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Enfermagem perioperatória-contributos para a maximização da segurança cirúrgica

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O relatório “Enfermagem Perioperatória: contributos para a maximização da segurança cirúrgica”, inserido no V Mestrado em Enfermagem Médico Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem S. José de Cluny, possibilitou, através de uma exposição descritiva e reflexiva, evidenciar o aperfeiçoamento das competências de especialista em enfermagem perioperatória bem como a aquisição e desenvolvimento de competências de segundo ciclo. Demonstra o percurso efetuado ao longo do mestrado, consolidando os conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares com as competências desenvolvidas ao longo dos ensinos clínicos e o projeto de autoformação desenvolvido. Desta forma foi possível, da associação da teoria com a prática, tal como defendido por Benner (2001), o desenvolvimento de competências, essencial para alcançar a perícia necessária para a prestação de cuidados que o doente cirúrgico tem direito. A segurança cirúrgica foi um aspeto que mereceu uma atenção particular no relatório, consequente da situação e da vulnerabilidade que a pessoa em situação perioperatória se encontra. A formação com recurso à prática simulada foi referenciada como estratégia facilitadora do processo de integração do enfermeiro no bloco operatório, no desenvolvimento de competências profissional e na maximização da segurança cirúrgica. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem médico-cirúrgica à Pessoa em Situação Perioperatória assume um papel primordial na defesa, manutenção e promoção da segurança, procurando sempre minimizar os perigos num ambiente de alto risco que é o bloco operatório. Deste relatório originou, evidentemente, a evidência de que foram aperfeiçoadas competências especializadas no cuidado à pessoa em situação perioperatória com a garantia da segurança congruente com a consciência cirúrgica, promovendo uma prática de uma EP científica e fundamentada concomitantes com a aquisição das competências de segundo ciclo.
The report "Perioperative Nursing: contributions to the maximization of surgical safety", inserted in the V Master's degree in Surgical Medical Nursing of the S. José de Cluny School of Nursing, enabled, through a descriptive and reflective exposition, to evidence the improvement of the competencies of specialist perioperative nursing as well as the acquisition and development of second-cycle competencies. It demonstrates the path made throughout the master's degree, consolidating the knowledge acquired in the curricular units with the competencies developed throughout clinical education and the self-training project developed. Thus, it was possible, with the association of theory with practice, as advocated by Benner, the development of competencies, essential to achieve the necessary expertise for the provision of care that the surgical patient is entitled to. Surgical safety was an aspect that deserved particular attention in the report, consequent to the situation and vulnerability that the person in perioperative situation is in. Training using simulated practice was referred to as a strategy that facilitates the process of integration of nurses in the operating room, in the development of professional skills and in the maximization of surgical safety. The Nurse Specialist in medical-surgical Nursing to the Person in perioperative situation assumes a primary role in the defense, maintenance, and promotion of safety, always seeking to minimize the dangers in a high-risk environment that is the operating room. This report, of course, gave rise to evidence that specialized competencies in the care of the person in perioperative situation were improved with the guarantee of safety congruent with surgical awareness, promoting a practice of a scientific and grounded EP concomitant with the acquisition of second-cycle competencies.

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Keywords

Competências Enfermagem Médico-cirúrgica Formação Perioperatório Segurança

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