ESESJC - Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica – Relatórios/Dissertações/Projetos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESESJC - Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica – Relatórios/Dissertações/Projetos by advisor "Pestana, Cristina Bárbara"
Now showing 1 - 10 of 17
Results Per Page
Sort Options
- Cuidado especializado em enfermagem médico-cirúrgica à pessoa com falência ou iminência de falência respiratória em contexto perioperatório: da urgência aos cuidados intensivosPublication . Barradas, Cristina; Pestana, Cristina BárbaraNo âmbito do IV Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, elaborei o Relatório de Mestrado “Cuidado especializado em Enfermagem Médico-Cirúrgica à pessoa com falência ou iminência de falência da função respiratória em contexto perioperatório: da urgência aos cuidados intensivos”. Tendo como finalidade demonstrar capacidade de conceção e de implementação de intervenções especializadas à pessoa em situação crítica e à sua família, de análise e reflexão sobre as mesmas e das respetivas implicações éticas e legais, assim como, de fundamentação científica e de comunicação dos seus resultados, o relatório evidencia o trajeto realizado ao longo dos ensinos clínicos para o desenvolvimento e consolidação de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de enfermagem à pessoa em situação crítica, nomeadamente, cuidar da pessoa e da família/cuidador a vivenciar processos complexos de doença crítica e/ou falência orgânica, dinamizar a resposta em situações de emergência, exceção e catástrofe e maximizar a intervenção na prevenção e controlo da infeção e de resistência a antimicrobianos. De modo mais específico, revela um especial interesse pelo cuidado especializado à pessoa com falência ou com iminência de falência da função respiratória em contexto perioperatório. Alicerçado numa metodologia descritiva, analítica e reflexiva, fundamentada na evidência científica e nos referenciais da profissão, o relatório organiza-se em quatro capítulos. O primeiro enquadra a realização do curso de mestrado num percurso profissional, seguido de outro que se debruça sobre o desenvolvimento das competências comuns. O terceiro, apresenta uma descrição detalhada do contributo dos diferentes contextos dos ensinos clínicos para o desenvolvimento de competências especializadas de enfermagem à pessoa em situação crítica, designadamente, serviço de urgência, unidade de cuidados intensivos e bloco operatório e, por fim, um quarto capítulo que relaciona o percurso de aquisição de competências especializadas em Enfermagem Médico-Cirúrgica com as requeridas para a atribuição do grau de Mestre.
- Cuidados de enfermagem especializado à pessoa em situação crítica acometida de enfarte agudo do miocárdio: do pré-hospitalar à Unidade de Cuidados Intensivos CoronáriosPublication . Vale, Sandra; Pestana, Cristina BárbaraNo âmbito do V Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, elaborei o Relatório de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica intitulado “Cuidados de Enfermagem Especializados à Pessoa em Situação Crítica acometida de Enfarte Agudo do Miocárdio: do pré-hospitalar à Unidade de Cuidados Intensivos Coronários”. O relatório transparece todo o percurso realizado ao longo das práticas clínicas para a consolidação das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica, na vertente dos cuidados à pessoa em situação crítica. Revela o meu particular interesse pelo cuidado especializado à pessoa em situação crítica acometida de enfarte agudo do miocárdio, tendo sido este o foco do meu projeto de autoformação. Está organizado em dois capítulos, sendo que o primeiro ilustra o enquadramento da área selecionada e o segundo diz respeito ao percurso desenvolvido para a aquisição de competências de enfermagem, inicialmente as competências comuns do enfermeiro especialista, posteriormente as competências especializadas, procurando sempre ilustrar a evolução até às competências de Mestre. Ao longo deste relatório, utilizei uma metodologia descritiva, reflexiva e analítica fundamentada na evidência científica, com vista a dar visibilidade às diferentes atividades desenvolvidas ao longo das práticas clínicas, nos diferentes domínios de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista, bem como as competências de Mestre. Numa trajetória rumo à aquisição de conhecimentos, competências e atitudes que reflitam o grau académico deste curso, o relatório traduz ainda a aplicação de conhecimentos científicos no contexto do serviço de urgência, cuidados intensivos polivalente, pré-hospitalar e cuidados intensivos coronários, existindo uma evidente aposta no desenvolvimento das competências de autoaprendizagem.
