, AlexandreNo enquadramento teórico, o trabalho focaliza-se na aproximação entre o Ensino Regular Genérico [ERG] e o Ensino Artístico Especializado da Música [EAE], partindo de questões que, frequentemente, se colocam, hoje em dia, relacionadas com fatores estruturantes do ensino da música, tais como os modelos pedagógicos que se implementam e a forma de flexibilizar as aprendizagens dos alunos consoante as suas aptidões, procurando prepará-los para a cidadania e na área da música. Visa apresentar os pontos fulcrais na implementação do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular [PAFC], no ensino básico do EAE, nomeadamente, na disciplina de Formação Musical e questionar a flexibilidade do currículo nesta tipologia de ensino, refletindo sobre as vertentes do PAFC associadas a este ramo de ensino e sobre a sua importância face à realidade educativa atual. Assente no estudo realizado aquando da Prática de Ensino Supervisionada [PES], a presente investigação-ação vem provar a existência de flexibilidade no currículo de Formação Musical nas ações estratégicas implementadas, nomeadamente no que diz respeito às adequações pedagógicas e didáticas, através de abordagens multinível, pela construção de aprendizagens significativas em sala de aula, pela adoção de processos de inovação pedagógica herdados desde os anos 70 e que se encontram associados ao perfil de autonomia que o centro de estagio beneficia como escola com paralelismo pedagógico.
- A formação musical como processo motivacional de aprendizagem e de transdisciplinaridadePublication . Ribeiro, Isabel; Andrade, AlexandrePretende-se com este trabalho abordar como tema central a “A formação musical como processo motivacional de aprendizagem e de transdisciplinaridade no ensino vocacional da música”. Este trabalho tem como finalidade, apresentar através da formação musical metodologias e estratégias motivacionais que possibilitem uma demonstração mais eficaz da vertente performativa na área instrumental. Para este efeito procurou-se articular, promover e desenvolver a vertente transdisciplinar da componente artística do ensino vocacional da música numa turma do 4º grau do ensino articulado.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »