ESESJC - Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica – Relatórios/Dissertações/Projetos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESESJC - Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica – Relatórios/Dissertações/Projetos by advisor "Pimenta, Noélia"
Now showing 1 - 10 of 19
Results Per Page
Sort Options
- Competências de Enfermagem Especializadas na Abordagem à Pessoa em Situação Crítica no Pré e Intra-HospitalarPublication . Abreu, Ingrid Yoleida; Santos, Maria Luísa; Pimenta, NoéliaA realização deste relatório surge no âmbito da unidade curricular Relatório de Estágio, do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, no referente ano letivo 2015-2017 e a sua apresentação e discussão pública visa a conclusão do 2º ciclo do ensino superior conducente ao grau de mestre. Com o tema, Competências de Enfermagem Especializadas na Abordagem à Pessoa em Situação Crítica no Pré e Intra Hospitalar, este trabalho descreve todo o percurso realizado, que vai desde a prática clínica em contexto de serviço de urgência e cuidados intensivos, até a prática de opção no pré-hospitalar e incide nas competências comuns e nas específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica. Considerando que o saber profissional de enfermagem resulta de um processo de construção, assente numa prática implicada e refletida, o objetivo norteador é evidenciar a mestria em enfermagem médico-cirúrgica, através da descrição, análise e reflexão das intervenções desempenhadas e competências desenvolvidas durante as práticas clínicas, realizando a confrontação do conhecimento científico com as situações práticas experienciadas. Estas práticas foram desenvolvidas no Serviço de Urgência e no Serviço de Cuidados Intensivos Polivalente do SESARAM, E.P.E e no SEMER que integra a EMIR, do Serviço Regional de Proteção Civil, IP- RAM. O primeiro e último no Estágio I e o segundo no Estágio II respetivamente. Por sua vez o Estágio III – Opção decorreu no Instituto Nacional de Emergência Médica na Delegação Sul, em Lisboa, de modo a desenvolver competências no âmbito pré-hospitalar, uma vez que a pessoa em situação crítica muitas vezes desenvolve o seu processo de doença em ambiente extra-hospitalar. De forma conclusiva, desenvolvi as competências comuns do enfermeiro especialista e as seguintes competências específicas especializadas: “Cuida da pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica e/ou falência orgânica”, “Dinamiza a resposta a situações de catástrofe ou emergência multi-vítima, da concepção à acção”; “Maximiza a intervenção na prevenção e controlo da infecção perante a pessoa em situação crítica e/ou falência orgânica”; “Cuida de pessoas com doença crónica, incapacitante e terminal, dos seus cuidadores e familiares” e “Estabelece relação terapêutica com pessoas com doença crónica incapacitante e terminal, com os seus cuidadores e familiares”.
- Competências Especializadas em Enfermagem Médico-Cirúrgica: A Prevenção de Eventos Adversos na Pessoa em Situação PerioperatóriaPublication . Jesus, Rubina José; Pimenta, NoéliaO presente relatório surge no âmbito do 4º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, tendo como objetivos: demonstrar o desenvolvimento de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na vertente da pessoa em situação crítica e em situação perioperatória; evidenciar o desenvolvimento de competências de análise crítico-reflexiva das situações decorrentes da prática profissional e das suas implicações no cuidado especializado e demonstrar o desenvolvimento de competências de Mestre, através da apresentação e discussão do relatório de estágio. A prática clínica especializada, iniciou-se com o Estágio I – Urgência que decorreu no Serviço de Urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça, ao passo que o Estágio II – Cuidados Intensivos e o Estágio III – Opção foram efetuados no Serviço de Medicina Intensiva da mesma instituição hospitalar. O Estágio de Opção ao desenvolver-se, no contexto de cuidados intensivos teve por base o interesse/necessidade de desenvolver competências especializadas no cuidado à pessoa em situação crítica submetida a cirurgia de alto risco, urgente/ emergente, no período pré e no pós-operatório imediato, tendo como fator norteador a prevenção dos eventos adversos para a segurança do cuidado à pessoa no período perioperatório. Os diversos contextos onde desenvolvi a prática clínica especializada evidencia a ampla intervenção da atuação do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico- Cirúrgica no que concerne ao cuidar da pessoa em situação crítica, desde o contexto de serviço de urgência, bloco operatório (experiência profissional) e cuidados intensivos, dando especial enfoque ao doente crítico submetido a cirurgia urgente/ emergente. O Relatório encontra-se orientado segundo uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva, enfatiza a aquisição e o desenvolvimento de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na vertente da Pessoa em Situação Crítica e Situação Perioperatória, rumo à aquisição das competências de Mestre.