- Cuidados de enfermagem especializados à pessoa em situação crítica: dos cuidados emergentes aos cuidados ao doente hematológico com neutropéniaPublication . Marques, Débora Maria; Pestana, Cristina BárbaraO presente relatório insere-se no plano de estudos do 3º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny e descreve o percurso de aprendizagem clínica realizado em três unidades curriculares de ensino clínico, designadamente, Ensino Clínico I (Urgência), Ensino Clínico II (Cuidados Intensivos) e Ensino Clínico III - Opção (Unidade de Neutropénia) do Hospital Dr. Nélio Mendonça. Nele se apresenta uma análise reflexiva do desenvolvimento de competências comuns do enfermeiro especialista e competências específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, à pessoa em situação crítica, realçando a importância de uma prática fundamentada pelo conhecimento científico, sustentada nos princípios e valores da Profissão de Enfermagem. A sua apresentação e discussão pública visam a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Neste âmbito, pretendeu-se documentar a aquisição e desenvolvimento de competências nas áreas de domínios da responsabilidade profissional, ética e legal; da melhoria contínua da qualidade; da gestão dos cuidados; do desenvolvimento das aprendizagens profissionais, bem como na área do cuidar da pessoa, família/cuidador a vivenciar processos complexos de doença crítica e/ou falência orgânica; dinamizar a resposta a situações de emergência, exceção e catástrofe, da conceção à ação e maximizar a prevenção, intervenção e controlo da infeção e de resistência a antimicrobianos perante a pessoa em situação crítica e/ou falência orgânica, face à complexidade da situação e à necessidade de respostas em tempo útil e adequadas, nos dois primeiros contextos clínicos ao doente crítico em geral, dando ênfase posteriormente ao doente hematológico com neutropénia, considerando-o e justificando-o como doente crítico com necessidades de cuidados altamente diferenciados, exigindo cuidados de enfermagem especializados. Alude-se ainda que, o desenvolvimento das competências de Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica permitem dar resposta às competências requeridas ao grau de Mestre, conforme plasmado no Decreto-Lei nº 65/2018. Assim, poderá concluir-se que o Curso de Mestrado em Enfermagem Médico- Cirúrgica, surgiu como uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional através da procura do conhecimento científico no qual fundamentar a prática, permitindo o desenvolvimento e aperfeiçoamento do pensamento crítico e o mobilizar dos conhecimentos para responder às necessidades de saúde da pessoa e família em situação crítica, em particular do doente hematológico em risco ou com neutropénia.
- Cuidados especializados à pessoa em situação crítica: Da pessoa em situação urgente à pessoa em situação críticaPublication . Ornelas, Gonçalo; Pestana, Cristina Bárbara
- Cuidar da pessoa a vivenciar processos médicos e/ou cirúrgicos complexos: Do cuidado urgente ao cuidado paliativoPublication . Da Silva, Daniela; Pestana, Cristina BárbaraO presente Relatório de Mestrado, intitulado de “Cuidar da pessoa a vivenciar processos médicos e/ou cirúrgicos complexos: do cuidado urgente ao cuidado paliativo” surge no âmbito do IV Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica e tem como objetivo primordial, relatar de forma fundamentada e refletida, todo o percurso realizado, na aquisição das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, nas áreas de enfermagem à pessoa em situação crítica e em situação paliativa e das competências do grau académico de mestre. Este percurso iniciou-se com toda a preparação teórica e com as práticas simuladas necessárias para cuidar da pessoa em situação crítica e paliativa, seguindo-se os estágios onde a mobilização de conhecimentos e desenvolvimento de competências especializadas atingiu o seu auge. Os Estágio I - Urgência e Estágio II - Cuidados Intensivos, foram contextos em que se privilegiou o desenvolvimento das competências relativas à área de enfermagem à pessoa em situação crítica, competências focadas nos cuidados à pessoa e família a vivenciar processos médicos e/ou cirúrgicos complexos, em situação crítica e/ou falência orgânica, na dinamização da resposta em situações de emergência, exceção e catástrofe e na prevenção e controlo de infeção e resistência a antimicrobianos. No Estágio III - Opção, dei continuidade ao desenvolvimento de competências no cuidar da pessoa e família a vivenciar processos médicos e/ou cirúrgicos complexos, focando neste último estágio, nas competências específicas relativas à área de enfermagem à pessoa em situação paliativa. Estas competências referem-se ao cuidar da pessoa com doença incurável ou grave, em fase avançada, progressiva e terminal, da sua família, em todos os contextos da prática clínica, com o objetivo de aliviar o sofrimento e promover o bem-estar, conforto e qualidade de vida e ainda, a estabelecer uma relação terapêutica com a pessoa doente e família, proporcionando suporte no processo de adaptação às perdas sucessivas, à morte e acompanhamento no luto.
