Browsing by Issue Date, starting with "2023-03-20"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- From Chronic Alcohol Consumption to Coma: Report of an Uncommon CausePublication . Melo e Silva, João Pedro; Soares Dionísio, Antony; Barbosa Mateus, Daniela; Pais Silva, Filipa; Gonçalves Pereira, JoãoMarchiafava-Bignami disease is a rare condition characterized by demyelination of the corpus callosum that can evolve into necrosis. It is associated with thiamine deficiency, chronic alcohol consumption, and less frequently, severe malnutrition. The diagnosis is based on clinical presentation - altered mental state and changes in a neurological examination - and on neuroimaging studies, especially magnetic resonance imaging. Treatment with parenteral thiamine is recommended. The authors present a case of a 50-year-old male, with chronic alcohol abuse and malnutrition, admitted to the hospital with an acute form of the Marchiafava-Bignami disease. An early diagnosis and treatment facilitated neurological and cognitive recovery.
- Desenvolvendo a mestria no cuidado à pessoa em situação perioperatória: a segurança na gestão e controlo dos dispositivos médicos de uso múltiploPublication . Gouveia Luís, Válter; Pestana, Cristina BárbaraEste relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica à Pessoa em Situação Perioperatória, promovido pela Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny. A sua apresentação e discussão pública visa a obtenção do grau de Mestre, evidenciando a análise crítico-reflexiva das competências desenvolvidas no curso, em particular nos estágios realizados e ao longo do meu percurso profissional. Sendo detentor do título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica à Pessoa em Situação Perioperatória, atribuído pela Ordem dos Enfermeiros através do processo de certificação de competências, aprofundarei o desenvolvimento de competências de Mestre, fazendo o paralelismo com as competências preconizadas para o Enfermeiro Especialista dessa área de intervenção. Assim, entendo que as práticas clínicas realizadas contribuíram para o aprofundar e sistematizar das competências requeridas para o Enfermeiro Especialista em Enfermagem Perioperatória, através de um pensamento crítico-reflexivo, fundamentado na melhor evidência científica e nos referenciais da Profissão. Visando a mestria na área, permitiram-me, também, identificar diferentes estratégias preventivas para a retenção inadvertida de itens quantificáveis no local cirúrgico, um problema transversal a todas as unidades de saúde (Berça, I., & Veiga-Branco, M. 2022), mais frequente do que é relatado e associado à falta de adesão ao procedimento da contagem cirúrgica (Warwick et al., 2019) ou alterações na equipa cirúrgica (Susmallian et al., 2016). Realço a oportunidade tida para comparar e refletir sobre a prática em si, suas implicações e responsabilidades éticas e sociais e perceber qual poderia ser a minha intervenção na gestão do risco global e na maximização da prevenção de eventos adversos. Nesta linha, desenvolvi um projeto de autoformação interventivo, intitulado “Promoção da gestão e controlo dos DMUM no perioperatório”, contribuindo para colmatar a inexistência de mecanismos e processos fundamentais para garantir por parte do enfermeiro perioperatório a contagem correta dos instrumentos cirúrgicos, minimizando o risco de retenção inadvertida de itens quantificáveis no local cirúrgico.
- Níveis de atividade física em fisioterapeutasPublication . Figueiredo, Maria João; Rosado, Maria da LapaIntrodução: Os baixos níveis de atividade física (AF) são um problema de saúde pública. Apesar da evidência dos benefícios da AF para a saúde, estudos mostram que a população portuguesa não é suficientemente ativa para beneficiar a sua saúde. Os profissionais de saúde, incluindo os Fisioterapeutas, têm um papel importante a desempenhar na promoção da AF aos seus pacientes. Se os Fisioterapeutas Portugueses forem chamados a atuar como especialistas em AF, deve-se primeiro determinar se eles lideram pelo exemplo. Objetivo: Avaliar os níveis de AF dos Fisioterapeutas Portugueses de acordo com as mais recentes recomendações da OMS. Métodos: Foi distribuído e aplicado um questionário online por um período de 6 meses, composto por uma ficha de caracterização de dados sociodemográficos e pelo IPAQ-SF. Obteve-se uma amostra composta por 553 Fisioterapeutas. Resultados: Os resultados do IPAQ-SF revelaram alto nível de AF (56,8%), moderado nível de AF (31,5%) e baixo nível de AF (11,8%). Com relação à análise dos METS AF, pudemos observar que os METS AF vigorosa tiveram uma média maior de 2413,15 (DP=4201,411), seguido dos METS AF moderada com média de 1857,91 (DP=2930,073) e, por fim, os METS associado à caminhada com média de 1635,54 (DP=2841,805). Conclusão: Verificou-se que os níveis de AF dos Fisioterapeutas Portugueses são elevados e que 88,3% da amostra cumprem as recomendações da OMS para AF. Os Fisioterapeutas Portugueses podem estar numa posição de liderança pelo exemplo que dão na promoção da AF regular aos seus pacientes.
