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- Desenvolvendo competências especializadas no cuidado ao doente crítico: A transversalidade do controlo da infeçãoPublication . Mendonça, Sónia; Pestana, Cristina BárbaraEste relatório de estágio, surge no âmbito do 2º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, lecionado na Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny. Tem como finalidade a descrição e o relato refletido e fundamentado, a partir das aprendizagens decorrentes das atividades e experiências vivenciadas ao longo dos estágios previstos no plano de estudos do Curso visando a sua posterior discussão e a obtenção do Grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Estes foram realizados no Serviço de Urgência e Serviço de Medicina Intensiva do Hospital Doutor Nélio Mendonça, na Unidade de Prevenção e Controlo da Infeção e Resistência aos Antimicrobianos e na Unidade de Cuidados Intensivos de Doenças Infeciosas do Centro Hospitalar de São João. O relatório baseia-se na análise do referencial das competências comuns e especificas consignadas no Regulamento de Enfermagem do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, onde, particularizo a minha atenção para a transversalidade do controlo da infeção na intervenção especializada em contexto de cuidados ao doente crítico. As Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde são uma epidemia silenciosa e uma problemática transversal a todo o processo do cuidar, afetando um elevado número de pessoas e instituições de saúde em todo o mundo, com implicações negativas para os utentes, as famílias, os cuidadores e as instituições de saúde. Assim, ao longo do meu percurso formativo, dei especial ênfase à seguinte competência: maximização da intervenção na prevenção e controlo da infeção perante o utente em situação crítica e ou falência orgânica. Para a concretização e fundamentação do relatório recorri à pesquisa bibliográfica, à mais recente evidência científica, a Decretos de Lei em articulação com o Regulamento da Profissão de Enfermagem, com o Código Deontológico do Enfermeiro e com os Padrões de Qualidade em Enfermagem.
- Das competências especializadas em doente crítico às competências de mestre em contexto de neurotrauma cerebralPublication . Nunes, Mara Vanessa FernandesO presente relatório foi elaborado no contexto do 2º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, ano lectivo 2016-2018, cuja apresentação e discussão pública almejam a obtenção do grau de Mestre. O grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica é atribuído aos detentores de conhecimentos aprofundados e especializados no seu campo de intervenção, que demonstrem níveis elevados de julgamento clínico e tomada de decisão numa determinada área de intervenção (Ordem dos Enfermeiros, 2010). Assim, com o presente relatório, pretendeu-se descrever o percurso de aquisição e desenvolvimento de competências de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica partindo das competências de Enfermeiro Especialista nessa área, aliando-as à experiência profissional e ao percurso formativo/académico, fundamentando na mais recente evidência científica, assim como, nos referenciais da profissão de Enfermagem. A descrição desse percurso, pautada de reflexão e defesa fundamentada, foi guiada pelo Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de Agosto, nomeadamente pelas unidades de competência descritas e relativas ao grau académico de Mestre. A reflexão apresentada contribuiu para a consolidação das capacidades adquiridas ao longo dos cursos de pós-licenciatura e de mestrado e, simultaneamente, para a consciencialização da importância de investimento contínuo na formação pessoal e profissional. Ressaltou-se também a importância do projetos de autoformação como grandes impulsionadores na aquisição de competências de Mestre em Enfermagem-Médico Cirúrgica, em particular no âmbito do neurotrauma atendendo ao projeto desenvolvido no âmbito do Estágio de Opção deste Curso de Mestrado, intitulado de “Promoção da Segurança do Doente Vítima de Traumatismo Crânio-Encefálico”.
- Controlo da qualidade na produção de ração animalPublication . Marques, Camila Lucas; Costa, Rui Manuel Machado daResumo O presente relatório de estágio descreve às atividades desenvolvidas em laboratório de análises físico-químicas, na empresa Sorgal SA, em virtude do estágio curricular vinculado ao Mestrado de Engenharia Alimentar. A segurança alimentar e a qualidade dos alimentos para animais são pontos vitais durante o fabrico das rações. Com a realização das análises físico-químicas aos produtos acabados como também às matérias-primas fiscaliza-se estes pontos durante toda a fabricação e assim garante-se a obtenção de produtos aptos ao consumo animal. Destaca-se como principais matérias-primas o milho, soja, girassol, trigo, óleos vegetais e de peixes entre outros. O processo tecnológico varia de acordo com o tipo de alimento que se deseja produzir e para qual animal se destina, origindo três tipos de rações: farinada, granulada e extrusada. Ao longo deste trabalho encontrar-se-á informações a respeito dos processos de fabrico dentro das áreas de alimentos compostos, aquacultura e pet food, relata as análises efetuadas pertinentes ao controlo da qualidade, destacando-se proteínas, gorduras, humidade e aflatoxinas e sua importância. Palavras-chave: Alimentação animal; análises físico-químicas, controlo da qualidade.
