Browsing by Issue Date, starting with "2022-09-23"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação Económica de Diferentes Cenários na Produção de Leite de Ovinos na Região do AlentejoPublication . Oliveira, Filipa Alexandra Freixial Tomaz de; Coelho, Luis Carlos da CostaNuma época em que muitos jovens agricultores recorrem a incentivos e projetos de investimento, foi objetivo implementar a atividade leiteira na aldeia de São Brissos, contribuindo assim para o desenvolvimento económico e até social, da região. O presente trabalho de projeto tem como objetivo principal a criação de uma empresa no domínio dos ovinos de aptidão leiteira. Prevê-se a exploração de indivíduos de duas raças exóticas (Lacaune e Assaf) e o seu cruzamento. Planificaram-se todas as tarefas de maneio, de forma a obter-se rendimento proveniente da venda do leite e dos borregos ao longo do ano. Pretende-se igualmente, analisar a viabilidade económica e financeira da implementação deste projeto num período de 5 anos, aos preços praticados na atualidade, o qual identificámos como cenário real, e em outros dois distintos. Atualmente identificou-se um preço de 1,08€ por litro de leite, de acordo com o verificado no ano de 2020 no Instituto Nacional de Estatística, o qual se registou no cenário real. Num período analisado de 10 anos, o preço do leite registado em 2020 dizia respeito ao 2º preço mais elevado. Considerou-se um cenário otimista onde se registou um preço de venda do leite 5% acima do valor considerado para o cenário real, e ainda um valor de custos de produção 5% abaixo dos custos de produção praticados na atualidade. Em contrapartida, elaborou-se um cenário pessimista, que comparativamente com os valores do cenário real, o preço de venda do leite de ovelha registou uma diminuição de 5%, e os custos de produção foram incrementados em 5%. Os resultados obtidos não foram os melhores, uma vez que o projeto teve uma análise de 5 anos, e o indicador do período de recuperação registou como valor mais benéfico 5 anos. Já o VAL chega mesmo a apresentar valores negativos na perspetiva do projeto nos pós financiamento para todos os cenários, e a verdade é que não existe forma de investir sem recorrer a financiamento bancário. Por fim, a TIR em todos os cenários e óticas analisadas, apresenta valores superiores a 1%, sendo que na perspetiva do projeto no pós financiamento, é onde regista os valores mais baixos.
- Cuidar da pessoa e família em situação crítica e paliativa: Desenvolvimento de competências especializadasPublication . Wittwer, Joana; Pimenta, NoéliaO presente relatório surge no âmbito do 2º Mestrado em Enfermagem Médico- Cirúrgica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny e a sua apresentação e discussão pública visam a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Este relatório tem como objetivos demonstrar as competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica, refletindo criticamente sobre as vivências e experiências adquiridas; descrever o percurso académico do cuidar do doente em situação crítica e em situação paliativa e a sua família; evidenciar as competências de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Este trabalho foi desenvolvido durante os estágios no Serviço de Medicina Intensiva, Serviço de Urgência e Unidade de Cuidados Paliativos, do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, através da análise e reflexão das experiências vividas em contexto de ensino clínico. Relativamente aos estágios I e II, realizados no Serviço de Urgência e Serviço de Medicina Intensiva respetivamente, desenvolvi competências científicas, técnicas, relacionais e ético-deontológicas como enfermeira especialista em enfermagem médicocirúrgica no âmbito da prestação de cuidados à pessoa e família a vivenciar uma situação de doença crítica, tomando decisões de forma refletida e baseada na mais recente evidência científica de forma a ser assertiva. No estágio III, em contexto de Cuidados Paliativos, desenvolvi o cuidar da pessoa a vivenciar processos de doença crónica, incapacitante e terminal, dos seus cuidadores e familiares, diminuído o sofrimento, maximizando o seu bem-estar, conforto e qualidade de vida, bem como estabeleci uma relação terapêutica com os doentes, cuidadores e família, de modo a facilitar o processo de adaptação às perdas sucessivas e à morte, sendo estes, os alicerces da formação do enfermeiro especialista em enfermagem à pessoa em situação crónica e paliativa, ilustrando as competências basilares da prática. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do relatório é a descritiva, analítica e reflexiva, recorrendo à evidência, científica e focada nas situações experienciadas nos estágios.