- Incidência e consequências de estados hipocalcémicos em bovinos de carnePublication . Tinoco, Alexandra da Costa Lima ValenteOs estados hipocalcémicos, clínicos ou subclínicos, são uma patologia recorrente em bovinos de aptidão leiteira, com alto impacto económico e com importantes consequências clínicas. O período parturiente apresenta desafios à homeostasia cálcica do organismo bovino, uma vez que a transição do período seco para lactante mobiliza o cálcio sérico para a glândula mamária para a produção de leite. Este fenómeno, conhecido como hipocalcémia fisiológica, acomete todos os bovinos após o parto, sendo regulada posteriormente pelos mecanismos homeostáticos. No entanto, qualquer falha neste mecanismo pode levar ao desenvolvimento de estados hipocalcémicos, sendo estes classificados em hipocalcémia subclínica (entre os 5.5 e os 8.0 mg/dL), e hipocalcémia clínica (menos de 5.5 mg/dL), sendo que as concentrações séricas de cálcio fisiológicas em bovinos se encontram entre os 8.0 e os 10 mg/dL. Apesar de os estados subclínicos se apresentarem maioritariamente assintomáticos, sendo apenas registadas perdas na produção e na performance reprodutiva, os estados clínicos apresentam sintomatologia neuromuscular que, se não tratada, poderá conduzir o animal à morte. A terapêutica para animais hipocalcémicos consta da administração subcutânea (em casos subclínicos) ou intravenosa (em casos clínicos) de soluções à base de cálcio. Uma vez que existem diversos estudos sobre a incidência de estados hipocalcémicos em bovinos leiteiros, sendo este um distúrbio que acomete principalmente animais desta aptidão, a autora achou, assim, relevante a realização de um estudo sobre a sua incidência em bovinos de carne, com o propósito de identificar animais desta aptidão acometidos. O presente relatório finaliza, assim, o estágio curricular realizado na NisaVet, com a duração de três meses, no qual a aluna recolheu um total de 273 amostras sanguíneas de 15 explorações de bovinos de carne, com a finalidade de identificar fêmeas em idade reprodutiva em estados hipocalcémicos e evitar as suas consequências, e desenvolveu diversas atividades, adquirindo ainda competências práticas importantes para o seu futuro laboral.
- A Influência da Liderança Adaptativa na Performance Adaptativa em Ambientes Organizacionais InstáveisPublication . Gouvêa, Nayara Jhara; Passos, Ana MargaridaNo contexto atual em que vivemos, caracterizado por grande instabilidade a liderança tem vindo, cada vez mais, a ocupar lugar de destaque na gestão das organizações. É, por esta razão, que vários estudos têm aparecido. Neste estudo, abordámos a liderança adaptativa, uma vez que é ainda um tipo de liderança pouco explorado na literatura. Este estudo teve como objetivo analisar o papel da liderança adaptativa na performance adaptativa dos colaboradores. A pesquisa foi realizada com 58 colaboradores brasileiros e portugueses através de questionários estruturados construído para o efeito. Os dados coletados foram introduzidos no programa IBM SPSS statistics versão 28.0.0.0 (190), onde foram analisados. Os resultados não encontraram influência de nenhuma característica de liderança adaptativa na performance adaptativa dos líderes.