- Estudo da inclusão de macroalgas em massas alimenticias e estudo da concentração de extratos de Fucus vesiculosus por ultrafiltraçãoPublication . Madeira, Tiago André da Silva; Costa, Rui Manuel Machado daAs macroalgas marinhas possuem um elevado potencial nutricional e de efeitos bioativos. A sua incorporação na dieta é desejável e pode ser atingida pelo enriquecimento de alimentos já existentes. Os dois estudos aqui apresentados têm o objetivo de estudar a sua incorporação em massas alimentícia usando farinha de alga seca ou extratos aquosos de alga. O primeiro estudo consistiu no teste da inclusão de algas marinhas Fucus vesiculosus, Ulva rigida, Gracilaria sp. e Porphyra spp. em massas alimentícias. Foram testadas concentrações de 1, 5,5 e 10% por substituição da sêmola e estudada a sua influência em indicadores de qualidade deste tipo de produtos. Conclui-se que a adição de algas nas massas é viável e que a mesma terá influência positiva na textura em cru o mesmo não se verificando no fim de cozinhado. O segundo estudo consistiu na otimização das condições de filtração tangencial. Este estudo foi realizado com extratos de Fucus obtidos com a proporção de alga:água de 1:20 e sua filtração tangencial. Foram determinados os vetores de tempo-temperatura a usar na produção do extrato bem como as membranas, velocidades de extração e pressões. Os extratos filtrados foram testados quanto aos seus valores de pH, teor de sólidos, turbidez, massa volúmica e viscosidade bem como a sua cor. É impossível traçar uma linha conclusiva quanto ao efeito dos cut-off de membrana nas amostras obtidas. Palavras-Chave • Macroalgas • Massas alimentícias • Ultrafiltração • Membranas • Extratos
- Estratégia Omnicanal: Estudo comparativo do sucesso da Amazon versus WalmartPublication . Veiga, Sara Proulle Dias Lopes da; Búrcio, CarlosO conceito omnicanal tem progredido e ganho importância junto dos retalhistas, conseguindo que estes reconheçam as suas vantagens, sobretudo quando utilizado em negócios que pretendam uniformizar a sua segmentação de mercado. No retalho mundial e europeu constata-se a forte tendência de adoção da estratégia omnicanal, graças à comprovação do seu impacto positivo nas vendas. Duas grandes marcas de retalho, a Amazon e a Walmart, são exemplares quanto ao tornarem-se omnipresentes no mercado: ambas disponibilizam canais online e offline, seja em plataforma de e-commerce, seja em loja físicas ou outros canais alternativos (como sejam os mobile, redes sociais, etc). Nesse sentido, aproveitam os diferentes multicanais utilizados pelos consumidores para chegarem ao sucesso omnicanal, ou seja, dissolvem as barreiras entre eles, congregando-os num único canal. Todavia, estes marketplaces de retalho omnicanal começaram o seu negócio de formas opostas, sendo interessante verificar que, enquanto a Amazon nasce de uma plataforma online e se expande para o mercado físico, a Walmart fá-lo a partir de uma loja física, expandindo-se assim no e-commerce. Ambas possuem histórias de percurso contrário, mas o mesmo objetivo de incrementar as vendas e otimizar as atividades operacionais, fê-las focarem-se totalmente no consumidor, sendo agora poderosas e revolucionárias no modo de compra, hoje designado como jornada de decisão dos omnishoppers, numa era fomentada pelas ações de e-marketing. Por fim, o principal objetivo desta dissertação é demonstrar o sucesso da aplicação de uma estratégia omnicanal no estudo comparativo da Amazon versus Walmart, em particular, no incremento das vendas online e offline, podemos afirmar que o impacto da mesma é positivo e pode ser decisivo no mundo das vendas.
- SCAENA: diagnóstico situacional e proposta de modelo de Marketing Digital aplicado às artes performativasPublication . Paiva, Cláudia Alexandra Lopes Carvalho; Leal, Maria do CarmoO presente trabalho de investigação apresenta uma proposta de modelo de marketing digital aplicado às artes performativas denominado Scaena (tradução em latim de palco). Este trabalho tinha como objetivo inicial aferir a importância da comunicação digital, na definição e na divulgação de uma estratégia de preço colaborativa, aplicada às artes performativas. Pretendia-se, num primeiro momento, explorar a pertinência do tema bem como a sua possível aplicabilidade no setor das artes performativas em Portugal. Para atingir o fim inicialmente proposto, optou-se por uma metodologia qualitativa que assentou na realização de entrevistas semiestruturadas a profissionais de renome da área e com experiência profissional comprovada na área artística e nas áreas de marketing e comunicação das artes. Além dos critérios profissionais anteriormente indicados, foi intenção demonstrar representatividade quanto ao tipo de instituições culturais presentes no panorama português. Neste sentido, os entrevistados foram também selecionados com base no tipo de instituição onde exercem as suas funções. Temos dois entrevistados que exercem funções numa das maiores organizações culturais de Portugal (Fundação Centro Cultural de Belém), instituição privada de utilidade pública; e outro entrevistado exerce a sua função de artista (bailarino) e dirigente numa companhia de bailado com fins lucrativos, cujo orçamento está dependente da atribuição de fundos públicos, patrocínios e receitas de bilheteira. Com o decurso do trabalho de campo, foi possível constatar que o setor das artes performativas ainda não se encontra culturalmente preparado para um passo