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- Cuidados de enfermagem especializados à pessoa em situação crítica: dos cuidados emergentes aos cuidados ao doente hematológico com neutropéniaPublication . Marques, Débora Maria; Pestana, Cristina BárbaraO presente relatório insere-se no plano de estudos do 3º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny e descreve o percurso de aprendizagem clínica realizado em três unidades curriculares de ensino clínico, designadamente, Ensino Clínico I (Urgência), Ensino Clínico II (Cuidados Intensivos) e Ensino Clínico III - Opção (Unidade de Neutropénia) do Hospital Dr. Nélio Mendonça. Nele se apresenta uma análise reflexiva do desenvolvimento de competências comuns do enfermeiro especialista e competências específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, à pessoa em situação crítica, realçando a importância de uma prática fundamentada pelo conhecimento científico, sustentada nos princípios e valores da Profissão de Enfermagem. A sua apresentação e discussão pública visam a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Neste âmbito, pretendeu-se documentar a aquisição e desenvolvimento de competências nas áreas de domínios da responsabilidade profissional, ética e legal; da melhoria contínua da qualidade; da gestão dos cuidados; do desenvolvimento das aprendizagens profissionais, bem como na área do cuidar da pessoa, família/cuidador a vivenciar processos complexos de doença crítica e/ou falência orgânica; dinamizar a resposta a situações de emergência, exceção e catástrofe, da conceção à ação e maximizar a prevenção, intervenção e controlo da infeção e de resistência a antimicrobianos perante a pessoa em situação crítica e/ou falência orgânica, face à complexidade da situação e à necessidade de respostas em tempo útil e adequadas, nos dois primeiros contextos clínicos ao doente crítico em geral, dando ênfase posteriormente ao doente hematológico com neutropénia, considerando-o e justificando-o como doente crítico com necessidades de cuidados altamente diferenciados, exigindo cuidados de enfermagem especializados. Alude-se ainda que, o desenvolvimento das competências de Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica permitem dar resposta às competências requeridas ao grau de Mestre, conforme plasmado no Decreto-Lei nº 65/2018. Assim, poderá concluir-se que o Curso de Mestrado em Enfermagem Médico- Cirúrgica, surgiu como uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional através da procura do conhecimento científico no qual fundamentar a prática, permitindo o desenvolvimento e aperfeiçoamento do pensamento crítico e o mobilizar dos conhecimentos para responder às necessidades de saúde da pessoa e família em situação crítica, em particular do doente hematológico em risco ou com neutropénia.
- Contribuição para a implementação da Norma IFS (International Featured Standard) Food numa indústria panificadoraPublication . Paiva, Ana Soraia Rodrigues de; Noronha, João Freire deO presente relatório resulta de um estágio profissionalizante, que está inserido no plano curricular do Mestrado em Engenharia Alimentar, da Escola Superior Agrária de Coimbra. O estágio realizou-se no Departamento de Qualidade da Fábrica de Pastelaria e Confeitaria São Silvestre, Lda., na Lousã, entre janeiro a julho de 2020 e teve como objetivo a contribuição para a implementação da norma International Food Standarts. Este relatório descreve teoricamente a temática apresentada e os pontos fulcrais do trabalho realizado durante os seis meses de estágio. Ao longo do estágio foram seguidos os processos e procedimentos produtivos de pastelaria e padaria, desde a receção de matérias-primas, passando pela conceção dos produtos até à sua distribuição, englobando a higienização e manutenção de equipamentos e instalações, de modo a avaliar a implementação dos requisitos do referencial IFS.Após esta avaliação dos requisitos, procedeu-se à implementação de medidas, de maneira a ir de encontro com os requisitos. Fui deparada com algumas dificuldades na implementação de certos requisitos, como por exemplo o comprometimento e a facilidade de envolvimento por parte de alguns colaboradores. No entanto, o empenho e o comprometimento da gerência foram fundamentais para conseguir implementar a maior parte dos requisitos deste referencial. Alcançar a implementação completa e a certificação por parte deste referencial iria ser um benefício grandioso para a empresa a nível de Qualidade e Segurança Alimentar.
- Use of the PRINCE2 methodology in the development of community projects for the support in post-acute COVID-19 and long COVID contextPublication . Alves Lopes, António; Vieira, Ana Isabel; Azevedo, Vitor Hugo; Santos, JoanaBackground: One of the objectives of ESSAlcoitão’s undergraduate course is that future physiotherapists, in addition to being competent professionals, become autonomous, analytical, creative citizens, who know how to solve problems. To this end, one of the pedagogical strategies used is based on an adaptation of the project management methodology, PRINCE2 (PRojects IN Controlled Environments), applied to the development of community projects. During one semester of the 2020/2021 school year, 2 projects were proposed to the students, focusing on supporting individuals in the COVID-19 context. Project methodology was presented to the students, including the various roles and responsibilities (Project Manager, Team, Customer) and subgroups were created to develop sections of the projects, supported by a group of teachers (Subject Matter Experts). Aim: Assess students’ satisfaction in using PRINCE2 methodology in the development of community projects to support individuals after the acute phase of COVID-19 and Long COVID. Methodology: To assess the impact (satisfaction) within the students, an online questionnaire with several dimensions (12 questions) was used. Results: The online questionnaire delivered a response rate of 52.8%. The data revealed a favourable opinion regarding the methodology used, namely that it helped to clarify the role of the interveners (75% agree/totally agree), and that the selected theme was relevant and important (78.6% agree/totally agree). Finally 82.1% (agree/strongly agree) considered that this activity was important for the development of knowledge and professional skills. Conclusions/Implications for physiotherapy: Based on students' responses, we consider the success of the implementation of PRINCE2 methodology to be relevant, making it feasible and advisable to use this project management methodology for the development of future community projects. In this way, future physiotherapists can proactively play a role in local and global efforts to reduce the impact of modifiable risk factors, and of emerging conditions, such as the COVID-19 pandemic.
