Browsing by Issue Date, starting with "2022-06-24"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A satisfação do cliente da região autonóma da Madeira alvo de cuidados de enfermagem de reabilitação na comunidade: Um estudo de caraterizaçãoPublication . De Freitas, Sónia; Bettencourt, Merícia; Jesus, ÉlvioEnquadramento: A satisfação com os cuidados de saúde prestados à pessoa, é cada vez mais considerada como um importante indicador no domínio da qualidade dos cuidados. É baseada na perceção e valorização dos cuidados que lhe são prestados, considerando as suas necessidades e expetativas. Como indicador permite monitorizar a qualidade dos serviços de saúde, com repercussões na sua planificação, avaliação e na sua melhoria contínua. Objetivo: Avaliar o nível de satisfação dos clientes da Região Autónoma da Madeira, alvo de cuidados de enfermagem de reabilitação na comunidade - centros de saúde do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira. Método: Estudo de natureza quantitativa, transversal, exploratório-descritivo. Amostra constituída por 130 clientes adultos da Região Autónoma da Madeira, alvo dos cuidados de enfermagem de reabilitação nos centros de saúde do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira. Nível de satisfação avaliado através da aplicação do formulário de avaliação da Satisfação dos Utentes com os Cuidados de Enfermagem no Centro de Saúde - SUCECS26 (Ribeiro, 2003). Resultados: Os clientes, participantes no estudo, são maioritariamente do sexo feminino (80%), idosos (59,2%), casados ou em união de facto (59,2%), com o primeiro ciclo de escolaridade (66,2%), reformados ou inválidos (63,1%). Os motivos de recurso aos cuidados foram os problemas ortotraumatológicos (62,3%), neurológicos (16,9%), respiratórios (13,1%), cardíacos (9,2%) e a cirurgia recente (5,4%). O seu nível de satisfação global é de 91,33%. Não foram verificadas diferenças, estatisticamente significativas, na relação entre as variáveis sociodemográficas sexo (p = 0,53) e habilitações literárias (p = 0,83). Na relação entre a idade e o score médio da satisfação verificou-se uma correlação negativa muito fraca, com idades mais avançadas associadas a níveis mais baixos de satisfação, mas sem significância estatística (Rho= -.092, n=130, p=.296). Conclusão: Este estudo permitiu avaliar o nível de satisfação dos clientes da Região Autónoma da Madeira, alvo dos cuidados de enfermagem de reabilitação na comunidade, apresentando um nível elevado de satisfação, constitui um indicador da qualidade dos cuidados prestados, com implicações na melhoria contínua dos serviços. Investigações futuras deverão estudar eventuais associações de outras variáveis demográficas ou de saúde e a satisfação dos clientes, assim como estudos semelhantes em contexto hospitalar.
- Das competências especializadas no cuidado ao doente crítico às competências de mestre: o desafio da gestão de cuidados em UCI COVIDPublication . Santos, Sofia Laura; Pestana, Cristina Bárbarapresente relatório insere-se no âmbito do IV curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, e sistematiza todo o percurso de desenvolvimento de competências especializadas na área de enfermagem à pessoa em situação crítica. A apresentação e discussão pública do mesmo visam a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem. O relatório demonstra o percurso realizado ao longo de três ensinos clínicos através de uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva baseada na mais recente evidência científica e nos referenciais da profissão de Enfermagem, permitindo a aquisição e aprofundamento das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, bem como as competências de Mestre. Rumo à excelência do exercício profissional, comprova-se que os diferentes contextos clínicos permitiram cuidar da pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica, antecipando a instabilidade e o risco de falência orgânica através de uma resposta pronta e em tempo útil, que por sua vez implica a gestão de protocolos terapêuticos complexos. Constata-se especial enfâse para o cuidado ao doente crítico com COVID-19, em específico na área da gestão de cuidados de enfermagem em contexto de Unidade de Cuidados Intensivos, o que permitiu consolidar a intervenção na prevenção e controlo da infeção e dinamizar uma resposta eficaz em situações de exceção, como é o caso da pandemia. Neste percurso evidencia-se, ainda, a aplicação do conhecimento científico nos diferentes contextos onde se desenvolveram os ensinos clínicos; a capacidade de julgamento clínico e tomada de decisão fundamentais na deteção precoce de sinais de instabilidade e antecipação de cuidados ao doente crítico; e a capacidade de comunicação eficaz quer com o doente/família quer com a equipa multidisciplinar. Tudo isto permitiu promover a capacidade de autoaprendizagem e espírito crítico, essenciais na prestação de cuidados de excelência.
- Génese e Desenvolvimento do Complexo Aeronáutico de Ponte de SorPublication . Martins, Sérgio; Brito, EuricoO presente estudo debruça-se sobre a génese e o desenvolvimento do Complexo Aeronáutico de Ponte de Sor, onde procurámos expor o passado, relatar o presente e apontar o futuro, de um caso único, em Portugal, que procura contribuir para colocar o Alentejo como ator central do panorama aeronáutico nacional. Ponte de Sor é o testemunho de que existem regiões ambiciosas, no interior do país, que apostam em setores competitivos e inovadores, como forma de desenvolver as suas comunidades, valorizar os seus recursos e procurar a criação de riqueza, através da oferta de postos de trabalho. A investigação teve como objetivos relatar a génese do Aeródromo, identificar as estratégias que contribuíram para o sucesso do desenvolvimento do CAPS, explorar as suas oportunidades de negócio, analisar o seu impacto a nível económico e social na cidade, na tentativa de traçar uma visão prospetiva sobre os seus desafios. No capítulo 1, apresenta-se o enquadramento teórico que aborda temáticas como os aeródromos em Portugal, a génese do Aeródromo de Ponte de Sor, as suas condições operacionais e socioeconómicas, as suas valências, a problemática do despovoamento no interior de Portugal, os fatores de tomada de decisão na localização das atividades económicas e das estratégias de desenvolvimento local. No capítulo 2, descreve-se o estudo empírico realizado, de cariz qualitativo, centrado em cinco participantes envolvidos na génese e no desenvolvimento do CAPS, onde através de entrevistas semidiretivas se recolheram os dados acerca dos temas destacados para o estudo, os quais foram, posteriormente, sujeitos a uma análise de conteúdo. No capítulo final, os resultados obtidos salientam o percurso estratégico delineado pelo Município, focado na atração de investimentos externos, oferta de condições infraestruturais e de localização exímias, e promoção das suas valências e argumentos competitivos a nível nacional e internacional, com o intuito de potenciar sinergias e complementaridades em rede entre empresas que aprofundem a clusterização e a internacionalização do CA e, consequentemente, do concelho, procurando colmatar a problemática do despovoamento do interior, através da atração de recursos humanos e da qualificação dos jovens, com a aproximação aos institutos de ensino superior. São, ainda, apontados desafios futuros, que permitirão criar massa crítica e encaminhar o CA e a cidade de Ponte de Sor para um desenvolvimento sustentável.