Browsing by Issue Date, starting with "2023-02-03"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Cuidados de enfermagem especializado à pessoa em situação crítica acometida de enfarte agudo do miocárdio: do pré-hospitalar à Unidade de Cuidados Intensivos CoronáriosPublication . Vale, Sandra; Pestana, Cristina BárbaraNo âmbito do V Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, elaborei o Relatório de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica intitulado “Cuidados de Enfermagem Especializados à Pessoa em Situação Crítica acometida de Enfarte Agudo do Miocárdio: do pré-hospitalar à Unidade de Cuidados Intensivos Coronários”. O relatório transparece todo o percurso realizado ao longo das práticas clínicas para a consolidação das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica, na vertente dos cuidados à pessoa em situação crítica. Revela o meu particular interesse pelo cuidado especializado à pessoa em situação crítica acometida de enfarte agudo do miocárdio, tendo sido este o foco do meu projeto de autoformação. Está organizado em dois capítulos, sendo que o primeiro ilustra o enquadramento da área selecionada e o segundo diz respeito ao percurso desenvolvido para a aquisição de competências de enfermagem, inicialmente as competências comuns do enfermeiro especialista, posteriormente as competências especializadas, procurando sempre ilustrar a evolução até às competências de Mestre. Ao longo deste relatório, utilizei uma metodologia descritiva, reflexiva e analítica fundamentada na evidência científica, com vista a dar visibilidade às diferentes atividades desenvolvidas ao longo das práticas clínicas, nos diferentes domínios de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista, bem como as competências de Mestre. Numa trajetória rumo à aquisição de conhecimentos, competências e atitudes que reflitam o grau académico deste curso, o relatório traduz ainda a aplicação de conhecimentos científicos no contexto do serviço de urgência, cuidados intensivos polivalente, pré-hospitalar e cuidados intensivos coronários, existindo uma evidente aposta no desenvolvimento das competências de autoaprendizagem.
- Enfermagem perioperatória-contributos para a maximização da segurança cirúrgicaPublication . Luís, Ana Raquel; Bettencourt, MeríciaO relatório “Enfermagem Perioperatória: contributos para a maximização da segurança cirúrgica”, inserido no V Mestrado em Enfermagem Médico Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem S. José de Cluny, possibilitou, através de uma exposição descritiva e reflexiva, evidenciar o aperfeiçoamento das competências de especialista em enfermagem perioperatória bem como a aquisição e desenvolvimento de competências de segundo ciclo. Demonstra o percurso efetuado ao longo do mestrado, consolidando os conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares com as competências desenvolvidas ao longo dos ensinos clínicos e o projeto de autoformação desenvolvido. Desta forma foi possível, da associação da teoria com a prática, tal como defendido por Benner (2001), o desenvolvimento de competências, essencial para alcançar a perícia necessária para a prestação de cuidados que o doente cirúrgico tem direito. A segurança cirúrgica foi um aspeto que mereceu uma atenção particular no relatório, consequente da situação e da vulnerabilidade que a pessoa em situação perioperatória se encontra. A formação com recurso à prática simulada foi referenciada como estratégia facilitadora do processo de integração do enfermeiro no bloco operatório, no desenvolvimento de competências profissional e na maximização da segurança cirúrgica. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem médico-cirúrgica à Pessoa em Situação Perioperatória assume um papel primordial na defesa, manutenção e promoção da segurança, procurando sempre minimizar os perigos num ambiente de alto risco que é o bloco operatório. Deste relatório originou, evidentemente, a evidência de que foram aperfeiçoadas competências especializadas no cuidado à pessoa em situação perioperatória com a garantia da segurança congruente com a consciência cirúrgica, promovendo uma prática de uma EP científica e fundamentada concomitantes com a aquisição das competências de segundo ciclo.
- Análise aos consumos energéticos no sector da fundição e melhorias no sector da macharia na Fucoli-SomepalPublication . Matos, João Paulo Marques de; Ferreira, Pedro Miguel SoaresO presente trabalho tem como objetivo uma análise aos consumos de energia elétrica num sector da empresa Fucoli-Somepal, de forma a tentar melhorar os consumos da fundição, através do desenvolvimento de atividades e operações de melhoria continua para suporte na gestão de produção. Para além do que foi referido anteriormente, também no sector da macharia da empresa existiu a alteração dos processos através da melhoria da acessibilidade e organização do sector. Esta estratégia permitiu detetar pontos críticos de consumo excessivo de energia e identificar ineficiências no fluxo operacional produtivo que favoreciam o desperdício através de ações sem valor acrescentado.
- Evolução do Sistema Financeiro na Região Autónoma da MadeiraPublication . Barcelos Rocha, Sofia Laura; Moreira de Carvalho, RuiEste estudo observa “A evolução do Sistema Financeiro na Região Autónoma da Madeira (RAM)” contemporânea, tendo em conta a sua relevância no processo de desenvolvimento da região através da observação capilaridade das agências bancárias e os seus colaboradores. O aspeto distintivo da região em análise, pela sua insularidade associado às caraterísticas do relevo e à tendência de emigração, oferecem particular riqueza para a investigação. Nesse contexto são apresentados dois conceitos distintos de banca: a banca de teor cooperativo (mutualista) e a de valor acionista. No início do século passado assistiu-se à emergência de diversos bancos na região. Desses, a Caixa Económica do Funchal assumiu particular protagonismo. Contudo, em 1988 transformou-se num banco de valor acionista, o Banco Internacional do Funchal (BANIF). Duas décadas depois, em 2015, esta instituição, sob um processo de resolução, foi integrada no Banco Santander. Neste contexto são comparados acontecimentos públicos sobre extinção de instituições financeiras mutualistas centenárias, designadamente uma inglesa “Northern Rock” e uma madeirense “Caixa Económica do Funchal”. O modelo de investigação foi o qualitativo com estudo de caso com a realização de uma entrevista. Em 2022 a RAM não tem nenhum banco regional. Em Portugal, a banca mutualista, na última década, tendeu a manter o número de agências e de colaboradores. E, no mesmo período, a banca de valor acionista reduziu cerca de 50% de balcões e de funcionários. E, a emergência da sociedade digital induz a perda de proximidade à comunidade. Assim, a ausência de qualquer capacidade de promover um “centro de decisão local” pode ser um elemento mitigar de um desenvolvimento regional sustentável.