Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Desenvolvimento de um método pedagógico para contrabaixo focado na motivação

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente relatório é composto por duas partes que, apesar de distintas, se interligam. A primeira parte reflete a prática de ensino supervisionada, através da caracterização do Conservatório de Música de Seia - Collegium Musicum (tal como dos alunos) e a apresentação dos planos / relatórios de aula previamente selecionados. Esta parte culmina com uma reflexão crítica à minha prática profissional, avaliando aprendizagens e dificuldades sentidas. A segunda parte tem como objetivo procurar respostas para a desmotivação sentida pelos alunos no ensino especializado da música, recorrendo às teorias cognitivistas e sócio-cognitivistas da motivação, bem como, desenvolvendo um novo método para a aprendizagem inicial do contrabaixo. Tendo como ponto de partida os diversos estudos que salientam e reforçam o papel da motivação para uma aprendizagem de sucesso, procura-se averiguar, através da opinião dos encarregados de educação e dos alunos, o impacto da adoção deste novo método para contrabaixo focado na motivação. Desta forma, pretende-se criar um espaço de reflexão quanto aos novos paradigmas e impasses do ensino artístico e do modelo pedagógico que regem as aulas de instrumento.

Description

Keywords

motivação método para contrabaixo estratégias motivacionais envolvimento parental professor fascinante

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License