- Das competências especializadas no cuidado ao doente crítico às competências de mestre: o desafio da gestão de cuidados em UCI COVIDPublication . Santos, Sofia Laura; Pestana, Cristina Bárbarapresente relatório insere-se no âmbito do IV curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, e sistematiza todo o percurso de desenvolvimento de competências especializadas na área de enfermagem à pessoa em situação crítica. A apresentação e discussão pública do mesmo visam a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem. O relatório demonstra o percurso realizado ao longo de três ensinos clínicos através de uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva baseada na mais recente evidência científica e nos referenciais da profissão de Enfermagem, permitindo a aquisição e aprofundamento das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, bem como as competências de Mestre. Rumo à excelência do exercício profissional, comprova-se que os diferentes contextos clínicos permitiram cuidar da pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica, antecipando a instabilidade e o risco de falência orgânica através de uma resposta pronta e em tempo útil, que por sua vez implica a gestão de protocolos terapêuticos complexos. Constata-se especial enfâse para o cuidado ao doente crítico com COVID-19, em específico na área da gestão de cuidados de enfermagem em contexto de Unidade de Cuidados Intensivos, o que permitiu consolidar a intervenção na prevenção e controlo da infeção e dinamizar uma resposta eficaz em situações de exceção, como é o caso da pandemia. Neste percurso evidencia-se, ainda, a aplicação do conhecimento científico nos diferentes contextos onde se desenvolveram os ensinos clínicos; a capacidade de julgamento clínico e tomada de decisão fundamentais na deteção precoce de sinais de instabilidade e antecipação de cuidados ao doente crítico; e a capacidade de comunicação eficaz quer com o doente/família quer com a equipa multidisciplinar. Tudo isto permitiu promover a capacidade de autoaprendizagem e espírito crítico, essenciais na prestação de cuidados de excelência.
- Das competências especializadas no cuidado do doente crítico, às competências de mestre no cuidado ao doente hemato-oncológico.Publication . Pinto, Jenny; Pestana, Cristina BárbaraO presente relatório surge no âmbito da realização do 2º Curso de Mestrado em Enfermagem-Médico-Cirúrgica. Através do relatório pretendo demonstrar a edificação das competências de Mestre ao longo de um percurso de formação e prática enquanto enfermeira especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Neste relatório é feita uma análise e reflexão de um processo de crescimento contínuo e orientado onde evidenciarei a evolução do meu conhecimento e experiência na área. Assim, tendo por base as competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem em Médico-Cirúrgica descrevo o percurso de desenvolvimento e consolidação das competências de Mestre no cuidado ao doente crítico, dando particular ênfase ao doente Hemato-Oncológico, reconhecendo-o como doente crítico com necessidade de cuidados especializados, mais especificamente o doente com Síndrome de Lise Tumoral, realçando a intervenção do enfermeiro na detecção da população de risco, prevenção de complicações e monitorização. Desta forma, tendo em conta as minhas competências de especialista, e com o desenvolvimento das competências de mestre, proponho-me contribuir para a qualidade e segurança dos cuidados de enfermagem a estes doentes. Ao longo do relatório evidencia-se uma análise reflexiva, fundamentando-se na mais recente evidência científica e nos referenciais da profissão de Enfermagem.
- Desenvolvendo a mestria no cuidado à pessoa em situação perioperatória: a segurança na gestão e controlo dos dispositivos médicos de uso múltiploPublication . Gouveia Luís, Válter; Pestana, Cristina BárbaraEste relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica à Pessoa em Situação Perioperatória, promovido pela Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny. A sua apresentação e discussão pública visa a obtenção do grau de Mestre, evidenciando a análise crítico-reflexiva das competências desenvolvidas no curso, em particular nos estágios realizados e ao longo do meu percurso profissional. Sendo detentor do título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica à Pessoa em Situação Perioperatória, atribuído pela Ordem dos Enfermeiros através do processo de certificação de competências, aprofundarei o desenvolvimento de competências de Mestre, fazendo o paralelismo com as competências preconizadas para o Enfermeiro Especialista dessa área de intervenção. Assim, entendo que as práticas clínicas realizadas contribuíram para o aprofundar e sistematizar das competências requeridas para o Enfermeiro Especialista em Enfermagem Perioperatória, através de um pensamento crítico-reflexivo, fundamentado na melhor evidência científica e nos referenciais da Profissão. Visando a mestria na área, permitiram-me, também, identificar diferentes estratégias preventivas para a retenção inadvertida de itens quantificáveis no local cirúrgico, um problema transversal a todas as unidades de saúde (Berça, I., & Veiga-Branco, M. 2022), mais frequente do que é relatado e associado à falta de adesão ao procedimento da contagem cirúrgica (Warwick et al., 2019) ou alterações na equipa cirúrgica (Susmallian et al., 2016). Realço a oportunidade tida para comparar e refletir sobre a prática em si, suas implicações e responsabilidades éticas e sociais e perceber qual poderia ser a minha intervenção na gestão do risco global e na maximização da prevenção de eventos adversos. Nesta linha, desenvolvi um projeto de autoformação interventivo, intitulado “Promoção da gestão e controlo dos DMUM no perioperatório”, contribuindo para colmatar a inexistência de mecanismos e processos fundamentais para garantir por parte do enfermeiro perioperatório a contagem correta dos instrumentos cirúrgicos, minimizando o risco de retenção inadvertida de itens quantificáveis no local cirúrgico.
