ISSSP - Dissertações de mestrado em Intervenção Social na Infância e juventude em Risco de Exclusão Social
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISSSP - Dissertações de mestrado em Intervenção Social na Infância e juventude em Risco de Exclusão Social by advisor "Granja, Berta"
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- O agir profissional do assistente social: um estudo de caso num agrupamento de escolas TEIPPublication . Gomes, Joana Alexandra Marques; Granja, BertaA presente dissertação resulta de uma reflexão crítica sobre a prática profissional dos assistentes sociais num Agrupamento de Escolas TEIP. Pretende-se descrever, problematizar e analisar criticamente o exercício profissional junto de alunos do ensino básico e secundário, das suas famílias, contexto escolar e comunitário, bem como a política social em que se inscreve, dirigida para o processo educativo num TEIP (Território Educativo de Intervenção Prioritária) e sua articulação com os outros actores profissionais da escola, docentes e não docentes, bem como com a equipa multidisciplinar afeta ao TEIP. De acordo com o plano de melhoria do agrupamento de escolas, os objetivos a atingir são: a diminuição do abandono e absentismo escolar, e a melhoria dos resultados escolares essencialmente junto de crianças e famílias de cultura cigana, grupo étnico representativo do contexto sócio geográfico do Agrupamento de Escolas. Apresentam-se os problemas identificados e os respetivos processos de trabalho do serviço social para enfrentar esses problemas, que se desenvolvem no centro das relações que se tecem no contexto escolar e comunitário, nomeadamente na sua relação com os alunos e alunas, direção, corpo docente e não docente do agrupamento, com a equipa multidisciplinar do TEIP, com as familias, com os parceiros e com os agentes políticos locais. São apresentados os resultados da intervenção social realizada no contexto escolar para as crianças deste grupo étnico, bem como as mudanças institucionais e alterações nas representações, disposições relativamente ao processo educativo, nas condições objectivas de vida e ligação à escola na comunidade cigana e não cigana que resultaram do trabalho de mediação e sua articulação com outros sistemas sociais. Por fim, também se abordará de forma conclusiva quais, os desafios que se colocam aos profissionais de serviço social nos contextos escolares com as mesmas características.
- O assistente social da criança autista e sua famíliaPublication . Mateus, Manuela Maria Reis; Granja, BertaO relatório de atividade profissional apresentado resultou do trabalho realizado em Inglaterra com quatro crianças diagnosticadas com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) e suas famílias. Este trabalho foi realizado em diferentes contextos, com contato regular em diversos âmbitos como o escolar e o terapêutico, atividades comunitárias e visitas domiciliárias. O fato de poder ter tido a oportunidade de viver com uma das famílias envolvidas neste processo possibilitou-me uma observação mais próxima em relação aos desafios que uma criança autista e sua família enfrentam no quotidiano. A abordagem familiar foi complementada com um trabalho social em rede, através de ligação entre os pais, escolas, centros de saúde e atividades ocupacionais. Pretende-se analisar quais as maiores dificuldades sentidas por estas crianças e famílias e que estratégias o assistente social poderá utilizar de forma a contribuir para a inclusão da criança em contexto escolar e social. Para a concretização deste estudo foi feita uma recolha de informação através da observação no terreno, conversas informais e entrevistas em ambiente domiciliário, escolar e terapêutico, onde foram exploradas as suas formas de vida, as dificuldades sentidas face às suas limitações, as frustrações escondidas e o medo sentido pelas famílias em relação ao futuro das crianças. Os dados foram recolhidos usando uma abordagem qualitativa e descritiva. Os resultados deste trabalho, resultam de estudos de caso e por isso não propõe generalizações.
