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Das competências especializadas em doente crítico às competências de mestre em contexto de neurotrauma cerebral

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O presente relatório foi elaborado no contexto do 2º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, ano lectivo 2016-2018, cuja apresentação e discussão pública almejam a obtenção do grau de Mestre. O grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica é atribuído aos detentores de conhecimentos aprofundados e especializados no seu campo de intervenção, que demonstrem níveis elevados de julgamento clínico e tomada de decisão numa determinada área de intervenção (Ordem dos Enfermeiros, 2010). Assim, com o presente relatório, pretendeu-se descrever o percurso de aquisição e desenvolvimento de competências de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica partindo das competências de Enfermeiro Especialista nessa área, aliando-as à experiência profissional e ao percurso formativo/académico, fundamentando na mais recente evidência científica, assim como, nos referenciais da profissão de Enfermagem. A descrição desse percurso, pautada de reflexão e defesa fundamentada, foi guiada pelo Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de Agosto, nomeadamente pelas unidades de competência descritas e relativas ao grau académico de Mestre. A reflexão apresentada contribuiu para a consolidação das capacidades adquiridas ao longo dos cursos de pós-licenciatura e de mestrado e, simultaneamente, para a consciencialização da importância de investimento contínuo na formação pessoal e profissional. Ressaltou-se também a importância do projetos de autoformação como grandes impulsionadores na aquisição de competências de Mestre em Enfermagem-Médico Cirúrgica, em particular no âmbito do neurotrauma atendendo ao projeto desenvolvido no âmbito do Estágio de Opção deste Curso de Mestrado, intitulado de “Promoção da Segurança do Doente Vítima de Traumatismo Crânio-Encefálico”.
This report was developed in the context of the 2nd Master’s Course in Medical-Surgical Nursing of the São José de Cluny’s Nursing School, regarding the 2016-2018 academic year, and its presentation and public discussion aims to obtain the Master’s degree. The Master's degree in Medical-Surgical Nursing is assigned to the holders of in-depth knowledge and expertise in their field of intervention, who demonstrate high levels of clinical judgment and decision making in a particular area of intervention (Nurses' Order, 2010). Thus, with the present report, was intended to describe the course of acquisition and development of Master's competences in Medical-Surgical Nursing, starting from the skills of Specialist Nurse in this area, combining them with professional experience and the academic / more recent scientific evidence, as well with the references of the Nursing profession. The description of this course, based on reflection and reasoned defense, was guided by Decree-Law 65/2018 of August 16, namely by the units of competence described and related to the academic degree of Master. Those reflection contributed to the consolidation of the skills acquired through post-masters and masters courses and, at the same time, to the awareness of the importance of continuous investment in personal and professional training. It was also emphasized the importance of project based learning as major driver in the acquisition of Master's skills in Medical-Surgical Nursing, at neurotrauma area, trough the project developed at this Master's Course , entitled "Promotion of the Safety of Patients Victims of Traumatic Brain Injury".

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Enfermagem Médico-Cirúrgica Mestre em Enfermagem Enfermeiro Especialista Competências Neurotrauma

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