- Desenvolvendo competências especializadas em enfermagem médico-cirúrgica : do doente crítico ao doente ostomizadoPublication . De Castro, Vanessa Carina; Pestana, Cristina BárbaraCom o presente relatório o autor pretende demonstrar a evolução e o contributo de cada um dos módulos do ensino clínico do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, realizado na ESESJCluny, dando visibilidade ao desenvolvimento de competências específicas no cuidado ao doente crítico. Este ensino clínico inclui o estágio I – Serviço de Urgência, estágio II – Unidade de Cuidados Intensivos e o estágio III - Opção. Relativamente ao estágio no Serviço de Urgência, é evidenciada a aquisição de competências perante a pessoa em situação crítica, no que respeita à triagem, estabilização, reanimação, tendo em conta o estabelecer de prioridades na abordagem à vítima, perspetivando o cuidar holístico do doente/ família. No que respeita ao estágio de Cuidados Intensivos, é demonstrado o desenvolvimento de competências na prestação de cuidados ao doente crítico com falência orgânica eminente ou estabelecida, sem descurar a vertente relacional com a família. Por fim e no que concerne ao estágio de opção, é apresentado o caminho percorrido para a obtenção de competências no cuidar o doente com ostomia de eliminação intestinal nas fases pré e pós-operatória, atendendo à prevenção de complicações e na preparação para a alta, priorizando as necessidades específicas da pessoa ostomizada, contribuindo para a promoção de uma transição saudável e de adaptação da pessoa/família à sua nova condição. Este relatório de estágio é um documento ilustrativo do percurso do autor, na medida em que procura fazer referência ao processo e resultado que culmina na aquisição, desenvolvimento e consolidação de competências de um saber especializado, alcançado através da participação nos cuidados de enfermagem, da interação com as diversas equipas e sobretudo com o contacto com os doentes e respetivas famílias, evidenciando assim a importância insubstituível dos estágios. A partir da análise crítica e reflexiva das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da descrição das atividades fundamentando em conhecimentos técnico-científicos, apoiado nos valores éticos e deontológicos da profissão de enfermagem, bem como nos descritores de Bolonha para o segundo ciclo de estudos, o autor evidencia a sua evolução, rumo à aprovação como Mestre em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica.
- Desenvolvendo competências especializadas no cuidado ao doente crítico: A transversalidade do controlo da infeçãoPublication . Mendonça, Sónia; Pestana, Cristina BárbaraEste relatório de estágio, surge no âmbito do 2º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, lecionado na Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny. Tem como finalidade a descrição e o relato refletido e fundamentado, a partir das aprendizagens decorrentes das atividades e experiências vivenciadas ao longo dos estágios previstos no plano de estudos do Curso visando a sua posterior discussão e a obtenção do Grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Estes foram realizados no Serviço de Urgência e Serviço de Medicina Intensiva do Hospital Doutor Nélio Mendonça, na Unidade de Prevenção e Controlo da Infeção e Resistência aos Antimicrobianos e na Unidade de Cuidados Intensivos de Doenças Infeciosas do Centro Hospitalar de São João. O relatório baseia-se na análise do referencial das competências comuns e especificas consignadas no Regulamento de Enfermagem do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, onde, particularizo a minha atenção para a transversalidade do controlo da infeção na intervenção especializada em contexto de cuidados ao doente crítico. As Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde são uma epidemia silenciosa e uma problemática transversal a todo o processo do cuidar, afetando um elevado número de pessoas e instituições de saúde em todo o mundo, com implicações negativas para os utentes, as famílias, os cuidadores e as instituições de saúde. Assim, ao longo do meu percurso formativo, dei especial ênfase à seguinte competência: maximização da intervenção na prevenção e controlo da infeção perante o utente em situação crítica e ou falência orgânica. Para a concretização e fundamentação do relatório recorri à pesquisa bibliográfica, à mais recente evidência científica, a Decretos de Lei em articulação com o Regulamento da Profissão de Enfermagem, com o Código Deontológico do Enfermeiro e com os Padrões de Qualidade em Enfermagem.