- Caracterização da problemática violência doméstica da criança e adolescente que vivenciam o crime num território ao norte de PortugalPublication . Dias, Josineide; Granja, Berta; Oliveira, MadalenaA presente Dissertação de Mestrado tem como tema a caracterização da problemática da violência doméstica vivenciada por crianças e adolescentes. A violência doméstica ultrapassa os limites do lar, configurando-se como um grave problema de Direitos Humanos, com impactos profundos na saúde física e mental das vítimas e diversas ramificações socioeconômicas. "A violência doméstica é uma violação dos direitos humanos e um grave problema de saúde pública, afetando milhões de pessoas em todo o mundo e tendo consequências devastadoras para a saúde física, mental e reprodutiva das vítimas" (Organização Mundial da Saúde [OMS], 2023). Essas consequências afetam não apenas as vítimas diretas, mas também suas famílias e a comunidade em geral, refletindo-se por fim em toda a sociedade. Este estudo visa caracterizar a problemática da vitimação em crianças e jovens que vivem o crime de VD num território o norte de Portugal. A pesquisa adota uma abordagem quantitativa, recorrendo à análise de dados estruturais para fornecer uma compreensão abrangente do fenómeno. Entre os métodos utilizados estão levantamento de dados estatísticos evidenciando uma elevada sintomatologia de ansiedade e depressão. Os resultados destacam a necessidade de políticas públicas integradas e multidisciplinares, que envolvam saúde, educação, justiça e assistência social, para prevenir e combater a violência doméstica. A conclusão enfatiza a importância de intervenções precoces, educação preventiva e apoio psicossocial contínuo, para romper o ciclo de violência e promover um desenvolvimento saudável para crianças e adolescentes.
- Comissão de Protecção de Crianças e Jovens: perceção sobre a sua organização e sobre a prática profissional dos técnicosPublication . Oliveira, Paula Alexandra Carvalho; Granja, Berta
- Dinâmicas escolares - práticas educativas e organizativas para assegurar o sucesso escolar e prevenir o insucessoPublication . Moreno, Camila; Granja, BertaA investigação apresenta os resultados de um estudo baseado na observação participada das dinâmicas organizativas da Escola Pública no Interior Norte do País em Terras de Trás- os-Montes no ano letivo de 2021/2021. De que forma as medidas aqui implementadas efetivam o direito à educação dos alunos, sucesso educativo e estão suficientemente adaptadas às necessidades do contexto, Escola Pública em contexto rural? Foram levantadas e recolhidas perceções da comunidade educativa desde os alunos, objeto principal do estudo, docentes, técnicos, funcionários, autarquia local e a associação de Pais. Numa outra vertente foi analisada ainda a especificidade de alguns dos alunos da Instituição serem deslocados da sua aldeia de origem, diariamente, será este um fator de insucesso para o percurso educativo dos alunos? A metodologia qualitativa adotada para análise em profundidade da problemática do insucesso e abandono escolar, que vem marcando ao longo dos anos este contexto, implicou a recolha de dados da observação participante realizada durante as atividades desenvolvidas junto de alunos deslocados bem como de outras medidas dinâmicas desenvolvidas no âmbito da promoção do sucesso escolar entre outras, decorrentes do dia-a-dia escolar. Foi possível analisar e compreender o contexto territorial, os processos e dinâmicas do percurso escolar influenciados pelas medidas dirigidas aos alunos deslocados, as medidas promovidas no âmbito do sucesso escolar, bem como de alguns entraves que aqui se colocam, as representações dos atores escolares e sociais sobre os problemas e futuras intervenções.
- Entre as Paredes de uma Comunidade de InserçãoPublication . Rosa, Sara; Granja, BertaO presente trabalho de projeto foi desenvolvido numa Comunidade de Inserção que acolhe mães e filhos, assentando numa reflexão do quotidiano desta comunidade. Neste trabalho pretende-se que sejam identificados todos os motivos e circunstâncias de vida que levaram estas mulheres a residir temporariamente nesta comunidade, o seu percurso de vida e as dificuldades sentidas para viver em comunidade com outras mães, identificando as suas principais fraquezas e potencialidades. Enunciam-se os problemas identificados desde o processo de apresentação e observação das mães e dos seus filhos no decurso da sua inserção na comunidade. O objetivo foi conhecer cada uma das mães e identificar os problemas sobre os quais era possível a intervenção. Descreve-se o percurso de observação que se realizou em contexto de vida quotidiana do grupo como a observação das atividades de vida diária, as rotinas e o trabalho realizado pela equipa técnica. Foi possível identificar aspetos a melhorar no funcionamento da instituição e propor oportunidades de futuras ações, como o aumento da formação da equipa técnica e de outros recursos humanos e a implementação de estratégias de intervenção com o grupo alvo. O projeto planificado “Entre as Paredes de uma Comunidade de Inserção” focou-se nas problemáticas observadas ao longo de seis meses. O projeto foi concebido para ter a duração de um ano e tem como base as dinâmicas para promover o desenvolvimento pessoal destas mulheres no âmbito do aumento da autoestima, autoconceito, capacitação para o exercício da função maternal e estratégias de gestão de vida diária.