- Competências especializadas em enfermagem perioperatória: a segurança da pessoa e família a vivenciar a experiência cirúrgicaPublication . Correia, Ana Raquel Pita; Pimenta, NoéliaO presente relatório, surge no âmbito do 5º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, na Unidade Curricular de Estágio com Relatório, do ano letivo 2021/2022 visando a sua apresentação e discussão pública, para obtenção do grau Académico de Mestre. Os objetivos do presente trabalho são: evidenciar o desenvolvimento das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Perioperatória; ilustrar o desenvolvimento de competências de análise e raciocínio crítico-reflexivo; e evidenciar o desenvolvimento de competências de Mestre, através da apresentação e discussão. O relatório expõe o percurso desenvolvido ao longo do curso nomeadamente nas práticas clínicas. O estágio I designado “Cuidar na sala operatória” decorreu no Bloco Operatório do Hospital Dr. Nélio Mendonça e o estágio II que contempla três módulos, foi desenvolvido em diferentes contextos da prática. O módulo I, efetivado no Bloco de Exames de Gastroenterologia e o módulo II - estágio de opção decorreu em diferentes unidades, desde a consulta pré-operatória à consulta de follow-up de forma a conhecer todo o percurso seguido pela pessoa aquando da decisão de uma intervenção cirúrgica, tendo como foco de interesse o aprofundamento de competências na área da segurança da pessoa/família a vivenciar a experiência cirúrgica nos três períodos operatórios, pré, intra e pós-operatório. O módulo III culmina com a realização do presente Relatório. Os contextos enunciados proporcionaram todo o processo que enfatiza a aquisição e o desenvolvimento de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica, na área de enfermagem à pessoa em situação perioperatória: cuida da pessoa em situação perioperatória e respetiva família/ pessoa significativa e maximiza a segurança da pessoa a vivenciar situação cirúrgica e da equipa pluridisciplinar, congruente com a consciência cirúrgica, rumo à aquisição das competências de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Para a consecução deste trabalho, recorri a metodologia descritiva, analítica e reflexiva, fundamentando a minha prática na evidência científica e referenciais da profissão.
- Competências especializadas em enfermagem perioperatória: O Empowerment da pessoa a vivenciar a experiência cirúrgicaPublication . Correia, Carla Patrícia; Pimenta, NoéliaO presente relatório advém da frequência do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Perioperatória. Comporta as seguintes metas: evidenciar as competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista; demonstrar a aquisição de competências de Mestre, através da sua apresentação e discussão pública; e ilustrar o desenvolvimento de capacidades de reflexão crítica, bem como raciocínio clínico acerca das situações vivenciadas nos diferentes contextos da prática. O Ensino Clínico I “Cuidar em sala operatória” foi-me creditado pelo Conselho Técnico-Científico da escola, considerando as competências adquiridas nos vinte e um anos de labor no Bloco Operatório e Unidade de Cuidados Pós-Anestésicos do Hospital Dr. Nélio Mendonça. A Unidade Curricular, “Estágio com Relatório”, contempla dois módulos de prática: o módulo I, que decorreu na Unidade de Hemodinâmica, cujo objetivo geral foi capacitar a pessoa e família para a gestão da experiência cirúrgica, em contexto de ambulatório; e o módulo II - Opção Clínica, desenvolvido no serviço de Cirurgia da Mama e Bloco Operatório do Hospital Dr. Nélio Mendonça. Esta escolha deveu-se ao meu interesse pelo desenvolvimento de competências científicas, técnicas e relacionais no empoderamento da pessoa/família com patologia da mama a vivenciar uma experiência cirúrgica, no período perioperatório, promovendo um cuidar integral da pessoa/família. O relatório enfatiza a aquisição e o alargamento das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Perioperatória: cuida da pessoa em situação perioperatória e respetiva família/pessoa significativa, maximiza a segurança em contexto cirúrgico e, igualmente, da equipa pluridisciplinar, em harmonia com a consciência cirúrgica, rumo à aquisição das competências de Mestre. Recorri à metodologia descritiva, analítica e reflexiva, sustentada na evidência científica, de modo a espelhar a aplicação de conhecimentos, a análise das situações vivenciadas, o pensamento crítico e reflexivo, assim como a experiência profissional.