- Factors associated with bite force in people with Parkinson's diseasePublication . Silva, Taysa; Sobral, Amanda; Silva, Hilton Justino; Coriolano, Maria das Graças; Lins, CarlaPurpose: to assess the bite force in people with Parkinson’s disease and correlate it with age, sex, stage and time of the disease, dentures use, presence of temporomandibular disorder, side of symptom onset, and masticatory preference. Methods: the Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders and the Hoehn & Yahr Parkinson’s disease scale were used, and the participants’ oral cavity was clinically examined. Then, the bite force was measured with an analog dynamometer, whose bar was adapted for mouth grip. The bite force results and their correlation with the variables were analyzed with the independent t-test (p<0.05). Results: the sample comprised 42 parkinsonians at a mean age of 64 years, 67% of whom were males. No difference was observed in the correlation with age, temporomandibular disorder, stage and time of Parkinson’s disease; or between the sides, symptom onset and masticatory preference. However, there was a significant association between the sexes (males and females) for both sides (right – p=0.002; left – p=0.04) and denture use for bite force on the right side (p=0.03). Conclusion: being a female and using dentures are factors associated with decreased bite force in people with Parkinson’s disease.
- Implementing, and evaluating an online international Minor in physiotherapy in acute carePublication . Alves Lopes, António; Brader, Anne Griet; Azevedo, Vitor Hugo; Leur, Hans van deBackground: To meet the ongoing needs, physiotherapists should have competences to intervene in all conditions and contexts throughout the life cycle of their clients/patients. Educating physiotherapy students in the knowledge and skills required to operate in an acute care setting both expands and improves their entry level capabilities as well as preparing them to work with patients considering the COVID-19 pandemic. Aim: Alcoitão School of Health Sciences, Portugal and the Hanze University of Applied Sciences, Groningen, the Netherlands took the initiative to develop an International Minor Physiotherapy in Acute Care, to address the ongoing demand, using the opportunities given by the ERASMUS+, namely student and teachers mobility programs. Methods: The content was developed using the international descriptors of competences of the Physiotherapist in Acute Care. Pedagogical and assessment strategies were chosen to reflect the competencies to be achieved, with a strong focus on active learning. This Minor took place entirely online using asynchronous and synchronous strategies. Results: At the end of the Minor edition, students answered anonymous online questionnaire on the administrative and pedagogical aspects. The data revealed a very favourable opinion regarding the topics discussed (80% totally agree), pedagogical approaches used, such as online activities (90% agree / totally agree), teacher support (90% agree / totally agree). Students were satisfied with Minor's adaptation to the pandemic context, allowing them to obtain the necessary skills to work in this context. Conclusions/Implications for physiotherapy: Based on the positive responses from the students, we consider the implementation to be successful. The next steps are to integrate hybrid learning methodologies and broaden the participation of students and professors from other international institutions. Promoting skills and knowledge needed to work in acute care meets the growing need for professionals capable of working in the context of the COVID-19 pandemic.
- PRINCIPAIS INCUMPRIMENTOS NA IMPLEMENTAÇÃO DAS MEDIDAS DE AUTOPROTEÇÃO EM EDIFÍCIOS ESCOLARESPublication . Brito, Joana; Oliveira, RuiAs medidas de autoproteção (MAp) enquanto conjunto de procedimentos organizados que promovem a redução do risco de incêndio em edifícios, tendo em vista a preservação da vida humana, património, bens e ambiente, são uma exigência regulamentar em vigor desde 1 de janeiro de 2009. O histórico de ocorrências de incêndio demonstra a incidência causal do comportamento humano. Tais factos motivam o apuramento dos principais incumprimentos na implementação das MAp, observados ao dia de hoje, passados mais de 10 anos desde esta exigência legal. Os indicadores obtidos em inquéritos direcionados aos responsáveis de estabelecimentos escolares com MAp elaboradas, determinam como principal incumprimento a ausência de formação em SCIE exigível a todos os funcionários. Quanto às causas dos incumprimentos, identificam a falta de meios humanos com tempo e conhecimento e a falta de meios financeiros. Concomitantemente, os responsáveis de estabelecimentos escolares sem MAp elaboradas assinalam ainda a falta de pressão inspetiva pela ANEPC nas causas prováveis. O desconhecimento, a falta de perceção do risco e das responsabilidades por parte dos principais atores na prevenção e redução do risco de incêndio em escolas, fragiliza a capacidade de atuar assertivamente em caso de incêndio. O comportamento humano é influenciado significativamente pelas características particulares de cada indivíduo, do edifício e da situação de emergência em si. Formação e sensibilização em SCIE são elementos chave de investimento para fomentar o cumprimento da implementação das MAp, bem como são oportunidades de melhoria para aumentar a resiliência dos ocupantes do edificado escolar. Em particular, a formação de Responsáveis e Delegados de Segurança deve ser certificada. As ações de sensibilização estão em destaque para a aplicação eficaz de conhecimento obtido em formações. O ajuste nas coimas e a sua aplicação com reforço na pressão inspetiva para o seu cumprimento são o caminho para reduzir a não implementação de MAp.