Browsing by Issue Date, starting with "2022-11-22"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Cuidar da pessoa a vivenciar processos médicos e/ou cirúrgicos complexos: Do cuidado urgente ao cuidado paliativoPublication . Da Silva, Daniela; Pestana, Cristina BárbaraO presente Relatório de Mestrado, intitulado de “Cuidar da pessoa a vivenciar processos médicos e/ou cirúrgicos complexos: do cuidado urgente ao cuidado paliativo” surge no âmbito do IV Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica e tem como objetivo primordial, relatar de forma fundamentada e refletida, todo o percurso realizado, na aquisição das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, nas áreas de enfermagem à pessoa em situação crítica e em situação paliativa e das competências do grau académico de mestre. Este percurso iniciou-se com toda a preparação teórica e com as práticas simuladas necessárias para cuidar da pessoa em situação crítica e paliativa, seguindo-se os estágios onde a mobilização de conhecimentos e desenvolvimento de competências especializadas atingiu o seu auge. Os Estágio I - Urgência e Estágio II - Cuidados Intensivos, foram contextos em que se privilegiou o desenvolvimento das competências relativas à área de enfermagem à pessoa em situação crítica, competências focadas nos cuidados à pessoa e família a vivenciar processos médicos e/ou cirúrgicos complexos, em situação crítica e/ou falência orgânica, na dinamização da resposta em situações de emergência, exceção e catástrofe e na prevenção e controlo de infeção e resistência a antimicrobianos. No Estágio III - Opção, dei continuidade ao desenvolvimento de competências no cuidar da pessoa e família a vivenciar processos médicos e/ou cirúrgicos complexos, focando neste último estágio, nas competências específicas relativas à área de enfermagem à pessoa em situação paliativa. Estas competências referem-se ao cuidar da pessoa com doença incurável ou grave, em fase avançada, progressiva e terminal, da sua família, em todos os contextos da prática clínica, com o objetivo de aliviar o sofrimento e promover o bem-estar, conforto e qualidade de vida e ainda, a estabelecer uma relação terapêutica com a pessoa doente e família, proporcionando suporte no processo de adaptação às perdas sucessivas, à morte e acompanhamento no luto.
- Modelos de gestão hospitalar e avaliação financeira de ativos físicos médicosPublication . Santos, Tiago José Saraiva; Farinha, José Manuel TorresO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do estágio de Mestrado em Engenharia e Gestão de Ativos Físicos realizado pelo autor no Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil, subordinado ao tema “Gestão Hospitalar e avaliação financeira de ativos físicos médicos”. O estágio tem como principal objetivo suplementar a formação académica, facultando ao estudante a possibilidade de ter contacto com o mundo empresarial, bem como a hipótese de aplicar os conhecimentos adquiridos durante a licenciatura e o mestrado. A evolução de qualquer estágio, ao longo do seu decurso, é sempre alvo de adaptações ao contexto de trabalho que se força à data da preparação do referente plano. Em função disso, ao longo do relatório foi dado enfase tanto à perspetiva de gestão hospitalar, excedendo esta, em dar a conhecer e analisar as técnicas de controlo e gestão de ativos utilizadas em meio hospitalar; apreciação financeira, transmontando para uma estrutura de avaliação e eficiência da gestão financeira. Presenciando em simultâneo com programas informáticos associados a estes tipos de gestão e em paralelo proporcionar evidência para um plano de gestão do ciclo de vida de ativos hospitalares, facultando a vivência e a partilha de experiências que se mostraram mais-valias para todas as partes envolvidas. Na gestão de um hospital diariamente surgem diversos problemas de manutenção, planeamento e organização, dado esse contexto é importante conhecer que ativos determinam a eficiência do hospital. O Instituto Português de Oncologia de Coimbra utiliza reiteradamente os seus ativos físicos, pelo que estes são de extrema importância, desta forma garantir uma boa gestão da manutenção é uma mais valia estratégica para se conseguir maximizar a sua disponibilidade. A engenharia presente no meio hospitalar deve combinar múltiplas especialidades, de forma a conseguir acompanhar os diversos saberes do sistema de saúde e da instituição em causa. Possuir uma forte competência no âmbito da engenharia de manutenção, da gestão dos ciclos de vida dos ativos, mas também em analisar investimentos e a substituição de ativos é particularmente importante para o desempenho de qualquer organização e em especial para as organizações com fortes investimentos como é o caso dos hospitais, com objetivo de fortalecer o desenvolvimento e promover a inovação na instituição e ao mesmo tempo, garantir efetividade, segurança e uma gestão sustentável.
- A Participação das Famílias no Processo Educativo das Crianças na Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Neca Antunes, Sónia Marisa; Farinho, Paula
- Os eventos próprios como estratégia para diminuição da sazonalidade nas unidades hoteleiras de luxo: os casos dos hotéis Sofitel Guarujá Jequitimar e Novotel Itú Golf & Resort, no BrasilPublication . Brito, Cristiano Andrade; Silva, Francisco António dos Santos da; Gustavo, Nuno SilvaOs eventos tem vindo a ganhar uma relevância crescente para o setor da hotelaria, constituindo-se como fonte de rendimento, dinamização do negócio e de estratégia de comunicação e marketing. Acresce que podem apresentar um importante papel na redução da sazonalidade. Os eventos com maior relevo na hotelaria são os sociais e os corporativos ou de negócio, sendo estes últimos mais relevantes para a redução da sazonalidade, pois tendem a realizar-se fora da época alta e do fim-de-semana. Para potenciar este segmento de negócio, alguns hotéis apostam na criação de eventos próprios nos períodos de menor procura. O presente estudo tem como objetivo investigar a importância dos eventos próprios como estratégia para promover a sustentabilidade do negócio da hotelaria de 5 estrelas e, particularmente, na redução da sazonalidade. A base desta investigação é suportada pela revisão da literatura e por uma investigação empírica com base num estudo caso. Para tal, foram realizadas oito entrevistas abrangendo dois resorts brasileiros de cinco estrelas, localizados numa região com uma sazonalidade turística significativa. A diversidade da amostra e o facto de alguns dos entrevistados terem um papel importante em organizações hoteleiras e de turismo no Brasil, permitiu uma diversidade de opiniões e resultados que vão para além do caso de estudo. Acresce que, os hotéis aqui estudados fazem parte de associações hoteleiras, regionais e globais, que atuam em todo mercado nacional e enfrentam problemas similares relativamente à sazonalidade turística e partilham ideias, experiências e sugestões de cocriação, que contribuem para o fortalecimento das suas unidades e, consecutivamente, do turismo e hotelaria como um todo. Como resultados percebeu-se que, dentre as inúmeras ações relevantes na busca da mitigação dos efeitos da sazonalidade turística, os eventos próprios foram detetados como importante estratégia na hotelaria de luxo, nomeadamente dos resorts, e devem ser considerados pelas unidades hoteleiras e seus gestores em seus planos de ação.