- Competências especializadas no cuidar da pessoa em situação crítica: Do intra-hospitalar ao transporte inter-hospitalarPublication . Bacalhau, Hélder; Pimenta, NoéliaO presente Relatório de Estágio surge no âmbito do 2º Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem S. José de Cluny e a sua elaboração reflete todo o processo desenvolvido para a aquisição de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista e Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Este trabalho tem como objetivos evidenciar as competências científicas, relacionais, técnicas e éticas aprofundadas no âmbito dos cuidados de enfermagem especializados e de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na vertente do cuidar da pessoa em situação crítica, e demonstrar o desenvolvimento de competências de análise crítico-reflexiva das situações de aprendizagem decorrentes das vivências nos contextos de estágio I, II, III. O Estágio I decorreu no Serviço de Urgência Polivalente e o Estágio II no Serviço de Cuidados Intensivos Polivalente, do Hospital Dr. Nélio Mendonça. O Estágio III, de carácter opcional, foi realizado no âmbito do cuidar da pessoa em situação crítica com necessidade de transporte inter-hospitalar, sendo realizado em dois momentos, no Serviço de Emergência Médica Regional e no Serviço de Urgência Básico da Unidade de Saúde Dr. Francisco Rodrigues Jardim, de modo a colmatar a necessidade pessoal de adquirir conhecimentos e competências específicas e especializadas no âmbito do cuidar da pessoa em situação crítica, alvo de transporte inter-hospitalar. A metodologia utilizada é descritiva, analítica e reflexiva, recorrendo à evidência científica e centrada nas experiências vivenciadas nos estágios. Toda a descrição e reflexão concretizada neste relatório possibilitou-me analisar criticamente o percurso desenvolvido numa perspetiva de crescimento pessoal e profissional, evidenciar o percurso de aprendizagem e de desenvolvimento de competências a nível reflexivo, de pensamento crítico, tomada de decisão, resolução de problemas e comunicação, promotor do desenvolvimento das competências comuns do enfermeiro especialista, bem como as competências especializadas e de mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica na vertente da pessoa em situação crítica.
- Competências especializadas no cuidar do doente crítico: Do transporte terrestre às evacuações aéreasPublication . Ferreira, Pedro; Pimenta, NoéliaO presente relatório insere-se no plano de estudos do 5.º Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica no ano letivo 2021/2022. Este tem como objetivo demonstrar o desenvolvimento das competências comuns e específicas no âmbito dos cuidados de Enfermagem especializados na área Médico-cirúrgica na Pessoa em Situação Crítica, evidenciar uma análise crítico-reflexiva das situações decorrentes da prática profissional e suas implicações para a essência do cuidado. Como objetivo final, pretendo evidenciar o desenvolvimento de competências de Mestre, através da apresentação e discussão do relatório de estágio. Os ensinos clínicos decorreram nos seguintes locais: Estágio I – Serviço de Urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça, Estágio II – Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Curry Cabral e Estágio com Relatório, Módulo I – Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Curry Cabral, Módulo II- Unidade de Evacuações Aéreas do Hospital Santo Espírito da Ilha Terceira e no Serviço de Emergência Médica Regional da Região Autónoma da Madeira. Durante este processo, direcionei a minha atenção para o transporte do doente crítico, aprofundando este tema, com mais enfoque, no contexto do estágio de opção. O cuidado ao doente crítico por vezes implica a sua transferência, pela necessidade de oferecer um nível assistencial superior. Este é um tema que tem vindo a receber atenção internacional e nacional, no sentido de promover um conjunto de boas práticas/guidelines que permitam fazer face à exigência deste tipo de transporte. Contudo, estas nem sempre são aplicadas na prática, sendo necessário explorar esta área e aprofundar competências no transporte do doente crítico. Esta é uma necessidade que tenho vindo a sentir no âmbito das minhas funções na Unidade de Cuidados Intensivos, justificando também a escolha desta temática. A metodologia utilizada é descritiva, analítica e crítico-reflexiva das situações vivenciadas nos diferentes estágios. Como resultado de aprendizagem, os diversos contextos onde desenvolvi a prática clínica especializada permitiram evidenciar a minha intervenção como futuro Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica no que concerne ao cuidar da pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica, no dinamizar a resposta a situações de catástrofe e no maximizar a intervenção na prevenção e controlo da infeção.