- Desenvolvimento de competências especializadas na abordagem à pessoa em situação crítica com sépsis: da avaliação à intervençãoPublication . Castanho, Odete; Santos, Maria LuísaO presente relatório obedece ao estabelecido no plano de estudos do IV Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny e visa a obtenção do Grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Caracterizado por uma análise crítico-reflexiva e descritiva das atividades desenvolvidas, pretende evidenciar de forma clara e sem ambiguidades o processo de aquisição das competências comuns de enfermeiro especialista e das competências específicas em enfermagem médico-cirúrgica na vertente da pessoa em situação crítica, desenvolvidas ao longo da práxis profissional em contexto de urgência e emergência, bem como, no decorrer das práticas clínicas realizadas no âmbito do curso de mestrado, nomeadamente no Estágio II - Cuidados Intensivos e no Estágio III – Opção, ambos concretizados na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Dr. Nélio Mendonça. Reflete as experiências que melhor proporcionaram a aquisição, integração e aprofundamento de conhecimentos especializados no cuidado da pessoa e família a vivenciar processos complexos de doença crítica e/ou falência orgânica, na resposta a situações de emergência, exceção e catástrofe e na maximização da prevenção e controle da infeção e resistência a antimicrobianos, tendo em conta os princípios éticos e deontológicas que regem a disciplina, a evidência científica e a melhoria contínua da qualidade dos cuidados. Evidencia a relevância de uma intervenção especializada no reconhecimento precoce das manifestações clínicas da sépsis, considerada por vários autores um verdadeiro problema de saúde pública à escala mundial e associada a elevadas taxas de morbilidade, mortalidade e custos em saúde, quer na prevenção de complicações, quer na evolução da doença, pelo que, ao assegurar uma intervenção de enfermagem precisa, concreta, eficiente e em tempo útil, com vista à recuperação total é um dos importantes desígnios do enfermeiro especialista e mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica.
- Cuidados de enfermagem especializados à pessoa pós-paragem cardiorrespiratória: Da formação à açãoPublication . Camacho, Telma; Santos, Maria LuísaO presente relatório surge no âmbito do 4º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny - 2019-2021 e intitula-se “Cuidados de Enfermagem Especializados à Pessoa Pós-Paragem Cardiorrespiratória: Da formação à ação”. Através de uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva baseada na evidência científica mais atual e nos referenciais da profissão, emerge este relatório, cuja apresentação e discussão pública objetivam descrever o percurso para o desenvolvimento de competências comuns e específicas no cuidado de enfermagem especializado à pessoa pós-paragem cardiorrespiratória e fundamentar a discussão pública do título de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. A prática clínica realizou-se no âmbito dos cuidados de enfermagem especializados à pessoa em situação crítica, mais especificamente no Serviço de Urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Serviço de Medicina Intensiva e na Unidade de Tratamento Intensivo Coronário, do mesmo hospital. Da complexidade inerente aos cuidados prestados à pessoa pós-paragem cardiorrespiratória, expressa a necessidade de compreender e fundamentar a intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica desde que esta é acometida até à estabilização da sua condição clínica. Advogo que o conhecimento aprofundado para a melhor abordagem à pessoa/ família em situação critica pós-paragem cardiorrespiratória, da formação à ação, acrescenta valor à qualidade e continuidade de cuidados e antecipa importantes focos de instabilidade, promovendo melhores outcomes e ganhos em saúde sensíveis à intervenção do enfermeiro especialista. Termino, neste seguimento, argumentando que o nível de conhecimento de segundo ciclo neste âmbito da ação, fortalece a autonomia e valor da Enfermagem Médico-cirúrgica.
- Attachment and dissociation mediate associations between polyvictimization and somatization differently in Kenyan male and female adolescentsPublication . Pinto, Bárbara Pereira Gonçalves Tourais; Ferrajão, PauloThere is strong evidence that somatization symptoms are a common consequence of the experience of several potentially traumatic events (PTE) among adolescents. Attachment orientations and dissociation may influence the link between exposure to PTE and somatization symptoms severity. We analysed the associations between direct exposure to PTE and somatization symptoms in Kenyan adolescents and explored the mediating role of attachment orientations and dissociation in this association. A sample of 475 Kenyan adolescents, mean age of 16.4 years old (SD= 1.4), completed validated self-report questionnaires. Serial multiple mediation models were tested by conducting a structural equation modelling employing Preacher and Hayes’ procedures (2008). Results showed that the association between these variables is different for females and males. Higher exposure to PTE was significantly associated with higher level of dissociation symptoms, which was then associated with higher somatization symptoms severity in females. Higher exposure to traumatic events was significantly associated with higher attachment anxiety levels, which was associated with higher levels of dissociation symptoms, which was then associated with higher somatization symptoms severity in males. High levels of attachment anxiety and dissociation might aggravate somatization symptoms following the exposure to multiple PTE differently according to sex in African adolescents. Implications for future research and individual and community interventions are discussed.