- Escucha Activa en el Proceso de Resocialización en un Hogar Residencial con Jóvenes en Exclusión SocialPublication . Sánchez, Lilliam; Granja, BertaO estágio foi uma experiência que permitiu estabelecer uma estreita relação com a realidade, neste caso, com adolescentes em risco de exclusão social num Lar de acolhimento residencial. Este é um relatório que mostra a possibilidade de participar numa engrenagem em que o objetivo foi oferecer ou construir ferramentas que esses jovens pudessem usar para repensar as suas vidas e viver uma ressocialização. A minha abordagem aos rapazes foi assente no interesse e escuta ativa a fim de construir relacionamentos baseados na confiança. Foi a mesma estratégia usada com os técnicos e educadores. O exposto acima visou formar uma equipa de trabalho com aqueles que já estavam imersos nessa realidade e que já, nas suas próprias trincheiras, se ofereciam como figuras de referência (conscientes ou não). O objetivo comum era conter e promover uma mudança significativa nesses adolescentes que pudesse ser sustentada ao longo do tempo. Este trabalho destaca o desafio de ser paciente para poder tecer relações de confiança e fazer apostas sustentadas no desejo genuíno de ajudar e trabalhar em conjunto, para consolidar uma estrutura capaz de apoiar esses rapazes em momentos de mudança.
- Perceções das Crianças em Risco sobre o RiscoPublication . Barros, Ana Catarina Azevedo Braga de; Granja, BertaO presente estudo visa avaliar as representações sociais das crianças sinalizadas numa Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Viana do castelo, em relação à família e ao risco a que estão expostas na esfera privada. Neste sentido, foram auscultadas sete crianças de faixas etárias diversas sinalizadas por se encontrarem em situação de risco e pertencentes a uma mesma família. Nesta investigação recorreu-se à investigação qualitativa. Assim, através da análise de conteúdo dos discursos dos menores verificou-se a existência de um sentimento de pertença à família de origem e uma vivência harmoniosa das dinâmicas familiares que os afasta da perceção de risco associado à negligência e à mendicidade de que são vitimas, bem como da ideia de que os seus progenitores são elementos maltratantes. No fundo, a fratria considera a sua família como a família ideal, mesmo que a debilidade económica possa ser entendida pelos elementos mais velhos como factor que os limita na concretização dos seus objetivos e desejos, conduzindo-os à perceção de desigualdade social. Constatou-se ainda que apesar das sucessivas intervenções da CPCJ ao longo dos anos junto deste agregado familiar, os progenitores por serem subsídiodependentes, mediante o seu quadro de referências pessoais, e pela ausência de feedback negativo dos seus filhos relativamente às práticas parentais que adotam não aceitam as acusações que lhes são dirigidas, não se envolvendo no processo de mudança, constatando-se em conformidade mudanças comportamentais superficiais apenas no período de vigência das Medidas de Promoção e de Proteção acordadas por receio que lhes sejam suspensos os apoios económicos e o direito à habitação social de que beneficiam.
- Perceções e representações dos profissionais da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de ValongoPublication . Barbosa, Jorge Orlando Ferreira; Granja, Berta
- As práticas profissionais do assistente social nos processos de promoção e proteção: o caso dos AçoresPublication . Valadão, Filipa; Granja, BertaA dissertação relata um estudo de caso de uma CPCJ da Região Autónoma dos Açores. Esta região apresenta um índice de crianças em risco superior à média nacional e os relatórios de atividade recentes não demonstram redução significativa do número de processos em curso ou do número de crianças e jovens em risco. Verifica-se ainda que uma parte significativa das famílias destas crianças apresentam problemas de pobreza e a maior parte baixa escolaridade É por isso importante analisar o papel do assistente social no contexto das CPCJs, os princípios orientadores das práticas profissionais, a adequação das metodologias utilizadas e os seus procedimentos profissionais, para no futuro aperfeiçoar modelos, capacitar para práticas e procedimentos que possam contrariar o risco e aumentar a proteção das crianças e jovens. O estudo realizado foi sustentado na análise documental oficial mais geral existente como, relatórios anuais da RAA e em processos arquivados da CPCJ. Realizaram-se ainda entrevistas de grupo às assistentes sociais da CPCJ, completando com a recolha de dados de registo sobre a sua atividade diária.