- Construindo um Perfil de Competências Especializadas: do pré-hospitalar às unidades diferenciadasPublication . Jesus, Carla; Pimenta, NoéliaO presente relatório, intitulado “Construindo um perfil de competências especializadas: do pré-hospitalar às unidades diferenciadas”, surge no âmbito do 3º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, no ano letivo 2018/2019 e, a sua apresentação e discussão pública, visam a obtenção do grau de Mestre. Os objetivos deste relatório foram: evidenciar as competências comuns e específicas adquiridas e aprofundadas nos contextos da prática no âmbito dos cuidados especializados em enfermagem médico-cirúrgica desde o alerta, passando pelo socorro pré-hospitalar e até às unidades de saúde diferenciadas; evidenciar as competências de Mestre descritas no Decreto de Lei n.º 65 de 16 de Agosto de 2018, apresentando e discutindo o relatório de estágio; e demonstrar o desenvolvimento de competências de análise crítico-reflexiva das situações decorrentes da prática profissional. Este trabalho evidencia o percurso ao longo do curso nomeadamente nos estágios. O Estágio I – Urgência, foi-me creditado pelo Conselho Técnico Científico da escola, considerando as competências adquiridas nos 15 anos de exercício profissional no serviço de urgência. O estágio II, decorreu na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Dr. Nélio de Mendonça e o estágio III – Opção, decorreu na Equipa Médica de Intervenção Rápida. A escolha deste campo de estágio deveu-se ao fato do meu gosto pessoal pela área de emergência pré-hospitalar e também pelo fato de uma das áreas de intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica ser a abordagem à Pessoa em Situação Crítica em contexto pré-hospitalar. A sua estrutura organizacional é suportada numa metodologia descritiva, analítica e reflexiva. O relato crítico-reflexivo e analítico enfatiza a capacidade de avaliação, diagnóstico e intervenção no cuidar de enfermagem à pessoa e família em situações complexas de vida, alicerçada numa prática reflexiva baseada na evidência científica. Como resultado de aprendizagem, o relatório patenteia o desenvolvimento de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica: cuidar da pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica; dinamizar a resposta a situações de catástrofe; e maximizar a intervenção na prevenção e controlo da infeção, assim como a aquisição de competências de mestre.
- Cuidados de enfermagem especializados à pessoa em situação crítica: Do pré-hospitalar ao intra-hospitalarPublication . Faria, Rui; Santos, Maria Luísa; Pimenta, Noélia
- Cuidar da pessoa e família em situação crítica e paliativa: Desenvolvimento de competências especializadasPublication . Wittwer, Joana; Pimenta, NoéliaO presente relatório surge no âmbito do 2º Mestrado em Enfermagem Médico- Cirúrgica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny e a sua apresentação e discussão pública visam a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Este relatório tem como objetivos demonstrar as competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica, refletindo criticamente sobre as vivências e experiências adquiridas; descrever o percurso académico do cuidar do doente em situação crítica e em situação paliativa e a sua família; evidenciar as competências de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Este trabalho foi desenvolvido durante os estágios no Serviço de Medicina Intensiva, Serviço de Urgência e Unidade de Cuidados Paliativos, do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, através da análise e reflexão das experiências vividas em contexto de ensino clínico. Relativamente aos estágios I e II, realizados no Serviço de Urgência e Serviço de Medicina Intensiva respetivamente, desenvolvi competências científicas, técnicas, relacionais e ético-deontológicas como enfermeira especialista em enfermagem médicocirúrgica no âmbito da prestação de cuidados à pessoa e família a vivenciar uma situação de doença crítica, tomando decisões de forma refletida e baseada na mais recente evidência científica de forma a ser assertiva. No estágio III, em contexto de Cuidados Paliativos, desenvolvi o cuidar da pessoa a vivenciar processos de doença crónica, incapacitante e terminal, dos seus cuidadores e familiares, diminuído o sofrimento, maximizando o seu bem-estar, conforto e qualidade de vida, bem como estabeleci uma relação terapêutica com os doentes, cuidadores e família, de modo a facilitar o processo de adaptação às perdas sucessivas e à morte, sendo estes, os alicerces da formação do enfermeiro especialista em enfermagem à pessoa em situação crónica e paliativa, ilustrando as competências basilares da prática. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do relatório é a descritiva, analítica e reflexiva, recorrendo à evidência, científica e focada nas situações experienciadas nos estágios.
- Cuidar da pessoa em situação crítica: Desenvolvimento de competências especializadasPublication . Correia, Nádia; Santos, Maria Luísa; Pimenta, Noélia