- Marketing e E-Commerce na Grande Distribuição Estudo de Caso E-Merchandising no Grupo AuchanPublication . Gonçaves Neto, Beatriz Casimiro Aguiar; Lopes, PaulaO E-Commerce e o E-Merchandising são duas áreas do Marketing que têm vindo a ganhar uma grande importância no desenvolvimento das empresas. Até recentemente o e-commerce permitia às marcas e às empresas diversificar as vendas e mostrar à concorrência e ao mercado em geral desenvolvimento tecnológico. As necessidades surgidas nos períodos de confinamentos derivados da Pandemia COVID19, em que os consumidores ficaram confinados e muitos negócios estiveram encerrados, tornaram as compras online na única forma, em muitos casos, de adquirir os bens de grande consumo. Este cenário, elevou as vendas através do E-Commerce catapultando os números dos resultados económicos para parâmetros nunca antes registados nos diferentes setores de negócios, e em consequência deu visibilidade ao E-Merchandising numa fase em que a atividade da apresentação dos produtos nas lojas online adquiriu um dinamismo e uma velocidade inerente às rápidas vendas dos produtos. O presente trabalho de investigação pretende observar as estratégias de E-Merchandising no E-Commerce do Grupo Auchan Retail em Portugal no âmbito de um estágio curricular de mestrado. Assim sendo, irá adotar-se uma metodologia qualitativa com recurso a uma observação participante e entrevistas não estruturadas a profissionais especializados nestas áreas.
- Carga de Trabalho dos Enfermeiros no Transporte Inter-Hospitalar da Pessoa em Situação CríticaPublication . Rente, Maria João BaptistaOs enfermeiros desempenham um papel fulcral nas fases de planeamento e efetivação do transporte inter-hospitalar da pessoa em situação crítica. A necessidade de se realizar o transporte inter-hospitalar da pessoa em situação crítica decorre da indisponibilidade/inexistência de cuidados especializados ou meios complementares de diagnóstico e terapêutica na unidade de saúde de origem. A competência específica que o enfermeiro especialista coloca em prática no cuidado à pessoa em situação crítica a vivenciar processos complexos de transição saúde/doença no contexto de transporte inter-hospitalar, reflete-se no sucesso, qualidade e segurança da transferência. Com este percurso académico pretendeu-se compreender a carga de trabalho dos enfermeiros no transporte inter-hospitalar da pessoa em situação crítica, por forma a caraterizar a carga de trabalho dos enfermeiros no transporte inter-hospitalar da pessoa em situação crítica e identificar os fatores condicionadores e facilitadores para os enfermeiros no transporte inter-hospitalar da pessoa em situação crítica. As escolhas efetuadas para a realização do estágio de enfermagem à pessoa em situação crítica II (Serviço de Urgência Médico-Cirúrgico da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano e os meios do Instituto Nacional de Emergência Médica – Delegação Regional do Sul) surgem pela necessidade de dar resposta à questão da carga de trabalho dos enfermeiros no transporte inter-hospitalar da pessoa em situação crítica, uma vez que estes locais se mostram instigados pela distância e tempo de transferência, devido à carência de cuidados especializados, e meios complementares de diagnóstico e terapêutica diferenciados. A investigação desenvolvida teve por base o estudo retrospetivo da documentação das transferências realizadas por uma equipa de enfermagem de transporte inter-hospitalar da pessoa em situação crítica de uma unidade local de saúde do sul de Portugal no decurso de janeiro de 2020 a dezembro de 2021. Os enfermeiros vêem-se desafiados em todo o processo de realização do transporte inter-hospitalar da pessoa em situação crítica, pela intensa carga de trabalho que representa planear uma transferência carregada de riscos, mas que o enfermeiro triunfa ao efetivar um transporte em que previne a ocorrência de complicações, prestando cuidados de qualidade e excelência durante toda a transferência.