tão arrojado, como é uma estratégia colaborativa de definição de preço. Concluiu-se, também, que os princípios base do marketing aplicado às artes performativas, em especial no âmbito do digital, também não eram amplamente conhecidos nem aplicados de forma consistente. Neste sentido, foi tomada a opção de alterar o tema da presente dissertação bem como redefinir o seu objetivo inicial, passando o presente estudo a ter como objetivo analisar a situação atual no que diz respeito à definição de um plano de marketing nas artes performativas, com especial enfoque na área digital, bem como propor um novo modelo conceptual que ajude as instituições a desenvolver uma estratégia de marketing digital aplicada às artes performativas com base no modelo Scaena. O modelo Scaena foi inspirado, no que diz respeito ao seu conteúdo, no marketing mix preconizado por Kotler et al. (2017), no que diz respeito aos conceitos de marketing das artes performativas no defendido por Kotler & Scheff (1997) e no que respeita à sua forma, é inspirado no modelo dos 8 P’s do Marketing Digital preconizado por Adolpho, (2012); a sua estrutura é composta por três fases distintas, a saber: estratégia, operacionalização e otimização. A escolha do nome (Scaena) resultou do facto do “palco” ser o denominador comum dos elementos do presente trabalho. Todas as artes performativas (dança, teatro e música) necessitam de um palco e o mundo digital (ferramentas, plataformas e suportes) é, nos dias de hoje, o palco onde as marcas e os consumidores contracenam, criando todos os dias uma nova história com inúmeras estórias.
- O Facebook na relação com os serviços da Embaixada de Cabo Verde, em PortugalPublication . Monteiro, Lilianne do Livramento Gonçalves; Búrcio, CarlosO presente relatório tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas no estágio curricular realizado na Embaixada de Cabo Verde, em Portugal, no âmbito da conclusão do Mestrado em Marketing Digital da Universidade Europeia. A primeira parte do relatório é composto pelo enquadramento teórico, que é iniciado com uma abordagem ao conceito de Marketing, passando pelo Marketing Digital, de seguida as redes sociais, dando um maior destaque ao Facebook, plataforma essa que tive a oportunidade de trabalhar durante o período de estágio. Faço também uma ligeira abordagem sobre o marketing relacional, área essa que faz parte desse relatório. A segunda parte do presente relatório é constituída pelo enquadramento prático, ou seja, pela apresentação da instituição, a descrição das tarefas realizadas, desafios/oportunidades e análise crítica, e por fim algumas sugestões de melhoria que na minha opinião poderão ser implementadas na instituição.
- Relatório de Estágio: MagniFinancePublication . Vaz, Evelise Tavares; Leal, Maria do CarmoO presente relatório tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas num estágio curricular que teve lugar na empresa MagniFinance e que incidiu sobre a área de Marketing Digital. A duração do estágio foi de aproximadamente dois meses, tendo início no dia 20 de Novembro de 2017 e término no dia 19 de Janeiro de 2018. O relatório de estágio é composto por duas partes: o Enquadramento Teórico e o Enquadramento Prático. O Enquadramento Teórico aborda o Marketing, quer enquanto conceito como área de estudo, a sua evolução e a sua transição para o mundo digital. A parte teórica do relatório também aborda o Marketing Digital e algumas das suas técnicas. Já o Enquadramento Prático envolve a apresentação da empresa, uma análise à sua presença digital e as atividades desenvolvidas durante o estágio, bem como sugestões de melhoria para a empresa na perspetiva da estagiária.
- Qual o contributo das métricas de marketing digital na performance de um negócio de e-commerce?Publication . Ferreira, Elsa Marisa Breda; Búrcio, CarlosO comércio eletrónico tem cada vez maior impacto na economia mundial e representa 11,3% do total de compras na União Europeia (ACEPI, 2018). Apesar do receio dos utilizadores de efetuar compras online, este modelo de negócio veio facilitar o processo de transação de bens e serviços e permite que as empresas cheguem a um público mais abrangente. A definição de uma estratégia de marketing digital permite às empresas identificar o segmento de mercado e o público-alvo a que se dirigem, definindo o seu posicionamento para dar resposta às necessidades dos potenciais clientes. Este estudo tem como objetivo analisar qual o contributo das métricas de marketing digital no desempenho de um negócio de e-commerce, analisando de que forma os resultados alcançados nas diferentes ferramentas digitais utilizadas, podem contribuir para a otimização da estratégia de marketing digital com vista para a captação de novos clientes. O estudo tem como base os dados analíticos do projeto Components4Automation, loja online de material elétrico em Portugal, para a obtenção de conclusões. No decorrer do trabalho, foi aplicado um estudo qualitativo, não experimental descritivo, que visou a identificação das dimensões e métricas, registo e análise dos resultados da loja online Components4Automation. A análise dos dados permitiu observar através de que canais digitais os clientes chegaram até à loja online e qual o impacto das ações de marketing digital nos resultados da organização. As conclusões deste estudo mostram que as métricas de marketing digital desempenham um papel importante como indicadores de performance de um negócio de e-commerce.